O debate sobre modularidade e integração é comum, mas ambos tendem a um resultado semelhante: as cadeias modulares são inicialmente otimizadas para verificabilidade e descentralização, enquanto as cadeias integradas são otimizadas para baixa latência e alta taxa de transferência.
A Aptos é um dos maiores participantes do acampamento integrado, com sua equipe de desenvolvimento Aptos Labs tendo levantado aproximadamente US$ 400 milhões. Desde seu lançamento em outubro de 2022, a rede se atualizou rapidamente, com mais de 40 AIPs e 8 versões principais. O ecossistema Aptos, embora relativamente jovem, já inclui projetos como uma carteira de pedidos on-chain, perp DEX e plataformas de mídia social. Em testes recentes de mainnet, a Aptos atingiu um pico de 30.000 TPS e mais de 2 bilhões de transações diárias, com uma meta de ultrapassar 1 milhão de TPS. Se continuar as atualizações tecnológicas, atrair desenvolvedores e usuários, o Aptos está pronto para o sucesso.
Aptos originou-se dos projetos Diem e Novi da Meta. Em 2019, a Meta (anteriormente Facebook) anunciou oficialmente o lançamento de uma rede de pagamento baseada em blockchain. O projeto consistia na cadeia autorizada Diem (inicialmente chamada Libra) e na carteira Novi (inicialmente chamada Calibra). Desenvolvido pela Associação Diem e pela subsidiária da Facebook, Novi Financial. Devido à resistência regulatória, Diem e Novi nunca foram lançados. Em janeiro de 2022, Diem vendeu seus ativos para a Silvergate Capital. Em setembro de 2022, a Meta anunciou o fim do Novi.
Aptos Labs foi fundada em dezembro de 2021 e lançada oficialmente em fevereiro de 2022. Aptos Labs foi co-fundada por Mo Sheikh, chefe de estratégia do parceiro estratégico da Novi, e Avery Ching, engenheiro de software-chefe da Novi. Outros membros fundadores da equipe incluem Ph.D., pesquisadores, engenheiros, designers e especialistas estratégicos, muitos dos quais haviam trabalhado na Diem ou na Novi.
Em março de 2022, a Aptos Labs anunciou uma rodada de financiamento de $200 milhões, juntamente com o lançamento de sua Devnet pública e repositório de código aberto. Esse financiamento incluiu ações e opções de tokens, liderado pela a16z, com a participação da Multicoin Capital, ParaFi Capital, Coinbase Ventures e muitos outros investidores. Em julho de 2022, a Aptos Labs anunciou outra rodada de financiamento de $150 milhões, avaliando a empresa em $2 bilhões, liderada pela FTX Ventures e Jump Crypto. A FTX Ventures também participou da primeira rodada; seu investimento agora é gerenciado pelo processo de falência da FTX. Outros investimentos estratégicos da Binance Labs e Dragonfly Capital elevaram o financiamento total para aproximadamente $400 milhões.
Depois que a Aptos Labs lançou o whitepaper da Aptos em agosto de 2022, a mainnet entrou no ar em outubro de 2022. As exchanges centralizadas aumentaram o suporte ao token nativo APT da Aptos antes do lançamento completo das informações tokenômicas, levantando preocupações. Mo Sheikh reconheceu essas preocupações em um tuíte no dia seguinte. Desde o lançamento da mainnet, a rede Aptos passou por diversas atualizações, com a versão atual sendo a V1.8.0. A Fundação Aptos, sem fins lucrativos, lidera o desenvolvimento do ecossistema Aptos.
A pilha de tecnologia Aptos é projetada em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização, introduzindo muitos novos mecanismos para o Aptos.
Aptos é uma rede L1 que utiliza o protocolo de consenso AptosBFTv4, um mecanismo de Prova Delegada de Participação (DPoS).
AptosBFT (inicialmente conhecido como DiemBFT) passou por quatro iterações durante a era do Diem e mais tarde foi adaptado para a blockchain sem permissão da Aptos. O AptosBFT inicial foi baseado no HotStuff, que por sua vez se baseia no tradicional protocolo de Tolerância a Falhas Bizantinas Práticas (pBFT). A implantação atual, AptosBFTv4, é baseada no Jolteon, que introduz uma mudança de visão secundária semelhante a pBFT para aumentar a latência do HotStuff em 50%.
Além disso, para mitigar atrasos causados por erros de liderança, o AptosBFT seleciona líderes com base não apenas no staking, mas também no desempenho (essencialmente “reputação”). O desempenho do validador é medido para avaliar suas taxas de sucesso como líderes (frequência de seus blocos propostos) e como não líderes (frequência de seus votos em propostas).
Na atualização Aptos V1.5 concluída em 18 de julho de 2023, a implantação do Quorum Store aumentou ainda mais a capacidade de transmissão do Aptos. O Quorum Store é uma implementação do protocolo de pool de memória Narwhale, otimizando o consenso ao separar a propagação de dados do consenso. A separação entre a propagação de dados e o consenso é uma descoberta fundamental no artigo de pesquisa "Narwhal e Tusk", co-escrito por pesquisadores dos laboratórios Aptos e Mysten Labs.
Antes do Quorum Store, o processamento de transações envolvia dois estágios: pool de memória e consenso.
Isso levou a dois gargalos:
A Quorum Store introduziu uma etapa intermediária entre o pool de memória e os protocolos de consenso. O processo completo agora é o seguinte:
Isso resolve os dois gargalos mencionados anteriormente:
Validadores são recompensados com prêmios inflacionários de staking. Atualmente, todas as taxas de transação são queimadas. As recompensas de staking estão ligadas à reputação dos validadores (staking e desempenho). As recompensas são alocadas e compostas automaticamente dentro de cada época (com duração de duas horas). Os tokens staked são globalmente bloqueados em um ciclo de 30 dias.
Cada validador define uma taxa de comissão, com os tokens restantes sendo passados para seus delegadores. O staking delegado dentro do protocolo foi implementado na mainnet em 20 de abril de 2023. Os delegadores precisam apostar um mínimo de 11 APT para participar da rede. Isso incentiva uma maior participação da comunidade no staking, enquanto o valor mínimo de staking para validadores é de 1 milhão de APT (em 26 de dezembro de 2023, equivalente a 10,5 milhões de USD).
Para validadores, o limite de staking é de 50 milhões de APT, aproximadamente 5% do fornecimento total, o que não é um limite muito restrito. No entanto, se os operadores de validadores adquirirem staking suficiente, são incentivados a lançar vários nós validadores. Vale ressaltar que tokens bloqueados também podem ser usados para staking e ganhar recompensas de liquidez (após o período de desbloqueio global de 30 dias).
Atualmente, não há mecanismo de penalização para validadores offline ou maliciosos, mas tais mecanismos podem ser adicionados por meio de governança no futuro.
Uma vez que os validadores concordam com a ordem de um bloco, eles são obrigados a executar as transações no bloco e armazenar os resultados permanentemente. Muitas blockchains têm um mecanismo de transação sequencial, onde as transações são ordenadas e executadas uma após a outra. Para acelerar a execução, Aptos usa um mecanismo de execução paralela. Além disso, ao contrário de outras redes que processam transações em paralelo, como Solana e Sui, Aptos não requer conhecimento avançado de dependências declaradas pelo usuário.
Para fazer isso, a Aptos usa Block-STM, que é construído com base nos princípios da Memória de Transação de Software (STM) e Controle de Concorrência Otimista (OCC). Bibliotecas STM com OCC seguem um framework geral de execução de transações de forma otimista (ou seja, assumindo que não existem dependências), validando após a execução, abortando quando as dependências aparecem e, finalmente, executando novamente. No entanto, essa abordagem é raramente usada na prática devido a limitações de desempenho causadas pela gestão de dependências e rollback em cascata.
Para atender à implantação e superar essas limitações do sistema STM da OCC, o Block-STM utiliza uma sequência de transações pré-definida para avaliar as dependências e reduzir a quantidade de reversões. Uma das principais descobertas do relatório de pesquisa de Bohm (2014) é que sequências de negociação predeterminadas podem ser algo bom, e não uma maldição. O Block-STM faz um uso ainda melhor da ordem pré-definida do que Bohm, refinando a avaliação de dependências com cada reversão no sistema (assim, reduzindo a chance de mais reversões).
