Primex é o primeiro protocolo de corretagem principal cross-chain que permite aos usuários trocar dados e ativos entre várias redes. Foi desenvolvido para resolver o problema de fragmentação de liquidez do mercado De-Fi, criando uma plataforma para negociação de margem à vista. Também é apoiado por líderes de diferentes DEXs e blockchains.
Primex foi criado para oferecer uma solução de acesso à liquidez sem que o usuário precise lidar com bancos tradicionais. A plataforma permite que os credores evitem os bancos e que os mutuários acessem liquidez sem a necessidade de intermediários.
O protocolo faz parte de um novo conjunto de projetos que buscam o desenvolvimento de um mundo de negociação de ativos digitais. Com a entrada dos mercados do mundo real no mundo das blockchains, uma forma verdadeiramente descentralizada de negociação de margem é necessária. A Primex encontrou uma solução fornecendo acesso a empréstimos para que os traders possam abrir e fechar negociações.
Primex foi oficialmente lançado em 2021 após ter sido trabalhado por vários especialistas em diversos campos tecnológicos. O protocolo foi fundado com um objetivo específico em mente; infundir empréstimos e trocas descentralizadas para formar uma plataforma totalmente funcional que aprimora as trocas em vários ecossistemas.
Esses membros começaram a trabalhar neste projeto depois de perceberem que os traders de criptomoedas frequentemente tinham que cumprir requisitos de garantia e que não havia recursos de cross-chain para alavancar a negociação de criptomoedas não custodiais.
A plataforma foi liderada por Vlad Kostanda e Dmitry Tolok, que trabalharam no projeto original da Adoriasoft (uma empresa de desenvolvimento e soluções blockchain) por até quatro anos. Dmitry estava encarregado dos projetos de desenvolvimento comercial da empresa, enquanto Vlad era o CEO.
Como um protocolo de corretagem primeiro líder em multiplataforma, a Primex desenvolveu importantes recursos para garantir o sucesso do projeto. Alguns dos recursos do protocolo incluem:
Primex introduz um novo nível de negociação alavancada em De-Fi. Isso dá aos usuários a chance de ter posições alavancadas em vários DEXs.
Os credores na Primex podem espalhar seu risco por vários ativos, traders específicos e buckets de crédito. Os buckets de crédito são contratos inteligentes que possuem um conjunto de regras estabelecidas por um tabelião escolhido pela comunidade. Essas regras ajudam os credores a gerenciar seus riscos, dando aos usuários controle sobre o gerenciamento de riscos, aumentando sua transparência e segurança.
A agricultura de rendimento é uma forma de investimento que envolve os usuários bloqueando criptomoedas em dApps (aplicativos descentralizados) em troca de recompensas. A negociação gera muitos retornos para a plataforma, o que significa que os negociadores pagam taxas ao protocolo por cada negociação com margem que fazem. Esses credores ganham juros com essas taxas.
Os credores têm a chance de ganhar uma taxa de juros fixa da Primex ao travar seus fundos por um certo período de tempo. O juro fixo ganho é garantido por taxas de negociação. Isso é alcançado usando a stablecoin da rede, PMX, que é garantida por garantia e mantida por reequilíbrio algorítmico.
Os traders só precisam travar o depósito para abrir uma posição alavancada. O protocolo não transfere fundos para carteiras fora de seu protocolo e, em caso de liquidação, os ativos bloqueados são enviados para a TVL do protocolo. Os traders não usam suas próprias carteiras para interagir com as DEXs; em vez disso, eles usam contratos inteligentes incorporados no protocolo.
Primex utiliza algoritmos de inteligência artificial para ajudar os traders a avaliar seu desempenho geral. Mais especificamente, a rede utiliza uma rede descentralizada de nós baseados em aprendizado de máquina para avaliar constantemente os traders e gerar uma pontuação para eles.
Traders com estratégias de negociação eficazes têm mais probabilidade de obter pontuações mais altas, enquanto aqueles com estratégias mais fracas serão pontuados mais baixos pela IA. Isso é uma grande vantagem para usuários com pontuações altas, pois serão capazes de sobreviver à alta volatilidade e preservar suas posições. Isso
Um dos principais problemas enfrentados pelo De-Fi é a baixa liquidez, que o Primex aborda. Para garantir que o sistema funcione de forma suave e eficiente, indivíduos e organizações específicos são designados para papéis e responsabilidades distintos. O Primex tem cinco papéis específicos desempenhados por certas partes no protocolo. Os papéis incluem:
Primex foi desenvolvido para facilitar a negociação alavancada de margem em DEXs. A alavancagem é composta por capital ou ativos oferecidos por uma pessoa para um trader tomar emprestado e abrir uma posição. Essas pessoas geralmente são chamadas de credores na Primex.
