O que é um gráfico analisado sem uma linha de tendência? A resposta é simples! Um gráfico analisado sem uma linha de tendência é como um mapa sem rotas. Assim como um mapa precisa de rotas traçadas para amplificar direções específicas, um gráfico de criptomoeda precisa de linhas de tendência para ajudar os traders a encontrar a direção do mercado.
As linhas de tendência são uma das ferramentas de gráficos mais populares e quase todos os traders utilizam esta ferramenta para análise. Se deseja saber como e quando usar linhas de tendência e levar as suas habilidades de análise técnica para o próximo nível, então este artigo é perfeito para si. Mas primeiro, o que exatamente é uma linha de tendência?
As linhas de tendência são linhas retas que os traders desenham nos gráficos para conectar níveis significativos de suporte e resistência. A linha oferece uma imagem mais clara de para onde o mercado está indo. As linhas de tendência facilitam para os traders identificar a direção do preço, seguir a tendência e fazer entradas em níveis de preço melhores.
Curiosamente, as linhas de tendência revelam muito mais do que a direção do mercado. As linhas de tendência também revelam a velocidade do movimento de preços e amplificam as zonas de demanda e oferta. Embora as linhas de tendência sejam ferramentas muito simples, apenas uma linha reta e nada mais, podem ser usadas para tomar grandes decisões comerciais se forem usadas de forma eficaz.
É fácil decifrar a faixa de preço das criptomoedas com linhas de tendência. Às vezes, o mercado pode estar em uma tendência de alta; outras vezes, pode estar em uma tendência de baixa. Ainda em outras ocasiões, os preços podem se mover horizontalmente, criando assim um mercado de alcance.
Na negociação, uma tendência de alta refere-se a um movimento ou tendência geral para cima no preço de uma criptomoeda. Isso significa que o preço aumenta significativamente ao longo do tempo. Durante uma tendência de alta, pode haver recuos no preço, mas, no geral, o ativo de criptografia aumenta de valor.
Por outro lado, uma tendência de baixa refere-se a um movimento constante para baixo no preço de um ativo. Isso significa que o preço da criptomoeda diminui ao longo do tempo. Desenhar linhas de tendência torna mais fácil identificar tendências e entender a direção do mercado.
Para identificar e desenhar uma linha de tendência, siga estes passos simples:
Num piscar de olhos, uma linha de tendência perfeita conecta dois ou mais pontos de resistência ou pontos de suporte. Os níveis de suporte geralmente estão conectados entre si, e os níveis de resistência estão conectados entre si.
O gráfico do Bitcoin acima mostra uma linha de tendência conectando três pontos de suporte. A linha de tendência captura uma tendência de alta para o BTC no período de 3 horas. Note que uma linha de tendência pode ter pavios sobrepostos, uma vez que as linhas de tendência têm como objetivo identificar a direção do mercado e não pontos de preço extremamente específicos.
A coisa mais importante a ter em mente ao desenhar uma linha de tendência é identificar a tendência, pontos de suporte e resistência e níveis de preço significativos para esperar uma reação de preço. Curiosamente, mesmo tendo isso em mente, você ainda pode não acertar.
O primeiro erro a evitar ao desenhar uma linha de tendência é torná-la muito íngreme. Uma linha de tendência deve ter a aparência de uma inclinação. No entanto, uma inclinação extremamente acentuada formará uma linha de tendência terrível. A imagem abaixo exemplifica uma inclinação muito acentuada e uma linha de tendência ruim.
Fonte: TradingView
Para além da inclinação acentuada da encosta, os pontos ligados tornam a linha de tendência uma linha de tendência muito má. As linhas de tendência devem ligar níveis claros de resistência ou de suporte, não apenas quaisquer dois pontos de preço.
Existem diferentes estratégias de negociação de linha de tendência. Como muitas técnicas de negociação exigem que os traders identifiquem a direção do mercado, as linhas de tendência são quase sempre necessárias. A tendência é sua amiga, então sempre flua com ela, a menos que seja quebrada. Quando é quebrada, você pode negociar breakouts se o gráfico mostrar um forte sinal de reversão.