Block-STM melhora ainda mais o STM geral aproveitando vários aspectos da blockchain, incluindo:
Observe que a verificação é muito mais barata do que a execução, então a verificação sequencial (conjuntos de leitura) não é um grande gargalo.
Fase 4: Rollback e reexecução
Quando a transação é revertida, aplique uma tag ESTIMATE ao local de gravação da transação. Então, se transações subsequentes lerem esse local, verão uma tag ESTIMATE. Ao ler a tag ESTIMATE, a execução da transação será suspensa até que o valor sobrescreva a tag ESTIMATE. Isso ocorre uma vez que a transação original abortada é reexecutada com sucesso. Sempre que uma transação é reexecutada, o agendamento garante que quaisquer transações que estejam mais acima na ordem predefinida e dependam dela serão revalidadas.
Essa gestão dinâmica de dependências é um conceito-chave do Block-STM. Sem a etiqueta ESTIMATE, a segunda transação seria executada e possivelmente revertida, porque a sua posição de leitura seria a posição de escrita da transação revertida. Portanto, o Block-STM evita a grande quantidade de trabalho desperdiçado executando transações que podem ser revertidas. Além disso, a gestão dinâmica de dependências traz diversas melhorias para o sistema de dependência inicial. A primeira é que os usuários não precisam declarar dependências, suportando a atomicidade de transações complexas de forma arbitral (transações complexas não precisam ser decompostas). Segundo, ele gerencia dependências apenas quando necessário, ao invés de armazenar dependências para todas as transações. Por fim, a maioria das dependências é baseada em um estado mais recente do que quando o bloco começou.
Etapa 5: Envio
Uma vez que o Block-STM detecta que a saída de execução otimista de uma transação está correta, ela é enviada pelo mecanismo de commit em rolagem. O commit em rolagem depende da sincronização leve para validar e efetivar cada onda de transações antes de processar a próxima onda de transações.
Block-STM alcançou 170.000 TPS com 32 threads no benchmark Aptos. Isso representa uma melhoria de 17x em relação à execução sequencial.
Quando um bloco é confirmado, seus dados são armazenados permanentemente na camada de armazenamento. Enquanto as confirmações são feitas em uma base de bloco por bloco, cada transação individual é armazenada individualmente em uma árvore de Merkle após a execução. Tudo o que acontece na blockchain — incluindo transações, atualizações de estado e eventos — pode ser comprovado criptograficamente com base em um resumo chamado “hash raiz”, que é assinado pelo validador atual para autenticação. Essa abordagem difere de outras blockchains, onde é necessário rastrear a blockchain para verificar transações históricas, permitindo um acesso mais refinado e comprovável aos dados.
Para lidar com grandes quantidades de dados, o Aptos usa dois tipos de árvores de Merkle: árvores de Merkle de água-viva para armazenar dados em disco e árvores de Merkle esparsas em memória para atualizações rápidas. Essas árvores são otimizadas para armazenar dados de forma eficiente e permitir atualizações simultâneas. O Aptos Labs está explorando maneiras adicionais de escalar o armazenamento, especificamente o particionamento de armazenamento, que é detalhado na seção de roadmap.
Move é uma linguagem de bytecode inspirada em Rust e criada pelas equipes Diem e Novi. Move oferece maior flexibilidade e segurança do que Solidity e outras linguagens de programação Web3.
A movimentação é composta por dois tipos de programas: scripts de transação e módulos. Os scripts de transação são atômicos e só podem ser usados uma vez, enquanto os módulos são publicados no estado global e armazenados lá indefinidamente.
Os módulos são semelhantes aos contratos inteligentes em outras linguagens de programação. Eles definem recursos e seus processos associados. Um recurso é como um objeto, e um procedimento é uma operação que pode ser realizada no recurso, como criar, modificar ou excluir. Os recursos são especificamente projetados para representar ativos escassos como tokens. Eles possuem recursos de proteção embutidos que ajudam esses ativos a evitar serem copiados ou descartados erroneamente.
Os módulos aplicam a abstração de dados, onde os tipos são transparentes dentro do módulo declarante e opacos fora do módulo em questão. Em outras palavras, apenas o módulo original pode criar, destruir ou atualizar valores. O acesso externo aos dados do módulo é limitado aos procedimentos públicos expostos pelo módulo. Essas garantias são aplicadas durante a execução pelo verificador de bytecode do Move, um processo que todos os módulos e scripts de transação devem passar antes de poderem ser executados pelo Move VM. Essa abstração de dados é mais evidente no Move do que no Solidity/EVM, onde a encapsulação está disponível, mas a implementação é menos estrita.
A mudança visa eliminar vetores de ataque presentes no Solidity e no EVM, especialmente aqueles causados pela falta de ativos de primeira classe fora do Ethereum e ataques de reentrada.
O objetivo do Move é tornar mais difícil para os desenvolvedores cometerem erros. Além dos verificadores de bytecode, os desenvolvedores também podem usar o Move Prover, uma ferramenta de verificação formal. Claro, o Move não elimina a possibilidade de vulnerabilidades em contratos inteligentes. Os programadores ainda precisam estabelecer invariantes de segurança apropriadas em seus módulos. Além disso, os verificadores de bytecode e o Move Prover não substituem a necessidade de auditoria. A empresa de auditoria CertiK observou várias instâncias de desenvolvedores que não usaram os mecanismos de proteção integrados do Move ou adotaram padrões de programação, muito provavelmente portando designs de código legado que iam contra a filosofia de design do Move.
Segurança do usuário
Aptos possui várias características que otimizam a experiência do usuário e a segurança, incluindo gerenciamento flexível de chaves, transparência nos resultados das transações e suporte a clientes leves.
As contas do Aptos separam chaves privadas de chaves públicas, permitindo uma gestão de chaves flexível. Os usuários podem rodar suas chaves privadas da conta como uma forma de antecipar ou responder a ataques sem a necessidade de transferir todos os ativos para uma nova conta. Os usuários também podem configurar suas contas como multi-assinaturas com permissões diferentes para cada chave pública. Por exemplo, um usuário pode criar uma conta com duas chaves públicas quentes que podem assinar transações e uma chave pública fria que também pode assinar transações, mas também rodar a chave privada. O usuário pode então estipular que 2/3 das chaves da conta são necessárias para assinar a transação.
Para prevenir ataques de phishing e aumentar a transparência, as carteiras podem usar a pré-execução de transações para interpretar os resultados da transação em um formato legível antes que o usuário a assine.
Aptos também aumenta a segurança da transação adicionando tempos de expiração e números de série às transações. Os números de série funcionam como nonces no EVM e ajudam a prevenir ataques de repetição.
Os clientes leves permitem que as pessoas verifiquem facilmente o estado da blockchain baixando apenas os cabeçalhos dos blocos. Isso minimiza as suposições de confiança ao acessar os dados da blockchain. Fazer isso é especialmente importante para blockchains de alto desempenho como Aptos, que possuem requisitos de hardware de nós mais elevados.
Upgradeabilidade
Aptos é projetado para suportar atualizações frequentes de protocolo. Isso se deve em grande parte ao gerenciamento de validadores on-chain, permitindo que os validadores sincronizem facilmente com novas atualizações. Partes do próprio Aptos também são escritas na linguagem Move, o que reduz o tempo necessário para ser listado no mercado, como mencionado acima. Desde o lançamento, Aptos implementou aproximadamente 46 recomendações de otimização.
O token nativo da Aptos, APT, é usado para segurança e resistência a ataques Sybil (validação e staking de delegador), consumo de recursos (taxas de transação) e governança on-chain. Inicialmente, 1 bilhão de APT foi distribuído em várias cestas com diferentes períodos de bloqueio. APT não tem oferta fixa e atualmente tem uma taxa de inflação anual de 6,895%. Todas as taxas de transação são atualmente queimadas.
