Uma breve análise do protocolo Bitcoin Ordinals

iniciantes1/1/2024, 5:32:08 PM
Este artigo analisa brevemente o protocolo de Ordinais Bitcoin com imagens e texto.

conhecimento básico

BTC é um modelo UTXO. Cada UTXO é único e inherentemente rastreável.

1 BTC = 10^8 Satoshis (Satoshis), ou seja, a menor unidade é Satoshis, ou satoshis para abreviar;

origem

As maiores histórias de cripto no início de 2023 estão acontecendo no Bitcoin. Em janeiro, o protocolo descentralizado Nostr nasceu da comunidade Bitcoin. Em fevereiro, o protocolo NFT Ordinals no Bitcoin nasceu. Em 8 de março, a Yuga Labs, empresa-mãe do Boring Ape, começou a leiloar BTC NFTs no Ordinals. Dos 300 NFTs emitidos, 288 foram leiloados por um preço total de US$16.5 milhões. O protocolo Ordinals [2] lançado por Casey Rodarmor[1]em janeiro de 2023, propôs uma ideia: podemos organizar esses "sats" em uma ordem específica. Atribuir a eles um número ordinal entre 0 e 2.100.000.000.000.000, em seguida, conectá-los a outras informações: imagens, texto, vídeos ou até mesmo uma sequência de código. Cada Satoshi se torna assim único e insubstituível. Isso equivale a dar ao Bitcoin a capacidade nativa de criar NFTs. Não parece incrível? Na verdade, esse protocolo depende muito das atualizações do Segwit em 2017 e do Taproot[3]em 2021. A atualização Taproot traz novos níveis de privacidade, segurança e escalabilidade para a rede Bitcoin. Embora sempre tenha sido possível anexar dados ao Bitcoin por meios técnicos, você basicamente só pode bombear 4Mbs de dados e não mais. Ordinals é um projeto de código aberto desenvolvido no GitHub[4]. O projeto inclui um BIP que descreve o esquema ordinal[5] , um índice que se comunica com nós do Bitcoin Core para rastrear a localização de todos os sats, a carteira que permite transações sensíveis à ordem[6]e um índice para exploração interativa da blockchain. Block explorer[7] .Pode ser compreendido a partir de duas partes:

  1. Use uma solução técnica ordinal para numerar os Satoshis do Bitcoin (Satoshi, a menor unidade do Bitcoin). O Bitcoin é originalmente um token FT homogêneo, mas assim como um grande banco central emitindo moeda legal e numerando a moeda legal, Casey dá números aos satoshis do Bitcoin também;
  2. Inscrição: Após cada satoshi ser marcado com alterações, ele pode ser vinculado a qualquer pedaço de código com um tamanho limitado, ou seja, para vincular a obra de arte ao satoshi para emissão e circulação.

https://dune.com/icanhaz/ordinais-bitcoin-nft-inscricoes

Embora o NFT Ordinal seja baseado na teoria Ordinal, a implementação atual do NFT Ordinal também depende das atualizações técnicas do Segregated Witness (SegWit) e do Taproot no protocolo do Bitcoin em 2017 e 2021. Vale ressaltar que essas atualizações não foram desenvolvidas com o propósito de permitir esses novos tipos de NFTs. No entanto, como ambas as atualizações aumentaram a quantidade de dados armazenados em um bloco - significando que agora há espaço para armazenar imagens, vídeos e até jogos - a implantação dos NFTs Ordinais foi inadvertidamente possibilitada.

Testemunha Segregada (SegWit)

Segwit é uma atualização em 2017 que resultou em um soft fork do BTC. A atualização divide efetivamente as transações de Bitcoin em duas partes, adicionando uma seção de “dados de testemunho” que pode suportar dados arbitrários.

Os dados das testemunhas foram originalmente criados como um esquema das seguintes maneiras:

  1. Burlando limites apertados de tamanho de bloco
  2. Permite a transferência opcional e arbitrária de dados
  3. Prevenção da maleabilidade acidental da transação Em um sentido técnico, a implementação do SegWit significa que as transações não precisam mais conter dados de atestação (geralmente a assinatura digital do remetente). Em vez disso, um espaço extra é criado no final do bloco para os dados de testemunho como uma estrutura separada. Ele suporta a transmissão de dados arbitrários e torna o 'peso do bloco' menor (porque os dados de testemunho no segwit são armazenados em uma estrutura de dados independente, então os dados de assinatura da transação não estão mais incluídos no peso do bloco), combinando de forma inteligente uma grande quantidade de dados dentro dos limites de tamanho de bloco do Bitcoin para evitar hard forks.