Na Primex, os credores colocam seus ativos em mais de um grupo de crédito, que é obtido a partir de taxas coletadas com base em negociações concluídas. Esses grupos de crédito são regidos por contratos inteligentes e só podem funcionar após os termos estabelecidos pelo contrato inteligente serem cumpridos.
Os credores ganham juros de incentivo sobre os fundos adicionados ao pool de liquidez. O dinheiro ganho é reunido das taxas obtidas a partir de transações concluídas. Qualquer usuário com ativos digitais que entende o risco envolvido poderia se tornar um credor da Primex. Isso inclui o usuário comum, traders profissionais, bancos e corretores.
Os traders da Primex são fundamentais para a rede Primex. Eles utilizam os ativos oferecidos aos buckets de crédito pelos credores para fazer negociações e gerar lucros. A Primex oferece aos traders acesso aos ativos nos buckets de crédito. Isso ajuda os traders a terem mais capital para usar nas negociações, mas não pode ser transferido para carteiras externas como protocolos de empréstimo.
Os notários da Primex realizam tarefas muito semelhantes às de um validador. Eles avaliam os riscos assumidos pelos credores na plataforma para garantir o sucesso da rede. Existem dois tipos de notários na Primex:
Ao contrário do papel de credor e negociante, que está aberto a qualquer pessoa, o papel de um Tabelião é apenas para pessoas com autoridade financeira real e know-how. A posição requer muitos cálculos e, se houver algum erro, o tabelião perderá uma parte do seu depósito. O tabelião é encarregado de uma tarefa difícil e, como tal, tem a confiança da comunidade da rede. Para garantir que sejam confiáveis por todos, os Tabeliães da rede são nomeados e votados pelos membros da Primex.
Um notário precisa ter uma participação financeira na rede para garantir que tome decisões favoráveis a ela. Não é garantido que esses notários sempre terão tais fundos disponíveis, e é aí que entra o trabalho de um delegante.
Um delegante oferece o token de governança Primex para garantir um Notário. Este processo requer que o delegante tenha a maior confiança no Notário. Uma vez que uma parte ou toda a sua participação pode ser perdida se o Notário agir de má fé ou cometer um erro em seus cálculos. Os delegantes na plataforma podem ser qualquer pessoa que possua o token de governança Primex.
Um provedor de liquidez, ou LP, realiza uma tarefa muito diferente da do credor Primex. Um provedor de liquidez é necessário quando não há ativos suficientes em um balde de crédito para atender à demanda de empréstimo. O provedor de liquidez disponibilizará os ativos necessários para manter o balde funcionando.
A liquidez que eles oferecem é negociável por outros ativos dentro do pool de crédito. Isso significa que o provedor de liquidez pode fornecer um tipo de ativo e obter um diferente em troca. Os provedores de liquidez são compensados ao ganhar juros sobre os ativos fornecidos ou ao ganhar tokens de governança da Primex.
Para que qualquer projeto seja bem-sucedido, ele precisa ter algum tipo de impacto no ecossistema. A Primex tem como objetivo impactar o sistema De-Fi ao impactar o setor financeiro tradicional. Abaixo estão algumas questões que o setor De-Fi enfrenta e como a Primex as resolve.
Vários ativos De-Fi estão disponíveis para usuários de todo o mundo; no entanto, eles são construídos em diferentes bolsas descentralizadas e projetos. Isso é um problema para usuários que desejam usar estratégias avançadas de negociação para obter maiores retornos. No entanto, o Primex resolve esse problema por ser um protocolo de cadeia cruzada que incorpora várias DEXs em sua plataforma.
Alguns projetos De-Fi não são totalmente descentralizados porque possuem uma estrutura de governança controlada por pessoas específicas e, como tal, esses usuários têm o poder de listar contas a qualquer momento que desejarem. A Primex resolve isso ao ser uma rede governada pela comunidade aberta a todos.
