Nos últimos anos, os Ativos do Mundo Real (RWAs) têm experimentado um crescimento rápido e transformador. Ao tokenizar ativos tradicionalmente ilíquidos, como imóveis, obras de arte, títulos do governo e ações, os RWAs estão a reduzir a diferença entre as finanças convencionais e o mundo emergente das finanças descentralizadas (DeFi). Esta integração não só melhora a liquidez, transparência e acessibilidade, mas também desbloqueia novas oportunidades para a inovação financeira. Um relatório conjunto do Boston Consulting Group e ADDX previu que o mercado de ativos ilíquidos tokenizados poderia atingir os 16 trilhões de dólares até 2030.
Os oráculos desempenham um papel crucial na tokenização de ativos off-chain. Eles obtêm dados externos e os entregam on-chain. Isso permite que os contratos inteligentes operem de forma transparente e autônoma. No final de março, o Chronicle - uma rede de oráculos derivada do ecossistema MakerDAO (agora Sky) - encerrou uma rodada inicial de $12 milhões. Com mais de $10,2 bilhões em Valor Total Segurado (TVS), o Chronicle agora se destaca como o segundo maior provedor de oráculos do setor, atraindo mais uma vez a atenção do mercado.
Este artigo mergulha na jornada de desenvolvimento do Chronicle, abrangendo sua equipe, arquitetura técnica, crescimento do ecossistema e roteiro, e lança luz sobre seu potencial a longo prazo.
Com um forte foco em DeFi e Ativos do Mundo Real (RWA), o Chronicle é uma infraestrutura de oráculo descentralizada projetada para fornecer uma transmissão de dados contínua e verificável através de blockchains.
Origem: @ChronicleLabs
Chronicle foi o primeiro oráculo lançado no Ethereum e agora suporta uma lista crescente de ecossistemas, incluindo Arbitrum, Mantle, Scroll e Berachain. Até 8 de abril, o Chronicle relata mais de $10,2 bilhões em TVS e opera 1.296 oráculos. Baseado apenas em TVS, o Chronicle detém uma participação de mercado de 17%, classificando-se em segundo lugar entre os provedores de Oráculos. Ele fez parceria com protocolos famosos como MakerDAO, Spark e Morpho.
Fonte: defillama.com
Chronicle pioneirou a arquitetura Scribe, um novo framework Oracle que utiliza a agregação de assinaturas Schnorr para reduzir drasticamente os custos de dados on-chain. Ao desacoplar o número de validadores das taxas de gás, o Scribe reduz os custos de gás do Oracle L1 em mais de 60% e os custos do L2 em mais de 68%.
A Chronicle ainda não lançou um token, mas os utilizadores podem atualmente ganhar Pontos Chronicle ao participarem em atividades do ecossistema SKY. Estes pontos deverão poder ser trocados por tokens Chronicle numa data posterior.
Chronicle não é um recém-chegado ao cenário do Oracle; é um projeto experiente que foi lançado em 2017. Inicialmente, era o módulo Oracle para MakerDAO e era exclusivamente usado dentro do ecossistema MakerDAO para suportar SAI, o precursor do DAI.
Em 2022, o fundador da MakerDAO, Rune Christensen, propôs o plano “Endgame” - uma visão para evoluir a MakerDAO através de arquitetura modular, governança descentralizada e integração de ativos do mundo real (RWA). Esta mudança estratégica preparou o terreno para o spin-off da Chronicle. Até 2023, a Chronicle Labs foi formalmente estabelecida, e a Chronicle tornou-se uma entidade independente, expandindo seus serviços de dados para além da MakerDAO. Até à data, processou mais de $22 mil milhões em valor total garantido (TVS).
Nascida do ecossistema da MakerDAO, a equipa principal da Chronicle é em grande parte proveniente das mesmas raízes. O fundador Niklas Kunkel foi um dos contribuidores principais originais da MakerDAO e liderou anteriormente o desenvolvimento de backend e oráculos. Ele liderou projetos como OasisDEX e DSProxy. A líder de crescimento Jen Senhaji também desempenhou um papel no desenvolvimento de negócios na MakerDAO.
