Os primeiros dias da blockchain foram preenchidos com entusiasmo. No entanto, à medida que mais pessoas começaram a usá-la e os volumes de transações aumentaram, surgiu um problema significativo: escalabilidade. Juntamente com os problemas de escalabilidade, surgiram outros como segurança e descentralização. Este desafio conhecido como o “trilema da blockchain”, sugere que é difícil alcançar simultaneamente os três atributos.
Bitcoin, o primeiro blockchain, só podia lidar com algumas transações por segundo, e o Ethereum não era muito melhor. Isso levou a uma demanda por soluções que pudessem aumentar a escalabilidade do blockchain.
Esta demanda deu origem às Provas ZK.
"Zero-knowledge" foi introduzido pela primeira vez num artigo de 1985 de Shafi Goldwasser, Silvio Micali e Charles Rackoff intituladoA complexidade do conhecimento dos sistemas de prova interativos,” Este documento explicou provas de conhecimento zero, muito antes de as criptomoedas entrarem em existência.
De acordo com o papel,
Uma prova de conhecimento zero é uma maneira para uma parte (o provador) provar a outra parte (o verificador) que uma afirmação é verdadeira, sem revelar qualquer informação adicional que não seja a veracidade dessa afirmação específica.
Em outras palavras, os princípios do conhecimento zero garantem que nenhuma informação extra seja transferida do comprovador para o verificador, além da afirmação ser verdadeira.
Uma analogia clássica para explicar o conceito de Provas de Conhecimento Zero é a “Caverna de Ali Babá”:
Cenário: Existe uma caverna com dois caminhos, A e B, que formam um loop e se encontram em uma porta trancada. Jane (o provador) conhece o código secreto para abrir a porta, e Paul (o verificador) quer ser convencido de que Jane conhece o código sem aprender o código ele mesmo.
Process:
Jane entra na caverna e escolhe aleatoriamente o caminho A ou B.
Paul espera do lado de fora, sem saber qual caminho Jane tomou.
Origem: Bloco Poderoso
Paul entra na caverna e chama pelo caminho que quer que a Jane retorne (A ou B).
Se a Jane souber o código, ela pode abrir a porta e voltar pelo caminho escolhido.
Este processo (1-5) é repetido várias vezes para garantir que Jane não está apenas adivinhando corretamente por acaso.
Se após muitas repetições Jane retornar consistentemente pelo caminho correto, Paul pode ter a certeza de que Jane conhece o código sem nunca ter aprendido o código ele próprio.
As provas de ZK têm como objetivo garantir a privacidade e segurança, mantendo informações sensíveis privadas, permitindo que outros verifiquem sua autenticidade. Em termos mais simples, as provas de ZK ajudam a manter os dados importantes seguros, provando que são legítimos, sem revelar os detalhes.
O conceito de Provas de Conhecimento Zero também deu origem ao desenvolvimento de várias técnicas criptográficas avançadas e aplicações como Rollups de Conhecimento Zero e Compressões de Conhecimento Zero.
Em 2018, um anônimo Barry Whitehat carregou um repositório do GitHub chamado “roll_up,” que introduziu a ideia de rollups. Pouco tempo depois, o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, levou este conceito mais longe e desenvolveu os zk-Rollups.
Zk-Rollups, abreviatura de rollups de conhecimento zero, são soluções de escalonamento de camada 2 projetadas para aumentar o desempenho da mainnet do Ethereum escalando-a. Fazem isto movendo a computação e o armazenamento de estado para fora da cadeia.
Layer-2 é um protocolo secundário construído em cima de uma blockchain para melhorar a sua escalabilidade, velocidade e reduzir as taxas de transação.
Em 21 de junho, Light Protocol, uma camada de privacidade baseada em Solana, anunciouque se tinha juntado à equipa de desenvolvimento da Solana, a Helius Labs, para lançar a testnet para a sua nova solução de escalonamento “ZK Compression” como forma de reduzir significativamente os custos de computação on-chain.