A maioria dos usuários tende a travar mais do que a pedir emprestado ao usar outros protocolos de empréstimo. Os traders da Primex só podem bloquear seus depósitos iniciais com a ajuda de contratos inteligentes e pedir emprestado liquidez para aumentar suas posições de negociação. Eles não têm a opção de transferir a liquidez emprestada para carteiras externas.
Primex foi desenvolvido com um objetivo em mente e, para alcançar esse objetivo, os desenvolvedores criaram um roadmap que melhoraria significativamente o sucesso do projeto. O roadmap foi projetado para melhorar gradualmente o projeto, mantendo-se amigável ao usuário. Foi ainda dividido nas seguintes cinco etapas:
Este é o roteiro para o lançamento original do projeto e incorporou certos fatores como:
Esta é a segunda etapa do projeto Primex, e foca principalmente na melhoria da experiência do usuário e na distribuição do token de governança da plataforma.
A terceira fase é centrada em quatro características principais; auditorias, o lançamento da mainnet da plataforma, votação da comunidade e suporte a vários idiomas.
A quarta fase da Primex ou Primex V2 foca principalmente nas características de interligação da rede e nas habilidades de negociação e empréstimo da plataforma, como negociação de margem cruzada, suporte à negociação entre cadeias, pontuação de IA e notários de eficiência.
Esta quinta fase do Primex é essencial para o futuro da rede, uma vez que consiste principalmente em funcionalidades que poderiam colocar a plataforma à frente da concorrência quando totalmente incorporadas. Estas incluem:
PMX é o token de governança e utilitário da rede. Ele também serve como um meio para os detentores votarem em questões delicadas dentro da rede, como processos de governança futuros e muito mais. O token PMX também serve como um incentivo para diferentes participantes no ecossistema Primex e é importante para os Notários Primex.
O token PMX será distribuído das seguintes maneiras:
Primex está combinando o melhor de um sistema governado pela comunidade e um blockchain verdadeiramente descentralizado para desenvolver uma rede que resolve adequadamente os problemas que afligem o ecossistema De-Fi. Os serviços De-Fi não vão a lugar algum em breve e o Primex está pronto para ocupar seu lugar como uma das principais redes.
Primex é o primeiro protocolo de corretagem principal cross-chain que permite aos usuários trocar dados e ativos entre várias redes. Foi desenvolvido para resolver o problema de fragmentação de liquidez do mercado De-Fi, criando uma plataforma para negociação de margem à vista. Também é apoiado por líderes de diferentes DEXs e blockchains.
Primex foi criado para oferecer uma solução de acesso à liquidez sem que o usuário precise lidar com bancos tradicionais. A plataforma permite que os credores evitem os bancos e que os mutuários acessem liquidez sem a necessidade de intermediários.
O protocolo faz parte de um novo conjunto de projetos que buscam o desenvolvimento de um mundo de negociação de ativos digitais. Com a entrada dos mercados do mundo real no mundo das blockchains, uma forma verdadeiramente descentralizada de negociação de margem é necessária. A Primex encontrou uma solução fornecendo acesso a empréstimos para que os traders possam abrir e fechar negociações.
Primex foi oficialmente lançado em 2021 após ter sido trabalhado por vários especialistas em diversos campos tecnológicos. O protocolo foi fundado com um objetivo específico em mente; infundir empréstimos e trocas descentralizadas para formar uma plataforma totalmente funcional que aprimora as trocas em vários ecossistemas.
Esses membros começaram a trabalhar neste projeto depois de perceberem que os traders de criptomoedas frequentemente tinham que cumprir requisitos de garantia e que não havia recursos de cross-chain para alavancar a negociação de criptomoedas não custodiais.
A plataforma foi liderada por Vlad Kostanda e Dmitry Tolok, que trabalharam no projeto original da Adoriasoft (uma empresa de desenvolvimento e soluções blockchain) por até quatro anos. Dmitry estava encarregado dos projetos de desenvolvimento comercial da empresa, enquanto Vlad era o CEO.
Como um protocolo de corretagem primeiro líder em multiplataforma, a Primex desenvolveu importantes recursos para garantir o sucesso do projeto. Alguns dos recursos do protocolo incluem:
Primex introduz um novo nível de negociação alavancada em De-Fi. Isso dá aos usuários a chance de ter posições alavancadas em vários DEXs.
