O que é a Tokenização de Dados e Porque é Importante?

Intermediário9/7/2023, 3:13:14 PM
A tokenização de dados é um processo de proteção de dados que protege contra violações de dados. Isso é alcançado restringindo o acesso a dados sensíveis e substituindo-os por sequências aleatórias de símbolos alfanuméricos que não têm correlação com os dados originais.

Introdução

A perspetiva de uma violação de dados é uma das preocupações mais amplamente reconhecidas expressas por indivíduos e empresas em todo o mundo. Na era digital de hoje, nossa maior dependência da tecnologia e processos orientados por dados nos leva a priorizar a segurança de nossos dados como um dos nossos ativos mais importantes. De acordo com um relatório de Statista, na América, mais de 422 milhões de indivíduos foram afetados por compromissos de dados, como violações, vazamentos e exposições em 2022. Uma medida de segurança que se tornou amplamente difundida devido à sua escalabilidade, eficiência de custos e segurança é a tokenização de dados.

O que é a Tokenização de Dados?

A tokenização de dados é um método altamente eficaz de proteção de dados que protege contra violações de dados. Isso é conseguido principalmente restringindo o acesso a dados sensíveis, como um número de conta principal (PAN), informações de identificação pessoal (PII) e outras informações confidenciais, substituindo-as por sequências aleatórias de símbolos alfanuméricos sem correlação com os dados originais.

Isso envolve puxar sequências de símbolos alfanuméricos únicos não relacionados conhecidos como tokens para mascarar dados sensíveis, como números de cartão de crédito, registros de saúde, números de identificação pessoal (PINs), etc. Embora os dados tokenizados não se pareçam diretamente com os dados originais, podem partilhar características semelhantes, como comprimento e conjunto de caracteres.

A tokenização substitui dados sensíveis nos repositórios de dados por dados não sensíveis que são aleatórios e não têm valor real. Os dados sensíveis originais são frequentemente armazenados numa cúpula centralizada. As empresas que adotam este método podem proteger os seus consumidores, aumentar a sua confiança e manter a conformidade com os regulamentos de privacidade de dados.

Além disso, a tokenização de dados evoluiu ao longo do tempo de estar concentrada apenas nos setores da saúde e serviços financeiros para ser usada por empresas em diferentes setores como E-commerce, telecomunicações, redes sociais, retalho, etc., para proteger a privacidade dos seus clientes e cumprir regulamentos.

No entanto, a tokenização de dados brilha intensamente na indústria de serviços financeiros; é a razão pela qual pode efetuar pagamentos com segurança sem divulgar dados sensíveis. Isso é possível porque são geradas tokens para substituir o seu número de conta principal (PAN) e outros detalhes bancários, com os tokens a atuar como surrogates. Esses tokens fornecem uma camada extra de segurança, tornando extremamente difícil para qualquer pessoa reverter a informação original a partir dos próprios tokens.

Quando se introduz a blockchain na equação, ela funciona de forma um pouco diferente. Primeiro, é importante estabelecer o que são tokens. Os tokens representam qualquer coisa de valor; são utilizados para digitalizar diversos ativos do mundo real, como imóveis, joias, arte, você nomeia—praticamente qualquer coisa que tenha valor no mundo real pode ser tokenizada na blockchain. Esse processo de tokenização permite que esses ativos sejam registrados, transferidos e negociados de forma segura na blockchain.

No contexto da blockchain, a tokenização de dados é o processo de transformar conjuntos de dados em tokens únicos para a proteção de informações pessoais sensíveis, e estas informações pessoais sensíveis são tokenizadas para garantir que apenas partes autorizadas possam aceder e usar os dados, mantendo os dados originais seguros. A tecnologia blockchain revoluciona a tokenização ao fornecer um método robusto e eficiente para representar, negociar e gerir ativos e dados do mundo real de forma segura e transparente.

Como Funciona a Tokenização de Dados?


Fonte: imiblockchain.com

Estabelecemos o que é a tokenização de dados, mas como funciona realmente? A tokenização de dados começa por identificar os dados sensíveis que precisam de ser protegidos; podem ser números de cartões de crédito, números de Segurança Social, etc. Quando o pedido de tokenização é ativado, o sistema gera aleatoriamente um token de surroGate.io sem valor intrínseco para substituir os dados originais. Uma vez que o token é gerado, pode ser armazenado numa base de dados ou transmitido através de redes.

No sistema de Tokenização, existe uma opção de mapeamento. O mapeamento torna possível criar uma ligação entre o token e os dados originais, garantindo a possibilidade de o sistema recuperar os dados originais quando necessário.

