Desde que a Paradigm lançou "Arquiteturas Baseadas em Intenções e Seus Riscos" em 1 de junho de 2023, "Centrado em Intenções" tornou-se um conceito e direção importantes para o desenvolvimento em Web3.
1. Definição de Intenção
Na definição da Paradigm, “intenção é um conjunto de restrições declarativas assinadas que permitem aos utilizadores externalizar a criação de transações a terceiros sem abdicar do controlo total sobre a transação.” Simplificando, a intenção é orientada para o resultado, minimizando ou ignorando o processo, como querer o resultado D e estar disposto a pagar o custo A, sem a necessidade de passar pelo processo A-B-C-D, externalizando as etapas intermediárias para um terceiro. Abstratamente, centrado na intenção é um paradigma declarativo, enquanto a maioria das transações ou operações anteriores da Web3 tem sido paradigmas imperativos.
2. O Significado do Centrismo da Intenção: O “Momento 1995” da Web3
O desenvolvimento inicial de computadores começou com o paradigma imperativo, exigindo que os usuários interagissem e operassem através de linhas de comando, o que impunha altas exigências profissionais e limitava a aplicação generalizada e o desenvolvimento da tecnologia. No entanto, com o lançamento do Windows 95, a interface gráfica do usuário e os navegadores introduzidos nos sistemas operacionais dos computadores reduziram significativamente as barreiras ao uso, aumentando o número de usuários de computador de menos de 50.000 para centenas de milhões. Este momento transformador é referido como o "momento 1995" da internet, marcando uma mudança fundamental nas interfaces do usuário, tornando mais fácil para a pessoa comum acessar e usar a internet.
Da mesma forma, com a maturação da Web2, muitos produtos centrados na intenção tornaram-se comuns para os utilizadores, como usar a Didi para viajar do ponto A para o ponto B, enquanto a plataforma lida com a correspondência de motoristas, otimização de rotas, liquidação de tarifas e fornecimento de informações mútuas. No entanto, no atual ambiente Web3, os utilizadores ainda enfrentam complexidades nas interações, como os passos envolvidos na compra de um NFT. Com produtos centrados na intenção, as operações do utilizador poderiam ser muito simplificadas.
No mundo do Web3, ao introduzir interfaces e processos operacionais mais intuitivos e amigáveis ao usuário, podemos antecipar uma mudança semelhante ao "momento de 1995" da internet, permitindo assim que centenas de milhões de novos usuários acessem e usem facilmente o Web3, impulsionando ainda mais a adoção generalizada da tecnologia e o desenvolvimento da indústria. Essa mudança irá promover grandemente a popularização e desenvolvimento do ecossistema Web3, tornando a tecnologia blockchain mais acessível para uso diário por usuários comuns, alcançando assim uma ampla aceitação e aplicação da tecnologia.
(1) Concentre-se nos resultados em vez dos processos.
Os projetos de intenção devem permitir que os utilizadores declarem claramente as suas intenções de transação e operação de forma declarativa, em vez de especificar os passos exatos de execução.
(2) Delegação de execução.
Os projetos Intent fornecem um mecanismo que permite aos utilizadores delegar a execução das suas intenções a sistemas, contratos inteligentes ou prestadores de serviços de terceiros. Quer seja executado automaticamente ou manualmente, o processo deve estar alinhado com a intenção original do utilizador e fornecer flexibilidade suficiente e espaço de otimização onde apropriado.
(3) Resultados verificáveis.
No mundo das blockchains, os projetos de intenção garantem que os resultados das transações ou operações são verificáveis e rastreáveis, permitindo aos utilizadores e partes relevantes compreender e verificar claramente a execução das intenções, garantindo que os resultados finais correspondam às expetativas dos utilizadores.
1. Introdução ao dappOS
dappOS é uma rede destinada a executar intenções, criando um mercado bidirecional que transforma intenções em resultados on-chain. No lado da oferta, os provedores de serviços comprometem garantias e escolhem executar um ou mais serviços. No lado da procura, permite aos desenvolvedores encontrar soluções que satisfaçam as intenções do utilizador.