Em 25 de março, a Chronicle fechou uma rodada inicial de $12 milhões liderada pela Strobe Ventures (anteriormente BlockTower Capital). Outros apoiadores notáveis incluíram Galaxy Vision Hill, Brevan Howard Digital, Tioga Capital e Fenbushi Capital. Investidores anjos proeminentes, incluindo Rune Christensen (Sky/MakerDAO), Andre Cronje (Sonic, Yearn), Stani Kulechov (Aave) e Mark Phillips (Steakhouse), também participaram.
A Chronicle afirma que o novo financiamento irá acelerar o desenvolvimento do produto, aprofundar parcerias estratégicas e reforçar os esforços de conformidade, fortalecendo assim a sua posição como uma ponte crítica entre as finanças tradicionais e os ativos digitais.
A Chronicle tem como objetivo fornecer validação de dados em tempo real para produtos financeiros tokenizados e está a construir ativamente uma infraestrutura adaptada à adoção em larga escala por instituições. Para criar uma rede descentralizada, segura, escalável e de baixo custo, a Chronicle enfatiza as seguintes características principais:
Chronicle opera atualmente com 25 nós validadores, incluindo jogadores bem estabelecidos como Infura, Etherscan, Gnosis, Gitcoin, Mantle e MakerDAO. Esta estrutura, impulsionada por contribuidores respeitáveis e líderes de mercado, constrói confiança na comunidade, eliminando pontos únicos de falha, o que melhora a segurança e transparência da rede. Além disso, o sistema capacita qualquer usuário a agir como um vigilante, enviando provas de fraude, que podem desativar automaticamente validadores maliciosos.
Fonte: chroniclelabs.org
Ao contrário dos frameworks Oracle convencionais, o Scribe da Chronicle introduz duas inovações-chave:
Antes do Scribe, os oráculos de blockchain dependiam do ECDSA (Algoritmo de Assinatura Digital de Curva Elíptica), onde cada validador assinava individualmente mensagens, resultando numa relação de um para um. Embora isso garantisse segurança e descentralização, também significava que aumentar o número de validadores elevava significativamente o custo de sincronização e atualização de dados on-chain.
Para superar essa limitação, o Chronicle construiu uma arquitetura inovadora que desacopla o número de validadores dos custos de gás on-chain. O Scribe permite conjuntos de validadores grandes ao mesmo tempo que mantém baixa a atualização de dados e os custos on-chain. Especificamente, o Scribe usa a criptografia de Schnorr para aggreGate.io assinaturas e chaves em uma única "super assinatura", que é então autenticada usando ECDSA.
Este esquema de assinatura muitos para um comprime dados em escala. Minimiza o que precisa de ser transmitido para o contrato inteligente Oracle. Como resultado, os custos de gás para atualizações permanecem quase constantes, independentemente do número de validadores. De acordo com um relatório da Messari, no quarto trimestre do ano passado, o custo médio de gás por atualização do Chronicle era de $4.80, em comparação com os $12.27 da Chainlink - uma redução de custos de 60.9%.
Chronicle fornece aos usuários ferramentas essenciais para possibilitar verificabilidade em todos os níveis. Qualquer pessoa pode rastrear dados de ponta a ponta e verificar criptograficamente as assinaturas individuais dos validadores e as assinaturas baseadas em Schnorr que empurram preços na cadeia.
Origem: chroniclelabs.org
A arquitetura do Chronicle é projetada com os desenvolvedores em mente. Ele oferece uma interface única e unificada para integração entre cadeias sem problemas, o que permite a implantação em apenas alguns minutos. Atualmente, o Chronicle suporta 14 redes blockchain, incluindo Ethereum, Arbitrum, Mantle, zkSync e Base.
Chronicle concentra-se em fornecer infraestrutura de dados para os setores DeFi e RWA. Para protocolos DeFi, o Chronicle fornece tipos de dados chave, incluindo preços de ativos criptográficos, taxas de câmbio de moedas fiduciárias e rendimentos de staking. Adota um modelo de push para fornecer atualizações de preços em tempo real numa base por minuto ou por hora, ou sempre que as flutuações de preços excedam um limiar predefinido.