Como mencionado anteriormente, apenas 1 bilhão de tokens foram distribuídos inicialmente. Além disso, 13% dos tokens não estão bloqueados no início e os tokens restantes são distribuídos de acordo com o cronograma de distribuição. A alocação específica é a seguinte:
Conforme mencionado acima, o APT infla à medida que os stakers recebem recompensas contínuas. No primeiro ano após a criação, a taxa de inflação anual é fixada em 7% e depois diminui 1,5% a cada ano (ou seja, 6,895% no segundo ano) até se estabilizar em 3,25%. Por favor, note que esta taxa é definida com base no fornecimento total inicial de 1 bilhão de APT e está sujeita a governança.
O cronograma de desbloqueio para a distribuição inicial da APT é projetado para evitar grandes eventos de desbloqueio. O aumento mais dramático no fornecimento de liquidez da APT ocorrerá durante o período de desbloqueio de seis meses de meados de novembro de 2023 a meados de abril de 2024. Durante este período, os tokens começam a ser desbloqueados para a equipe e investidores privados. Durante este período, a distribuição inicial (ou seja, excluindo as recompensas de staking) do fornecimento de tokens de liquidez aumentará aproximadamente 60%, de 209 milhões para 334 milhões.
Os tokens bloqueados podem ser usados para staking e receber recompensas de liquidez. Como a delegação no protocolo não é lançada até meados de abril, os destinatários do airdrop e outros detentores menores de tokens são diluídos durante os primeiros seis meses do lançamento da mainnet, a menos que se coordenem para agrupar mais de 1 milhão de tokens.
Após a empolgação após o lançamento da rede, o uso da rede (medido por transações e endereços ativos) diminuiu, só se recuperando em julho de 2023. Desde então, a Aptos processou em média mais de 475.000 transações por dia e tem mais de 72.000 endereços ativos diários. Vários fatores estão impulsionando o aumento no uso, incluindo a integração da plataforma de mídia social Chingari e o Oracle Pyth.
Chingari é um aplicativo móvel de compartilhamento de vídeo semelhante ao TikTok e foi baixado mais de 100 milhões de vezes na Google Play Store. Ele foi originalmente lançado como uma plataforma Web2 em 2018 e mais tarde adicionou recursos on-chain, como presentes virtuais.
Pyth integrado com Aptos em 13 de julho, trazendo seus feeds de preço de baixa latência. Desde 13 de julho, o Python representou aproximadamente 17,7% do volume total de transações da Aptos. Note que esse tamanho de volume de transações não é incomum para a rede em que o Pyth está.
Em 19 de outubro, impulsionado pelas atividades de criação de arte pública da Graffio, o número de endereços ativos diários ultrapassou 600.000. Para celebrar o primeiro aniversário da rede, os colaboradores da Aptos convidaram membros da comunidade para rabiscar em um quadro digital público por 24 horas. Cada pintura individual é registrada como uma transação on-chain. Os participantes então receberam uma versão NFT do quadro final. A campanha trouxe 605.000 endereços únicos e 1,3 milhão de transações.
O aumento da atividade levou à interrupção da produção de blocos da Graffio em 18 de outubro. O incidente foi resolvido em aproximadamente 5 horas. A Fundação Aptos publicou um relatório em 20 de outubro, determinando que a causa raiz do incidente era código não determinístico, decorrente de mudanças de código focadas em desempenho feitas na base de código principal do Aptos em 22 de agosto de 2023.
A recente atividade de transações é impulsionada por inscrições, o que é uma tendência comum em muitas blockchains. O mercado de NFT BlueMove lançou o padrão APT20 em meados de dezembro. Em 23 e 24 de dezembro, houve 6,8 milhões de transações, que foram principalmente trazidas pela cunhagem APT20.
A partir de 26 de dezembro de 2023, a rede Aptos tem 123 validadores ativos de 27 países e 54 cidades. O número de validadores tem aumentado gradualmente desde o lançamento da rede, com o número inicial de validadores sendo aproximadamente 100. A rede de validadores atualmente possui um coeficiente de Nakamoto de 18, que é superior à mediana de outras redes. Como a Fundação Aptos detém a maioria do fornecimento total de tokens, ela pode ajudar a distribuir as apostas de forma justa entre os validadores.
Existem 907 milhões de APT apostados (avaliados em $9.8 bilhões em 26 de dezembro de 2023), representando 84.6% do fornecimento total de APT. Como mencionado anteriormente, tokens bloqueados podem ser usados para apostar e receber recompensas de liquidez. Em relação ao seu fornecimento circulante, 296% dos tokens estão apostados. Em 5 de outubro, a Coinbase Cloud autorizou APT para seus validadores e adicionou a aposta de APT na Coinbase Prime.
Em mais de um ano desde seu lançamento, o protocolo Aptos DeFi acumulou quase US$ 127 milhões em TVL de 32 protocolos, ocupando a 26ª posição em TVL em todas as redes. O DeFi TVL da Aptos vem principalmente de cinco protocolos: Thala Labs, Liquidswap, Aries Markets, PancakeSwap e SushiSwap.
Thala domina o protocolo Aptos com um TVL de $43 milhões, detendo uma participação de mercado de 45%. Thala oferece uma série de produtos DeFi, incluindo um CDP, um AMM, um protocolo de staking de liquidez e uma plataforma de emissão de tokens. Thala também está atualmente desenvolvendo a ferramenta de governança Parliament. Levantou US$6 milhões em uma rodada de financiamento semente no quarto trimestre de 2022, lançou o token de governança THL no final de março de 2023 e lançou a mainnet logo em seguida. Seu CDP emite Move Dollar (MOD) e, em 26 de dezembro de 2023, existem um total de 8,3 milhões de tokens líquidos. MOD e THL são ambos tokens fungíveis de cadeia completa (OFTs). OFT é um padrão de token multi-cadeia criado pela LayerZero Labs que é interoperável entre cadeias com padrões de tokens fungíveis. A maior parte do suporte de supergarantia do MOD é baseada em LayerZero, assim como o USDC baseado em Wormhole.
Logo no final do terceiro trimestre, Thala anunciou o estabelecimento do incubador DeFi Thala Foundry em cooperação com a Fundação Aptos. Foundry recebeu $1 milhão em financiamento inicial e alocará $50,000 a $250,000 para o projeto DeFi da Aptos, além de oferecer suporte adicional para desenvolvimento de desenvolvedores e negócios.
LiquidSwap é um dos primeiros AMMs a funcionar no Aptos. É desenvolvido pela Rede Pontem, que também desenvolveu a carteira Pontem para Aptos. Possui um TVL de $20 milhões e uma participação de mercado de 21%.
Aries Market é um protocolo de negociação de empréstimos e margem. Ele foi lançado logo após o lançamento da mainnet Aptos e recentemente mostrou um crescimento significativo no TVL, com o TVL saltando de menos de US$ 2 milhões para mais de US$ 11 milhões em outubro de 2023. O crescimento em dezembro levou o TVL de Aries a quase US$ 20 milhões e uma participação de mercado de 20%. Anteriormente, no final de novembro, Áries lançou produtos de negociação alimentados por Econia.
Econia é um mecanismo de livro de ordens on-chain que tomou forma durante o primeiro hackathon Aptos em 2021 e foi lançado no final de novembro. No início deste ano, arrecadou $6.5 milhões em financiamento semente em uma rodada liderada pela Dragonfly. Além do Aries, a infraestrutura da Econia atualmente suporta negociações na Kana Trade, Gator Trade (desenvolvido pela Pontem), SwapGPT e Hippo Labs.
PancakeSwap, o principal protocolo DeFi da BNB Chain, lançou um AMM na Aptos. Do final de 2022 até meados de julho de 2023, PancakeSwap é o protocolo Aptos com o maior TVL. No entanto, agora está em quarto lugar com uma participação de mercado de 6%.
No final de novembro, a SushiSwap lançou o V2 AMM na Aptos, tornando a Aptos a primeira não-EVM suportada pela SushiSwap. Até agora, a SushiSwap tem quase $5 milhões em TVL, ocupando 5% da participação de mercado.