2. Mecanismo Subjacente do dappOS: Stake Mínimo Otimista (OMS)
No seu mecanismo central, o dappOS introduz o Optimistic Minimum Staking (OMS), que associa cada tarefa a um valor pré-definido e compensação potencial em caso de falha, permitindo que as tarefas sejam executadas antes de os resultados serem validados. Se uma tarefa falhar, a rede penaliza o prestador de serviços responsável através de um processo de consenso, garantindo que a tarefa do utilizador seja executada com sucesso ou que o utilizador receba uma compensação predeterminada, melhorando significativamente a eficiência e versatilidade da rede.
O OMS no dappOS e o AVS no EigenLayer são tecnicamente semelhantes, com o fornecedor de serviços do dappOS semelhante ao Operador do EigenLayer. A principal diferença é que o EigenLayer se concentra em cenários gerais, como DA, oráculos e processadores ZK, enquanto o dappOS é mais orientado para tarefas centradas na intenção, especificando que cada intenção tem um certo valor de liquidação, garantindo assim a segurança e eficiência do sistema desde que a aposta exceda o valor de liquidação.
Atualmente, a dappOS tem uma variedade de aplicações, por exemplo:
(1) Conta unificada
dappOS apresenta uma conta unificada compatível com a rede de execução de intenções. Semelhante às bolsas centralizadas, os ativos dentro dela podem ser usados em qualquer dApp integrada on-chain e podem ser pagos com a maioria dos tokens mainstream. Isso significa que mesmo quando os ativos dos utilizadores estão distribuídos por várias blockchains, eles ainda podem controlar contas em diferentes blockchains simultaneamente através de assinatura.
Além disso, a conta unificada do dappOS facilita interações externas flexíveis. Qualquer aplicação externa que possa interagir com contas próprias (EOA) também pode interagir através da conta unificada usando uma interface de execução altamente escalável e lógica de serviço personalizada.
ativos de intenção (2)
A dappOS lançou ativos de intenção para permitir a utilização contínua de diferentes tipos de ativos em vários cenários. Por exemplo, o intentUSD da dappOS, como uma stablecoin baseada em intenção, pode ser usado como USDT quando os utilizadores precisam de USDT, como USDC quando precisam de USDC, e automaticamente gera retornos quando está inativo na conta. Este tipo de ativo aborda os principais desafios contextuais das stablecoins e ativos LSD, tornando mais fácil para novos utilizadores navegar sem precisar entender as diferenças entre ativos homogeneizados como USDC/USDT. Em suma, os ativos de intenção da dappOS podem atuar como um “Yu’E Bao” para a Web3. Gerem os detalhes complexos nos bastidores através da rede de execução de intenções dappOS, melhorando ainda mais a eficiência e acessibilidade na utilização de ativos digitais.
(3) Interação de Contratos dApp em Tempo Real
A rede de execução de intenções do dappOS fornece um excelente framework para interações em tempo real com dApps. Este framework permite aos usuários fazer a transição de forma contínua de um estado inicial para um estado final com apenas uma assinatura simples. Implementações tradicionais de muitas intenções envolvem inúmeras operações on-chain, como transferências entre cadeias, conversões de ativos e autorizações de contratos - ações que são meios para um fim em vez do fim em si. O framework de execução de interação em tempo real do dappOS permite aos usuários contornar essas operações intermediárias com uma única assinatura, otimizando assim a experiência do usuário.
Além disso, através de mecanismos como OMS, interações dApp em tempo real no dappOS garantem que todas as operações estejam de acordo com os padrões de descentralização e segurança da blockchain, ao mesmo tempo que são eficientes e econômicas. Esse enfoque, que simplifica operações complexas de blockchain a partir das intenções do usuário, não só melhora significativamente a conveniência do usuário, mas também impulsiona uma aplicação mais ampla e o desenvolvimento da tecnologia blockchain.
(1) Design Inovador do Mecanismo Subjacente
Como infraestrutura para o rastreamento de intenções, o mecanismo subjacente do dappOS, OMS, é especificamente projetado para cenários baseados em intenções. Esse mecanismo melhora significativamente a eficiência da execução de tarefas de intenção, garantindo a segurança do usuário, semelhante à importância do AVS da Eigenlayer para a faixa de Restaking. Tal mecanismo subjacente posiciona o dappOS no centro da infraestrutura na faixa de intenção.
