Prova de Liquidez: Pontos, mas melhor

Intermediário6/26/2024, 9:32:10 AM
O PoL da Berachain torna a liquidez fluída e realinha o fluxo de valor na rede, recompensando sistematicamente aqueles que mais contribuem para o ecossistema. Como usuário em Proof of Liquidity, você não mais bloqueia capital exclusivamente para a segurança da rede; em vez disso, fornece capital ao ecossistema para ganhar recompensas em bloco (BGT). Estes BGT podem ser posteriormente delegados a validadores que contribuem para a segurança da rede.

Jogar jogos a longo prazo

A liquidez é o sangue vital da atividade onchain. Ao longo do último ciclo, vimos várias abordagens de curto prazo para adquirir liquidez, muitas das quais têm girado em torno de pontos e subsídios. Às vezes, essa liquidez é usada de forma produtiva no ecossistema, mas na maior parte do tempo, é usada apenas para atingir alguma métrica de listagem CEX ou estimular uma curta onda de atividade onchain na esperança de afetar o preço do token a longo prazo. A indústria é fundamentalmente governada por atores mercenários e design de incentivos correlacionados. A Berachain acredita que, para construir um ecossistema que suporte o teste do tempo, devemos otimizar para jogos de longo prazo desde o início.

As TGEs recentes destacam a relação unilateral entre aqueles que fornecem liquidez e aqueles que os recompensam, talvez mais facilmente vista nos recentes lançamentos do LRT. O protocolo bloqueia a liquidez, beneficia com ela e decide como os LPs são recompensados. Algumas equipas podem desvalorizar as frustrações como agricultores de airdrop com direitos adquiridos, mas outros reconhecem que os protocolos utilizam estas estatísticas de depósito para demonstrar tração para angariação de fundos privada e formação de parcerias sem realmente encontrar uma forma de tornar esses utilizadores completos.

Para além de irritar os utilizadores e destruir o sentimento público (o que tende a desencadear a ação do preço), um dos maiores problemas da meta atual é que, após o lançamento, os utilizadores mercenários simplesmente retiram os seus fundos e movem a sua liquidez para a próxima quinta. À medida que um novo protocolo surge, a liquidez é sugada dos ecossistemas existentes à medida que os utilizadores se apressam a extrair valor fresco - às vezes adequadamente descrito como "Novo Moeda Boa, Moeda Antiga Má." Poucos conseguem capturar a liquidez e os utilizadores a longo prazo, uma vez que o custo de oportunidade de manter o capital mercenário bloqueado sem receber recompensas é elevado. Obviamente, esta é uma ótima estratégia para a aquisição rápida de utilizadores, mas uma estratégia muito fraca para a retenção de utilizadores.

Então, como se enfrenta este problema?

A Berachain vê isto como uma equação de duas partes. Em primeiro lugar, dar aos utilizadores e fornecedores de liquidez tanta flexibilidade e influência quanto possível, reduzindo a necessidade de sair do protocolo. Em segundo lugar, garantir que o conjunto de utilizadores, aplicações e validadores esteja alinhado e que cada parte possa beneficiar do esforço e/ou capital despendido na cadeia. Aqui é onde entra a Prova de Liquidez na equação - o PoL da Berachain torna a liquidez líquida e realinha os fluxos de valor em toda a rede para recompensar as partes que mais contribuem para o ecossistema de forma sistemática.

Prova de Liquidez 101

A Prova de Liquidez é um mecanismo para incentivar e recompensar o capital produtivo com BGT, o token de governança/emissões da Berachain. Aqui está uma breve visão geral de como os três grupos de partes interessadas participam na PoL:

Validadores: Ganham recompensas de bloco com base na quantidade de BGT delegada a eles e podem ganhar tokens de aplicações em troca de direcionar emissões de BGT para os cofres de recompensas das aplicações através de “incentivos.”

Aplicações: podem definir recompensas no mercado de validadores para recompensas BGT para incentivar os validadores a direcionar as emissões de BGT para eles em troca de uma recompensa, geralmente na forma do token nativo do protocolo. As aplicações e os validadores trabalham juntos para inicializar a liquidez para um token de aplicação ou a própria aplicação.

Utilizadores: Fornecer liquidez aos locais de liquidez elegíveis (pools, vaults, etc.) para acumular recompensas BGT e ganhar taxas de LP aplicáveis. Os utilizadores também podem delegar BGT a um validador para ganhar uma parte dos incentivos recebidos das aplicações que recebem emissões desse validador.