Uma vez que o custo da não participação é de aproximadamente 7% de diluição, o protocolo de participação em liquidez é fundamental para manter o crescimento do ecossistema DeFi da Aptos. No final de outubro, o protocolo de participação em liquidez Amnis Finance foi lançado. Atualmente, é o principal protocolo de participação em liquidez na Aptos, com quase US$ 33 milhões em TVL, à frente do protocolo de participação em liquidez de US$ 23 milhões da Thala. Para incentivar o crescimento, a Amnis lançou um programa de pontos que será usado para airdrops de seus próximos tokens.
Outros projetos e integrações incluem:
Como mencionado acima, Chingari é um dos aplicativos mais populares no Aptos em termos de volume de transações e endereços ativos. Outros aplicativos sociais atualmente em execução ou prestes a serem lançados incluem TowneSquare e Overmind.
TowneSquare revelou os planos de construção em agosto de 2023. Está construindo um aplicativo móvel integrado com atividade on-chain e sistemas de autenticação para suportar feeds sociais on-chain, emissão de bilhetes, listagem branca, marketing de afiliados e outros casos de uso.
Overmind é a primeira plataforma focada em Quests. Nesta plataforma, os desenvolvedores podem competir por desafios de codificação e recompensas para ganhar recompensas e credenciais on-chain. A Overmind fez uma parceria com a Fundação Aptos para conceder aproximadamente US$ 50.000 aos desenvolvedores por meio de sua missão. Em meados de outubro, abriu o acesso antecipado à sua rede social descentralizada de código aberto e, logo depois, lançou um programa "Race to Keys" para incentivar os desenvolvedores a criar funcionalidades-chave no estilo 'friend.tech'.
Os jogos têm sido outra área central de consumo em que a Aptos Labs e a Foundation se concentram. No final de fevereiro, a Aptos Labs lançou um kit de desenvolvimento de software de jogos (SDK) para desenvolver e construir na Unity, uma das engines de jogos mais populares. A Aptos Labs também está desenvolvendo um módulo de aleatoriedade verificável on-chain, um aspecto chave para jogos e outras aplicações. A AIP-41 propõe a criação de um novo módulo Move que permitiria aos desenvolvedores adicionar facilmente aleatoriedade on-chain aos seus contratos inteligentes. Uma vez implementado, há planos para sediar um hackathon focado inteiramente em construir com aleatoriedade on-chain.
Embora muitos jogos ainda estejam em desenvolvimento, alguns já estão online. No final de outubro, o jogo de tiro no estilo arcade Aptos Arena foi lançado, com prêmios superiores a US$10.000 na primeira semana. Atraiu mais de 12.000 endereços em seu primeiro fim de semana e está sendo atualizado com base no feedback dos jogadores iniciais.
A Aptos Labs e a Fundação Aptos têm parcerias com várias empresas e conglomerados de jogos bem conhecidos, incluindo:
Desde o seu lançamento, o NFT viu aproximadamente $19.4 milhões em volume de negociação, com a maioria da atividade sendo estabelecida logo após o lançamento. Mais de 74% do volume de transações é concluído através do mercado Topaz. Desde o seu lançamento em 1 de agosto, o Wapal representou 15% do volume de transações, enquanto a participação de mercado do volume de transações do Topaz é de 50%. Wapal é um mercado NFT para "traders profissionais" semelhante ao Blur e Tensor, usando um sistema de pontos para incentivar a atividade e será usado para airdrops. Wapal lançou recentemente uma plataforma de emissão de NFT sem código.
O volume de negociação de NFT aumentou desde o lançamento do padrão APT20 em 10 de dezembro. A BlueMove representou 41% do volume de negociação de NFT, com um volume total de negociação de $674,000.
Os NFTs na Aptos também são aplicados a diversos casos de uso do mundo real. A KYD Labs é uma empresa de venda de ingressos Web3. Ela fornece serviços de venda de ingressos para diversos eventos ao vivo, incluindo o WonderBus Music Festival e o SEOULBOUND, o evento de encerramento da Semana Blockchain da Coreia. A Aptos Labs se associou duas vezes à NBCUniversal para lançar experiências digitais para os filmes Renfield e The Exorcist: Believer. No início de novembro, a Fundação Aptos se associou ao parque de diversões e grupo de mídia sul-coreano Seoul Land. A subsidiária digital da Seoul Land, RXMeta, lançará uma nova experiência de festival chamada Bloom na Aptos, com ingressos e associações NFT.
No final de agosto, a Aptos Labs lançou o Padrão de Ativos Digitais Aptos (DA). DA foca em NFTs, com recursos como NFTs dinâmicos, tokens soul-bound, custos de gás mais baixos, dando aos NFTs a capacidade de possuir outros NFTs, suporte simplificado para airdrop e muito mais.
Como mencionado acima, o Aptos é projetado para suportar atualizações frequentes. Para testar e destacar várias atualizações em andamento, o Aptos Labs lançou recentemente os resultados do Previewnet, um ambiente de teste projetado para simular o mainnet do Aptos. De 6 a 21 de novembro, o ambiente suportou mais de 9 bilhões de transações, das quais 2 bilhões ocorreram dentro de 24 horas. As transações de peer-to-peer atingiram o pico de 30.000 vezes por segundo, e mais de 1 milhão de coleções limitadas de NFT foram cunhadas em 90 segundos.
Uma das principais atualizações para desbloquear esse desempenho superior é o particionamento de armazenamento, que divide o armazenamento de estado em várias instâncias do RocksDB. O particionamento de armazenamento está planejado para ser lançado na mainnet em 2024. Além disso, foram feitas melhorias no mecanismo de execução, algoritmo de sincronização de estado e pilha de rede, que a Aptos Labs apresentará detalhadamente mais tarde.
O desempenho otimizado de criação de NFTs vem de uma nova solução chamada Agregadores. Historicamente, a criação de NFTs de oferta limitada é executada sequencialmente porque eram nomeados sequencialmente (por exemplo, "Cryptopunk #4317"). Os Agregadores são um mecanismo de contagem inovador e sem conflitos que permite a execução paralela da criação de NFTs de oferta limitada. A Aptos Labs publicou recentemente uma postagem de blog detalhando os Agregadores.
O próximo objetivo da Aptos Labs é primeiro alcançar o objetivo por fases de 100.000 TPS na jornada para atingir 1m+ TPS. Além das melhorias sendo testadas no Previewnet, outra grande atualização em desenvolvimento é Shoal, um novo mecanismo de consenso. Shoal combina as características de DAG e BFT para reduzir a latência e melhorar o throughput.
Finalmente, a Aptos Labs está desenvolvendo um novo compilador Aptos Move, introduzindo uma série de novos recursos de linguagem projetados para simplificar o processo de codificação e expandir a funcionalidade. Estes incluem chamadas de função estilo receptor, funções de ordem superior de primeiro nível e capacidades definidas pelo usuário. A Aptos Labs espera implementar a maioria dos novos recursos na primeira metade de 2024.
Para expandir o ecossistema Aptos, a Fundação Aptos realiza hackathons e lança programas de financiamento. Aptos Labs e a Fundação Aptos também têm parcerias com vários parceiros. Além dessas duas entidades, há outros grupos também buscando atividades de crescimento, como a comunidade de desenvolvedores com sede na Índia, Move Developers DAO (MDD). No geral, muitos esforços de crescimento estão focados na região da Ásia-Pacífico.
Além das parcerias mencionadas na seção de ecossistema, a Aptos também tem parcerias com os seguintes grandes parceiros:
Os programas de hackathon e de subsídio são os seguintes:
Aptos é uma blockchain L1 projetada em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização. Aptos nasceu dos projetos Diem e Novi da Meta e será lançado em outubro de 2022. A pilha de tecnologia da Aptos é inovadora em vários aspectos, como o mecanismo de consenso AptosBFTv4, o protocolo de memória Quorum Store, o mecanismo de execução paralela Block-STM e a linguagem de programação Aptos Move.
Desde julho de 2023, o Aptos processou uma média de mais de 475.000 transações por dia e possui mais de 72.000 endereços ativos diariamente. Os eventos online são impulsionados principalmente pelas plataformas de mídia social Chingari, oracle Pyth, e um evento de criação de arte pública de um dia inteiro no Graffio. Os planos para expandir o ecossistema incluem parcerias, hackathons, programas de financiamento e muito mais, muitos dos quais são voltados para a região da Ásia-Pacífico.