Numa ilustração mais prática do processo de tokenização, James encomenda pizza online no McDonald's. O site está equipado com tokenização, um método robusto de proteção de dados. Quando James fornece os detalhes do seu cartão de crédito, o site inicia imediatamente o processo de tokenização.

Um token único que representa os detalhes do cartão de James é então gerado e enviado ao banco adquirente. Para garantir a autenticidade dos tokens, o banco colabora com um fornecedor de serviços de Tokenização, verificando se os tokens correspondem ao cartão de crédito de James. Se ocorrer uma violação de dados nos servidores do McDonald’s, apenas tokens inúteis serão descobertos graças à tokenização de dados.

Métodos de Tokenização de Dados

Existem diferentes processos para implementar a tokenização, cada um com diferentes casos de uso. A escolha de um método de tokenização específico depende dos requisitos específicos, das condições de segurança, da escalabilidade e do nível de proteção de dados necessários para uma aplicação específica. Para efeitos deste artigo, iremos focar nos seguintes métodos:

  • Vault de Tokenização
  • Tokenização sem cofre

Tokenização Vault

Este é um dos métodos mais antigos que foram introduzidos. Não é um processo de segurança de dados pré-gerados e funciona com uma cofre. Algumas empresas mantêm um cofre de Tokenização que atua como um banco de dados que armazena mapeamentos entre dados sensíveis e seu token correspondente. À medida que novos dados são coletados, uma nova entrada é adicionada ao cofre e um token é gerado. O cofre continua a crescer à medida que mais dados são tokenizados; esse processo é chamado de Tokenização Baseada em Atribuição Aleatória Sob Demanda (ODRA).

Quando os dados originais precisam ser recuperados, é realizado um processo conhecido como descriptografia usando o token correspondente, e o sistema o procura para criar uma conexão com os dados originais na cofre. Esse processo, por mais seguro que seja, tem uma desvantagem inevitável ao trabalhar com bases de dados maiores; sua complexidade ameaça a facilidade de uso, tornando-a complicada de gerir. É aqui que entra a tokenização sem cofre.

Tokenização sem cofre

A Tokenização sem cofre foi projetada para corrigir as complexidades do ODRA, evitando o uso de cofres, um processo conhecido como stateless. Não há cofre central para armazenar mapeamentos. Dois métodos comumente referidos de Tokenização sem cofre são: “Tokenização baseada em tabela estática” e “tokenização baseada em criptografia”. Esses métodos não dependem da verificação do cofre ou de bancos de dados para encontrar dados originais; podem derivar diretamente os dados originais do token usando um algoritmo, eliminando o longo processo de usar um cofre. Este processo é conhecido por ser muito mais eficiente e mais fácil de gerenciar.

Quais são os benefícios da Tokenização de Dados?

A tokenização de dados oferece benefícios incontestáveis para indivíduos e empresas. Uma análise dos benefícios da tokenização de dados revela o seguinte:

Segurança Reforçada

A tokenização de dados fornece benefícios únicos de segurança ao mascarar dados sensíveis e deixar um engodo conhecido como tokens para impedir que atores mal-intencionados invadam os dados sensíveis dos utilizadores. Por exemplo, em vez de usar o número do cartão de crédito de 16 dígitos de um cliente, pode substituí-lo por 16 sequências de letras, símbolos ou dígitos, tornando as transações mais seguras e aumentando a confiança do cliente.

Cumprimento das Regulamentações de Dados

As regulamentações exigem que as organizações minimizem o acesso dos funcionários aos dados brutos. O Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS) é um dos órgãos reguladores de pagamentos, e o não cumprimento do GDPR e de outras regulamentações pode resultar em multas e sanções por parte dos reguladores. A tokenização ajuda a mitigar o risco de não conformidade da Gate.io.

Proteção de Anonimato e Privacidade

Ao pseudonimizar dados sensíveis, as empresas podem cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e proteger a privacidade dos seus utilizadores.

Transações Rápidas e Eficientes

A tokenização de dados permite uma manipulação de dados mais fácil e eficiente. Uma vez que a tokenização não depende de bases de dados centralizadas como cofres, pode acomodar o crescimento de dados, garantindo maior rapidez e eficiência, ao mesmo tempo que mantém a integridade e segurança dos dados, tornando-se uma solução de segurança adequada para várias indústrias.