Os credores na Primex podem espalhar seu risco por vários ativos, traders específicos e buckets de crédito. Os buckets de crédito são contratos inteligentes que possuem um conjunto de regras estabelecidas por um tabelião escolhido pela comunidade. Essas regras ajudam os credores a gerenciar seus riscos, dando aos usuários controle sobre o gerenciamento de riscos, aumentando sua transparência e segurança.
A agricultura de rendimento é uma forma de investimento que envolve os usuários bloqueando criptomoedas em dApps (aplicativos descentralizados) em troca de recompensas. A negociação gera muitos retornos para a plataforma, o que significa que os negociadores pagam taxas ao protocolo por cada negociação com margem que fazem. Esses credores ganham juros com essas taxas.
Os credores têm a chance de ganhar uma taxa de juros fixa da Primex ao travar seus fundos por um certo período de tempo. O juro fixo ganho é garantido por taxas de negociação. Isso é alcançado usando a stablecoin da rede, PMX, que é garantida por garantia e mantida por reequilíbrio algorítmico.
Os traders só precisam travar o depósito para abrir uma posição alavancada. O protocolo não transfere fundos para carteiras fora de seu protocolo e, em caso de liquidação, os ativos bloqueados são enviados para a TVL do protocolo. Os traders não usam suas próprias carteiras para interagir com as DEXs; em vez disso, eles usam contratos inteligentes incorporados no protocolo.
Primex utiliza algoritmos de inteligência artificial para ajudar os traders a avaliar seu desempenho geral. Mais especificamente, a rede utiliza uma rede descentralizada de nós baseados em aprendizado de máquina para avaliar constantemente os traders e gerar uma pontuação para eles.
Traders com estratégias de negociação eficazes têm mais probabilidade de obter pontuações mais altas, enquanto aqueles com estratégias mais fracas serão pontuados mais baixos pela IA. Isso é uma grande vantagem para usuários com pontuações altas, pois serão capazes de sobreviver à alta volatilidade e preservar suas posições. Isso
Um dos principais problemas enfrentados pelo De-Fi é a baixa liquidez, que o Primex aborda. Para garantir que o sistema funcione de forma suave e eficiente, indivíduos e organizações específicos são designados para papéis e responsabilidades distintos. O Primex tem cinco papéis específicos desempenhados por certas partes no protocolo. Os papéis incluem:
Primex foi desenvolvido para facilitar a negociação alavancada de margem em DEXs. A alavancagem é composta por capital ou ativos oferecidos por uma pessoa para um trader tomar emprestado e abrir uma posição. Essas pessoas geralmente são chamadas de credores na Primex.
Na Primex, os credores colocam seus ativos em mais de um grupo de crédito, que é obtido a partir de taxas coletadas com base em negociações concluídas. Esses grupos de crédito são regidos por contratos inteligentes e só podem funcionar após os termos estabelecidos pelo contrato inteligente serem cumpridos.
Os credores ganham juros de incentivo sobre os fundos adicionados ao pool de liquidez. O dinheiro ganho é reunido das taxas obtidas a partir de transações concluídas. Qualquer usuário com ativos digitais que entende o risco envolvido poderia se tornar um credor da Primex. Isso inclui o usuário comum, traders profissionais, bancos e corretores.
Os traders da Primex são fundamentais para a rede Primex. Eles utilizam os ativos oferecidos aos buckets de crédito pelos credores para fazer negociações e gerar lucros. A Primex oferece aos traders acesso aos ativos nos buckets de crédito. Isso ajuda os traders a terem mais capital para usar nas negociações, mas não pode ser transferido para carteiras externas como protocolos de empréstimo.
Os notários da Primex realizam tarefas muito semelhantes às de um validador. Eles avaliam os riscos assumidos pelos credores na plataforma para garantir o sucesso da rede. Existem dois tipos de notários na Primex:
Ao contrário do papel de credor e negociante, que está aberto a qualquer pessoa, o papel de um Tabelião é apenas para pessoas com autoridade financeira real e know-how. A posição requer muitos cálculos e, se houver algum erro, o tabelião perderá uma parte do seu depósito. O tabelião é encarregado de uma tarefa difícil e, como tal, tem a confiança da comunidade da rede. Para garantir que sejam confiáveis por todos, os Tabeliães da rede são nomeados e votados pelos membros da Primex.