Esta é a primeira condição prévia para NFTs Ordinais, pois expande o limite de quanta dados arbitrários podem ser incluídos em uma transação.

Taproot

Implementado em novembro de 2021, Taproot é uma atualização multifacetada projetada para melhorar a privacidade, escalabilidade e segurança do Bitcoin. Com esta atualização, Taproot cria um sistema mais simples para armazenar dados de testemunha arbitrários e relaxa as restrições sobre a quantidade de dados arbitrários que podem ser colocados em transações de Bitcoin. O objetivo inicial desta atualização é aprimorar ainda mais contratos inteligentes baseados em Bitcoin, como contratos bloqueados no tempo frequentemente usados em dados de testemunha. Essas mudanças são um facilitador-chave para NFTs Ordinais, que armazenam dados de NFT em scripts de Taproot. A atualização torna mais fácil construir e armazenar dados de testemunha arbitrários, lançando as bases para o padrão 'ord'. E à medida que os requisitos de dados são relaxados, assume-se que uma única transação pode preencher um bloco inteiro com seus dados de transação e de testemunha, atingindo o limite de 4 MB do tamanho do bloco, o que expande consideravelmente os tipos de mídia que podem ser colocados na cadeia.

Fundamental

Todos nós sabemos que cada Bitcoin pode ser dividido em 100.000.000 unidades, chamadas satoshis (ou sats), ou "Satoshi" em chinês. Em outras palavras, como unidade contábil, a menor unidade de Bitcoin é 0,00000001 (centésima milionésima) Bitcoin, que é chamada de "1 Satoshi". 1 Bitcoin pode ser dividido em 100 milhões de satoshis, o que significa que cada satoshi vale 0,00000001 Bitcoin. O protocolo Ordinals propõe um design baseado em Satoshi, a menor unidade de Bitcoin, que permite embutir várias informações em Satoshi, como imagens, textos, vídeos, etc. (a inscrição é chamada de inscrição), e conecta a inscrição enviada a um Satoshi específico. Esse processo é chamado de inscrever. Os Ordinals são um esquema de numeração para sats que permitem rastrear e transmitir sats individuais. Esses números são chamados de números ordinais.[8]. Os sats são numerados na ordem em que são minerados e transferidos das entradas de transação para as saídas de transação com base no princípio de primeiro a entrar, primeiro a sair. Tanto o esquema de numeração quanto o esquema de transferência dependem da ordem, o esquema de numeração depende da ordem de mineração, e o esquema de transferência depende da ordem de entrada e saída da transação, daí o nome ordinais. A teoria ordinal não requer um token separado, não requer nenhuma alteração no Bitcoin e pode ser usada e eficaz imediatamente. Rodarmor propôs a teoria dos ordinais. Os ordinais são numerados a partir de 0 de acordo com a ordem em que os satoshis são minerados. Por exemplo, o primeiro satoshi no primeiro bloco tem um número de série de 0, e o segundo satoshi tem um número de série de 1. O número de série do último Satoshi é 4999999999, então cada Satoshi possui um atributo de ID. Existem dois pontos principais em todo o protocolo de Ordinais.

  1. O número de cada satoshi é único assim como o número de identificação.
  2. Primeiro a entrar, primeiro a sair. Vamos dar um exemplo

Na imagem abaixo, existem dois Inputs à esquerda. O Endereço 1 e o Endereço 2 têm um total de 5 satoshis. Nesta transação, 4 satoshis foram enviados para um endereço que começa com 3oPz e 1 satoshi foi deixado como taxa de minerador para pagar aos mineradores.

Suponha que, na transação acima, usamos o protocolo Ordinals para atribuir uma “identidade” (número de série) a cada satoshi. Então, depois que a transação for concluída, os quatro satoshis numerados Ord A->D no endereço 1 e no endereço 2 irão para o endereço 3. Lá, o último satoshi foi dado aos mineradores.

O chamado "primeiro a entrar, primeiro a sair" significa que a ordenação numérica de cada satoshi é determinada de acordo com seu índice na saída da transação. Por exemplo, na saída da transação (Saída) na figura abaixo, o endereço 3 é classificado na frente do endereço do minerador, então os satoshis transferidos do endereço 1 e do endereço 2 serão herdados pelo endereço 3 primeiro e depois pelo endereço do minerador.