Os traders usam linhas de tendência para identificar níveis de suporte e resistência. Em vez de aderir rigidamente à linha, os traders tendem a aderir ao nível ou região. Assim, os traders ficam atentos à reação neste nível de preço uma vez que a linha de tendência foi desenhada e o preço se aproxima da linha de tendência.
Fonte da Imagem: TradingView
A partir da imagem acima, o preço do Bitcoin desceu pela encosta, o que foi confirmado pela linha de tendência. A linha de tendência ligava três níveis de preço significativos ou pontos de resistência.
A linha de tendência ajuda os traders a procurar oportunidades de venda ou de venda a descoberto. Depois de ligar dois ou três níveis de resistência, uma posição de venda pode ser ativada quando o preço testar novamente a linha de tendência.
As linhas de tendência também podem ser usadas para negociar quebras ou inversões de tendência. Após um longo período de queda ou alta, o mercado pode estar prestes a reverter. As linhas de tendência facilitam para os traders identificar quando entrar ou não em um mercado.
Fonte da imagem: TradingView
Nada dura para sempre, nem mesmo tendências baixistas. No gráfico do Bitcoin acima, os traders baixistas devem ter se divertido ao vender o mercado a partir da região de $36K para abaixo de $30K. Como esperado, a tendência eventualmente parou, levando a uma quebra no preço.
Quando o preço rompe uma linha de tendência com um volume enorme, isso poderia sinalizar uma mudança de tendência. O Bitcoin rompeu a linha de tendência por volta da região de $32K, e o candlestick formado acima da linha de tendência revela que a pressão de compra estava alta.
Alguns rompimentos podem ser acompanhados por um reteste da linha de tendência, enquanto outros podem não. Neste caso, o preço não retestou a linha de tendência antes de continuar com seu momento de alta.
No mundo comercial, é uma ofensa grave entrar ou sair do mercado usando apenas dados de linhas de tendência. As linhas de tendência funcionam harmoniosamente com padrões de gráfico, zonas de demanda e oferta e até mesmo indicadores. Aqui estão alguns dos dados mais comuns para combinar com as linhas de tendência para maior precisão.
À medida que o preço se aproxima de uma linha de tendência, formação de candlestickpode ser usado para confirmar uma reversão potencial. Para uma linha de tendência que conecta dois níveis de resistência, uma reversão baixista pode estar iminente se o preço se aproximar da linha de tendência pela terceira vez e as velas verdes formadas ao redor dessa região continuarem a diminuir. Velas verdes de tamanho menor indicam que os compradores estão perdendo sua força.
A formação de candlesticks de reversão baixista à medida que o preço se aproxima da linha de tendência é outro sinal positivo em uma tendência de baixa. A estrela cadente e o candlestick de engolfo baixista são os candlesticks de reversão baixista mais fortes em que se pode confiar. Quando avistados ao redor da linha de tendência em uma tendência de baixa, você deve se preparar para pressionar o botão de venda.
As linhas de tendência também são usadas com médias móveispara confirmar entradas ou saídas. As médias móveis mostram o preço médio de um ativo em pontos de dados específicos e prazos. Você pode colocar uma ordem de venda para uma tendência de baixa quando o preço atinge a resistência da linha de tendência e se move abaixo da média móvel. Da mesma forma, você pode criar uma ordem de compra para uma tendência de alta quando o preço atinge o suporte da linha de tendência e depois se move acima da MA.
Ao usar a média móvel exponencial, a cruz dourada sinaliza a região e o momento para a entrada. Quando a EMA cruza por baixo em uma tendência de alta, em torno da região do suporte da linha de tendência, isso pode ser uma boa compra. Da mesma forma, quando a EMA cruza de cima em uma tendência de baixa e o preço segue para o sul perto da resistência da linha de tendência, isso cria uma oportunidade de venda.