No domínio de RWA (Real-World Assets), a Chronicle desenvolveu um produto Oracle exclusivo chamado Verified Asset. Construído no protocolo Chronicle, esse Oracle verifica de forma segura e transparente a integridade e qualidade de ativos off-chain, como imóveis, obras de arte, ouro, bem como instrumentos financeiros como obrigações do governo e ações, transmite os dados resultantes on-chain e os entrega diretamente a contratos inteligentes e aplicações baseadas em blockchain. O Verified Asset atualmente suporta parceiros-chave, incluindo M^0, a plataforma de tokenização Centrifuge e o protocolo de investimento on-chain Superstate.
Fonte: chroniclelabs.org/blog
Tomemos M^0 como exemplo. Esta é uma infraestrutura descentralizada que permite a instituições emitir stablecoins e outros ativos cripto-nativos. Através desta colaboração, o Chronicle verifica a existência e avaliação do colateral do emissor (como títulos do Tesouro dos EUA a curto prazo). Uma vez concluída a verificação, o Chronicle gera uma assinatura digital verificável que determina a quantidade exata de tokens que o emissor pode criar.
Para expandir seu ecossistema, o Chronicle lançou várias iniciativas de incentivo, incluindo um programa de embaixadores da comunidade, um programa de recompensas por bugs e hackathons. Juntas, essas iniciativas fornecem aos participantes um suporte abrangente - financeiro, técnico e operacional.
Em meados de setembro do ano passado, a Chronicle associou-se à SKY para lançar um programa de Pontos com o objetivo de impulsionar o envolvimento da comunidade. Os utilizadores podem apostar USDS (uma stablecoin do protocolo SKY, vista como uma versão melhorada do DAI) em três plataformas - Sky.Money, Spark e Summer Fi - para ganhar Pontos da Chronicle, que mais tarde serão resgatáveis numa proporção de 10 Pontos = 1 token CLE. O fornecimento total de tokens CLE está limitado a 10 mil milhões, com 3,75 mil milhões de Pontos da Chronicle emitidos anualmente.
A 10 de março, o Sky.Money sozinho mostra mais de $21.5 milhões em valor USDS apostado, com mais de 2.098 biliões de pontos acumulados.
Origem: info.sky.money
Estes esforços colaborativos destacam a estreita relação entre Chronicle e SKY. Esta alinhamento estratégico fornece à Chronicle a profunda experiência em DeFi, experiência operacional e recursos do ecossistema da SKY. Oferece um impulso significativo para o seu crescimento a longo prazo.
Para além disso, o Chronicle continua a expandir a sua rede e formou parcerias sólidas com players de destaque na indústria, incluindo BadgerDAO, Lido, Circle, Dolomite, Euler, Coinbase e Gnosis Pay.
A Chronicle ainda não divulgou um roadmap detalhado, mas as declarações dos membros da equipe indicam que o desenvolvimento do produto é uma prioridade máxima para este ano, com uma ampla gama de novas funcionalidades esperadas para serem lançadas em breve. No seu recente anúncio de financiamento, a equipe também enfatizou a expansão de parcerias e o aprimoramento das medidas de conformidade.
Dito isto, para manter uma posição de liderança no espaço do Oracle, Chronicle deve naviGate.io vários desafios-chave:
A Chronicle surgiu do ecossistema SKY, aproveitando as suas sinergias profundamente enraizadas para estabelecer uma posição distinta no panorama da Oracle. A sua nova arquitetura Scribe, desacoplando o número de validadores dos custos de gás, desbloqueou uma maior descentralização, escalabilidade e eficiência operacional.
Embora o Chronicle tenha alcançado marcos importantes, com o TVS agora excedendo $10 bilhões, ainda enfrenta desafios formidáveis em torno do desenvolvimento de tecnologia, governança de validadores, incentivos da comunidade e expansão do ecossistema. O sucesso contínuo exigirá persistência, foco estratégico e execução disciplinada.