Regras de Numeração de Satoshi

  1. Cada satoshi é numerado, começando com o primeiro satoshi no bloco de gênese, e números de série são atribuídos aos satoshis na ordem em que foram minerados. O primeiro Satoshi no primeiro bloco tem um número de sequência de 0, o segundo Satoshi tem um número de sequência de 1, e o último Satoshi do primeiro bloco tem um número de sequência de 4.999.999.999. Porque a recompensa inicial de mineração do Bitcoin era de 50 BTC.
  2. Assim, você pode anexar conteúdo arbitrário a cada satoshi, transformando-os em artefatos digitais nativos do Bitcoin; (entendidos como nft)
  3. Existem várias representações diferentes de números ordinais:
    1. Notação inteira: 2099994106992659Número de série, atribuído de acordo com a ordem em que os satoshis são minerados.
    2. Notação decimal: 3891094.16797 O primeiro número é a altura do bloco onde satoshi foi minerado, o segundo é o deslocamento de satoshi dentro do bloco.
    3. Notação de grau: 3°111094′214″16797‴.
    4. Símbolo percentil: 99.99971949060254%. A posição de Satoshi no fornecimento de Bitcoin, expressa como um percentual.

Fornecimento total de Satoshi

  • Nível normal: qualquer satoshi, exceto o primeiro satoshi no bloco (o fornecimento total é de 2100 trilhões)
  • Excelente: O primeiro satoshi de cada bloco (o fornecimento total é 6.929.999)
  • Raro: 1º satoshi de cada período de ajuste de dificuldade (oferta total 3437)
  • Épico: O primeiro satoshi após cada halving (o fornecimento total é 32)
  • Lendário: Primeiro satoshi* de cada ciclo (o fornecimento total é 5)
  • Nível mítico: o primeiro satoshi no bloco de gênese (o fornecimento total é 1)

Consulta sobre raridade

https://ordinals.com/sat/2099994106992659

Nível mito

https://ordinais.com/sab/0

Resumir

Seja para o mercado NFT ou BTC, o Ordinals trouxe uma influência única. O mercado de NFTs Ethereum está caminhando para um claro mercado de baixa após a confusão causada pelo mercado de negociação Blur, mas Ordinals traz uma nova narrativa:Primeiro de tudo, em comparação com NFTs no Ethereum que são armazenados fora da cadeia, os NFTs de Bitcoin são todos armazenados na cadeia. Pela primeira vez, as obras de arte podem ser armazenadas para sempre em um livro público humano. Os humanos nunca desistiram da busca da "eternidade". Não há dúvida de que, o BTC NFT trará uma nova mania; Em segundo lugar, uma característica importante dos Ordinais é numerar Bitcoins, o que gera uma cultura semelhante à "conta bonita QQ" e traz uma narrativa comum para a comunidade NFT - as comunidades não são mais "macacos" e "macacos". Borboleta", a numeração se tornaria uma narrativa importante e certamente nova. Os ordinais também trarão nova vitalidade ao ecossistema Bitcoin. Além das recompensas de bloco, os mineradores também podem ganhar taxas de transação sob o protocolo Ordinais. Não há dúvida de que os mineiros terão maior motivação para iniciar no futuro. Ao mesmo tempo, as transações NFT trazidas pelo BTC no futuro podem promover o desenvolvimento da Lightning Network.Mais importante, se o BTC NFT prosperar ainda mais, também trará o desenvolvimento de serviços periféricos - tanto carteiras quanto exchanges estão no estágio "a ser construído". Para os desenvolvedores, há uma enorme demanda por descoberta e serviços. Claro, também há grande controvérsia na comunidade Bitcoin em relação aos Ordinais. Alguns BTC Maxi acreditam que dados não financeiros não devem ser gravados em blocos, fazendo com que o BTC se desvie da narrativa subjacente de "ouro". Algumas pessoas também estão preocupadas em dar a Numeração Bitcoin para transformar o Bitcoin de um representante homogêneo para um token não fungível, perdendo privacidade. De qualquer forma, assim como o NFT escrito no livro público do Bitcoin é irreversível, o Bitcoin NFT deve ser uma tendência importante na história da criptografia que é irreversível e até difícil de parar.

