Título original do artigo: Relatório de Pesquisa da Metrics Ventures | Júpiter é um Amplificador para Investir em Solana?
Solana está a recuperar da tempestade da FTX. Depois de se tornar o líder no aumento das criptomoedas no quarto trimestre de 2023, continuará a inflamar o sentimento de mercado com airdrops e aumentos de alta dobra em tokens MEME em 2024. Solana torna-se o principal concorrente como o 'assassino do Ethereum'. Analisamos o crescimento do ecossistema Solana das perspetivas de dados, sentimento de mercado e prosperidade ecológica, e explicamos por que a importância de implementar o ecossistema Solana deve ser significativamente aumentada durante este ciclo.
Os dados da Solana estão a disparar rapidamente. O TVL da Solana começou a crescer rapidamente no quarto trimestre de 2023, aumentando rapidamente de aproximadamente $500M em 1 de outubro de 2023 para $8B recentemente. Aumentou 1500% em dois trimestres e está a aproximar-se dos $12B em novembro de 2021. O volume de negociação da Vertex; DEX está a aumentar rapidamente devido à influência do token MEME. Em 16 de março, o volume de negociação ultrapassou os $3.8B, um recorde. A proporção do volume de negociação da DEX tem crescido rapidamente, aproximando-se da Ethereum e até mesmo ultrapassando-a num curto espaço de tempo; em termos de desempenho da moeda, o preço do token da Solana começou a disparar em outubro de 2023 e está a aproximar-se do pico de $250. O valor de mercado total ultrapassou o pico do último mercado em alta.
(Gráfico do valor total bloqueado da Solana ao longo do tempo, fonte: DeFiLlama)
(Gráfico de volume de negociação da Solana DEX ao longo do tempo, fonte: DeFiLlama)
(Gráfico das mudanças de dominância de volume DEX ao longo do tempo para cada cadeia pública, fonte: DeFiLlama)
(Gráfico da capitalização de mercado total da Solana ao longo do tempo, fonte: Coingecko)
De outras perspectivas, como ecologia e sentimento de mercado, as razões pelas quais a ecologia da Solana cresceu rapidamente e ainda tem espaço para um crescimento substancial incluem os seguintes pontos:
Em resumo, independentemente do desempenho de dados, da prosperidade ecológica e do sentimento de mercado, o ecossistema Solana mostrou grande força no período passado e demonstrou a capacidade de continuar a crescer e o caminho lógico de crescimento no mercado em alta. Independentemente de o Solana ser ou não um "matador de Ethereum", do ponto de vista da configuração, o ecossistema Solana merece o mesmo status que o ecossistema Ethereum e, do ponto de vista do crescimento, é ainda mais ofensivo.
Como infraestrutura de liquidez do ecossistema da Solana, Júpiter irá ressoar com a Solana na mesma frequência.
Em primeiro lugar, na rede Solana, a Jupiter orienta cerca de 50%-60% do volume de negociação, e mais de 80% do volume de negociação orgânica (excluindo bots de negociação), o que significa que os traders que participam no ecossistema Solana, para além de utilizarem bots de negociação, a grande maioria das transações requer interação com a interface da Jupiter. A Jupiter tornou-se um dos protocolos mais importantes no ecossistema Solana devido ao seu estatuto como infraestrutura de negociação e ao seu volume extremamente grande de captação de clientes. Além disso, a Jupiter, como agregador DEX, é na realidade muito mais importante para o ecossistema Solana do que a 1 Inch é para o Ethereum, porque o Solana é inerentemente mais adequado para um agregador de liquidez, e dividir uma transação várias vezes irá gerar custos de gás mais elevados, o que tem trazido uma alta fricção ao Ethereum, que já tem taxas de gás elevadas, e o custo para os utilizadores no Solana ainda é muito pequeno. Portanto, em termos de volume de transações, a Jupiter é basicamente equivalente ao Uniswap, e até o ultrapassou por um curto período de tempo. Em segundo lugar, muito acima de outras infraestruturas de negociação, pode-se dizer que é o Uniswap do ecossistema Solana.
Em segundo lugar, a Jupiter lançou a Jupiter Start e o Launchpad. Com a grande captação de usuários e tráfego da Jupiter no ecossistema Solana, é previsível que os futuros novos projetos no ecossistema Solana estejam altamente ligados à Jupiter, quer através do Jupiter Launchpad ou através de airdrops diretos para detentores de JUP. A Jupiter se beneficiará grandemente do nascimento e crescimento de novos projetos no ecossistema Solana.