O volume é uma métrica vital ao negociar com a tendência ou ao negociar quebras. O volume no gráfico de preços revela a força dos compradores e vendedores. Quando o preço de uma criptomoeda se aproxima do suporte da linha de tendência e é suportado por um volume de compra elevado, os compradores estão prontos para empurrar o preço para cima. O oposto é verdadeiro quando a compravolumeé baixo.
As linhas de tendência são fáceis de desenhar: As linhas de tendência tornam fácil até para os novatos detectar a direção do preço de uma criptomoeda e a taxa de variação do preço.
As linhas de tendência podem oferecer um enorme RRR: Ao negociar com linhas de tendência, os traders podem se dar ao luxo de usar um stop-loss pequeno. Isso dá ao trader uma maior relação risco-recompensa (RRR), ou seja, menor risco com recompensas maiores.
As linhas de tendência podem ser usadas em todos os horizontes temporais: quer se trate do horizonte temporal de 5 minutos ou do horizonte temporal de 1 dia, as linhas de tendência podem detetar sentimentos de alta ou baixa.
As linhas de tendência baseiam-se em dados passados: As linhas de tendência são desenhadas com base em dados passados, por isso podem não refletir com precisão os movimentos de preço futuros.
As tendências podem mudar: As tendências podem mudar ao longo do tempo, e uma linha de tendência que antes era precisa pode já não ser relevante.
As linhas de tendência são subjetivas: Não deve ser usada nenhuma resistência ou suporte específico para desenhar uma linha de tendência. A escolha dos pontos de início e fim para uma linha de tendência pode ser subjetiva, o que pode afetar a precisão da linha de tendência.
Uma linha de tendência pode ser útil para identificar tendências e prever movimentos de preços, mas não pode depender apenas dela. Os traders devem ter cuidado ao usá-las em conjunto com outras técnicas de análise e indicadores. Ao fazer isso, o risco também deve ser gerido de forma eficaz. Por fim, teste diferentes estratégias de linha de tendência numa conta demo antes de as usar na negociação em tempo real.
分享
目录
O que é um gráfico analisado sem uma linha de tendência? A resposta é simples! Um gráfico analisado sem uma linha de tendência é como um mapa sem rotas. Assim como um mapa precisa de rotas traçadas para amplificar direções específicas, um gráfico de criptomoeda precisa de linhas de tendência para ajudar os traders a encontrar a direção do mercado.
As linhas de tendência são uma das ferramentas de gráficos mais populares e quase todos os traders utilizam esta ferramenta para análise. Se deseja saber como e quando usar linhas de tendência e levar as suas habilidades de análise técnica para o próximo nível, então este artigo é perfeito para si. Mas primeiro, o que exatamente é uma linha de tendência?
As linhas de tendência são linhas retas que os traders desenham nos gráficos para conectar níveis significativos de suporte e resistência. A linha oferece uma imagem mais clara de para onde o mercado está indo. As linhas de tendência facilitam para os traders identificar a direção do preço, seguir a tendência e fazer entradas em níveis de preço melhores.
Curiosamente, as linhas de tendência revelam muito mais do que a direção do mercado. As linhas de tendência também revelam a velocidade do movimento de preços e amplificam as zonas de demanda e oferta. Embora as linhas de tendência sejam ferramentas muito simples, apenas uma linha reta e nada mais, podem ser usadas para tomar grandes decisões comerciais se forem usadas de forma eficaz.
É fácil decifrar a faixa de preço das criptomoedas com linhas de tendência. Às vezes, o mercado pode estar em uma tendência de alta; outras vezes, pode estar em uma tendência de baixa. Ainda em outras ocasiões, os preços podem se mover horizontalmente, criando assim um mercado de alcance.
Na negociação, uma tendência de alta refere-se a um movimento ou tendência geral para cima no preço de uma criptomoeda. Isso significa que o preço aumenta significativamente ao longo do tempo. Durante uma tendência de alta, pode haver recuos no preço, mas, no geral, o ativo de criptografia aumenta de valor.