Expandir conhecimento

Limite de Poeira

Sobre a razão pela qual cada gravação custa 546 statsNo Bitcoin, a saída mínima da transação geralmente é de 546 satoshis. Esse valor é baseado no conceito de "limite de poeira" no protocolo Bitcoin. Limite de poeira refere-se ao menor valor válido de saída de transação na rede Bitcoin. A saída da transação inferior a esse valor pode ser considerada inválida ou não digna de processamento pelos mineradores. O objetivo do limite de poeira é evitar que os usuários criem um grande número de pequenas transações na rede, congestionando a rede e desperdiçando espaço de armazenamento. De acordo com o protocolo Bitcoin, uma saída de transação padrão contém um script de saída P2PKH (Pay-to-Public-Key-Hash) ou P2WPKH (Pay-to-Witness-Public-Key-Hash). Para esses tipos de saídas de transação, o menor valor válido é 546 satoshis. Se o valor de uma saída de transação for menor que esse valor, o custo de criação da transação (ou seja, a taxa de mineração) pode ser maior do que o valor da transação em si. Portanto, poucos mineradores estão dispostos a processar tais transações. Por favor, note que o valor de 546 satoshis pode mudar à medida que a rede Bitcoin muda. O limite de poeira real depende do tamanho da transação e das taxas de rede atuais. Em resumo, a regra 546 satoshis do Bitcoin é para evitar transações inválidas e congestionamento na rede.

commit de duas fases

Todos os custos do Taproot devem ser provenientes de saídas de Taproot existentes. É por isso que inscrever informações na blockchain requer um processo de compromisso/revelação em duas etapas. Primeiro, em uma transação de “compromisso”, crie um compromisso com a saída de Taproot do script que contém o conteúdo gravado. Esta etapa é a que prepara e se compromete a escrever informações específicas. Em segundo lugar, em uma transação de “revelação”, a saída criada pela transação de compromisso é consumida, revelando assim o conteúdo inscrito na cadeia. Esta etapa é a que realmente realiza a escrita, pois consome a saída de Taproot criada pela fase de compromisso e torna pública a informação pré-comprometida. Este processo é necessário porque as transações de Taproot não suportam diretamente a escrita de dados arbitrários, mas exigem que todos os gastos provenham de saídas de Taproot existentes. Através do método de compromisso/revelação, podemos gravar quaisquer informações na blockchain, mas requer duas etapas: primeiro, preparar a saída e as informações com antecedência na fase de compromisso e, em seguida, realmente escrever as informações na fase de revelação.

Análise de transação

Gravado com um olá mundo
https://mempool.space/tx/46714ae173f0c183e974fab2f582701c9d0e0e896a93e3e970d8710f870d28c9

OP_FALSE

OP_IF

OP_PUSH 'ord'

OP_1

OP_PUSH “text/plain;charset=utf-8”

OP_0

OP_PUSH "Hello, world"

OP_ENDIF

conteúdo original

20117f692257b2331233b5705ce9c682be8719ff1b2b64cbca290bd6faeb54423eac060beea7098801750063036f7264010118746578742f706c61696e3b636861727365743d7574662d38000b68656c6c6f20776f726c6468

analise o conteúdo

20117f692257b2331233b5705ce9c682be8719ff1b2b64cbca290bd6faeb54423eac060beea70988017500

63 OP_IF

03

6f7264 ord

010118

746578742f706c61696e3b636861727365743d7574662d38 texto simples;charset=utf-8

000b

68656c6c6f20776f726c64 Olá, mundo

68 OP_ENDIF

ferramentas de análisehttps://codebeautify.org/hex-string-converter

Gravado com uma mensagem legal para te conhecer
https://mempool.space/tx/4fafab4a267876f371b2b08437a9948c22c2911f2462d65dde384b1f689c0499

https://ordinais.com/inscrição/4fafab4a267876f371b2b08437a9948c22c2911f2462d65dde384b1f689c0499i0

https://static.unisat.io/inscription/content/4fafab4a267876f371b2b08437a9948c22c2911f2462d65dde384b1f689c0499i0I

gravei uma inscrição eu mesmo

https://mempool.space/tx/3fd4b39890aae0a740db7a157eb8c32e901270c52a2cee0c2d25bd0e40f4d22f

O número de brc20 stat transferido para mim é 500000000

https://ordinals.com/inscription/fed2913e99beb498896eb910e1ea4260807441c322a9324573b4dcbd514904c4i0brc20

quantidade de doge mint 4200

https://ordinals.com/inscription/b9135e259ec380571b5fe087d5df67c686337a8bedec9d335793db8b5abe6d24i0brc20

transferir quantidade de doge 2200

https://ordinals.com/inscription/c02b017443290a4f50511878824c340129bb766cb66ea14916930b3a3d498d94i0

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reimpresso de [ Comunidade Rebase]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Melvini17]. Se houver objeções a este reprint, entre em contato com o Gate Learnequipe e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: As opiniões e pontos de vista expressos neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. A menos que mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.