O debate sobre modularidade e integração é comum, mas ambos tendem a um resultado semelhante: as cadeias modulares são inicialmente otimizadas para verificabilidade e descentralização, enquanto as cadeias integradas são otimizadas para baixa latência e alta taxa de transferência.
A Aptos é um dos maiores participantes do acampamento integrado, com sua equipe de desenvolvimento Aptos Labs tendo levantado aproximadamente US$ 400 milhões. Desde seu lançamento em outubro de 2022, a rede se atualizou rapidamente, com mais de 40 AIPs e 8 versões principais. O ecossistema Aptos, embora relativamente jovem, já inclui projetos como uma carteira de pedidos on-chain, perp DEX e plataformas de mídia social. Em testes recentes de mainnet, a Aptos atingiu um pico de 30.000 TPS e mais de 2 bilhões de transações diárias, com uma meta de ultrapassar 1 milhão de TPS. Se continuar as atualizações tecnológicas, atrair desenvolvedores e usuários, o Aptos está pronto para o sucesso.
Aptos originou-se dos projetos Diem e Novi da Meta. Em 2019, a Meta (anteriormente Facebook) anunciou oficialmente o lançamento de uma rede de pagamento baseada em blockchain. O projeto consistia na cadeia autorizada Diem (inicialmente chamada Libra) e na carteira Novi (inicialmente chamada Calibra). Desenvolvido pela Associação Diem e pela subsidiária da Facebook, Novi Financial. Devido à resistência regulatória, Diem e Novi nunca foram lançados. Em janeiro de 2022, Diem vendeu seus ativos para a Silvergate Capital. Em setembro de 2022, a Meta anunciou o fim do Novi.
Aptos Labs foi fundada em dezembro de 2021 e lançada oficialmente em fevereiro de 2022. Aptos Labs foi co-fundada por Mo Sheikh, chefe de estratégia do parceiro estratégico da Novi, e Avery Ching, engenheiro de software-chefe da Novi. Outros membros fundadores da equipe incluem Ph.D., pesquisadores, engenheiros, designers e especialistas estratégicos, muitos dos quais haviam trabalhado na Diem ou na Novi.
Em março de 2022, a Aptos Labs anunciou uma rodada de financiamento de $200 milhões, juntamente com o lançamento de sua Devnet pública e repositório de código aberto. Esse financiamento incluiu ações e opções de tokens, liderado pela a16z, com a participação da Multicoin Capital, ParaFi Capital, Coinbase Ventures e muitos outros investidores. Em julho de 2022, a Aptos Labs anunciou outra rodada de financiamento de $150 milhões, avaliando a empresa em $2 bilhões, liderada pela FTX Ventures e Jump Crypto. A FTX Ventures também participou da primeira rodada; seu investimento agora é gerenciado pelo processo de falência da FTX. Outros investimentos estratégicos da Binance Labs e Dragonfly Capital elevaram o financiamento total para aproximadamente $400 milhões.
Depois que a Aptos Labs lançou o whitepaper da Aptos em agosto de 2022, a mainnet entrou no ar em outubro de 2022. As exchanges centralizadas aumentaram o suporte ao token nativo APT da Aptos antes do lançamento completo das informações tokenômicas, levantando preocupações. Mo Sheikh reconheceu essas preocupações em um tuíte no dia seguinte. Desde o lançamento da mainnet, a rede Aptos passou por diversas atualizações, com a versão atual sendo a V1.8.0. A Fundação Aptos, sem fins lucrativos, lidera o desenvolvimento do ecossistema Aptos.
A pilha de tecnologia Aptos é projetada em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização, introduzindo muitos novos mecanismos para o Aptos.
Aptos é uma rede L1 que utiliza o protocolo de consenso AptosBFTv4, um mecanismo de Prova Delegada de Participação (DPoS).
AptosBFT (inicialmente conhecido como DiemBFT) passou por quatro iterações durante a era do Diem e mais tarde foi adaptado para a blockchain sem permissão da Aptos. O AptosBFT inicial foi baseado no HotStuff, que por sua vez se baseia no tradicional protocolo de Tolerância a Falhas Bizantinas Práticas (pBFT). A implantação atual, AptosBFTv4, é baseada no Jolteon, que introduz uma mudança de visão secundária semelhante a pBFT para aumentar a latência do HotStuff em 50%.
Além disso, para mitigar atrasos causados por erros de liderança, o AptosBFT seleciona líderes com base não apenas no staking, mas também no desempenho (essencialmente “reputação”). O desempenho do validador é medido para avaliar suas taxas de sucesso como líderes (frequência de seus blocos propostos) e como não líderes (frequência de seus votos em propostas).
Na atualização Aptos V1.5 concluída em 18 de julho de 2023, a implantação do Quorum Store aumentou ainda mais a capacidade de transmissão do Aptos. O Quorum Store é uma implementação do protocolo de pool de memória Narwhale, otimizando o consenso ao separar a propagação de dados do consenso. A separação entre a propagação de dados e o consenso é uma descoberta fundamental no artigo de pesquisa "Narwhal e Tusk", co-escrito por pesquisadores dos laboratórios Aptos e Mysten Labs.
Antes do Quorum Store, o processamento de transações envolvia dois estágios: pool de memória e consenso.
Isso levou a dois gargalos:
A Quorum Store introduziu uma etapa intermediária entre o pool de memória e os protocolos de consenso. O processo completo agora é o seguinte:
Isso resolve os dois gargalos mencionados anteriormente:
Validadores são recompensados com prêmios inflacionários de staking. Atualmente, todas as taxas de transação são queimadas. As recompensas de staking estão ligadas à reputação dos validadores (staking e desempenho). As recompensas são alocadas e compostas automaticamente dentro de cada época (com duração de duas horas). Os tokens staked são globalmente bloqueados em um ciclo de 30 dias.
Cada validador define uma taxa de comissão, com os tokens restantes sendo passados para seus delegadores. O staking delegado dentro do protocolo foi implementado na mainnet em 20 de abril de 2023. Os delegadores precisam apostar um mínimo de 11 APT para participar da rede. Isso incentiva uma maior participação da comunidade no staking, enquanto o valor mínimo de staking para validadores é de 1 milhão de APT (em 26 de dezembro de 2023, equivalente a 10,5 milhões de USD).
Para validadores, o limite de staking é de 50 milhões de APT, aproximadamente 5% do fornecimento total, o que não é um limite muito restrito. No entanto, se os operadores de validadores adquirirem staking suficiente, são incentivados a lançar vários nós validadores. Vale ressaltar que tokens bloqueados também podem ser usados para staking e ganhar recompensas de liquidez (após o período de desbloqueio global de 30 dias).
Atualmente, não há mecanismo de penalização para validadores offline ou maliciosos, mas tais mecanismos podem ser adicionados por meio de governança no futuro.
Uma vez que os validadores concordam com a ordem de um bloco, eles são obrigados a executar as transações no bloco e armazenar os resultados permanentemente. Muitas blockchains têm um mecanismo de transação sequencial, onde as transações são ordenadas e executadas uma após a outra. Para acelerar a execução, Aptos usa um mecanismo de execução paralela. Além disso, ao contrário de outras redes que processam transações em paralelo, como Solana e Sui, Aptos não requer conhecimento avançado de dependências declaradas pelo usuário.
Para fazer isso, a Aptos usa Block-STM, que é construído com base nos princípios da Memória de Transação de Software (STM) e Controle de Concorrência Otimista (OCC). Bibliotecas STM com OCC seguem um framework geral de execução de transações de forma otimista (ou seja, assumindo que não existem dependências), validando após a execução, abortando quando as dependências aparecem e, finalmente, executando novamente. No entanto, essa abordagem é raramente usada na prática devido a limitações de desempenho causadas pela gestão de dependências e rollback em cascata.
Para atender à implantação e superar essas limitações do sistema STM da OCC, o Block-STM utiliza uma sequência de transações pré-definida para avaliar as dependências e reduzir a quantidade de reversões. Uma das principais descobertas do relatório de pesquisa de Bohm (2014) é que sequências de negociação predeterminadas podem ser algo bom, e não uma maldição. O Block-STM faz um uso ainda melhor da ordem pré-definida do que Bohm, refinando a avaliação de dependências com cada reversão no sistema (assim, reduzindo a chance de mais reversões).