Tokenização de Dados Vs. Criptografia Vs. Hashing

Fonte:

Tokenização de Dados

A tokenização de dados substitui dados sensíveis por símbolos, texto, etc. não sensíveis e gerados aleatoriamente, conhecidos como tokens, para evitar a exploração de dados. A única parte que pode associar o token aos dados sensíveis é o fornecedor de serviços de tokenização. A criptografia, por outro lado, usa algoritmos para converter informações em texto simples em texto cifrado (uma forma de texto ilegível) e requer uma chave secreta para decifrar o texto em uma forma legível.

Encriptação de Dados

A criptografia utiliza algoritmos para converter informações em texto simples em criptograma (uma forma de texto ilegível) e requer uma chave secreta para descriptografar o texto em uma forma legível.


Fonte: Okta.com — Hashing Vs. Encryption

Hashing de Dados

A hashing de dados oferece um sistema de segurança sólido baseado numa função hash criptográfica unidirecional. Permite que dados sensíveis sejam tokenizados; no entanto, é impossível reverter a engenharia destes tokens para os seus dados originais. Esta funcionalidade torna a hashing a medida de segurança ideal para armazenamento de senhas, assinaturas digitais, etc., porque protege contra violações de dados.

Além disso, a tabela abaixo resume as principais distinções entre esses três mecanismos de proteção de dados: tokenização, criptografia e hashing.

Diferenças entre Tokenização de Dados, Encriptação e Hashing

Conclusão

Citação Tim Berbers-Lee, que enfatizou a importância dos dados, afirmou: “Os dados são uma coisa preciosa e durarão mais do que os próprios sistemas.” Proteger os nossos dados, portanto, torna-se uma tarefa crucial, uma vez que os benefícios são ilimitados. Para além de instilar confiança nos processos de negócio, aumentar a confiança dos clientes e cumprir com os reguladores, a reversibilidade da tokenização preserva a usabilidade da informação e torna a gestão de dados menos complicada. Para manter a integridade dos dados e garantir a conformidade dos mesmos, adotar a tokenização é uma necessidade.

Auteur : Paul
Traduction effectuée par : Cedar
Examinateur(s): Matheus、Edward、Ashley He
* Les informations ne sont pas destinées à être et ne constituent pas des conseils financiers ou toute autre recommandation de toute sorte offerte ou approuvée par Gate.io.
* Cet article ne peut être reproduit, transmis ou copié sans faire référence à Gate.io. Toute contravention constitue une violation de la loi sur le droit d'auteur et peut faire l'objet d'une action en justice.

O que é a Tokenização de Dados e Porque é Importante?

Intermediário9/7/2023, 3:13:14 PM
A tokenização de dados é um processo de proteção de dados que protege contra violações de dados. Isso é alcançado restringindo o acesso a dados sensíveis e substituindo-os por sequências aleatórias de símbolos alfanuméricos que não têm correlação com os dados originais.

Introdução

A perspetiva de uma violação de dados é uma das preocupações mais amplamente reconhecidas expressas por indivíduos e empresas em todo o mundo. Na era digital de hoje, nossa maior dependência da tecnologia e processos orientados por dados nos leva a priorizar a segurança de nossos dados como um dos nossos ativos mais importantes. De acordo com um relatório de Statista, na América, mais de 422 milhões de indivíduos foram afetados por compromissos de dados, como violações, vazamentos e exposições em 2022. Uma medida de segurança que se tornou amplamente difundida devido à sua escalabilidade, eficiência de custos e segurança é a tokenização de dados.

O que é a Tokenização de Dados?

A tokenização de dados é um método altamente eficaz de proteção de dados que protege contra violações de dados. Isso é conseguido principalmente restringindo o acesso a dados sensíveis, como um número de conta principal (PAN), informações de identificação pessoal (PII) e outras informações confidenciais, substituindo-as por sequências aleatórias de símbolos alfanuméricos sem correlação com os dados originais.

Isso envolve puxar sequências de símbolos alfanuméricos únicos não relacionados conhecidos como tokens para mascarar dados sensíveis, como números de cartão de crédito, registros de saúde, números de identificação pessoal (PINs), etc. Embora os dados tokenizados não se pareçam diretamente com os dados originais, podem partilhar características semelhantes, como comprimento e conjunto de caracteres.

A tokenização substitui dados sensíveis nos repositórios de dados por dados não sensíveis que são aleatórios e não têm valor real. Os dados sensíveis originais são frequentemente armazenados numa cúpula centralizada. As empresas que adotam este método podem proteger os seus consumidores, aumentar a sua confiança e manter a conformidade com os regulamentos de privacidade de dados.

Além disso, a tokenização de dados evoluiu ao longo do tempo de estar concentrada apenas nos setores da saúde e serviços financeiros para ser usada por empresas em diferentes setores como E-commerce, telecomunicações, redes sociais, retalho, etc., para proteger a privacidade dos seus clientes e cumprir regulamentos.