Como utilizador em prova de liquidez, em vez de bloquear capital com o único propósito de segurança da rede, o capital é fornecido ao ecossistema para ganhar recompensas em bloco (BGT), que por sua vez podem ser delegadas a um validador contribuindo para a segurança da rede. Os validadores são incentivados a maximizar o BGT delegado, pois as suas recompensas pela construção de blocos (e comissões) aumentam com o BGT. Como resultado, diferentes estratégias surgirão para otimizar a atratividade da delegação - isso pode ser social (oferecendo valor através da comunidade e/ou incubação) ou económico (incentivando delegadores através de uma partilha de receitas).

Através de uma delegação maior da BGT, os validadores também podem trabalhar com mais protocolos através do mercado de recompensas mencionado. Isso permite-lhes aceder a novas fontes de receita, ao mesmo tempo que ajudam novas dApps na cadeia a impulsionar a liquidez e as bases de utilizadores. Os utilizadores procurarão um validador que esteja alinhado com os seus incentivos. Por exemplo, se um utilizador estiver investido no protocolo X, provavelmente preferirá delegar a um validador que direcione uma parte das suas emissões para um cofre ou LP correspondente a esse protocolo.

Teoria dos jogos para partes interessadas:

  1. Validadores: Ganhe maximizando as delegações BGT e prestando serviços de recompensas de liquidez do protocolo, criando rentabilidade através de uma colaboração eficiente com as aplicações.
  2. Aplicações: Ganhe trabalhando com validadores para impulsionar a liquidez e incentivar diretamente os usuários com emissões de BGT, aumentando a eficiência de capital em comparação com programas de mineração de liquidez padrão.
  3. Utilizadores: Ganham ao fornecer liquidez às aplicações que utilizam e delegando emissões de BGT a validadores alinhados, ganhando incentivos e maximizando retornos no seu stake.

Berachain foi descrito como um 'parque de diversões para jogos econômicos infinitos'.

O alinhamento acima destina-se a permitir que a Berachain também sirva como um "parque de diversões infinito para jogos econômicos" - igual, igual, mas diferente.

PoL são pontos, mas melhores

Os tokens com fluxos de caixa provenientes das taxas ganhas pelos seus protocolos correspondentes serão um dos maiores desbloqueios para o ecossistema cripto. A única razão pela qual a maioria não o faz é por medo de ser incorretamente rotulada como um título de segurança.

— Viktor Bunin 🛡️ (@ViktorBunin20 de maio de 2024

Por que é que os pontos funcionam (num horizonte temporal a curto prazo)?

  1. Eles oferecem uma forma adicional de especulação antes de um token (a forma principal)
  2. Geralmente, são não transferíveis e ilíquidos, o que torna mais difícil para as pessoas precificá-los corretamente
  3. Os protocolos determinam retroativamente quanto esses pontos lhes irão "custar" em termos de alocação de tokens em "pós" - uma vez que o valor já foi em grande parte extraído deles (através do aumento métrico, via farming de pontos)

Por outro lado,

  1. Os utilizadores não têm controlo sobre como os pontos são distribuídos
  2. Os pontos não têm qualquer forma de valor intrínseco ou capacidade de representar o valor potencial dos seus tokens correspondentes
  3. Os pontos frequentemente têm períodos de distribuição desconhecidos ou altamente variáveis, o que impede que qualquer pessoa saiba efetivamente a posse da "torta" em qualquer momento

E se houvesse uma maneira de recompensar sistematicamente aqueles que mais contribuem para o valor do protocolo? Em vez de participar de um jogo unilateral onde o protocolo detém todas as cartas, os usuários participam de um sistema transparente onde podem avaliar o custo real de oportunidade de capital. A prova de liquidez da Berachain é pontos, mas melhor.

A prova de liquidez é um mecanismo que incentiva a liquidez aderente através de recompensas sistémicas para os utilizadores que fornecem capital produtivo ao ecossistema. Não há mais almoços grátis para a extração de valor de ambos os lados. Qualquer capital fornecido ao ecossistema é colocado a trabalhar, criando uma liquidez mais profunda e, como resultado, melhores preços de execução e resultados para os utilizadores e dApps. A prova de liquidez é uma dança onde validadores, aplicações e utilizadores interagem para alinhar interesses financeiros e sociais através do BGT- a emissão do token de governança da rede Berachain. Para ganhar BGT, os utilizadores fornecem liquidez às aplicações do ecossistema. Como utilizador, o BGT dá aos detentores direitos a uma percentagem das taxas geradas a partir do uso nativo da dapp, influencia quais cofres de recompensa são incentivados através da governança, e pode ser delegado a um validador para ganhar uma parte dos incentivos do validador. O BGT permite aos utilizadores que contribuíram valor para o sistema determinar quem deve ser mais recompensado.