Block-STM melhora ainda mais o STM geral aproveitando vários aspectos da blockchain, incluindo:
Observe que a verificação é muito mais barata do que a execução, então a verificação sequencial (conjuntos de leitura) não é um grande gargalo.
Fase 4: Rollback e reexecução
Quando a transação é revertida, aplique uma tag ESTIMATE ao local de gravação da transação. Então, se transações subsequentes lerem esse local, verão uma tag ESTIMATE. Ao ler a tag ESTIMATE, a execução da transação será suspensa até que o valor sobrescreva a tag ESTIMATE. Isso ocorre uma vez que a transação original abortada é reexecutada com sucesso. Sempre que uma transação é reexecutada, o agendamento garante que quaisquer transações que estejam mais acima na ordem predefinida e dependam dela serão revalidadas.
Essa gestão dinâmica de dependências é um conceito-chave do Block-STM. Sem a etiqueta ESTIMATE, a segunda transação seria executada e possivelmente revertida, porque a sua posição de leitura seria a posição de escrita da transação revertida. Portanto, o Block-STM evita a grande quantidade de trabalho desperdiçado executando transações que podem ser revertidas. Além disso, a gestão dinâmica de dependências traz diversas melhorias para o sistema de dependência inicial. A primeira é que os usuários não precisam declarar dependências, suportando a atomicidade de transações complexas de forma arbitral (transações complexas não precisam ser decompostas). Segundo, ele gerencia dependências apenas quando necessário, ao invés de armazenar dependências para todas as transações. Por fim, a maioria das dependências é baseada em um estado mais recente do que quando o bloco começou.
Etapa 5: Envio
Uma vez que o Block-STM detecta que a saída de execução otimista de uma transação está correta, ela é enviada pelo mecanismo de commit em rolagem. O commit em rolagem depende da sincronização leve para validar e efetivar cada onda de transações antes de processar a próxima onda de transações.
Block-STM alcançou 170.000 TPS com 32 threads no benchmark Aptos. Isso representa uma melhoria de 17x em relação à execução sequencial.
Quando um bloco é confirmado, seus dados são armazenados permanentemente na camada de armazenamento. Enquanto as confirmações são feitas em uma base de bloco por bloco, cada transação individual é armazenada individualmente em uma árvore de Merkle após a execução. Tudo o que acontece na blockchain — incluindo transações, atualizações de estado e eventos — pode ser comprovado criptograficamente com base em um resumo chamado “hash raiz”, que é assinado pelo validador atual para autenticação. Essa abordagem difere de outras blockchains, onde é necessário rastrear a blockchain para verificar transações históricas, permitindo um acesso mais refinado e comprovável aos dados.
Para lidar com grandes quantidades de dados, o Aptos usa dois tipos de árvores de Merkle: árvores de Merkle de água-viva para armazenar dados em disco e árvores de Merkle esparsas em memória para atualizações rápidas. Essas árvores são otimizadas para armazenar dados de forma eficiente e permitir atualizações simultâneas. O Aptos Labs está explorando maneiras adicionais de escalar o armazenamento, especificamente o particionamento de armazenamento, que é detalhado na seção de roadmap.
Move é uma linguagem de bytecode inspirada em Rust e criada pelas equipes Diem e Novi. Move oferece maior flexibilidade e segurança do que Solidity e outras linguagens de programação Web3.
A movimentação é composta por dois tipos de programas: scripts de transação e módulos. Os scripts de transação são atômicos e só podem ser usados uma vez, enquanto os módulos são publicados no estado global e armazenados lá indefinidamente.
Os módulos são semelhantes aos contratos inteligentes em outras linguagens de programação. Eles definem recursos e seus processos associados. Um recurso é como um objeto, e um procedimento é uma operação que pode ser realizada no recurso, como criar, modificar ou excluir. Os recursos são especificamente projetados para representar ativos escassos como tokens. Eles possuem recursos de proteção embutidos que ajudam esses ativos a evitar serem copiados ou descartados erroneamente.
Os módulos aplicam a abstração de dados, onde os tipos são transparentes dentro do módulo declarante e opacos fora do módulo em questão. Em outras palavras, apenas o módulo original pode criar, destruir ou atualizar valores. O acesso externo aos dados do módulo é limitado aos procedimentos públicos expostos pelo módulo. Essas garantias são aplicadas durante a execução pelo verificador de bytecode do Move, um processo que todos os módulos e scripts de transação devem passar antes de poderem ser executados pelo Move VM. Essa abstração de dados é mais evidente no Move do que no Solidity/EVM, onde a encapsulação está disponível, mas a implementação é menos estrita.
A mudança visa eliminar vetores de ataque presentes no Solidity e no EVM, especialmente aqueles causados pela falta de ativos de primeira classe fora do Ethereum e ataques de reentrada.
O objetivo do Move é tornar mais difícil para os desenvolvedores cometerem erros. Além dos verificadores de bytecode, os desenvolvedores também podem usar o Move Prover, uma ferramenta de verificação formal. Claro, o Move não elimina a possibilidade de vulnerabilidades em contratos inteligentes. Os programadores ainda precisam estabelecer invariantes de segurança apropriadas em seus módulos. Além disso, os verificadores de bytecode e o Move Prover não substituem a necessidade de auditoria. A empresa de auditoria CertiK observou várias instâncias de desenvolvedores que não usaram os mecanismos de proteção integrados do Move ou adotaram padrões de programação, muito provavelmente portando designs de código legado que iam contra a filosofia de design do Move.
Segurança do usuário
Aptos possui várias características que otimizam a experiência do usuário e a segurança, incluindo gerenciamento flexível de chaves, transparência nos resultados das transações e suporte a clientes leves.
As contas do Aptos separam chaves privadas de chaves públicas, permitindo uma gestão de chaves flexível. Os usuários podem rodar suas chaves privadas da conta como uma forma de antecipar ou responder a ataques sem a necessidade de transferir todos os ativos para uma nova conta. Os usuários também podem configurar suas contas como multi-assinaturas com permissões diferentes para cada chave pública. Por exemplo, um usuário pode criar uma conta com duas chaves públicas quentes que podem assinar transações e uma chave pública fria que também pode assinar transações, mas também rodar a chave privada. O usuário pode então estipular que 2/3 das chaves da conta são necessárias para assinar a transação.
Para prevenir ataques de phishing e aumentar a transparência, as carteiras podem usar a pré-execução de transações para interpretar os resultados da transação em um formato legível antes que o usuário a assine.
Aptos também aumenta a segurança da transação adicionando tempos de expiração e números de série às transações. Os números de série funcionam como nonces no EVM e ajudam a prevenir ataques de repetição.
Os clientes leves permitem que as pessoas verifiquem facilmente o estado da blockchain baixando apenas os cabeçalhos dos blocos. Isso minimiza as suposições de confiança ao acessar os dados da blockchain. Fazer isso é especialmente importante para blockchains de alto desempenho como Aptos, que possuem requisitos de hardware de nós mais elevados.
Upgradeabilidade
Aptos é projetado para suportar atualizações frequentes de protocolo. Isso se deve em grande parte ao gerenciamento de validadores on-chain, permitindo que os validadores sincronizem facilmente com novas atualizações. Partes do próprio Aptos também são escritas na linguagem Move, o que reduz o tempo necessário para ser listado no mercado, como mencionado acima. Desde o lançamento, Aptos implementou aproximadamente 46 recomendações de otimização.
O token nativo da Aptos, APT, é usado para segurança e resistência a ataques Sybil (validação e staking de delegador), consumo de recursos (taxas de transação) e governança on-chain. Inicialmente, 1 bilhão de APT foi distribuído em várias cestas com diferentes períodos de bloqueio. APT não tem oferta fixa e atualmente tem uma taxa de inflação anual de 6,895%. Todas as taxas de transação são atualmente queimadas.