Enquanto zk-Rollups e zk-Compression usam o poder das provas de conhecimento zero para otimizar a tecnologia blockchain, eles servem para propósitos diferentes e são implementados de maneiras diferentes.
Independentemente disso, têm havido debates em curso e críticas das comunidades Ethereum e Solana sobre qual é melhor.
Por exemplo, um membro da comunidade do Ethereum chamadocompressão ZK "outro L2".
Depois disto respostado Mert (CEO da heliuslabs) para o tweet acima, a comunidade Solana respondeu com um vídeo de diss criativo visando o Ethereum.
O vídeodestacou um médico a tratar um paciente com “ETH Maximysis”. Uma linha do vídeo afirmava:
"É uma reação comum enfrentada pelos Maxis da ETH. Eles não conseguem funcionar sem outra camada. Camada 3! Camada 4!"
A rivalidade contínua entre estas blockchains é evidente. Por conseguinte, este artigo tem como objetivo fornecer uma comparação clara e abrangente das suas soluções de escalabilidade, destacando as características únicas de cada uma, as diferenças e os casos de uso práticos.
No seu núcleo, ZK Rollups é uma solução de escalonamento de camada 2 projetada para melhorar a eficiência e escalabilidade das redes blockchain.
A ideia é simples: em vez de processar cada transação diretamente na blockchain principal, os ZK-Rollups agrupam várias transações numa única prova. Esta prova consolidada é então submetida à blockchain para verificação.
Fonte: Datawallet
Esta abordagem aumenta significativamente a capacidade de transação (o número de transações que a rede pode lidar dentro de um determinado período) sem comprometer a segurança da rede.
Para entender corretamente isto,
Imagine-se a organizar um concerto. Em vez de permitir que cada participante entre um a um através de uma porta estreita (a cadeia de blocos principal), o que poderia causar congestionamentos e atrasos, implementa um sistema onde grupos de participantes são verificados em conjunto nos postos de controlo. Cada grupo transporta um único bilhete que comprova que todos no grupo foram devidamente verificados e admitidos. Desta forma, mantém a segurança e eficiência ao reduzir o bloqueio à entrada.
ZK Rollups melhora a escalabilidade ao processar transações fora da cadeia e garantir-las com técnicas criptográficas avançadas como ZK-SNARKs ou ZK-STARKs. Isso garante que as transações sejam válidas e privadas, melhorando assim a eficiência e segurança geral para os utilizadores.
zk-SNARKs são provas zk que fornecem provas sucintas (ou seja, o tamanho da prova é curto e eficiente para verificar). Eles são adequados para aplicações onde o tamanho da prova e o tempo de verificação são críticos.
zk-STARKs são provas zk que permitem provas maiores e mais complexas, tornando-as adequadas para aplicações como auditorias financeiras em larga escala, privacidade de dados e verificação de computações.
ZK Rollups é uma solução de dimensionamento perfeita para redes blockchain como o Ethereum, uma vez que agregam transações fora da cadeia em lotes, reduzindo os dados publicados diretamente no Ethereum.
ZK-rollups aproveita técnicas criptográficas para agregar e validar transações off-chain, melhorando assim a escalabilidade e reduzindo os custos na blockchain do Ethereum.
Fonte: Maple Block
Aqui está uma explicação passo a passo de como os ZK-rollups operam:
Aqui estão algumas das vantagens do ZK Rollups:
Embora os ZK Rollups ofereçam muitas vantagens, também apresentam desvantagens e desafios.
Aqui estão alguns dos inconvenientes:
Novos projetos ZK Rollup estão surgindo todos os dias. Aqui estão alguns dos projetos ZK-Rollup:
Origem: Moralis
Projetos como Starkware(que desenvolve escalonamento L2 com permissão e feito sob medida),Rede Azteca(construção de criptografia de blockchain usando zkSNARKs),Argent(uma carteira não custodial integrada com zkSync)Immutable X(uma plataforma de criação e negociação de NFTs) eLoopring(um protocolo de troca e pagamento zk-rollup na Ethereum) todos usam ZK Rollups.