No entanto, a tokenização de dados brilha intensamente na indústria de serviços financeiros; é a razão pela qual pode efetuar pagamentos com segurança sem divulgar dados sensíveis. Isso é possível porque são geradas tokens para substituir o seu número de conta principal (PAN) e outros detalhes bancários, com os tokens a atuar como surrogates. Esses tokens fornecem uma camada extra de segurança, tornando extremamente difícil para qualquer pessoa reverter a informação original a partir dos próprios tokens.

Quando se introduz a blockchain na equação, ela funciona de forma um pouco diferente. Primeiro, é importante estabelecer o que são tokens. Os tokens representam qualquer coisa de valor; são utilizados para digitalizar diversos ativos do mundo real, como imóveis, joias, arte, você nomeia—praticamente qualquer coisa que tenha valor no mundo real pode ser tokenizada na blockchain. Esse processo de tokenização permite que esses ativos sejam registrados, transferidos e negociados de forma segura na blockchain.

No contexto da blockchain, a tokenização de dados é o processo de transformar conjuntos de dados em tokens únicos para a proteção de informações pessoais sensíveis, e estas informações pessoais sensíveis são tokenizadas para garantir que apenas partes autorizadas possam aceder e usar os dados, mantendo os dados originais seguros. A tecnologia blockchain revoluciona a tokenização ao fornecer um método robusto e eficiente para representar, negociar e gerir ativos e dados do mundo real de forma segura e transparente.

Como Funciona a Tokenização de Dados?


Fonte: imiblockchain.com

Estabelecemos o que é a tokenização de dados, mas como funciona realmente? A tokenização de dados começa por identificar os dados sensíveis que precisam de ser protegidos; podem ser números de cartões de crédito, números de Segurança Social, etc. Quando o pedido de tokenização é ativado, o sistema gera aleatoriamente um token de surroGate.io sem valor intrínseco para substituir os dados originais. Uma vez que o token é gerado, pode ser armazenado numa base de dados ou transmitido através de redes.

No sistema de Tokenização, existe uma opção de mapeamento. O mapeamento torna possível criar uma ligação entre o token e os dados originais, garantindo a possibilidade de o sistema recuperar os dados originais quando necessário.

Numa ilustração mais prática do processo de tokenização, James encomenda pizza online no McDonald's. O site está equipado com tokenização, um método robusto de proteção de dados. Quando James fornece os detalhes do seu cartão de crédito, o site inicia imediatamente o processo de tokenização.

Um token único que representa os detalhes do cartão de James é então gerado e enviado ao banco adquirente. Para garantir a autenticidade dos tokens, o banco colabora com um fornecedor de serviços de Tokenização, verificando se os tokens correspondem ao cartão de crédito de James. Se ocorrer uma violação de dados nos servidores do McDonald’s, apenas tokens inúteis serão descobertos graças à tokenização de dados.

Métodos de Tokenização de Dados

Existem diferentes processos para implementar a tokenização, cada um com diferentes casos de uso. A escolha de um método de tokenização específico depende dos requisitos específicos, das condições de segurança, da escalabilidade e do nível de proteção de dados necessários para uma aplicação específica. Para efeitos deste artigo, iremos focar nos seguintes métodos:

  • Vault de Tokenização
  • Tokenização sem cofre

Tokenização Vault

Este é um dos métodos mais antigos que foram introduzidos. Não é um processo de segurança de dados pré-gerados e funciona com uma cofre. Algumas empresas mantêm um cofre de Tokenização que atua como um banco de dados que armazena mapeamentos entre dados sensíveis e seu token correspondente. À medida que novos dados são coletados, uma nova entrada é adicionada ao cofre e um token é gerado. O cofre continua a crescer à medida que mais dados são tokenizados; esse processo é chamado de Tokenização Baseada em Atribuição Aleatória Sob Demanda (ODRA).

Quando os dados originais precisam ser recuperados, é realizado um processo conhecido como descriptografia usando o token correspondente, e o sistema o procura para criar uma conexão com os dados originais na cofre. Esse processo, por mais seguro que seja, tem uma desvantagem inevitável ao trabalhar com bases de dados maiores; sua complexidade ameaça a facilidade de uso, tornando-a complicada de gerir. É aqui que entra a tokenização sem cofre.