Nos últimos anos, os Ativos do Mundo Real (RWAs) têm experimentado um crescimento rápido e transformador. Ao tokenizar ativos tradicionalmente ilíquidos, como imóveis, obras de arte, títulos do governo e ações, os RWAs estão a reduzir a diferença entre as finanças convencionais e o mundo emergente das finanças descentralizadas (DeFi). Esta integração não só melhora a liquidez, transparência e acessibilidade, mas também desbloqueia novas oportunidades para a inovação financeira. Um relatório conjunto do Boston Consulting Group e ADDX previu que o mercado de ativos ilíquidos tokenizados poderia atingir os 16 trilhões de dólares até 2030.
Os oráculos desempenham um papel crucial na tokenização de ativos off-chain. Eles obtêm dados externos e os entregam on-chain. Isso permite que os contratos inteligentes operem de forma transparente e autônoma. No final de março, o Chronicle - uma rede de oráculos derivada do ecossistema MakerDAO (agora Sky) - encerrou uma rodada inicial de $12 milhões. Com mais de $10,2 bilhões em Valor Total Segurado (TVS), o Chronicle agora se destaca como o segundo maior provedor de oráculos do setor, atraindo mais uma vez a atenção do mercado.
Este artigo mergulha na jornada de desenvolvimento do Chronicle, abrangendo sua equipe, arquitetura técnica, crescimento do ecossistema e roteiro, e lança luz sobre seu potencial a longo prazo.
Com um forte foco em DeFi e Ativos do Mundo Real (RWA), o Chronicle é uma infraestrutura de oráculo descentralizada projetada para fornecer uma transmissão de dados contínua e verificável através de blockchains.
Origem: @ChronicleLabs
Chronicle foi o primeiro oráculo lançado no Ethereum e agora suporta uma lista crescente de ecossistemas, incluindo Arbitrum, Mantle, Scroll e Berachain. Até 8 de abril, o Chronicle relata mais de $10,2 bilhões em TVS e opera 1.296 oráculos. Baseado apenas em TVS, o Chronicle detém uma participação de mercado de 17%, classificando-se em segundo lugar entre os provedores de Oráculos. Ele fez parceria com protocolos famosos como MakerDAO, Spark e Morpho.
Fonte: defillama.com
Chronicle pioneirou a arquitetura Scribe, um novo framework Oracle que utiliza a agregação de assinaturas Schnorr para reduzir drasticamente os custos de dados on-chain. Ao desacoplar o número de validadores das taxas de gás, o Scribe reduz os custos de gás do Oracle L1 em mais de 60% e os custos do L2 em mais de 68%.
A Chronicle ainda não lançou um token, mas os utilizadores podem atualmente ganhar Pontos Chronicle ao participarem em atividades do ecossistema SKY. Estes pontos deverão poder ser trocados por tokens Chronicle numa data posterior.
Chronicle não é um recém-chegado ao cenário do Oracle; é um projeto experiente que foi lançado em 2017. Inicialmente, era o módulo Oracle para MakerDAO e era exclusivamente usado dentro do ecossistema MakerDAO para suportar SAI, o precursor do DAI.
Em 2022, o fundador da MakerDAO, Rune Christensen, propôs o plano “Endgame” - uma visão para evoluir a MakerDAO através de arquitetura modular, governança descentralizada e integração de ativos do mundo real (RWA). Esta mudança estratégica preparou o terreno para o spin-off da Chronicle. Até 2023, a Chronicle Labs foi formalmente estabelecida, e a Chronicle tornou-se uma entidade independente, expandindo seus serviços de dados para além da MakerDAO. Até à data, processou mais de $22 mil milhões em valor total garantido (TVS).
Nascida do ecossistema da MakerDAO, a equipa principal da Chronicle é em grande parte proveniente das mesmas raízes. O fundador Niklas Kunkel foi um dos contribuidores principais originais da MakerDAO e liderou anteriormente o desenvolvimento de backend e oráculos. Ele liderou projetos como OasisDEX e DSProxy. A líder de crescimento Jen Senhaji também desempenhou um papel no desenvolvimento de negócios na MakerDAO.