Uma breve análise do protocolo Bitcoin Ordinals

iniciantes1/1/2024, 5:32:08 PM
Este artigo analisa brevemente o protocolo de Ordinais Bitcoin com imagens e texto.

conhecimento básico

BTC é um modelo UTXO. Cada UTXO é único e inherentemente rastreável.

1 BTC = 10^8 Satoshis (Satoshis), ou seja, a menor unidade é Satoshis, ou satoshis para abreviar;

origem

As maiores histórias de cripto no início de 2023 estão acontecendo no Bitcoin. Em janeiro, o protocolo descentralizado Nostr nasceu da comunidade Bitcoin. Em fevereiro, o protocolo NFT Ordinals no Bitcoin nasceu. Em 8 de março, a Yuga Labs, empresa-mãe do Boring Ape, começou a leiloar BTC NFTs no Ordinals. Dos 300 NFTs emitidos, 288 foram leiloados por um preço total de US$16.5 milhões. O protocolo Ordinals [2] lançado por Casey Rodarmor[1]em janeiro de 2023, propôs uma ideia: podemos organizar esses "sats" em uma ordem específica. Atribuir a eles um número ordinal entre 0 e 2.100.000.000.000.000, em seguida, conectá-los a outras informações: imagens, texto, vídeos ou até mesmo uma sequência de código. Cada Satoshi se torna assim único e insubstituível. Isso equivale a dar ao Bitcoin a capacidade nativa de criar NFTs. Não parece incrível? Na verdade, esse protocolo depende muito das atualizações do Segwit em 2017 e do Taproot[3]em 2021. A atualização Taproot traz novos níveis de privacidade, segurança e escalabilidade para a rede Bitcoin. Embora sempre tenha sido possível anexar dados ao Bitcoin por meios técnicos, você basicamente só pode bombear 4Mbs de dados e não mais. Ordinals é um projeto de código aberto desenvolvido no GitHub[4]. O projeto inclui um BIP que descreve o esquema ordinal[5] , um índice que se comunica com nós do Bitcoin Core para rastrear a localização de todos os sats, a carteira que permite transações sensíveis à ordem[6]e um índice para exploração interativa da blockchain. Block explorer[7] .Pode ser compreendido a partir de duas partes:

  1. Use uma solução técnica ordinal para numerar os Satoshis do Bitcoin (Satoshi, a menor unidade do Bitcoin). O Bitcoin é originalmente um token FT homogêneo, mas assim como um grande banco central emitindo moeda legal e numerando a moeda legal, Casey dá números aos satoshis do Bitcoin também;
  2. Inscrição: Após cada satoshi ser marcado com alterações, ele pode ser vinculado a qualquer pedaço de código com um tamanho limitado, ou seja, para vincular a obra de arte ao satoshi para emissão e circulação.

https://dune.com/icanhaz/ordinais-bitcoin-nft-inscricoes

Embora o NFT Ordinal seja baseado na teoria Ordinal, a implementação atual do NFT Ordinal também depende das atualizações técnicas do Segregated Witness (SegWit) e do Taproot no protocolo do Bitcoin em 2017 e 2021. Vale ressaltar que essas atualizações não foram desenvolvidas com o propósito de permitir esses novos tipos de NFTs. No entanto, como ambas as atualizações aumentaram a quantidade de dados armazenados em um bloco - significando que agora há espaço para armazenar imagens, vídeos e até jogos - a implantação dos NFTs Ordinais foi inadvertidamente possibilitada.

Testemunha Segregada (SegWit)

Segwit é uma atualização em 2017 que resultou em um soft fork do BTC. A atualização divide efetivamente as transações de Bitcoin em duas partes, adicionando uma seção de “dados de testemunho” que pode suportar dados arbitrários.

Os dados das testemunhas foram originalmente criados como um esquema das seguintes maneiras:

  1. Burlando limites apertados de tamanho de bloco
  2. Permite a transferência opcional e arbitrária de dados
  3. Prevenção da maleabilidade acidental da transação Em um sentido técnico, a implementação do SegWit significa que as transações não precisam mais conter dados de atestação (geralmente a assinatura digital do remetente). Em vez disso, um espaço extra é criado no final do bloco para os dados de testemunho como uma estrutura separada. Ele suporta a transmissão de dados arbitrários e torna o 'peso do bloco' menor (porque os dados de testemunho no segwit são armazenados em uma estrutura de dados independente, então os dados de assinatura da transação não estão mais incluídos no peso do bloco), combinando de forma inteligente uma grande quantidade de dados dentro dos limites de tamanho de bloco do Bitcoin para evitar hard forks.