Tokenização sem cofre

A Tokenização sem cofre foi projetada para corrigir as complexidades do ODRA, evitando o uso de cofres, um processo conhecido como stateless. Não há cofre central para armazenar mapeamentos. Dois métodos comumente referidos de Tokenização sem cofre são: “Tokenização baseada em tabela estática” e “tokenização baseada em criptografia”. Esses métodos não dependem da verificação do cofre ou de bancos de dados para encontrar dados originais; podem derivar diretamente os dados originais do token usando um algoritmo, eliminando o longo processo de usar um cofre. Este processo é conhecido por ser muito mais eficiente e mais fácil de gerenciar.

Quais são os benefícios da Tokenização de Dados?

A tokenização de dados oferece benefícios incontestáveis para indivíduos e empresas. Uma análise dos benefícios da tokenização de dados revela o seguinte:

Segurança Reforçada

A tokenização de dados fornece benefícios únicos de segurança ao mascarar dados sensíveis e deixar um engodo conhecido como tokens para impedir que atores mal-intencionados invadam os dados sensíveis dos utilizadores. Por exemplo, em vez de usar o número do cartão de crédito de 16 dígitos de um cliente, pode substituí-lo por 16 sequências de letras, símbolos ou dígitos, tornando as transações mais seguras e aumentando a confiança do cliente.

Cumprimento das Regulamentações de Dados

As regulamentações exigem que as organizações minimizem o acesso dos funcionários aos dados brutos. O Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS) é um dos órgãos reguladores de pagamentos, e o não cumprimento do GDPR e de outras regulamentações pode resultar em multas e sanções por parte dos reguladores. A tokenização ajuda a mitigar o risco de não conformidade da Gate.io.

Proteção de Anonimato e Privacidade

Ao pseudonimizar dados sensíveis, as empresas podem cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e proteger a privacidade dos seus utilizadores.

Transações Rápidas e Eficientes

A tokenização de dados permite uma manipulação de dados mais fácil e eficiente. Uma vez que a tokenização não depende de bases de dados centralizadas como cofres, pode acomodar o crescimento de dados, garantindo maior rapidez e eficiência, ao mesmo tempo que mantém a integridade e segurança dos dados, tornando-se uma solução de segurança adequada para várias indústrias.

Tokenização de Dados Vs. Criptografia Vs. Hashing

Fonte:

Tokenização de Dados

A tokenização de dados substitui dados sensíveis por símbolos, texto, etc. não sensíveis e gerados aleatoriamente, conhecidos como tokens, para evitar a exploração de dados. A única parte que pode associar o token aos dados sensíveis é o fornecedor de serviços de tokenização. A criptografia, por outro lado, usa algoritmos para converter informações em texto simples em texto cifrado (uma forma de texto ilegível) e requer uma chave secreta para decifrar o texto em uma forma legível.

Encriptação de Dados

A criptografia utiliza algoritmos para converter informações em texto simples em criptograma (uma forma de texto ilegível) e requer uma chave secreta para descriptografar o texto em uma forma legível.


Fonte: Okta.com — Hashing Vs. Encryption

Hashing de Dados

A hashing de dados oferece um sistema de segurança sólido baseado numa função hash criptográfica unidirecional. Permite que dados sensíveis sejam tokenizados; no entanto, é impossível reverter a engenharia destes tokens para os seus dados originais. Esta funcionalidade torna a hashing a medida de segurança ideal para armazenamento de senhas, assinaturas digitais, etc., porque protege contra violações de dados.

Além disso, a tabela abaixo resume as principais distinções entre esses três mecanismos de proteção de dados: tokenização, criptografia e hashing.

Diferenças entre Tokenização de Dados, Encriptação e Hashing

Conclusão

Citação Tim Berbers-Lee, que enfatizou a importância dos dados, afirmou: “Os dados são uma coisa preciosa e durarão mais do que os próprios sistemas.” Proteger os nossos dados, portanto, torna-se uma tarefa crucial, uma vez que os benefícios são ilimitados. Para além de instilar confiança nos processos de negócio, aumentar a confiança dos clientes e cumprir com os reguladores, a reversibilidade da tokenização preserva a usabilidade da informação e torna a gestão de dados menos complicada. Para manter a integridade dos dados e garantir a conformidade dos mesmos, adotar a tokenização é uma necessidade.

Auteur : Paul
Traduction effectuée par : Cedar
Examinateur(s): Matheus、Edward、Ashley He
* Les informations ne sont pas destinées à être et ne constituent pas des conseils financiers ou toute autre recommandation de toute sorte offerte ou approuvée par Gate.io.
* Cet article ne peut être reproduit, transmis ou copié sans faire référence à Gate.io. Toute contravention constitue une violation de la loi sur le droit d'auteur et peut faire l'objet d'une action en justice.
Lancez-vous
Inscrivez-vous et obtenez un bon de
100$
!