(2) Cenários de Aplicação Ricos e Vantagem do Primeiro a Chegar
A rede de execução de intenções do dappOS já possui várias aplicações, incluindo contas unificadas, ativos de intenção e interações de dApp em tempo real, o que é raro no ainda emergente rastreamento de intenções. Comparado a muitos outros projetos de infraestrutura de rastreamento de intenções ainda em estágios conceituais e de desenvolvimento, esses cenários de aplicação permitem que dappOS colabore com muitos projetos Web3 existentes, expanda seu ecossistema, itere e forme uma vantagem de pioneiro, tornando-se assim líder na infraestrutura do rastreamento de intenções.
Desde a segunda metade de 2023, o ecossistema dappOS tem experimentado um crescimento acelerado. As interações centradas na intenção, que são mais acessíveis para os usuários, muitas vezes contribuem para um crescimento significativo quando os projetos integram a infraestrutura de intenção dappOS. Consequentemente, muitos projetos líderes e emergentes colaboraram com a dappOS, como Manta, GMX, BENQI e KiloEx.
Por exemplo, depois de o KiloEx integrar o dappOS em 16 de abril de 2024, o seu volume de negociação aumentou 217% e os seus Utilizadores Ativos Diários (DAU) cresceram 3000% numa semana.
dappOS garantiu uma impressionante lista de investidores, incluindo empresas de investimento de primeira linha como Polychain, Binance Labs, Sequoia, IDG e Hashkey. Polychain, o principal investidor na ronda Série A, tem demonstrado um desempenho sólido durante este ciclo de investimento, investindo em projetos líderes como EigenLayer na faixa de restaking e Celestia no espaço de blockchain modular. DappOS é o projeto-chave da Polychain na faixa de intenção, ilustrando o seu compromisso estratégico com este setor inovador.
À medida que as tecnologias fundamentais da blockchain se desenvolvem e diversos projetos amadurecem, o foco futuro mudará de centrado na infraestrutura para iniciativas mais aplicação e amigáveis ao usuário. Projetos centrados na intenção estão preparados para se tornar um ponto focal na evolução da indústria. Com sua tecnologia subjacente robusta, o apoio de investidores líderes como Polychain e Binance Labs, e a expansão contínua de projetos de primeira linha como GMX em seu ecossistema, a dappOS está bem posicionada para potencialmente se tornar uma entidade líder na trilha de intenção, iniciando uma fase de implantação maciça de aplicativos e influxo de tráfego.
Desde que a Paradigm lançou "Arquiteturas Baseadas em Intenções e Seus Riscos" em 1 de junho de 2023, "Centrado em Intenções" tornou-se um conceito e direção importantes para o desenvolvimento em Web3.
1. Definição de Intenção
Na definição da Paradigm, “intenção é um conjunto de restrições declarativas assinadas que permitem aos utilizadores externalizar a criação de transações a terceiros sem abdicar do controlo total sobre a transação.” Simplificando, a intenção é orientada para o resultado, minimizando ou ignorando o processo, como querer o resultado D e estar disposto a pagar o custo A, sem a necessidade de passar pelo processo A-B-C-D, externalizando as etapas intermediárias para um terceiro. Abstratamente, centrado na intenção é um paradigma declarativo, enquanto a maioria das transações ou operações anteriores da Web3 tem sido paradigmas imperativos.
2. O Significado do Centrismo da Intenção: O “Momento 1995” da Web3
O desenvolvimento inicial de computadores começou com o paradigma imperativo, exigindo que os usuários interagissem e operassem através de linhas de comando, o que impunha altas exigências profissionais e limitava a aplicação generalizada e o desenvolvimento da tecnologia. No entanto, com o lançamento do Windows 95, a interface gráfica do usuário e os navegadores introduzidos nos sistemas operacionais dos computadores reduziram significativamente as barreiras ao uso, aumentando o número de usuários de computador de menos de 50.000 para centenas de milhões. Este momento transformador é referido como o "momento 1995" da internet, marcando uma mudança fundamental nas interfaces do usuário, tornando mais fácil para a pessoa comum acessar e usar a internet.
Da mesma forma, com a maturação da Web2, muitos produtos centrados na intenção tornaram-se comuns para os utilizadores, como usar a Didi para viajar do ponto A para o ponto B, enquanto a plataforma lida com a correspondência de motoristas, otimização de rotas, liquidação de tarifas e fornecimento de informações mútuas. No entanto, no atual ambiente Web3, os utilizadores ainda enfrentam complexidades nas interações, como os passos envolvidos na compra de um NFT. Com produtos centrados na intenção, as operações do utilizador poderiam ser muito simplificadas.