Analisando o desempenho do token neste estágio, o crescimento do preço de Jupiter e Solana está basicamente sincronizado. No último mês, JUP subiu mais do que SOL, o que também mostra que JUP se tornará o alvo alavancado em SOL.
Jupiter foi lançado em novembro de 2021. O produto pode ser basicamente dividido em duas partes: infraestrutura de negociação e LFG Launchpad. A infraestrutura de negociação inclui: agregação de liquidez, ordens limitadas, DCA (estratégia de investimento fixa) e negociação perpétua. Esta seção fornecerá uma breve introdução aos produtos da Jupiter.
Os preços dos tokens mudam rapidamente a qualquer momento, e as negociações com os melhores preços nem sempre estão em uma DEX, mas podem envolver uma combinação de negociações em várias DEXs. Júpiter, como um agregador de liquidez, será encontrado em todas as principais DEXs e AMMs na Solana. A rota de preço mais favorável pode minimizar o deslizamento e as taxas de transação, tornando o processo de transação mais eficiente e amigável ao usuário. Os métodos de funcionamento do agregador são principalmente divididos em dois tipos: roteamento Multi-hop e divisão de pedidos. Multi-hop refere-se a obter uma melhor troca de tokens A para tokens B através do token intermediário C (A-C-B). A divisão de pedidos é dividir uma transação em múltiplas transações e concluí-las em diferentes DEXs.
Júpiter usa atualmente um algoritmo de roteamento chamado Metis, projetado para fornecer roteamento de preço ótimo dentro dos rápidos tempos de bloco da Solana. Comparado com V1 e V2, o Metis fornece caminhos de negociação mais flexíveis e complexos, alcançando assim uma melhor descoberta de preço. Além disso, o algoritmo Metis aumentou o número de DEXs que pode suportar e mostrou capacidades de cotação mais fortes em transações grandes. De acordo com dados oficiais da Júpiter, as capacidades de cotação do Metis são em média 5,22% superiores ao motor V2, e o grau de melhoria aumenta rapidamente com o aumento do valor da transação.
Atualmente, o agregador Jupiter não cobra aos utilizadores. Serve principalmente como front-end para transações de utilizadores, atraindo atenção e tráfego de utilizadores no ecossistema Solana, tornando-o também muito adequado para negócios de Launchpad. No entanto, deve ser notado que durante a última onda MEME da Solana, o status do Jupiter como front-end de negociação foi afetado por robôs de negociação. Por um lado, os robôs de negociação têm um método de operação mais amigável ao usuário e estão equipados com funções como sniping, consulta de informações de token, etc., naturalmente nascidos para tokens MEME. Por outro lado, a velocidade de atualização de pares de tokens do Jupiter não consegue cumprir os requisitos da correria inicial dos MEME. Os pares de tokens só podem ser exibidos no Jupiter após certas condições de liquidez e outros requisitos serem atendidos.
Jupiter fornece aos utilizadores uma função de ordem limite, permitindo-lhes ter uma experiência de negociação semelhante a uma CEX e evitar problemas como deslizamento e MEV causados por alterações rápidas de preço na cadeia. Semelhante a outras plataformas de ordens de limite de preço on-chain, a ordem limite da Jupiter não é um sistema de livro de ordens. Em vez disso, o Keeper usa a API de Preço da Jupiter para monitorizar os preços on-chain e executar transações quando o preço atinge padrões especificados. Beneficiando da função de agregação de liquidez da Jupiter, as ordens limite também podem usar vários pares de liquidez na Solana para completar transações.
Júpiter atualmente suporta transações entre quaisquer pares de tokens, alcançando na realidade uma experiência de negociação mais conveniente do que CEX. Ao mesmo tempo, Júpiter coopera com Birdeye e TradingView. Birdeye fornece dados de preços on-chain, e o TradingView está integrado na parte da frente para fornecer aos utilizadores uma exibição de dados de gráfico mais conveniente. Júpiter atualmente cobra uma taxa de plataforma de 0,1%.
Jupiter DCA (Dollar Cost Averaging) é uma solução de investimento fixa que permite aos utilizadores comprar ou vender automaticamente qualquer token ecológico Solana regularmente dentro de um certo período de tempo. Jupiter DCA cobra uma taxa de plataforma de 0,1%, que será cobrada sempre que uma negociação for executada. O método DCA é uma estratégia básica muito importante tanto para compra como para venda. Usar investimento fixo para acumular fichas pode evitar flutuações bruscas de preços e obter um preço de custo mais estável e médio dentro de um período. O DCA também é adequado para estratégias de venda durante os lucros do mercado de touros. Além disso, para transações de grande porte ou tokens com pouca liquidez, é possível optar por continuar a acumular fundos dentro de um período de tempo para reduzir o impacto no preço.