O PoL é uma forma mais eficiente de alocar emissões/liquidez porque é recursivo para a atividade onchain de utilizadores reais e crescimento do produto, em vez de ser o resultado de utilização síbil. O BGT também é ajustável em tempo real e controlado por utilizadores, dApps e validadores, todos procurando alinhar os seus resultados ótimos de teoria dos jogos. Novos projetos podem ser adicionados através de governação para elegibilidade para receber emissões BGT, criando um ciclo constante com incentivos flutuantes.

Berachain: Alinhamento de incentivos ao nível do protocolo

A criptomoeda é, por natureza, um jogo de alinhamento de incentivos e de encontrar maneiras de maximizar o capital. Em outros ecossistemas, a relação entre utilizadores, validadores e aplicações é, na melhor das hipóteses, fragmentada. No seu cerne, a prova de liquidez torna mais fácil para as aplicações adquirirem utilizadores e liquidez e proporciona aos validadores fluxos de receita diferenciados através da colaboração com esses protocolos.

Os pontos são o método mais popular de inicialização da atividade e do crescimento onchain, servindo para valorizar algum token futuro que possa existir em troca de fornecer alguma ação ou liquidez a uma rede. No entanto, a distribuição e o valor dos pontos são inteiramente determinados por uma única entidade centralizada e são inherentemente de curto prazo, deixando um vácuo de liquidez repentino e um desequilíbrio entre a segurança do protocolo e a atividade econômica. Isso leva a um efeito bola de neve que termina sem novos usuários, sem novos aplicativos e com a participação do validador diminuindo. Em última análise, o paradigma de Prova de Liquidez da Berachain muda o foco de ganhos de curto prazo para crescimento sustentável e de longo prazo. Ao criar um ambiente onde o valor é distribuído para aqueles que contribuem, os jogadores são incentivados a jogar jogos de longo prazo.

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [blog], Encaminhe o Título Original 'Prova de Liquidez: Pontos, mas melhor', Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Camila Ramos]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com oGate Aprenderequipa e eles tratarão disso prontamente.

  2. Responsabilidade de Isenção de Responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são apenas do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. A menos que seja mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.

Prova de Liquidez: Pontos, mas melhor

Intermediário6/26/2024, 9:32:10 AM
O PoL da Berachain torna a liquidez fluída e realinha o fluxo de valor na rede, recompensando sistematicamente aqueles que mais contribuem para o ecossistema. Como usuário em Proof of Liquidity, você não mais bloqueia capital exclusivamente para a segurança da rede; em vez disso, fornece capital ao ecossistema para ganhar recompensas em bloco (BGT). Estes BGT podem ser posteriormente delegados a validadores que contribuem para a segurança da rede.

Jogar jogos a longo prazo

A liquidez é o sangue vital da atividade onchain. Ao longo do último ciclo, vimos várias abordagens de curto prazo para adquirir liquidez, muitas das quais têm girado em torno de pontos e subsídios. Às vezes, essa liquidez é usada de forma produtiva no ecossistema, mas na maior parte do tempo, é usada apenas para atingir alguma métrica de listagem CEX ou estimular uma curta onda de atividade onchain na esperança de afetar o preço do token a longo prazo. A indústria é fundamentalmente governada por atores mercenários e design de incentivos correlacionados. A Berachain acredita que, para construir um ecossistema que suporte o teste do tempo, devemos otimizar para jogos de longo prazo desde o início.

As TGEs recentes destacam a relação unilateral entre aqueles que fornecem liquidez e aqueles que os recompensam, talvez mais facilmente vista nos recentes lançamentos do LRT. O protocolo bloqueia a liquidez, beneficia com ela e decide como os LPs são recompensados. Algumas equipas podem desvalorizar as frustrações como agricultores de airdrop com direitos adquiridos, mas outros reconhecem que os protocolos utilizam estas estatísticas de depósito para demonstrar tração para angariação de fundos privada e formação de parcerias sem realmente encontrar uma forma de tornar esses utilizadores completos.

Para além de irritar os utilizadores e destruir o sentimento público (o que tende a desencadear a ação do preço), um dos maiores problemas da meta atual é que, após o lançamento, os utilizadores mercenários simplesmente retiram os seus fundos e movem a sua liquidez para a próxima quinta. À medida que um novo protocolo surge, a liquidez é sugada dos ecossistemas existentes à medida que os utilizadores se apressam a extrair valor fresco - às vezes adequadamente descrito como "Novo Moeda Boa, Moeda Antiga Má." Poucos conseguem capturar a liquidez e os utilizadores a longo prazo, uma vez que o custo de oportunidade de manter o capital mercenário bloqueado sem receber recompensas é elevado. Obviamente, esta é uma ótima estratégia para a aquisição rápida de utilizadores, mas uma estratégia muito fraca para a retenção de utilizadores.