No mundo do Web3, ao introduzir interfaces e processos operacionais mais intuitivos e amigáveis ao usuário, podemos antecipar uma mudança semelhante ao "momento de 1995" da internet, permitindo assim que centenas de milhões de novos usuários acessem e usem facilmente o Web3, impulsionando ainda mais a adoção generalizada da tecnologia e o desenvolvimento da indústria. Essa mudança irá promover grandemente a popularização e desenvolvimento do ecossistema Web3, tornando a tecnologia blockchain mais acessível para uso diário por usuários comuns, alcançando assim uma ampla aceitação e aplicação da tecnologia.
(1) Concentre-se nos resultados em vez dos processos.
Os projetos de intenção devem permitir que os utilizadores declarem claramente as suas intenções de transação e operação de forma declarativa, em vez de especificar os passos exatos de execução.
(2) Delegação de execução.
Os projetos Intent fornecem um mecanismo que permite aos utilizadores delegar a execução das suas intenções a sistemas, contratos inteligentes ou prestadores de serviços de terceiros. Quer seja executado automaticamente ou manualmente, o processo deve estar alinhado com a intenção original do utilizador e fornecer flexibilidade suficiente e espaço de otimização onde apropriado.
(3) Resultados verificáveis.
No mundo das blockchains, os projetos de intenção garantem que os resultados das transações ou operações são verificáveis e rastreáveis, permitindo aos utilizadores e partes relevantes compreender e verificar claramente a execução das intenções, garantindo que os resultados finais correspondam às expetativas dos utilizadores.
1. Introdução ao dappOS
dappOS é uma rede destinada a executar intenções, criando um mercado bidirecional que transforma intenções em resultados on-chain. No lado da oferta, os provedores de serviços comprometem garantias e escolhem executar um ou mais serviços. No lado da procura, permite aos desenvolvedores encontrar soluções que satisfaçam as intenções do utilizador.
2. Mecanismo Subjacente do dappOS: Stake Mínimo Otimista (OMS)
No seu mecanismo central, o dappOS introduz o Optimistic Minimum Staking (OMS), que associa cada tarefa a um valor pré-definido e compensação potencial em caso de falha, permitindo que as tarefas sejam executadas antes de os resultados serem validados. Se uma tarefa falhar, a rede penaliza o prestador de serviços responsável através de um processo de consenso, garantindo que a tarefa do utilizador seja executada com sucesso ou que o utilizador receba uma compensação predeterminada, melhorando significativamente a eficiência e versatilidade da rede.
O OMS no dappOS e o AVS no EigenLayer são tecnicamente semelhantes, com o fornecedor de serviços do dappOS semelhante ao Operador do EigenLayer. A principal diferença é que o EigenLayer se concentra em cenários gerais, como DA, oráculos e processadores ZK, enquanto o dappOS é mais orientado para tarefas centradas na intenção, especificando que cada intenção tem um certo valor de liquidação, garantindo assim a segurança e eficiência do sistema desde que a aposta exceda o valor de liquidação.
Atualmente, a dappOS tem uma variedade de aplicações, por exemplo:
(1) Conta unificada
dappOS apresenta uma conta unificada compatível com a rede de execução de intenções. Semelhante às bolsas centralizadas, os ativos dentro dela podem ser usados em qualquer dApp integrada on-chain e podem ser pagos com a maioria dos tokens mainstream. Isso significa que mesmo quando os ativos dos utilizadores estão distribuídos por várias blockchains, eles ainda podem controlar contas em diferentes blockchains simultaneamente através de assinatura.
Além disso, a conta unificada do dappOS facilita interações externas flexíveis. Qualquer aplicação externa que possa interagir com contas próprias (EOA) também pode interagir através da conta unificada usando uma interface de execução altamente escalável e lógica de serviço personalizada.
ativos de intenção (2)
A dappOS lançou ativos de intenção para permitir a utilização contínua de diferentes tipos de ativos em vários cenários. Por exemplo, o intentUSD da dappOS, como uma stablecoin baseada em intenção, pode ser usado como USDT quando os utilizadores precisam de USDT, como USDC quando precisam de USDC, e automaticamente gera retornos quando está inativo na conta. Este tipo de ativo aborda os principais desafios contextuais das stablecoins e ativos LSD, tornando mais fácil para novos utilizadores navegar sem precisar entender as diferenças entre ativos homogeneizados como USDC/USDT. Em suma, os ativos de intenção da dappOS podem atuar como um “Yu’E Bao” para a Web3. Gerem os detalhes complexos nos bastidores através da rede de execução de intenções dappOS, melhorando ainda mais a eficiência e acessibilidade na utilização de ativos digitais.