A negociação de Perps opera com base na LP fornecendo liquidez e no oráculo Pyth fornecendo dados de preços, e encontra-se atualmente na fase de teste Beta. O mecanismo operacional da negociação de Perps é semelhante ao modelo de pool GLP da GMX. A LP fornece liquidez ao pool JLP. Os traders do contrato hipotecam vários ativos Solana e selecionam um múltiplo alavancado de 1.1x-100x para emprestar liquidez relevante do pool JLP (Por exemplo, se estiver comprado em SOL, precisa emprestar uma quantidade correspondente de SOL de acordo com o múltiplo alavancado, e se estiver vendido em SOL, precisa emprestar stablecoins). Após fechar a posição, o trader obtém lucros/liquida perdas e devolve os tokens restantes ao pool JLP. Para os comprados em SOL, se o trader obtiver lucro, a quantidade de SOL detida pelo pool JLP será reduzida, e o lucro do trader virá do pool JLP.
Atualmente, o pool JLP suporta cinco ativos: SOL, ETH, WBTC, USDC e USDT. O pool JLP receberá 70% da receita da exchange, que inclui taxas de transação para abrir e fechar posições, e taxas de juros para empréstimos (os padrões de cobrança relevantes são mostrados na tabela abaixo). O TVL atual do pool JLP é de $331,384,506.56, e a proporção de ativos correspondente é mostrada na figura abaixo.
Júpiter lançou a versão Beta do Launchpad em janeiro de 2024 e completou a emissão de tokens de JUP, WEN e ZEUS. Os participantes do Launchpad estão principalmente divididos em três categorias: partes do projeto, comunidade JUP e usuários que compram tokens.
Em termos gerais, Jupiter é a maior entrada de tráfego na Solana. Escolher Jupiter como plataforma de lançamento irá capturar grandemente os utilizadores da ecologia Solana. Ao mesmo tempo, os projetos participantes na Launchpad precisam de fornecer uma certa quantidade de tokens (normalmente 1% dos tokens) para inspirar a comunidade e equipa JUP.
Comunidade JUPEsse é o conceito em que os votantes que possuem e apostam JUP decidem o próximo projeto a ser lançado em Júpiter por votação e recebem recompensas correspondentes. Em termos de regras de votação, muitos utilizadores bloqueiam um certo número de JUPs para obter um número correspondente de direitos de voto. Não há requisito mínimo de tokens para votação, mas cada carteira só pode votar em 1 projeto. Demora 30 dias para desbloquear os tokens. Durante a contagem decrescente de desbloqueio, os utilizadores ainda podem votar, mas os seus direitos de voto serão reduzidos em conformidade. Após a votação, os dois projetos que atualmente serão lançados em Júpiter são Zeus Network e Sharky. Para os detentores de JUP, os benefícios trazidos pela escolha de apostar e votar incluem:
Para os compradores de tokens, o JUP Launchpad utiliza um modelo DLMM (Dynamic Liquidity Market Maker) para vendas de tokens. O modelo DLMM subdividir um intervalo de preços em vários intervalos de preços discretos. A equipe fornece principalmente liquidez de Token, e os usuários fornecem liquidez USDC, completando a venda de tokens no processo. Além disso, para reduzir o impacto de mecanismos complexos nos usuários, a Jupiter ainda fornece funções de DCA e ordem limite, permitindo que os usuários completem compras de tokens confiando em estratégias apropriadas durante o período de venda de tokens.
O primeiro projeto não oficial da Jupiter Launchpad, Zeus Network, está atualmente à venda. A faixa de preço de lançamento do ZEUS no Launchpad é de $0.3 a $0.85. O preço mais alto atinge $1.11 e o preço atual é $0.83 (dados de 11 de abril). A esse preço, a JUP votou que o valor total do airdrop compartilhado pelos participantes é de $8,300,000 (1% ZEUS). Além disso, entre os JUP e WEN emitidos, a grande maioria dos participantes recebeu mais de 3 vezes os benefícios:
Com base na análise acima, acreditamos que as vantagens do produto da Jupiter são as seguintes:
O fornecimento total de Jupiter é de 10B, e a distribuição de tokens é a seguinte: a equipa Jupiter irá gerir 50% dos tokens e os restantes 50% serão distribuídos à comunidade.