Aqui estão as diferentes maneiras como os ZK Rollups são usados:
A compressão ZK é uma primitiva, criada e lançada por Protocolo de LuzeHelius Labs. Reduz os custos on-chain usando provas de conhecimento zero e compressão para minimizar a quantidade de dados armazenados on-chain e, assim, a demanda de computação colocada na Solana através de transações.
Um primitivo é um algoritmo criptográfico de baixo nível que é usado como base ou bloco de construção por algoritmos criptográficos de nível superior.
Para compreender melhor a Compressão ZK, é importante entender a arquitetura única do Solana e os desafios que enfrenta.
Ao contrário do Ethereum, onde os contratos inteligentes e os dados estão intimamente acoplados, a Solana utiliza um modelo onde os dados são armazenados em "contas" separadas. Estas contas variam desde código executável a saldos de tokens.
Tudo na Solana é uma conta.
Embora este modelo permita o alto desempenho e processamento paralelo da Solana, isso tem um custo: os validadores devem manter todas as contas ativas na memória de acesso rápido (RAM), o que é caro.
Para evitar abusos e compensar os validadores, a Solana implementa um sistema de "aluguer" onde os utilizadores devem bloquear tokens SOL para manter as suas contas ativas, sendo o valor do aluguer diretamente ligado ao tamanho dos dados armazenados.
Origem: 0XMert’s 𝕏
À medida que Solana ganhava popularidade, o custo de criar e manter essas contas tornou-se uma barreira significativa para a escalabilidade e também a necessidade de uma solução — Compressão ZK.
Com o advento da Compactação ZK, o custo de criar novas contas Solana está definido para diminuir significativamente, potencialmente por "ordens de grandeza".
Se algo se tornar mais barato por “ordens de grandeza,” significa que o custo ou esforço envolvido diminui drasticamente, muitas vezes em dez vezes ou mais em comparação com o montante anterior.
Isto significa que a criação de 100 contas de utilizador comprimidas que detêm e rastreiam saldos de criptomoedas (também conhecidas como contas de tokens) será 5.000 vezes mais barata do que a criação de 100 contas de tokens regulares.
Pense desta forma: A compressão envolve espremer algo até que ocupe menos espaço. A compressão ZK aplica este princípio, onde ‘ZK’ significa que a privacidade dos dados comprimidos permanece intacta.
Em essência, a compressão ZK armazena apenas a “impressão digital” (hash) dos dados comprimidos na cadeia. Esta abordagem reduz os custos de armazenamento, preservando a privacidade dos dados.
Ao contrário do que os concorrentes dizem, a ZK Compression não é uma cadeia de camada 2 na Solana; é uma atualização para melhorar o armazenamento de dados da Solana e reduzir drasticamente os custos para os desenvolvedores.
A compressão ZK enfrenta esse desafio de frente, permitindo que os desenvolvedores comprimam vários estados de conta em uma única conta on-chain.
Origem: 0xSumanth’s 𝕏
Aqui está como funciona:
A inovação-chave reside no uso de provas de conhecimento-zero, especificamente SNARKs (Argumentos Interativos Não-Sucintos de Conhecimento), para comprimir as provas de Merkle usadas neste processo.
Origem: 0xMert’s 𝕏
Esta compressão reduz o tamanho da prova de potencialmente centenas de bytes para um constante de 128 bytes, independentemente do número de contas a serem comprimidas.
Esta redução dramática no tamanho dos dados permite aos desenvolvedores trabalhar dentro dos limites de tamanho de transação da Solana, enquanto ainda interagem com várias contas comprimidas em uma única transação.