(3) Interação de Contratos dApp em Tempo Real
A rede de execução de intenções do dappOS fornece um excelente framework para interações em tempo real com dApps. Este framework permite aos usuários fazer a transição de forma contínua de um estado inicial para um estado final com apenas uma assinatura simples. Implementações tradicionais de muitas intenções envolvem inúmeras operações on-chain, como transferências entre cadeias, conversões de ativos e autorizações de contratos - ações que são meios para um fim em vez do fim em si. O framework de execução de interação em tempo real do dappOS permite aos usuários contornar essas operações intermediárias com uma única assinatura, otimizando assim a experiência do usuário.
Além disso, através de mecanismos como OMS, interações dApp em tempo real no dappOS garantem que todas as operações estejam de acordo com os padrões de descentralização e segurança da blockchain, ao mesmo tempo que são eficientes e econômicas. Esse enfoque, que simplifica operações complexas de blockchain a partir das intenções do usuário, não só melhora significativamente a conveniência do usuário, mas também impulsiona uma aplicação mais ampla e o desenvolvimento da tecnologia blockchain.
(1) Design Inovador do Mecanismo Subjacente
Como infraestrutura para o rastreamento de intenções, o mecanismo subjacente do dappOS, OMS, é especificamente projetado para cenários baseados em intenções. Esse mecanismo melhora significativamente a eficiência da execução de tarefas de intenção, garantindo a segurança do usuário, semelhante à importância do AVS da Eigenlayer para a faixa de Restaking. Tal mecanismo subjacente posiciona o dappOS no centro da infraestrutura na faixa de intenção.
(2) Cenários de Aplicação Ricos e Vantagem do Primeiro a Chegar
A rede de execução de intenções do dappOS já possui várias aplicações, incluindo contas unificadas, ativos de intenção e interações de dApp em tempo real, o que é raro no ainda emergente rastreamento de intenções. Comparado a muitos outros projetos de infraestrutura de rastreamento de intenções ainda em estágios conceituais e de desenvolvimento, esses cenários de aplicação permitem que dappOS colabore com muitos projetos Web3 existentes, expanda seu ecossistema, itere e forme uma vantagem de pioneiro, tornando-se assim líder na infraestrutura do rastreamento de intenções.
Desde a segunda metade de 2023, o ecossistema dappOS tem experimentado um crescimento acelerado. As interações centradas na intenção, que são mais acessíveis para os usuários, muitas vezes contribuem para um crescimento significativo quando os projetos integram a infraestrutura de intenção dappOS. Consequentemente, muitos projetos líderes e emergentes colaboraram com a dappOS, como Manta, GMX, BENQI e KiloEx.
Por exemplo, depois de o KiloEx integrar o dappOS em 16 de abril de 2024, o seu volume de negociação aumentou 217% e os seus Utilizadores Ativos Diários (DAU) cresceram 3000% numa semana.
dappOS garantiu uma impressionante lista de investidores, incluindo empresas de investimento de primeira linha como Polychain, Binance Labs, Sequoia, IDG e Hashkey. Polychain, o principal investidor na ronda Série A, tem demonstrado um desempenho sólido durante este ciclo de investimento, investindo em projetos líderes como EigenLayer na faixa de restaking e Celestia no espaço de blockchain modular. DappOS é o projeto-chave da Polychain na faixa de intenção, ilustrando o seu compromisso estratégico com este setor inovador.
À medida que as tecnologias fundamentais da blockchain se desenvolvem e diversos projetos amadurecem, o foco futuro mudará de centrado na infraestrutura para iniciativas mais aplicação e amigáveis ao usuário. Projetos centrados na intenção estão preparados para se tornar um ponto focal na evolução da indústria. Com sua tecnologia subjacente robusta, o apoio de investidores líderes como Polychain e Binance Labs, e a expansão contínua de projetos de primeira linha como GMX em seu ecossistema, a dappOS está bem posicionada para potencialmente se tornar uma entidade líder na trilha de intenção, iniciando uma fase de implantação maciça de aplicativos e influxo de tráfego.