Por outro lado, uma tendência de baixa refere-se a um movimento constante para baixo no preço de um ativo. Isso significa que o preço da criptomoeda diminui ao longo do tempo. Desenhar linhas de tendência torna mais fácil identificar tendências e entender a direção do mercado.
Para identificar e desenhar uma linha de tendência, siga estes passos simples:
Num piscar de olhos, uma linha de tendência perfeita conecta dois ou mais pontos de resistência ou pontos de suporte. Os níveis de suporte geralmente estão conectados entre si, e os níveis de resistência estão conectados entre si.
O gráfico do Bitcoin acima mostra uma linha de tendência conectando três pontos de suporte. A linha de tendência captura uma tendência de alta para o BTC no período de 3 horas. Note que uma linha de tendência pode ter pavios sobrepostos, uma vez que as linhas de tendência têm como objetivo identificar a direção do mercado e não pontos de preço extremamente específicos.
A coisa mais importante a ter em mente ao desenhar uma linha de tendência é identificar a tendência, pontos de suporte e resistência e níveis de preço significativos para esperar uma reação de preço. Curiosamente, mesmo tendo isso em mente, você ainda pode não acertar.
O primeiro erro a evitar ao desenhar uma linha de tendência é torná-la muito íngreme. Uma linha de tendência deve ter a aparência de uma inclinação. No entanto, uma inclinação extremamente acentuada formará uma linha de tendência terrível. A imagem abaixo exemplifica uma inclinação muito acentuada e uma linha de tendência ruim.
Fonte: TradingView
Para além da inclinação acentuada da encosta, os pontos ligados tornam a linha de tendência uma linha de tendência muito má. As linhas de tendência devem ligar níveis claros de resistência ou de suporte, não apenas quaisquer dois pontos de preço.
Existem diferentes estratégias de negociação de linha de tendência. Como muitas técnicas de negociação exigem que os traders identifiquem a direção do mercado, as linhas de tendência são quase sempre necessárias. A tendência é sua amiga, então sempre flua com ela, a menos que seja quebrada. Quando é quebrada, você pode negociar breakouts se o gráfico mostrar um forte sinal de reversão.
Os traders usam linhas de tendência para identificar níveis de suporte e resistência. Em vez de aderir rigidamente à linha, os traders tendem a aderir ao nível ou região. Assim, os traders ficam atentos à reação neste nível de preço uma vez que a linha de tendência foi desenhada e o preço se aproxima da linha de tendência.
Fonte da Imagem: TradingView
A partir da imagem acima, o preço do Bitcoin desceu pela encosta, o que foi confirmado pela linha de tendência. A linha de tendência ligava três níveis de preço significativos ou pontos de resistência.
A linha de tendência ajuda os traders a procurar oportunidades de venda ou de venda a descoberto. Depois de ligar dois ou três níveis de resistência, uma posição de venda pode ser ativada quando o preço testar novamente a linha de tendência.
As linhas de tendência também podem ser usadas para negociar quebras ou inversões de tendência. Após um longo período de queda ou alta, o mercado pode estar prestes a reverter. As linhas de tendência facilitam para os traders identificar quando entrar ou não em um mercado.
Fonte da imagem: TradingView
Nada dura para sempre, nem mesmo tendências baixistas. No gráfico do Bitcoin acima, os traders baixistas devem ter se divertido ao vender o mercado a partir da região de $36K para abaixo de $30K. Como esperado, a tendência eventualmente parou, levando a uma quebra no preço.
Quando o preço rompe uma linha de tendência com um volume enorme, isso poderia sinalizar uma mudança de tendência. O Bitcoin rompeu a linha de tendência por volta da região de $32K, e o candlestick formado acima da linha de tendência revela que a pressão de compra estava alta.
Alguns rompimentos podem ser acompanhados por um reteste da linha de tendência, enquanto outros podem não. Neste caso, o preço não retestou a linha de tendência antes de continuar com seu momento de alta.