Então, como se enfrenta este problema?

A Berachain vê isto como uma equação de duas partes. Em primeiro lugar, dar aos utilizadores e fornecedores de liquidez tanta flexibilidade e influência quanto possível, reduzindo a necessidade de sair do protocolo. Em segundo lugar, garantir que o conjunto de utilizadores, aplicações e validadores esteja alinhado e que cada parte possa beneficiar do esforço e/ou capital despendido na cadeia. Aqui é onde entra a Prova de Liquidez na equação - o PoL da Berachain torna a liquidez líquida e realinha os fluxos de valor em toda a rede para recompensar as partes que mais contribuem para o ecossistema de forma sistemática.

Prova de Liquidez 101

A Prova de Liquidez é um mecanismo para incentivar e recompensar o capital produtivo com BGT, o token de governança/emissões da Berachain. Aqui está uma breve visão geral de como os três grupos de partes interessadas participam na PoL:

Validadores: Ganham recompensas de bloco com base na quantidade de BGT delegada a eles e podem ganhar tokens de aplicações em troca de direcionar emissões de BGT para os cofres de recompensas das aplicações através de “incentivos.”

Aplicações: podem definir recompensas no mercado de validadores para recompensas BGT para incentivar os validadores a direcionar as emissões de BGT para eles em troca de uma recompensa, geralmente na forma do token nativo do protocolo. As aplicações e os validadores trabalham juntos para inicializar a liquidez para um token de aplicação ou a própria aplicação.

Utilizadores: Fornecer liquidez aos locais de liquidez elegíveis (pools, vaults, etc.) para acumular recompensas BGT e ganhar taxas de LP aplicáveis. Os utilizadores também podem delegar BGT a um validador para ganhar uma parte dos incentivos recebidos das aplicações que recebem emissões desse validador.

Como utilizador em prova de liquidez, em vez de bloquear capital com o único propósito de segurança da rede, o capital é fornecido ao ecossistema para ganhar recompensas em bloco (BGT), que por sua vez podem ser delegadas a um validador contribuindo para a segurança da rede. Os validadores são incentivados a maximizar o BGT delegado, pois as suas recompensas pela construção de blocos (e comissões) aumentam com o BGT. Como resultado, diferentes estratégias surgirão para otimizar a atratividade da delegação - isso pode ser social (oferecendo valor através da comunidade e/ou incubação) ou económico (incentivando delegadores através de uma partilha de receitas).

Através de uma delegação maior da BGT, os validadores também podem trabalhar com mais protocolos através do mercado de recompensas mencionado. Isso permite-lhes aceder a novas fontes de receita, ao mesmo tempo que ajudam novas dApps na cadeia a impulsionar a liquidez e as bases de utilizadores. Os utilizadores procurarão um validador que esteja alinhado com os seus incentivos. Por exemplo, se um utilizador estiver investido no protocolo X, provavelmente preferirá delegar a um validador que direcione uma parte das suas emissões para um cofre ou LP correspondente a esse protocolo.

Teoria dos jogos para partes interessadas:

  1. Validadores: Ganhe maximizando as delegações BGT e prestando serviços de recompensas de liquidez do protocolo, criando rentabilidade através de uma colaboração eficiente com as aplicações.
  2. Aplicações: Ganhe trabalhando com validadores para impulsionar a liquidez e incentivar diretamente os usuários com emissões de BGT, aumentando a eficiência de capital em comparação com programas de mineração de liquidez padrão.
  3. Utilizadores: Ganham ao fornecer liquidez às aplicações que utilizam e delegando emissões de BGT a validadores alinhados, ganhando incentivos e maximizando retornos no seu stake.

Berachain foi descrito como um 'parque de diversões para jogos econômicos infinitos'.

O alinhamento acima destina-se a permitir que a Berachain também sirva como um "parque de diversões infinito para jogos econômicos" - igual, igual, mas diferente.

PoL são pontos, mas melhores

Os tokens com fluxos de caixa provenientes das taxas ganhas pelos seus protocolos correspondentes serão um dos maiores desbloqueios para o ecossistema cripto. A única razão pela qual a maioria não o faz é por medo de ser incorretamente rotulada como um título de segurança.