Estes são os pontos positivos da Compressão ZK para o ecossistema Solana:
Estes são os inconvenientes da Compressão ZK para a Solana:
Aqui estão alguns possíveis casos de uso de compressão zk:
Casos de Uso Atuais para ZK Rollups
Potencial Caso de Uso de Compressão ZK
Se está a sofrer de Maximysis de Éter, ou é um crente firme da Solana como eu, o mais importante é usar a blockchain que se adapte às suas necessidades no momento.
Acho que os ZK Rollups são mais adequados para projetos que necessitam de alta segurança e beneficiam do ecossistema estabelecido do Ethereum, uma vez que fornecem um método confiável para escalar o Ethereum, preservando a sua estrutura descentralizada.
Por outro lado, com a Compressão ZK, Solana pode lidar com mais transações sem ficar sobrecarregado, mesmo quando o preço do SOL aumenta. Portanto, acredito que a Compressão ZK na Solana é perfeita para aplicações que valorizam velocidade, desempenho e eficiência de custos.
A capacidade da Solana de suportar aplicações descentralizadas (dApps) de alto desempenho e baixo custo tem um apelo futurista, pois a velocidade e o custo são cruciais para a adoção generalizada da tecnologia blockchain.
No final, tanto ZK Rollups como a Compressão ZK poderiam ajudar a tornar as transações mais rápidas, mais baratas e, por conseguinte, mais escaláveis.
S. Goldwasser, S. Micali, e C. Rackoff, 1985. “A complexidade do conhecimento dos sistemas de prova interativa”
Share
Content
Os primeiros dias da blockchain foram preenchidos com entusiasmo. No entanto, à medida que mais pessoas começaram a usá-la e os volumes de transações aumentaram, surgiu um problema significativo: escalabilidade. Juntamente com os problemas de escalabilidade, surgiram outros como segurança e descentralização. Este desafio conhecido como o “trilema da blockchain”, sugere que é difícil alcançar simultaneamente os três atributos.
Bitcoin, o primeiro blockchain, só podia lidar com algumas transações por segundo, e o Ethereum não era muito melhor. Isso levou a uma demanda por soluções que pudessem aumentar a escalabilidade do blockchain.
Esta demanda deu origem às Provas ZK.
"Zero-knowledge" foi introduzido pela primeira vez num artigo de 1985 de Shafi Goldwasser, Silvio Micali e Charles Rackoff intituladoA complexidade do conhecimento dos sistemas de prova interativos,” Este documento explicou provas de conhecimento zero, muito antes de as criptomoedas entrarem em existência.
De acordo com o papel,
Uma prova de conhecimento zero é uma maneira para uma parte (o provador) provar a outra parte (o verificador) que uma afirmação é verdadeira, sem revelar qualquer informação adicional que não seja a veracidade dessa afirmação específica.
Em outras palavras, os princípios do conhecimento zero garantem que nenhuma informação extra seja transferida do comprovador para o verificador, além da afirmação ser verdadeira.
Uma analogia clássica para explicar o conceito de Provas de Conhecimento Zero é a “Caverna de Ali Babá”:
Cenário: Existe uma caverna com dois caminhos, A e B, que formam um loop e se encontram em uma porta trancada. Jane (o provador) conhece o código secreto para abrir a porta, e Paul (o verificador) quer ser convencido de que Jane conhece o código sem aprender o código ele mesmo.
Process:
Jane entra na caverna e escolhe aleatoriamente o caminho A ou B.
Paul espera do lado de fora, sem saber qual caminho Jane tomou.
Origem: Bloco Poderoso
Paul entra na caverna e chama pelo caminho que quer que a Jane retorne (A ou B).
Se a Jane souber o código, ela pode abrir a porta e voltar pelo caminho escolhido.
Este processo (1-5) é repetido várias vezes para garantir que Jane não está apenas adivinhando corretamente por acaso.
Se após muitas repetições Jane retornar consistentemente pelo caminho correto, Paul pode ter a certeza de que Jane conhece o código sem nunca ter aprendido o código ele próprio.