Em 25 de março, a Chronicle fechou uma rodada inicial de $12 milhões liderada pela Strobe Ventures (anteriormente BlockTower Capital). Outros apoiadores notáveis incluíram Galaxy Vision Hill, Brevan Howard Digital, Tioga Capital e Fenbushi Capital. Investidores anjos proeminentes, incluindo Rune Christensen (Sky/MakerDAO), Andre Cronje (Sonic, Yearn), Stani Kulechov (Aave) e Mark Phillips (Steakhouse), também participaram.
A Chronicle afirma que o novo financiamento irá acelerar o desenvolvimento do produto, aprofundar parcerias estratégicas e reforçar os esforços de conformidade, fortalecendo assim a sua posição como uma ponte crítica entre as finanças tradicionais e os ativos digitais.
A Chronicle tem como objetivo fornecer validação de dados em tempo real para produtos financeiros tokenizados e está a construir ativamente uma infraestrutura adaptada à adoção em larga escala por instituições. Para criar uma rede descentralizada, segura, escalável e de baixo custo, a Chronicle enfatiza as seguintes características principais:
Chronicle opera atualmente com 25 nós validadores, incluindo jogadores bem estabelecidos como Infura, Etherscan, Gnosis, Gitcoin, Mantle e MakerDAO. Esta estrutura, impulsionada por contribuidores respeitáveis e líderes de mercado, constrói confiança na comunidade, eliminando pontos únicos de falha, o que melhora a segurança e transparência da rede. Além disso, o sistema capacita qualquer usuário a agir como um vigilante, enviando provas de fraude, que podem desativar automaticamente validadores maliciosos.
Fonte: chroniclelabs.org
Ao contrário dos frameworks Oracle convencionais, o Scribe da Chronicle introduz duas inovações-chave:
Antes do Scribe, os oráculos de blockchain dependiam do ECDSA (Algoritmo de Assinatura Digital de Curva Elíptica), onde cada validador assinava individualmente mensagens, resultando numa relação de um para um. Embora isso garantisse segurança e descentralização, também significava que aumentar o número de validadores elevava significativamente o custo de sincronização e atualização de dados on-chain.
Para superar essa limitação, o Chronicle construiu uma arquitetura inovadora que desacopla o número de validadores dos custos de gás on-chain. O Scribe permite conjuntos de validadores grandes ao mesmo tempo que mantém baixa a atualização de dados e os custos on-chain. Especificamente, o Scribe usa a criptografia de Schnorr para aggreGate.io assinaturas e chaves em uma única "super assinatura", que é então autenticada usando ECDSA.
Este esquema de assinatura muitos para um comprime dados em escala. Minimiza o que precisa de ser transmitido para o contrato inteligente Oracle. Como resultado, os custos de gás para atualizações permanecem quase constantes, independentemente do número de validadores. De acordo com um relatório da Messari, no quarto trimestre do ano passado, o custo médio de gás por atualização do Chronicle era de $4.80, em comparação com os $12.27 da Chainlink - uma redução de custos de 60.9%.
Chronicle fornece aos usuários ferramentas essenciais para possibilitar verificabilidade em todos os níveis. Qualquer pessoa pode rastrear dados de ponta a ponta e verificar criptograficamente as assinaturas individuais dos validadores e as assinaturas baseadas em Schnorr que empurram preços na cadeia.
Origem: chroniclelabs.org
A arquitetura do Chronicle é projetada com os desenvolvedores em mente. Ele oferece uma interface única e unificada para integração entre cadeias sem problemas, o que permite a implantação em apenas alguns minutos. Atualmente, o Chronicle suporta 14 redes blockchain, incluindo Ethereum, Arbitrum, Mantle, zkSync e Base.
Chronicle concentra-se em fornecer infraestrutura de dados para os setores DeFi e RWA. Para protocolos DeFi, o Chronicle fornece tipos de dados chave, incluindo preços de ativos criptográficos, taxas de câmbio de moedas fiduciárias e rendimentos de staking. Adota um modelo de push para fornecer atualizações de preços em tempo real numa base por minuto ou por hora, ou sempre que as flutuações de preços excedam um limiar predefinido.