Dentre eles, dos 50% dos tokens pertencentes à equipe, 20% serão distribuídos aos membros da equipe, mas a distribuição não começará até dois anos depois, e 20% entrarão na reserva estratégica e serão armazenados na carteira 4/7 da Team Cold Multisig. Os tokens serão bloqueados por pelo menos um ano, a comunidade deve ser notificada com pelo menos seis meses de antecedência antes de qualquer evento de liquidez, e os restantes 10% dos tokens JUP serão usados como fornecimento de liquidez e mantidos na carteira Team Hot Multisig.
Dos 50% dos tokens investidos na comunidade, 40% serão distribuídos através de quatro airdrops separados, que terão lugar a 31 de janeiro de cada ano, e os restantes 10% dos tokens estarão disponíveis para os contribuidores da comunidade através de subsídios.
Na emissão Gênesis, um total de 1,35B (13,5%) tokens entraram em circulação, incluindo 10% em um airdrop separado (1B), 250 milhões de tokens foram alocados para o Launchpad, 50 milhões foram usados como empréstimos para market makers e 50 milhões foram usados para fornecer liquidez.
Portanto, de acordo com o plano de fornecimento de tokens, não haverá desbloqueio em grande escala de JUP até 2025, 50% dos tokens pertencentes à equipe não serão desbloqueados no próximo ano, e o desbloqueio será notificado à comunidade com seis meses de antecedência. O próximo desbloqueio em grande escala virá do airdrop de 1B em 30 de janeiro de 2025.
Em termos de capacitação de tokens, o uso principal atual é a promessa de votos para obter incentivos de governação e airdrops de projetos Launchpad. Até 4 de abril de 2024, um total de 269.290.321 JUPs participaram na promessa, representando cerca de 20% da circulação atual. No entanto, vale a pena notar que Meow, o fundador da Jupiter, acreditava numa sessão de AMA do Reddit que o token JUP não foi projetado para praticidade e acreditava que o crescimento do preço do JUP viria do valor em vez de utilidade real.
A capitalização de mercado da JUP é de $2,101,677,968 e o FDV é de $15,567,984,945 (dados de 11 de abril). Como não haverá desbloqueios em grande escala no próximo ano, a capitalização de mercado tem uma significância de referência mais forte do que o FDV.
As transações da JUP estão principalmente concentradas na Binance, seguidas pela OKX, Bybit e Gate. De acordo com os dados de negociação na Binance, a JUP manteve um preço em torno de 0,5 por um longo tempo e completou um grande número de trocas a um preço de 0,5-0,7, que é a faixa de custo intensiva da JUP e se tornou um forte suporte. O preço da JUP começou a romper a faixa de custo inferior após se estabilizar por 2 meses e agora entrou em uma nova faixa de preço.
Como agregador de transações, Júpiter ocupa uma posição única no ecossistema Solana. Com suas funções exclusivas e grande volume de transações capturadas, atualmente não há protocolo de negociação no ecossistema Solana que possa competir diretamente com Júpiter. Portanto, o que precisamos considerar é se precisamos escolher um alvo alavancado no ecossistema Solana, JUP é uma boa escolha?
Existem muitas opções para alavancar o ecossistema Solana: infraestrutura (como JUP), principais MEME (como WIF) e outros projetos ecológicos (como projetos de IA, DePIN), mas os benefícios obtidos por diferentes categorias são diferentes. MEME tem maior incerteza, enquanto outros projetos ecológicos têm uma maior relação com suas próprias narrativas (por exemplo, RNDR se beneficiará do crescimento das narrativas de IA em vez do crescimento do ecossistema da Solana), por isso os projetos que mais ressoam com a Solana são o protocolo de infraestrutura do ecossistema Solana, como infraestrutura de transação (Raydium/Orca/Jupiter), protocolo de staking de liquidez (Jito) e oráculo (Pyth). Em comparação com esses projetos, as vantagens do Júpiter residem principalmente em:
Com o seu portal de negociação e funções de lançamento, Jupiter é considerado por muitos como o Uniswap e a pá de ouro do ecossistema Solana, e JUP também é considerado como BNB. Com base na análise acima, acreditamos que as vantagens de alta do Jupiter são:
Riscos associados a Júpiter podem incluir:
Este artigo é reproduzido a partir de [ metricsventures], o título original é "Metrics Ventures Research Report | Júpiter é um amplificador para investir em Solana?", os direitos autorais pertencem ao autor original [@charlotte0211z,Metrics Ventures], se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Equipa Gate LearnA equipa tratará do assunto o mais rapidamente possível, de acordo com os procedimentos relevantes.
Aviso Legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
Outras versões do artigo são traduzidas pela equipe Gate Learn. Sem fazer referênciaGate.io, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
Título original do artigo: Relatório de Pesquisa da Metrics Ventures | Júpiter é um Amplificador para Investir em Solana?