Esta é a primeira condição prévia para NFTs Ordinais, pois expande o limite de quanta dados arbitrários podem ser incluídos em uma transação.

Taproot

Implementado em novembro de 2021, Taproot é uma atualização multifacetada projetada para melhorar a privacidade, escalabilidade e segurança do Bitcoin. Com esta atualização, Taproot cria um sistema mais simples para armazenar dados de testemunha arbitrários e relaxa as restrições sobre a quantidade de dados arbitrários que podem ser colocados em transações de Bitcoin. O objetivo inicial desta atualização é aprimorar ainda mais contratos inteligentes baseados em Bitcoin, como contratos bloqueados no tempo frequentemente usados em dados de testemunha. Essas mudanças são um facilitador-chave para NFTs Ordinais, que armazenam dados de NFT em scripts de Taproot. A atualização torna mais fácil construir e armazenar dados de testemunha arbitrários, lançando as bases para o padrão 'ord'. E à medida que os requisitos de dados são relaxados, assume-se que uma única transação pode preencher um bloco inteiro com seus dados de transação e de testemunha, atingindo o limite de 4 MB do tamanho do bloco, o que expande consideravelmente os tipos de mídia que podem ser colocados na cadeia.

Fundamental

Todos nós sabemos que cada Bitcoin pode ser dividido em 100.000.000 unidades, chamadas satoshis (ou sats), ou "Satoshi" em chinês. Em outras palavras, como unidade contábil, a menor unidade de Bitcoin é 0,00000001 (centésima milionésima) Bitcoin, que é chamada de "1 Satoshi". 1 Bitcoin pode ser dividido em 100 milhões de satoshis, o que significa que cada satoshi vale 0,00000001 Bitcoin. O protocolo Ordinals propõe um design baseado em Satoshi, a menor unidade de Bitcoin, que permite embutir várias informações em Satoshi, como imagens, textos, vídeos, etc. (a inscrição é chamada de inscrição), e conecta a inscrição enviada a um Satoshi específico. Esse processo é chamado de inscrever. Os Ordinals são um esquema de numeração para sats que permitem rastrear e transmitir sats individuais. Esses números são chamados de números ordinais.[8]. Os sats são numerados na ordem em que são minerados e transferidos das entradas de transação para as saídas de transação com base no princípio de primeiro a entrar, primeiro a sair. Tanto o esquema de numeração quanto o esquema de transferência dependem da ordem, o esquema de numeração depende da ordem de mineração, e o esquema de transferência depende da ordem de entrada e saída da transação, daí o nome ordinais. A teoria ordinal não requer um token separado, não requer nenhuma alteração no Bitcoin e pode ser usada e eficaz imediatamente. Rodarmor propôs a teoria dos ordinais. Os ordinais são numerados a partir de 0 de acordo com a ordem em que os satoshis são minerados. Por exemplo, o primeiro satoshi no primeiro bloco tem um número de série de 0, e o segundo satoshi tem um número de série de 1. O número de série do último Satoshi é 4999999999, então cada Satoshi possui um atributo de ID. Existem dois pontos principais em todo o protocolo de Ordinais.

  1. O número de cada satoshi é único assim como o número de identificação.
  2. Primeiro a entrar, primeiro a sair. Vamos dar um exemplo

Na imagem abaixo, existem dois Inputs à esquerda. O Endereço 1 e o Endereço 2 têm um total de 5 satoshis. Nesta transação, 4 satoshis foram enviados para um endereço que começa com 3oPz e 1 satoshi foi deixado como taxa de minerador para pagar aos mineradores.

Suponha que, na transação acima, usamos o protocolo Ordinals para atribuir uma “identidade” (número de série) a cada satoshi. Então, depois que a transação for concluída, os quatro satoshis numerados Ord A->D no endereço 1 e no endereço 2 irão para o endereço 3. Lá, o último satoshi foi dado aos mineradores.

O chamado "primeiro a entrar, primeiro a sair" significa que a ordenação numérica de cada satoshi é determinada de acordo com seu índice na saída da transação. Por exemplo, na saída da transação (Saída) na figura abaixo, o endereço 3 é classificado na frente do endereço do minerador, então os satoshis transferidos do endereço 1 e do endereço 2 serão herdados pelo endereço 3 primeiro e depois pelo endereço do minerador.