— Viktor Bunin 🛡️ (@ViktorBunin20 de maio de 2024

Por que é que os pontos funcionam (num horizonte temporal a curto prazo)?

  1. Eles oferecem uma forma adicional de especulação antes de um token (a forma principal)
  2. Geralmente, são não transferíveis e ilíquidos, o que torna mais difícil para as pessoas precificá-los corretamente
  3. Os protocolos determinam retroativamente quanto esses pontos lhes irão "custar" em termos de alocação de tokens em "pós" - uma vez que o valor já foi em grande parte extraído deles (através do aumento métrico, via farming de pontos)

Por outro lado,

  1. Os utilizadores não têm controlo sobre como os pontos são distribuídos
  2. Os pontos não têm qualquer forma de valor intrínseco ou capacidade de representar o valor potencial dos seus tokens correspondentes
  3. Os pontos frequentemente têm períodos de distribuição desconhecidos ou altamente variáveis, o que impede que qualquer pessoa saiba efetivamente a posse da "torta" em qualquer momento

E se houvesse uma maneira de recompensar sistematicamente aqueles que mais contribuem para o valor do protocolo? Em vez de participar de um jogo unilateral onde o protocolo detém todas as cartas, os usuários participam de um sistema transparente onde podem avaliar o custo real de oportunidade de capital. A prova de liquidez da Berachain é pontos, mas melhor.

A prova de liquidez é um mecanismo que incentiva a liquidez aderente através de recompensas sistémicas para os utilizadores que fornecem capital produtivo ao ecossistema. Não há mais almoços grátis para a extração de valor de ambos os lados. Qualquer capital fornecido ao ecossistema é colocado a trabalhar, criando uma liquidez mais profunda e, como resultado, melhores preços de execução e resultados para os utilizadores e dApps. A prova de liquidez é uma dança onde validadores, aplicações e utilizadores interagem para alinhar interesses financeiros e sociais através do BGT- a emissão do token de governança da rede Berachain. Para ganhar BGT, os utilizadores fornecem liquidez às aplicações do ecossistema. Como utilizador, o BGT dá aos detentores direitos a uma percentagem das taxas geradas a partir do uso nativo da dapp, influencia quais cofres de recompensa são incentivados através da governança, e pode ser delegado a um validador para ganhar uma parte dos incentivos do validador. O BGT permite aos utilizadores que contribuíram valor para o sistema determinar quem deve ser mais recompensado.

O PoL é uma forma mais eficiente de alocar emissões/liquidez porque é recursivo para a atividade onchain de utilizadores reais e crescimento do produto, em vez de ser o resultado de utilização síbil. O BGT também é ajustável em tempo real e controlado por utilizadores, dApps e validadores, todos procurando alinhar os seus resultados ótimos de teoria dos jogos. Novos projetos podem ser adicionados através de governação para elegibilidade para receber emissões BGT, criando um ciclo constante com incentivos flutuantes.

Berachain: Alinhamento de incentivos ao nível do protocolo

A criptomoeda é, por natureza, um jogo de alinhamento de incentivos e de encontrar maneiras de maximizar o capital. Em outros ecossistemas, a relação entre utilizadores, validadores e aplicações é, na melhor das hipóteses, fragmentada. No seu cerne, a prova de liquidez torna mais fácil para as aplicações adquirirem utilizadores e liquidez e proporciona aos validadores fluxos de receita diferenciados através da colaboração com esses protocolos.

Os pontos são o método mais popular de inicialização da atividade e do crescimento onchain, servindo para valorizar algum token futuro que possa existir em troca de fornecer alguma ação ou liquidez a uma rede. No entanto, a distribuição e o valor dos pontos são inteiramente determinados por uma única entidade centralizada e são inherentemente de curto prazo, deixando um vácuo de liquidez repentino e um desequilíbrio entre a segurança do protocolo e a atividade econômica. Isso leva a um efeito bola de neve que termina sem novos usuários, sem novos aplicativos e com a participação do validador diminuindo. Em última análise, o paradigma de Prova de Liquidez da Berachain muda o foco de ganhos de curto prazo para crescimento sustentável e de longo prazo. Ao criar um ambiente onde o valor é distribuído para aqueles que contribuem, os jogadores são incentivados a jogar jogos de longo prazo.

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [blog], Encaminhe o Título Original 'Prova de Liquidez: Pontos, mas melhor', Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Camila Ramos]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com oGate Aprenderequipa e eles tratarão disso prontamente.

  2. Responsabilidade de Isenção de Responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são apenas do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. A menos que seja mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.

Розпочати зараз
Зареєструйтеся та отримайте ваучер на
$100
!