Solana está a recuperar da tempestade da FTX. Depois de se tornar o líder no aumento das criptomoedas no quarto trimestre de 2023, continuará a inflamar o sentimento de mercado com airdrops e aumentos de alta dobra em tokens MEME em 2024. Solana torna-se o principal concorrente como o 'assassino do Ethereum'. Analisamos o crescimento do ecossistema Solana das perspetivas de dados, sentimento de mercado e prosperidade ecológica, e explicamos por que a importância de implementar o ecossistema Solana deve ser significativamente aumentada durante este ciclo.
Os dados da Solana estão a disparar rapidamente. O TVL da Solana começou a crescer rapidamente no quarto trimestre de 2023, aumentando rapidamente de aproximadamente $500M em 1 de outubro de 2023 para $8B recentemente. Aumentou 1500% em dois trimestres e está a aproximar-se dos $12B em novembro de 2021. O volume de negociação da Vertex; DEX está a aumentar rapidamente devido à influência do token MEME. Em 16 de março, o volume de negociação ultrapassou os $3.8B, um recorde. A proporção do volume de negociação da DEX tem crescido rapidamente, aproximando-se da Ethereum e até mesmo ultrapassando-a num curto espaço de tempo; em termos de desempenho da moeda, o preço do token da Solana começou a disparar em outubro de 2023 e está a aproximar-se do pico de $250. O valor de mercado total ultrapassou o pico do último mercado em alta.
(Gráfico do valor total bloqueado da Solana ao longo do tempo, fonte: DeFiLlama)
(Gráfico de volume de negociação da Solana DEX ao longo do tempo, fonte: DeFiLlama)
(Gráfico das mudanças de dominância de volume DEX ao longo do tempo para cada cadeia pública, fonte: DeFiLlama)
(Gráfico da capitalização de mercado total da Solana ao longo do tempo, fonte: Coingecko)
De outras perspectivas, como ecologia e sentimento de mercado, as razões pelas quais a ecologia da Solana cresceu rapidamente e ainda tem espaço para um crescimento substancial incluem os seguintes pontos:
Em resumo, independentemente do desempenho de dados, da prosperidade ecológica e do sentimento de mercado, o ecossistema Solana mostrou grande força no período passado e demonstrou a capacidade de continuar a crescer e o caminho lógico de crescimento no mercado em alta. Independentemente de o Solana ser ou não um "matador de Ethereum", do ponto de vista da configuração, o ecossistema Solana merece o mesmo status que o ecossistema Ethereum e, do ponto de vista do crescimento, é ainda mais ofensivo.
Como infraestrutura de liquidez do ecossistema da Solana, Júpiter irá ressoar com a Solana na mesma frequência.
Em primeiro lugar, na rede Solana, a Jupiter orienta cerca de 50%-60% do volume de negociação, e mais de 80% do volume de negociação orgânica (excluindo bots de negociação), o que significa que os traders que participam no ecossistema Solana, para além de utilizarem bots de negociação, a grande maioria das transações requer interação com a interface da Jupiter. A Jupiter tornou-se um dos protocolos mais importantes no ecossistema Solana devido ao seu estatuto como infraestrutura de negociação e ao seu volume extremamente grande de captação de clientes. Além disso, a Jupiter, como agregador DEX, é na realidade muito mais importante para o ecossistema Solana do que a 1 Inch é para o Ethereum, porque o Solana é inerentemente mais adequado para um agregador de liquidez, e dividir uma transação várias vezes irá gerar custos de gás mais elevados, o que tem trazido uma alta fricção ao Ethereum, que já tem taxas de gás elevadas, e o custo para os utilizadores no Solana ainda é muito pequeno. Portanto, em termos de volume de transações, a Jupiter é basicamente equivalente ao Uniswap, e até o ultrapassou por um curto período de tempo. Em segundo lugar, muito acima de outras infraestruturas de negociação, pode-se dizer que é o Uniswap do ecossistema Solana.
Em segundo lugar, a Jupiter lançou a Jupiter Start e o Launchpad. Com a grande captação de usuários e tráfego da Jupiter no ecossistema Solana, é previsível que os futuros novos projetos no ecossistema Solana estejam altamente ligados à Jupiter, quer através do Jupiter Launchpad ou através de airdrops diretos para detentores de JUP. A Jupiter se beneficiará grandemente do nascimento e crescimento de novos projetos no ecossistema Solana.