Regras de Numeração de Satoshi

  1. Cada satoshi é numerado, começando com o primeiro satoshi no bloco de gênese, e números de série são atribuídos aos satoshis na ordem em que foram minerados. O primeiro Satoshi no primeiro bloco tem um número de sequência de 0, o segundo Satoshi tem um número de sequência de 1, e o último Satoshi do primeiro bloco tem um número de sequência de 4.999.999.999. Porque a recompensa inicial de mineração do Bitcoin era de 50 BTC.
  2. Assim, você pode anexar conteúdo arbitrário a cada satoshi, transformando-os em artefatos digitais nativos do Bitcoin; (entendidos como nft)
  3. Existem várias representações diferentes de números ordinais:
    1. Notação inteira: 2099994106992659Número de série, atribuído de acordo com a ordem em que os satoshis são minerados.
    2. Notação decimal: 3891094.16797 O primeiro número é a altura do bloco onde satoshi foi minerado, o segundo é o deslocamento de satoshi dentro do bloco.
    3. Notação de grau: 3°111094′214″16797‴.
    4. Símbolo percentil: 99.99971949060254%. A posição de Satoshi no fornecimento de Bitcoin, expressa como um percentual.

Fornecimento total de Satoshi

  • Nível normal: qualquer satoshi, exceto o primeiro satoshi no bloco (o fornecimento total é de 2100 trilhões)
  • Excelente: O primeiro satoshi de cada bloco (o fornecimento total é 6.929.999)
  • Raro: 1º satoshi de cada período de ajuste de dificuldade (oferta total 3437)
  • Épico: O primeiro satoshi após cada halving (o fornecimento total é 32)
  • Lendário: Primeiro satoshi* de cada ciclo (o fornecimento total é 5)
  • Nível mítico: o primeiro satoshi no bloco de gênese (o fornecimento total é 1)

Consulta sobre raridade

https://ordinals.com/sat/2099994106992659

Nível mito

https://ordinais.com/sab/0

Resumir

Seja para o mercado NFT ou BTC, o Ordinals trouxe uma influência única. O mercado de NFTs Ethereum está caminhando para um claro mercado de baixa após a confusão causada pelo mercado de negociação Blur, mas Ordinals traz uma nova narrativa:Primeiro de tudo, em comparação com NFTs no Ethereum que são armazenados fora da cadeia, os NFTs de Bitcoin são todos armazenados na cadeia. Pela primeira vez, as obras de arte podem ser armazenadas para sempre em um livro público humano. Os humanos nunca desistiram da busca da "eternidade". Não há dúvida de que, o BTC NFT trará uma nova mania; Em segundo lugar, uma característica importante dos Ordinais é numerar Bitcoins, o que gera uma cultura semelhante à "conta bonita QQ" e traz uma narrativa comum para a comunidade NFT - as comunidades não são mais "macacos" e "macacos". Borboleta", a numeração se tornaria uma narrativa importante e certamente nova. Os ordinais também trarão nova vitalidade ao ecossistema Bitcoin. Além das recompensas de bloco, os mineradores também podem ganhar taxas de transação sob o protocolo Ordinais. Não há dúvida de que os mineiros terão maior motivação para iniciar no futuro. Ao mesmo tempo, as transações NFT trazidas pelo BTC no futuro podem promover o desenvolvimento da Lightning Network.Mais importante, se o BTC NFT prosperar ainda mais, também trará o desenvolvimento de serviços periféricos - tanto carteiras quanto exchanges estão no estágio "a ser construído". Para os desenvolvedores, há uma enorme demanda por descoberta e serviços. Claro, também há grande controvérsia na comunidade Bitcoin em relação aos Ordinais. Alguns BTC Maxi acreditam que dados não financeiros não devem ser gravados em blocos, fazendo com que o BTC se desvie da narrativa subjacente de "ouro". Algumas pessoas também estão preocupadas em dar a Numeração Bitcoin para transformar o Bitcoin de um representante homogêneo para um token não fungível, perdendo privacidade. De qualquer forma, assim como o NFT escrito no livro público do Bitcoin é irreversível, o Bitcoin NFT deve ser uma tendência importante na história da criptografia que é irreversível e até difícil de parar.