No mundo comercial, é uma ofensa grave entrar ou sair do mercado usando apenas dados de linhas de tendência. As linhas de tendência funcionam harmoniosamente com padrões de gráfico, zonas de demanda e oferta e até mesmo indicadores. Aqui estão alguns dos dados mais comuns para combinar com as linhas de tendência para maior precisão.
À medida que o preço se aproxima de uma linha de tendência, formação de candlestickpode ser usado para confirmar uma reversão potencial. Para uma linha de tendência que conecta dois níveis de resistência, uma reversão baixista pode estar iminente se o preço se aproximar da linha de tendência pela terceira vez e as velas verdes formadas ao redor dessa região continuarem a diminuir. Velas verdes de tamanho menor indicam que os compradores estão perdendo sua força.
A formação de candlesticks de reversão baixista à medida que o preço se aproxima da linha de tendência é outro sinal positivo em uma tendência de baixa. A estrela cadente e o candlestick de engolfo baixista são os candlesticks de reversão baixista mais fortes em que se pode confiar. Quando avistados ao redor da linha de tendência em uma tendência de baixa, você deve se preparar para pressionar o botão de venda.
As linhas de tendência também são usadas com médias móveispara confirmar entradas ou saídas. As médias móveis mostram o preço médio de um ativo em pontos de dados específicos e prazos. Você pode colocar uma ordem de venda para uma tendência de baixa quando o preço atinge a resistência da linha de tendência e se move abaixo da média móvel. Da mesma forma, você pode criar uma ordem de compra para uma tendência de alta quando o preço atinge o suporte da linha de tendência e depois se move acima da MA.
Ao usar a média móvel exponencial, a cruz dourada sinaliza a região e o momento para a entrada. Quando a EMA cruza por baixo em uma tendência de alta, em torno da região do suporte da linha de tendência, isso pode ser uma boa compra. Da mesma forma, quando a EMA cruza de cima em uma tendência de baixa e o preço segue para o sul perto da resistência da linha de tendência, isso cria uma oportunidade de venda.
O volume é uma métrica vital ao negociar com a tendência ou ao negociar quebras. O volume no gráfico de preços revela a força dos compradores e vendedores. Quando o preço de uma criptomoeda se aproxima do suporte da linha de tendência e é suportado por um volume de compra elevado, os compradores estão prontos para empurrar o preço para cima. O oposto é verdadeiro quando a compravolumeé baixo.
As linhas de tendência são fáceis de desenhar: As linhas de tendência tornam fácil até para os novatos detectar a direção do preço de uma criptomoeda e a taxa de variação do preço.
As linhas de tendência podem oferecer um enorme RRR: Ao negociar com linhas de tendência, os traders podem se dar ao luxo de usar um stop-loss pequeno. Isso dá ao trader uma maior relação risco-recompensa (RRR), ou seja, menor risco com recompensas maiores.
As linhas de tendência podem ser usadas em todos os horizontes temporais: quer se trate do horizonte temporal de 5 minutos ou do horizonte temporal de 1 dia, as linhas de tendência podem detetar sentimentos de alta ou baixa.
As linhas de tendência baseiam-se em dados passados: As linhas de tendência são desenhadas com base em dados passados, por isso podem não refletir com precisão os movimentos de preço futuros.
As tendências podem mudar: As tendências podem mudar ao longo do tempo, e uma linha de tendência que antes era precisa pode já não ser relevante.
As linhas de tendência são subjetivas: Não deve ser usada nenhuma resistência ou suporte específico para desenhar uma linha de tendência. A escolha dos pontos de início e fim para uma linha de tendência pode ser subjetiva, o que pode afetar a precisão da linha de tendência.
Uma linha de tendência pode ser útil para identificar tendências e prever movimentos de preços, mas não pode depender apenas dela. Os traders devem ter cuidado ao usá-las em conjunto com outras técnicas de análise e indicadores. Ao fazer isso, o risco também deve ser gerido de forma eficaz. Por fim, teste diferentes estratégias de linha de tendência numa conta demo antes de as usar na negociação em tempo real.