Analisando o desempenho do token neste estágio, o crescimento do preço de Jupiter e Solana está basicamente sincronizado. No último mês, JUP subiu mais do que SOL, o que também mostra que JUP se tornará o alvo alavancado em SOL.
Jupiter foi lançado em novembro de 2021. O produto pode ser basicamente dividido em duas partes: infraestrutura de negociação e LFG Launchpad. A infraestrutura de negociação inclui: agregação de liquidez, ordens limitadas, DCA (estratégia de investimento fixa) e negociação perpétua. Esta seção fornecerá uma breve introdução aos produtos da Jupiter.
Os preços dos tokens mudam rapidamente a qualquer momento, e as negociações com os melhores preços nem sempre estão em uma DEX, mas podem envolver uma combinação de negociações em várias DEXs. Júpiter, como um agregador de liquidez, será encontrado em todas as principais DEXs e AMMs na Solana. A rota de preço mais favorável pode minimizar o deslizamento e as taxas de transação, tornando o processo de transação mais eficiente e amigável ao usuário. Os métodos de funcionamento do agregador são principalmente divididos em dois tipos: roteamento Multi-hop e divisão de pedidos. Multi-hop refere-se a obter uma melhor troca de tokens A para tokens B através do token intermediário C (A-C-B). A divisão de pedidos é dividir uma transação em múltiplas transações e concluí-las em diferentes DEXs.
Júpiter usa atualmente um algoritmo de roteamento chamado Metis, projetado para fornecer roteamento de preço ótimo dentro dos rápidos tempos de bloco da Solana. Comparado com V1 e V2, o Metis fornece caminhos de negociação mais flexíveis e complexos, alcançando assim uma melhor descoberta de preço. Além disso, o algoritmo Metis aumentou o número de DEXs que pode suportar e mostrou capacidades de cotação mais fortes em transações grandes. De acordo com dados oficiais da Júpiter, as capacidades de cotação do Metis são em média 5,22% superiores ao motor V2, e o grau de melhoria aumenta rapidamente com o aumento do valor da transação.
Atualmente, o agregador Jupiter não cobra aos utilizadores. Serve principalmente como front-end para transações de utilizadores, atraindo atenção e tráfego de utilizadores no ecossistema Solana, tornando-o também muito adequado para negócios de Launchpad. No entanto, deve ser notado que durante a última onda MEME da Solana, o status do Jupiter como front-end de negociação foi afetado por robôs de negociação. Por um lado, os robôs de negociação têm um método de operação mais amigável ao usuário e estão equipados com funções como sniping, consulta de informações de token, etc., naturalmente nascidos para tokens MEME. Por outro lado, a velocidade de atualização de pares de tokens do Jupiter não consegue cumprir os requisitos da correria inicial dos MEME. Os pares de tokens só podem ser exibidos no Jupiter após certas condições de liquidez e outros requisitos serem atendidos.
Jupiter fornece aos utilizadores uma função de ordem limite, permitindo-lhes ter uma experiência de negociação semelhante a uma CEX e evitar problemas como deslizamento e MEV causados por alterações rápidas de preço na cadeia. Semelhante a outras plataformas de ordens de limite de preço on-chain, a ordem limite da Jupiter não é um sistema de livro de ordens. Em vez disso, o Keeper usa a API de Preço da Jupiter para monitorizar os preços on-chain e executar transações quando o preço atinge padrões especificados. Beneficiando da função de agregação de liquidez da Jupiter, as ordens limite também podem usar vários pares de liquidez na Solana para completar transações.
Júpiter atualmente suporta transações entre quaisquer pares de tokens, alcançando na realidade uma experiência de negociação mais conveniente do que CEX. Ao mesmo tempo, Júpiter coopera com Birdeye e TradingView. Birdeye fornece dados de preços on-chain, e o TradingView está integrado na parte da frente para fornecer aos utilizadores uma exibição de dados de gráfico mais conveniente. Júpiter atualmente cobra uma taxa de plataforma de 0,1%.
Jupiter DCA (Dollar Cost Averaging) é uma solução de investimento fixa que permite aos utilizadores comprar ou vender automaticamente qualquer token ecológico Solana regularmente dentro de um certo período de tempo. Jupiter DCA cobra uma taxa de plataforma de 0,1%, que será cobrada sempre que uma negociação for executada. O método DCA é uma estratégia básica muito importante tanto para compra como para venda. Usar investimento fixo para acumular fichas pode evitar flutuações bruscas de preços e obter um preço de custo mais estável e médio dentro de um período. O DCA também é adequado para estratégias de venda durante os lucros do mercado de touros. Além disso, para transações de grande porte ou tokens com pouca liquidez, é possível optar por continuar a acumular fundos dentro de um período de tempo para reduzir o impacto no preço.