Como mencionado anteriormente, apenas 1 bilhão de tokens foram distribuídos inicialmente. Além disso, 13% dos tokens não estão bloqueados no início e os tokens restantes são distribuídos de acordo com o cronograma de distribuição. A alocação específica é a seguinte:
Conforme mencionado acima, o APT infla à medida que os stakers recebem recompensas contínuas. No primeiro ano após a criação, a taxa de inflação anual é fixada em 7% e depois diminui 1,5% a cada ano (ou seja, 6,895% no segundo ano) até se estabilizar em 3,25%. Por favor, note que esta taxa é definida com base no fornecimento total inicial de 1 bilhão de APT e está sujeita a governança.
O cronograma de desbloqueio para a distribuição inicial da APT é projetado para evitar grandes eventos de desbloqueio. O aumento mais dramático no fornecimento de liquidez da APT ocorrerá durante o período de desbloqueio de seis meses de meados de novembro de 2023 a meados de abril de 2024. Durante este período, os tokens começam a ser desbloqueados para a equipe e investidores privados. Durante este período, a distribuição inicial (ou seja, excluindo as recompensas de staking) do fornecimento de tokens de liquidez aumentará aproximadamente 60%, de 209 milhões para 334 milhões.
Os tokens bloqueados podem ser usados para staking e receber recompensas de liquidez. Como a delegação no protocolo não é lançada até meados de abril, os destinatários do airdrop e outros detentores menores de tokens são diluídos durante os primeiros seis meses do lançamento da mainnet, a menos que se coordenem para agrupar mais de 1 milhão de tokens.
Após a empolgação após o lançamento da rede, o uso da rede (medido por transações e endereços ativos) diminuiu, só se recuperando em julho de 2023. Desde então, a Aptos processou em média mais de 475.000 transações por dia e tem mais de 72.000 endereços ativos diários. Vários fatores estão impulsionando o aumento no uso, incluindo a integração da plataforma de mídia social Chingari e o Oracle Pyth.
Chingari é um aplicativo móvel de compartilhamento de vídeo semelhante ao TikTok e foi baixado mais de 100 milhões de vezes na Google Play Store. Ele foi originalmente lançado como uma plataforma Web2 em 2018 e mais tarde adicionou recursos on-chain, como presentes virtuais.
Pyth integrado com Aptos em 13 de julho, trazendo seus feeds de preço de baixa latência. Desde 13 de julho, o Python representou aproximadamente 17,7% do volume total de transações da Aptos. Note que esse tamanho de volume de transações não é incomum para a rede em que o Pyth está.
Em 19 de outubro, impulsionado pelas atividades de criação de arte pública da Graffio, o número de endereços ativos diários ultrapassou 600.000. Para celebrar o primeiro aniversário da rede, os colaboradores da Aptos convidaram membros da comunidade para rabiscar em um quadro digital público por 24 horas. Cada pintura individual é registrada como uma transação on-chain. Os participantes então receberam uma versão NFT do quadro final. A campanha trouxe 605.000 endereços únicos e 1,3 milhão de transações.
O aumento da atividade levou à interrupção da produção de blocos da Graffio em 18 de outubro. O incidente foi resolvido em aproximadamente 5 horas. A Fundação Aptos publicou um relatório em 20 de outubro, determinando que a causa raiz do incidente era código não determinístico, decorrente de mudanças de código focadas em desempenho feitas na base de código principal do Aptos em 22 de agosto de 2023.
A recente atividade de transações é impulsionada por inscrições, o que é uma tendência comum em muitas blockchains. O mercado de NFT BlueMove lançou o padrão APT20 em meados de dezembro. Em 23 e 24 de dezembro, houve 6,8 milhões de transações, que foram principalmente trazidas pela cunhagem APT20.
A partir de 26 de dezembro de 2023, a rede Aptos tem 123 validadores ativos de 27 países e 54 cidades. O número de validadores tem aumentado gradualmente desde o lançamento da rede, com o número inicial de validadores sendo aproximadamente 100. A rede de validadores atualmente possui um coeficiente de Nakamoto de 18, que é superior à mediana de outras redes. Como a Fundação Aptos detém a maioria do fornecimento total de tokens, ela pode ajudar a distribuir as apostas de forma justa entre os validadores.
Existem 907 milhões de APT apostados (avaliados em $9.8 bilhões em 26 de dezembro de 2023), representando 84.6% do fornecimento total de APT. Como mencionado anteriormente, tokens bloqueados podem ser usados para apostar e receber recompensas de liquidez. Em relação ao seu fornecimento circulante, 296% dos tokens estão apostados. Em 5 de outubro, a Coinbase Cloud autorizou APT para seus validadores e adicionou a aposta de APT na Coinbase Prime.
Em mais de um ano desde seu lançamento, o protocolo Aptos DeFi acumulou quase US$ 127 milhões em TVL de 32 protocolos, ocupando a 26ª posição em TVL em todas as redes. O DeFi TVL da Aptos vem principalmente de cinco protocolos: Thala Labs, Liquidswap, Aries Markets, PancakeSwap e SushiSwap.
Thala domina o protocolo Aptos com um TVL de $43 milhões, detendo uma participação de mercado de 45%. Thala oferece uma série de produtos DeFi, incluindo um CDP, um AMM, um protocolo de staking de liquidez e uma plataforma de emissão de tokens. Thala também está atualmente desenvolvendo a ferramenta de governança Parliament. Levantou US$6 milhões em uma rodada de financiamento semente no quarto trimestre de 2022, lançou o token de governança THL no final de março de 2023 e lançou a mainnet logo em seguida. Seu CDP emite Move Dollar (MOD) e, em 26 de dezembro de 2023, existem um total de 8,3 milhões de tokens líquidos. MOD e THL são ambos tokens fungíveis de cadeia completa (OFTs). OFT é um padrão de token multi-cadeia criado pela LayerZero Labs que é interoperável entre cadeias com padrões de tokens fungíveis. A maior parte do suporte de supergarantia do MOD é baseada em LayerZero, assim como o USDC baseado em Wormhole.
Logo no final do terceiro trimestre, Thala anunciou o estabelecimento do incubador DeFi Thala Foundry em cooperação com a Fundação Aptos. Foundry recebeu $1 milhão em financiamento inicial e alocará $50,000 a $250,000 para o projeto DeFi da Aptos, além de oferecer suporte adicional para desenvolvimento de desenvolvedores e negócios.
LiquidSwap é um dos primeiros AMMs a funcionar no Aptos. É desenvolvido pela Rede Pontem, que também desenvolveu a carteira Pontem para Aptos. Possui um TVL de $20 milhões e uma participação de mercado de 21%.
Aries Market é um protocolo de negociação de empréstimos e margem. Ele foi lançado logo após o lançamento da mainnet Aptos e recentemente mostrou um crescimento significativo no TVL, com o TVL saltando de menos de US$ 2 milhões para mais de US$ 11 milhões em outubro de 2023. O crescimento em dezembro levou o TVL de Aries a quase US$ 20 milhões e uma participação de mercado de 20%. Anteriormente, no final de novembro, Áries lançou produtos de negociação alimentados por Econia.
Econia é um mecanismo de livro de ordens on-chain que tomou forma durante o primeiro hackathon Aptos em 2021 e foi lançado no final de novembro. No início deste ano, arrecadou $6.5 milhões em financiamento semente em uma rodada liderada pela Dragonfly. Além do Aries, a infraestrutura da Econia atualmente suporta negociações na Kana Trade, Gator Trade (desenvolvido pela Pontem), SwapGPT e Hippo Labs.
PancakeSwap, o principal protocolo DeFi da BNB Chain, lançou um AMM na Aptos. Do final de 2022 até meados de julho de 2023, PancakeSwap é o protocolo Aptos com o maior TVL. No entanto, agora está em quarto lugar com uma participação de mercado de 6%.
No final de novembro, a SushiSwap lançou o V2 AMM na Aptos, tornando a Aptos a primeira não-EVM suportada pela SushiSwap. Até agora, a SushiSwap tem quase $5 milhões em TVL, ocupando 5% da participação de mercado.