As provas de ZK têm como objetivo garantir a privacidade e segurança, mantendo informações sensíveis privadas, permitindo que outros verifiquem sua autenticidade. Em termos mais simples, as provas de ZK ajudam a manter os dados importantes seguros, provando que são legítimos, sem revelar os detalhes.
O conceito de Provas de Conhecimento Zero também deu origem ao desenvolvimento de várias técnicas criptográficas avançadas e aplicações como Rollups de Conhecimento Zero e Compressões de Conhecimento Zero.
Em 2018, um anônimo Barry Whitehat carregou um repositório do GitHub chamado “roll_up,” que introduziu a ideia de rollups. Pouco tempo depois, o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, levou este conceito mais longe e desenvolveu os zk-Rollups.
Zk-Rollups, abreviatura de rollups de conhecimento zero, são soluções de escalonamento de camada 2 projetadas para aumentar o desempenho da mainnet do Ethereum escalando-a. Fazem isto movendo a computação e o armazenamento de estado para fora da cadeia.
Layer-2 é um protocolo secundário construído em cima de uma blockchain para melhorar a sua escalabilidade, velocidade e reduzir as taxas de transação.
Em 21 de junho, Light Protocol, uma camada de privacidade baseada em Solana, anunciouque se tinha juntado à equipa de desenvolvimento da Solana, a Helius Labs, para lançar a testnet para a sua nova solução de escalonamento “ZK Compression” como forma de reduzir significativamente os custos de computação on-chain.
Enquanto zk-Rollups e zk-Compression usam o poder das provas de conhecimento zero para otimizar a tecnologia blockchain, eles servem para propósitos diferentes e são implementados de maneiras diferentes.
Independentemente disso, têm havido debates em curso e críticas das comunidades Ethereum e Solana sobre qual é melhor.
Por exemplo, um membro da comunidade do Ethereum chamadocompressão ZK "outro L2".
Depois disto respostado Mert (CEO da heliuslabs) para o tweet acima, a comunidade Solana respondeu com um vídeo de diss criativo visando o Ethereum.
O vídeodestacou um médico a tratar um paciente com “ETH Maximysis”. Uma linha do vídeo afirmava:
"É uma reação comum enfrentada pelos Maxis da ETH. Eles não conseguem funcionar sem outra camada. Camada 3! Camada 4!"
A rivalidade contínua entre estas blockchains é evidente. Por conseguinte, este artigo tem como objetivo fornecer uma comparação clara e abrangente das suas soluções de escalabilidade, destacando as características únicas de cada uma, as diferenças e os casos de uso práticos.
No seu núcleo, ZK Rollups é uma solução de escalonamento de camada 2 projetada para melhorar a eficiência e escalabilidade das redes blockchain.
A ideia é simples: em vez de processar cada transação diretamente na blockchain principal, os ZK-Rollups agrupam várias transações numa única prova. Esta prova consolidada é então submetida à blockchain para verificação.
Fonte: Datawallet
Esta abordagem aumenta significativamente a capacidade de transação (o número de transações que a rede pode lidar dentro de um determinado período) sem comprometer a segurança da rede.
Para entender corretamente isto,
Imagine-se a organizar um concerto. Em vez de permitir que cada participante entre um a um através de uma porta estreita (a cadeia de blocos principal), o que poderia causar congestionamentos e atrasos, implementa um sistema onde grupos de participantes são verificados em conjunto nos postos de controlo. Cada grupo transporta um único bilhete que comprova que todos no grupo foram devidamente verificados e admitidos. Desta forma, mantém a segurança e eficiência ao reduzir o bloqueio à entrada.