A negociação de Perps opera com base na LP fornecendo liquidez e no oráculo Pyth fornecendo dados de preços, e encontra-se atualmente na fase de teste Beta. O mecanismo operacional da negociação de Perps é semelhante ao modelo de pool GLP da GMX. A LP fornece liquidez ao pool JLP. Os traders do contrato hipotecam vários ativos Solana e selecionam um múltiplo alavancado de 1.1x-100x para emprestar liquidez relevante do pool JLP (Por exemplo, se estiver comprado em SOL, precisa emprestar uma quantidade correspondente de SOL de acordo com o múltiplo alavancado, e se estiver vendido em SOL, precisa emprestar stablecoins). Após fechar a posição, o trader obtém lucros/liquida perdas e devolve os tokens restantes ao pool JLP. Para os comprados em SOL, se o trader obtiver lucro, a quantidade de SOL detida pelo pool JLP será reduzida, e o lucro do trader virá do pool JLP.
Atualmente, o pool JLP suporta cinco ativos: SOL, ETH, WBTC, USDC e USDT. O pool JLP receberá 70% da receita da exchange, que inclui taxas de transação para abrir e fechar posições, e taxas de juros para empréstimos (os padrões de cobrança relevantes são mostrados na tabela abaixo). O TVL atual do pool JLP é de $331,384,506.56, e a proporção de ativos correspondente é mostrada na figura abaixo.
Júpiter lançou a versão Beta do Launchpad em janeiro de 2024 e completou a emissão de tokens de JUP, WEN e ZEUS. Os participantes do Launchpad estão principalmente divididos em três categorias: partes do projeto, comunidade JUP e usuários que compram tokens.
Em termos gerais, Jupiter é a maior entrada de tráfego na Solana. Escolher Jupiter como plataforma de lançamento irá capturar grandemente os utilizadores da ecologia Solana. Ao mesmo tempo, os projetos participantes na Launchpad precisam de fornecer uma certa quantidade de tokens (normalmente 1% dos tokens) para inspirar a comunidade e equipa JUP.
Comunidade JUPEsse é o conceito em que os votantes que possuem e apostam JUP decidem o próximo projeto a ser lançado em Júpiter por votação e recebem recompensas correspondentes. Em termos de regras de votação, muitos utilizadores bloqueiam um certo número de JUPs para obter um número correspondente de direitos de voto. Não há requisito mínimo de tokens para votação, mas cada carteira só pode votar em 1 projeto. Demora 30 dias para desbloquear os tokens. Durante a contagem decrescente de desbloqueio, os utilizadores ainda podem votar, mas os seus direitos de voto serão reduzidos em conformidade. Após a votação, os dois projetos que atualmente serão lançados em Júpiter são Zeus Network e Sharky. Para os detentores de JUP, os benefícios trazidos pela escolha de apostar e votar incluem:
Para os compradores de tokens, o JUP Launchpad utiliza um modelo DLMM (Dynamic Liquidity Market Maker) para vendas de tokens. O modelo DLMM subdividir um intervalo de preços em vários intervalos de preços discretos. A equipe fornece principalmente liquidez de Token, e os usuários fornecem liquidez USDC, completando a venda de tokens no processo. Além disso, para reduzir o impacto de mecanismos complexos nos usuários, a Jupiter ainda fornece funções de DCA e ordem limite, permitindo que os usuários completem compras de tokens confiando em estratégias apropriadas durante o período de venda de tokens.
O primeiro projeto não oficial da Jupiter Launchpad, Zeus Network, está atualmente à venda. A faixa de preço de lançamento do ZEUS no Launchpad é de $0.3 a $0.85. O preço mais alto atinge $1.11 e o preço atual é $0.83 (dados de 11 de abril). A esse preço, a JUP votou que o valor total do airdrop compartilhado pelos participantes é de $8,300,000 (1% ZEUS). Além disso, entre os JUP e WEN emitidos, a grande maioria dos participantes recebeu mais de 3 vezes os benefícios:
Com base na análise acima, acreditamos que as vantagens do produto da Jupiter são as seguintes:
O fornecimento total de Jupiter é de 10B, e a distribuição de tokens é a seguinte: a equipa Jupiter irá gerir 50% dos tokens e os restantes 50% serão distribuídos à comunidade.