Um notário precisa ter uma participação financeira na rede para garantir que tome decisões favoráveis a ela. Não é garantido que esses notários sempre terão tais fundos disponíveis, e é aí que entra o trabalho de um delegante.
Um delegante oferece o token de governança Primex para garantir um Notário. Este processo requer que o delegante tenha a maior confiança no Notário. Uma vez que uma parte ou toda a sua participação pode ser perdida se o Notário agir de má fé ou cometer um erro em seus cálculos. Os delegantes na plataforma podem ser qualquer pessoa que possua o token de governança Primex.
Um provedor de liquidez, ou LP, realiza uma tarefa muito diferente da do credor Primex. Um provedor de liquidez é necessário quando não há ativos suficientes em um balde de crédito para atender à demanda de empréstimo. O provedor de liquidez disponibilizará os ativos necessários para manter o balde funcionando.
A liquidez que eles oferecem é negociável por outros ativos dentro do pool de crédito. Isso significa que o provedor de liquidez pode fornecer um tipo de ativo e obter um diferente em troca. Os provedores de liquidez são compensados ao ganhar juros sobre os ativos fornecidos ou ao ganhar tokens de governança da Primex.
Para que qualquer projeto seja bem-sucedido, ele precisa ter algum tipo de impacto no ecossistema. A Primex tem como objetivo impactar o sistema De-Fi ao impactar o setor financeiro tradicional. Abaixo estão algumas questões que o setor De-Fi enfrenta e como a Primex as resolve.
Vários ativos De-Fi estão disponíveis para usuários de todo o mundo; no entanto, eles são construídos em diferentes bolsas descentralizadas e projetos. Isso é um problema para usuários que desejam usar estratégias avançadas de negociação para obter maiores retornos. No entanto, o Primex resolve esse problema por ser um protocolo de cadeia cruzada que incorpora várias DEXs em sua plataforma.
Alguns projetos De-Fi não são totalmente descentralizados porque possuem uma estrutura de governança controlada por pessoas específicas e, como tal, esses usuários têm o poder de listar contas a qualquer momento que desejarem. A Primex resolve isso ao ser uma rede governada pela comunidade aberta a todos.
A maioria dos usuários tende a travar mais do que a pedir emprestado ao usar outros protocolos de empréstimo. Os traders da Primex só podem bloquear seus depósitos iniciais com a ajuda de contratos inteligentes e pedir emprestado liquidez para aumentar suas posições de negociação. Eles não têm a opção de transferir a liquidez emprestada para carteiras externas.
Primex foi desenvolvido com um objetivo em mente e, para alcançar esse objetivo, os desenvolvedores criaram um roadmap que melhoraria significativamente o sucesso do projeto. O roadmap foi projetado para melhorar gradualmente o projeto, mantendo-se amigável ao usuário. Foi ainda dividido nas seguintes cinco etapas:
Este é o roteiro para o lançamento original do projeto e incorporou certos fatores como:
Esta é a segunda etapa do projeto Primex, e foca principalmente na melhoria da experiência do usuário e na distribuição do token de governança da plataforma.
A terceira fase é centrada em quatro características principais; auditorias, o lançamento da mainnet da plataforma, votação da comunidade e suporte a vários idiomas.
A quarta fase da Primex ou Primex V2 foca principalmente nas características de interligação da rede e nas habilidades de negociação e empréstimo da plataforma, como negociação de margem cruzada, suporte à negociação entre cadeias, pontuação de IA e notários de eficiência.
Esta quinta fase do Primex é essencial para o futuro da rede, uma vez que consiste principalmente em funcionalidades que poderiam colocar a plataforma à frente da concorrência quando totalmente incorporadas. Estas incluem:
PMX é o token de governança e utilitário da rede. Ele também serve como um meio para os detentores votarem em questões delicadas dentro da rede, como processos de governança futuros e muito mais. O token PMX também serve como um incentivo para diferentes participantes no ecossistema Primex e é importante para os Notários Primex.
O token PMX será distribuído das seguintes maneiras:
Primex está combinando o melhor de um sistema governado pela comunidade e um blockchain verdadeiramente descentralizado para desenvolver uma rede que resolve adequadamente os problemas que afligem o ecossistema De-Fi. Os serviços De-Fi não vão a lugar algum em breve e o Primex está pronto para ocupar seu lugar como uma das principais redes.