Uma vez que o custo da não participação é de aproximadamente 7% de diluição, o protocolo de participação em liquidez é fundamental para manter o crescimento do ecossistema DeFi da Aptos. No final de outubro, o protocolo de participação em liquidez Amnis Finance foi lançado. Atualmente, é o principal protocolo de participação em liquidez na Aptos, com quase US$ 33 milhões em TVL, à frente do protocolo de participação em liquidez de US$ 23 milhões da Thala. Para incentivar o crescimento, a Amnis lançou um programa de pontos que será usado para airdrops de seus próximos tokens.
Outros projetos e integrações incluem:
Como mencionado acima, Chingari é um dos aplicativos mais populares no Aptos em termos de volume de transações e endereços ativos. Outros aplicativos sociais atualmente em execução ou prestes a serem lançados incluem TowneSquare e Overmind.
TowneSquare revelou os planos de construção em agosto de 2023. Está construindo um aplicativo móvel integrado com atividade on-chain e sistemas de autenticação para suportar feeds sociais on-chain, emissão de bilhetes, listagem branca, marketing de afiliados e outros casos de uso.
Overmind é a primeira plataforma focada em Quests. Nesta plataforma, os desenvolvedores podem competir por desafios de codificação e recompensas para ganhar recompensas e credenciais on-chain. A Overmind fez uma parceria com a Fundação Aptos para conceder aproximadamente US$ 50.000 aos desenvolvedores por meio de sua missão. Em meados de outubro, abriu o acesso antecipado à sua rede social descentralizada de código aberto e, logo depois, lançou um programa "Race to Keys" para incentivar os desenvolvedores a criar funcionalidades-chave no estilo 'friend.tech'.
Os jogos têm sido outra área central de consumo em que a Aptos Labs e a Foundation se concentram. No final de fevereiro, a Aptos Labs lançou um kit de desenvolvimento de software de jogos (SDK) para desenvolver e construir na Unity, uma das engines de jogos mais populares. A Aptos Labs também está desenvolvendo um módulo de aleatoriedade verificável on-chain, um aspecto chave para jogos e outras aplicações. A AIP-41 propõe a criação de um novo módulo Move que permitiria aos desenvolvedores adicionar facilmente aleatoriedade on-chain aos seus contratos inteligentes. Uma vez implementado, há planos para sediar um hackathon focado inteiramente em construir com aleatoriedade on-chain.
Embora muitos jogos ainda estejam em desenvolvimento, alguns já estão online. No final de outubro, o jogo de tiro no estilo arcade Aptos Arena foi lançado, com prêmios superiores a US$10.000 na primeira semana. Atraiu mais de 12.000 endereços em seu primeiro fim de semana e está sendo atualizado com base no feedback dos jogadores iniciais.
A Aptos Labs e a Fundação Aptos têm parcerias com várias empresas e conglomerados de jogos bem conhecidos, incluindo:
Desde o seu lançamento, o NFT viu aproximadamente $19.4 milhões em volume de negociação, com a maioria da atividade sendo estabelecida logo após o lançamento. Mais de 74% do volume de transações é concluído através do mercado Topaz. Desde o seu lançamento em 1 de agosto, o Wapal representou 15% do volume de transações, enquanto a participação de mercado do volume de transações do Topaz é de 50%. Wapal é um mercado NFT para "traders profissionais" semelhante ao Blur e Tensor, usando um sistema de pontos para incentivar a atividade e será usado para airdrops. Wapal lançou recentemente uma plataforma de emissão de NFT sem código.
O volume de negociação de NFT aumentou desde o lançamento do padrão APT20 em 10 de dezembro. A BlueMove representou 41% do volume de negociação de NFT, com um volume total de negociação de $674,000.
Os NFTs na Aptos também são aplicados a diversos casos de uso do mundo real. A KYD Labs é uma empresa de venda de ingressos Web3. Ela fornece serviços de venda de ingressos para diversos eventos ao vivo, incluindo o WonderBus Music Festival e o SEOULBOUND, o evento de encerramento da Semana Blockchain da Coreia. A Aptos Labs se associou duas vezes à NBCUniversal para lançar experiências digitais para os filmes Renfield e The Exorcist: Believer. No início de novembro, a Fundação Aptos se associou ao parque de diversões e grupo de mídia sul-coreano Seoul Land. A subsidiária digital da Seoul Land, RXMeta, lançará uma nova experiência de festival chamada Bloom na Aptos, com ingressos e associações NFT.
No final de agosto, a Aptos Labs lançou o Padrão de Ativos Digitais Aptos (DA). DA foca em NFTs, com recursos como NFTs dinâmicos, tokens soul-bound, custos de gás mais baixos, dando aos NFTs a capacidade de possuir outros NFTs, suporte simplificado para airdrop e muito mais.
Como mencionado acima, o Aptos é projetado para suportar atualizações frequentes. Para testar e destacar várias atualizações em andamento, o Aptos Labs lançou recentemente os resultados do Previewnet, um ambiente de teste projetado para simular o mainnet do Aptos. De 6 a 21 de novembro, o ambiente suportou mais de 9 bilhões de transações, das quais 2 bilhões ocorreram dentro de 24 horas. As transações de peer-to-peer atingiram o pico de 30.000 vezes por segundo, e mais de 1 milhão de coleções limitadas de NFT foram cunhadas em 90 segundos.
Uma das principais atualizações para desbloquear esse desempenho superior é o particionamento de armazenamento, que divide o armazenamento de estado em várias instâncias do RocksDB. O particionamento de armazenamento está planejado para ser lançado na mainnet em 2024. Além disso, foram feitas melhorias no mecanismo de execução, algoritmo de sincronização de estado e pilha de rede, que a Aptos Labs apresentará detalhadamente mais tarde.
O desempenho otimizado de criação de NFTs vem de uma nova solução chamada Agregadores. Historicamente, a criação de NFTs de oferta limitada é executada sequencialmente porque eram nomeados sequencialmente (por exemplo, "Cryptopunk #4317"). Os Agregadores são um mecanismo de contagem inovador e sem conflitos que permite a execução paralela da criação de NFTs de oferta limitada. A Aptos Labs publicou recentemente uma postagem de blog detalhando os Agregadores.
O próximo objetivo da Aptos Labs é primeiro alcançar o objetivo por fases de 100.000 TPS na jornada para atingir 1m+ TPS. Além das melhorias sendo testadas no Previewnet, outra grande atualização em desenvolvimento é Shoal, um novo mecanismo de consenso. Shoal combina as características de DAG e BFT para reduzir a latência e melhorar o throughput.
Finalmente, a Aptos Labs está desenvolvendo um novo compilador Aptos Move, introduzindo uma série de novos recursos de linguagem projetados para simplificar o processo de codificação e expandir a funcionalidade. Estes incluem chamadas de função estilo receptor, funções de ordem superior de primeiro nível e capacidades definidas pelo usuário. A Aptos Labs espera implementar a maioria dos novos recursos na primeira metade de 2024.
Para expandir o ecossistema Aptos, a Fundação Aptos realiza hackathons e lança programas de financiamento. Aptos Labs e a Fundação Aptos também têm parcerias com vários parceiros. Além dessas duas entidades, há outros grupos também buscando atividades de crescimento, como a comunidade de desenvolvedores com sede na Índia, Move Developers DAO (MDD). No geral, muitos esforços de crescimento estão focados na região da Ásia-Pacífico.
Além das parcerias mencionadas na seção de ecossistema, a Aptos também tem parcerias com os seguintes grandes parceiros:
Os programas de hackathon e de subsídio são os seguintes:
Aptos é uma blockchain L1 projetada em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização. Aptos nasceu dos projetos Diem e Novi da Meta e será lançado em outubro de 2022. A pilha de tecnologia da Aptos é inovadora em vários aspectos, como o mecanismo de consenso AptosBFTv4, o protocolo de memória Quorum Store, o mecanismo de execução paralela Block-STM e a linguagem de programação Aptos Move.
Desde julho de 2023, o Aptos processou uma média de mais de 475.000 transações por dia e possui mais de 72.000 endereços ativos diariamente. Os eventos online são impulsionados principalmente pelas plataformas de mídia social Chingari, oracle Pyth, e um evento de criação de arte pública de um dia inteiro no Graffio. Os planos para expandir o ecossistema incluem parcerias, hackathons, programas de financiamento e muito mais, muitos dos quais são voltados para a região da Ásia-Pacífico.