Dentre eles, dos 50% dos tokens pertencentes à equipe, 20% serão distribuídos aos membros da equipe, mas a distribuição não começará até dois anos depois, e 20% entrarão na reserva estratégica e serão armazenados na carteira 4/7 da Team Cold Multisig. Os tokens serão bloqueados por pelo menos um ano, a comunidade deve ser notificada com pelo menos seis meses de antecedência antes de qualquer evento de liquidez, e os restantes 10% dos tokens JUP serão usados como fornecimento de liquidez e mantidos na carteira Team Hot Multisig.
Dos 50% dos tokens investidos na comunidade, 40% serão distribuídos através de quatro airdrops separados, que terão lugar a 31 de janeiro de cada ano, e os restantes 10% dos tokens estarão disponíveis para os contribuidores da comunidade através de subsídios.
Na emissão Gênesis, um total de 1,35B (13,5%) tokens entraram em circulação, incluindo 10% em um airdrop separado (1B), 250 milhões de tokens foram alocados para o Launchpad, 50 milhões foram usados como empréstimos para market makers e 50 milhões foram usados para fornecer liquidez.
Portanto, de acordo com o plano de fornecimento de tokens, não haverá desbloqueio em grande escala de JUP até 2025, 50% dos tokens pertencentes à equipe não serão desbloqueados no próximo ano, e o desbloqueio será notificado à comunidade com seis meses de antecedência. O próximo desbloqueio em grande escala virá do airdrop de 1B em 30 de janeiro de 2025.
Em termos de capacitação de tokens, o uso principal atual é a promessa de votos para obter incentivos de governação e airdrops de projetos Launchpad. Até 4 de abril de 2024, um total de 269.290.321 JUPs participaram na promessa, representando cerca de 20% da circulação atual. No entanto, vale a pena notar que Meow, o fundador da Jupiter, acreditava numa sessão de AMA do Reddit que o token JUP não foi projetado para praticidade e acreditava que o crescimento do preço do JUP viria do valor em vez de utilidade real.
A capitalização de mercado da JUP é de $2,101,677,968 e o FDV é de $15,567,984,945 (dados de 11 de abril). Como não haverá desbloqueios em grande escala no próximo ano, a capitalização de mercado tem uma significância de referência mais forte do que o FDV.
As transações da JUP estão principalmente concentradas na Binance, seguidas pela OKX, Bybit e Gate. De acordo com os dados de negociação na Binance, a JUP manteve um preço em torno de 0,5 por um longo tempo e completou um grande número de trocas a um preço de 0,5-0,7, que é a faixa de custo intensiva da JUP e se tornou um forte suporte. O preço da JUP começou a romper a faixa de custo inferior após se estabilizar por 2 meses e agora entrou em uma nova faixa de preço.
Como agregador de transações, Júpiter ocupa uma posição única no ecossistema Solana. Com suas funções exclusivas e grande volume de transações capturadas, atualmente não há protocolo de negociação no ecossistema Solana que possa competir diretamente com Júpiter. Portanto, o que precisamos considerar é se precisamos escolher um alvo alavancado no ecossistema Solana, JUP é uma boa escolha?
Existem muitas opções para alavancar o ecossistema Solana: infraestrutura (como JUP), principais MEME (como WIF) e outros projetos ecológicos (como projetos de IA, DePIN), mas os benefícios obtidos por diferentes categorias são diferentes. MEME tem maior incerteza, enquanto outros projetos ecológicos têm uma maior relação com suas próprias narrativas (por exemplo, RNDR se beneficiará do crescimento das narrativas de IA em vez do crescimento do ecossistema da Solana), por isso os projetos que mais ressoam com a Solana são o protocolo de infraestrutura do ecossistema Solana, como infraestrutura de transação (Raydium/Orca/Jupiter), protocolo de staking de liquidez (Jito) e oráculo (Pyth). Em comparação com esses projetos, as vantagens do Júpiter residem principalmente em:
Com o seu portal de negociação e funções de lançamento, Jupiter é considerado por muitos como o Uniswap e a pá de ouro do ecossistema Solana, e JUP também é considerado como BNB. Com base na análise acima, acreditamos que as vantagens de alta do Jupiter são:
Riscos associados a Júpiter podem incluir:
Este artigo é reproduzido a partir de [ metricsventures], o título original é "Metrics Ventures Research Report | Júpiter é um amplificador para investir em Solana?", os direitos autorais pertencem ao autor original [@charlotte0211z,Metrics Ventures], se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Equipa Gate LearnA equipa tratará do assunto o mais rapidamente possível, de acordo com os procedimentos relevantes.
Aviso Legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
Outras versões do artigo são traduzidas pela equipe Gate Learn. Sem fazer referênciaGate.io, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.