No domínio de RWA (Real-World Assets), a Chronicle desenvolveu um produto Oracle exclusivo chamado Verified Asset. Construído no protocolo Chronicle, esse Oracle verifica de forma segura e transparente a integridade e qualidade de ativos off-chain, como imóveis, obras de arte, ouro, bem como instrumentos financeiros como obrigações do governo e ações, transmite os dados resultantes on-chain e os entrega diretamente a contratos inteligentes e aplicações baseadas em blockchain. O Verified Asset atualmente suporta parceiros-chave, incluindo M^0, a plataforma de tokenização Centrifuge e o protocolo de investimento on-chain Superstate.
Fonte: chroniclelabs.org/blog
Tomemos M^0 como exemplo. Esta é uma infraestrutura descentralizada que permite a instituições emitir stablecoins e outros ativos cripto-nativos. Através desta colaboração, o Chronicle verifica a existência e avaliação do colateral do emissor (como títulos do Tesouro dos EUA a curto prazo). Uma vez concluída a verificação, o Chronicle gera uma assinatura digital verificável que determina a quantidade exata de tokens que o emissor pode criar.
Para expandir seu ecossistema, o Chronicle lançou várias iniciativas de incentivo, incluindo um programa de embaixadores da comunidade, um programa de recompensas por bugs e hackathons. Juntas, essas iniciativas fornecem aos participantes um suporte abrangente - financeiro, técnico e operacional.
Em meados de setembro do ano passado, a Chronicle associou-se à SKY para lançar um programa de Pontos com o objetivo de impulsionar o envolvimento da comunidade. Os utilizadores podem apostar USDS (uma stablecoin do protocolo SKY, vista como uma versão melhorada do DAI) em três plataformas - Sky.Money, Spark e Summer Fi - para ganhar Pontos da Chronicle, que mais tarde serão resgatáveis numa proporção de 10 Pontos = 1 token CLE. O fornecimento total de tokens CLE está limitado a 10 mil milhões, com 3,75 mil milhões de Pontos da Chronicle emitidos anualmente.
A 10 de março, o Sky.Money sozinho mostra mais de $21.5 milhões em valor USDS apostado, com mais de 2.098 biliões de pontos acumulados.
Origem: info.sky.money
Estes esforços colaborativos destacam a estreita relação entre Chronicle e SKY. Esta alinhamento estratégico fornece à Chronicle a profunda experiência em DeFi, experiência operacional e recursos do ecossistema da SKY. Oferece um impulso significativo para o seu crescimento a longo prazo.
Para além disso, o Chronicle continua a expandir a sua rede e formou parcerias sólidas com players de destaque na indústria, incluindo BadgerDAO, Lido, Circle, Dolomite, Euler, Coinbase e Gnosis Pay.
A Chronicle ainda não divulgou um roadmap detalhado, mas as declarações dos membros da equipe indicam que o desenvolvimento do produto é uma prioridade máxima para este ano, com uma ampla gama de novas funcionalidades esperadas para serem lançadas em breve. No seu recente anúncio de financiamento, a equipe também enfatizou a expansão de parcerias e o aprimoramento das medidas de conformidade.
Dito isto, para manter uma posição de liderança no espaço do Oracle, Chronicle deve naviGate.io vários desafios-chave:
A Chronicle surgiu do ecossistema SKY, aproveitando as suas sinergias profundamente enraizadas para estabelecer uma posição distinta no panorama da Oracle. A sua nova arquitetura Scribe, desacoplando o número de validadores dos custos de gás, desbloqueou uma maior descentralização, escalabilidade e eficiência operacional.
Embora o Chronicle tenha alcançado marcos importantes, com o TVS agora excedendo $10 bilhões, ainda enfrenta desafios formidáveis em torno do desenvolvimento de tecnologia, governança de validadores, incentivos da comunidade e expansão do ecossistema. O sucesso contínuo exigirá persistência, foco estratégico e execução disciplinada.