Expandir conhecimento

Limite de Poeira

Sobre a razão pela qual cada gravação custa 546 statsNo Bitcoin, a saída mínima da transação geralmente é de 546 satoshis. Esse valor é baseado no conceito de "limite de poeira" no protocolo Bitcoin. Limite de poeira refere-se ao menor valor válido de saída de transação na rede Bitcoin. A saída da transação inferior a esse valor pode ser considerada inválida ou não digna de processamento pelos mineradores. O objetivo do limite de poeira é evitar que os usuários criem um grande número de pequenas transações na rede, congestionando a rede e desperdiçando espaço de armazenamento. De acordo com o protocolo Bitcoin, uma saída de transação padrão contém um script de saída P2PKH (Pay-to-Public-Key-Hash) ou P2WPKH (Pay-to-Witness-Public-Key-Hash). Para esses tipos de saídas de transação, o menor valor válido é 546 satoshis. Se o valor de uma saída de transação for menor que esse valor, o custo de criação da transação (ou seja, a taxa de mineração) pode ser maior do que o valor da transação em si. Portanto, poucos mineradores estão dispostos a processar tais transações. Por favor, note que o valor de 546 satoshis pode mudar à medida que a rede Bitcoin muda. O limite de poeira real depende do tamanho da transação e das taxas de rede atuais. Em resumo, a regra 546 satoshis do Bitcoin é para evitar transações inválidas e congestionamento na rede.

commit de duas fases

Todos os custos do Taproot devem ser provenientes de saídas de Taproot existentes. É por isso que inscrever informações na blockchain requer um processo de compromisso/revelação em duas etapas. Primeiro, em uma transação de “compromisso”, crie um compromisso com a saída de Taproot do script que contém o conteúdo gravado. Esta etapa é a que prepara e se compromete a escrever informações específicas. Em segundo lugar, em uma transação de “revelação”, a saída criada pela transação de compromisso é consumida, revelando assim o conteúdo inscrito na cadeia. Esta etapa é a que realmente realiza a escrita, pois consome a saída de Taproot criada pela fase de compromisso e torna pública a informação pré-comprometida. Este processo é necessário porque as transações de Taproot não suportam diretamente a escrita de dados arbitrários, mas exigem que todos os gastos provenham de saídas de Taproot existentes. Através do método de compromisso/revelação, podemos gravar quaisquer informações na blockchain, mas requer duas etapas: primeiro, preparar a saída e as informações com antecedência na fase de compromisso e, em seguida, realmente escrever as informações na fase de revelação.

Análise de transação

Gravado com um olá mundo
https://mempool.space/tx/46714ae173f0c183e974fab2f582701c9d0e0e896a93e3e970d8710f870d28c9

OP_FALSE

OP_IF

OP_PUSH 'ord'

OP_1

OP_PUSH “text/plain;charset=utf-8”

OP_0

OP_PUSH "Hello, world"

OP_ENDIF

conteúdo original

20117f692257b2331233b5705ce9c682be8719ff1b2b64cbca290bd6faeb54423eac060beea7098801750063036f7264010118746578742f706c61696e3b636861727365743d7574662d38000b68656c6c6f20776f726c6468

analise o conteúdo

20117f692257b2331233b5705ce9c682be8719ff1b2b64cbca290bd6faeb54423eac060beea70988017500

63 OP_IF

03

6f7264 ord

010118

746578742f706c61696e3b636861727365743d7574662d38 texto simples;charset=utf-8

000b

68656c6c6f20776f726c64 Olá, mundo

68 OP_ENDIF

ferramentas de análisehttps://codebeautify.org/hex-string-converter

Gravado com uma mensagem legal para te conhecer
https://mempool.space/tx/4fafab4a267876f371b2b08437a9948c22c2911f2462d65dde384b1f689c0499

https://ordinais.com/inscrição/4fafab4a267876f371b2b08437a9948c22c2911f2462d65dde384b1f689c0499i0

https://static.unisat.io/inscription/content/4fafab4a267876f371b2b08437a9948c22c2911f2462d65dde384b1f689c0499i0I

gravei uma inscrição eu mesmo

https://mempool.space/tx/3fd4b39890aae0a740db7a157eb8c32e901270c52a2cee0c2d25bd0e40f4d22f

O número de brc20 stat transferido para mim é 500000000

https://ordinals.com/inscription/fed2913e99beb498896eb910e1ea4260807441c322a9324573b4dcbd514904c4i0brc20

quantidade de doge mint 4200

https://ordinals.com/inscription/b9135e259ec380571b5fe087d5df67c686337a8bedec9d335793db8b5abe6d24i0brc20

transferir quantidade de doge 2200

https://ordinals.com/inscription/c02b017443290a4f50511878824c340129bb766cb66ea14916930b3a3d498d94i0

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reimpresso de [ Comunidade Rebase]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Melvini17]. Se houver objeções a este reprint, entre em contato com o Gate Learnequipe e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: As opiniões e pontos de vista expressos neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. A menos que mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
Lancez-vous
Inscrivez-vous et obtenez un bon de
100$
!