ZK Rollups melhora a escalabilidade ao processar transações fora da cadeia e garantir-las com técnicas criptográficas avançadas como ZK-SNARKs ou ZK-STARKs. Isso garante que as transações sejam válidas e privadas, melhorando assim a eficiência e segurança geral para os utilizadores.
zk-SNARKs são provas zk que fornecem provas sucintas (ou seja, o tamanho da prova é curto e eficiente para verificar). Eles são adequados para aplicações onde o tamanho da prova e o tempo de verificação são críticos.
zk-STARKs são provas zk que permitem provas maiores e mais complexas, tornando-as adequadas para aplicações como auditorias financeiras em larga escala, privacidade de dados e verificação de computações.
ZK Rollups é uma solução de dimensionamento perfeita para redes blockchain como o Ethereum, uma vez que agregam transações fora da cadeia em lotes, reduzindo os dados publicados diretamente no Ethereum.
ZK-rollups aproveita técnicas criptográficas para agregar e validar transações off-chain, melhorando assim a escalabilidade e reduzindo os custos na blockchain do Ethereum.
Fonte: Maple Block
Aqui está uma explicação passo a passo de como os ZK-rollups operam:
Aqui estão algumas das vantagens do ZK Rollups:
Embora os ZK Rollups ofereçam muitas vantagens, também apresentam desvantagens e desafios.
Aqui estão alguns dos inconvenientes:
Novos projetos ZK Rollup estão surgindo todos os dias. Aqui estão alguns dos projetos ZK-Rollup:
Origem: Moralis
Projetos como Starkware(que desenvolve escalonamento L2 com permissão e feito sob medida),Rede Azteca(construção de criptografia de blockchain usando zkSNARKs),Argent(uma carteira não custodial integrada com zkSync)Immutable X(uma plataforma de criação e negociação de NFTs) eLoopring(um protocolo de troca e pagamento zk-rollup na Ethereum) todos usam ZK Rollups.
Aqui estão as diferentes maneiras como os ZK Rollups são usados:
A compressão ZK é uma primitiva, criada e lançada por Protocolo de LuzeHelius Labs. Reduz os custos on-chain usando provas de conhecimento zero e compressão para minimizar a quantidade de dados armazenados on-chain e, assim, a demanda de computação colocada na Solana através de transações.
Um primitivo é um algoritmo criptográfico de baixo nível que é usado como base ou bloco de construção por algoritmos criptográficos de nível superior.
Para compreender melhor a Compressão ZK, é importante entender a arquitetura única do Solana e os desafios que enfrenta.
Ao contrário do Ethereum, onde os contratos inteligentes e os dados estão intimamente acoplados, a Solana utiliza um modelo onde os dados são armazenados em "contas" separadas. Estas contas variam desde código executável a saldos de tokens.
Tudo na Solana é uma conta.
Embora este modelo permita o alto desempenho e processamento paralelo da Solana, isso tem um custo: os validadores devem manter todas as contas ativas na memória de acesso rápido (RAM), o que é caro.
Para evitar abusos e compensar os validadores, a Solana implementa um sistema de "aluguer" onde os utilizadores devem bloquear tokens SOL para manter as suas contas ativas, sendo o valor do aluguer diretamente ligado ao tamanho dos dados armazenados.
Origem: 0XMert’s 𝕏
À medida que Solana ganhava popularidade, o custo de criar e manter essas contas tornou-se uma barreira significativa para a escalabilidade e também a necessidade de uma solução — Compressão ZK.
Com o advento da Compactação ZK, o custo de criar novas contas Solana está definido para diminuir significativamente, potencialmente por "ordens de grandeza".
Se algo se tornar mais barato por “ordens de grandeza,” significa que o custo ou esforço envolvido diminui drasticamente, muitas vezes em dez vezes ou mais em comparação com o montante anterior.
Isto significa que a criação de 100 contas de utilizador comprimidas que detêm e rastreiam saldos de criptomoedas (também conhecidas como contas de tokens) será 5.000 vezes mais barata do que a criação de 100 contas de tokens regulares.
Pense desta forma: A compressão envolve espremer algo até que ocupe menos espaço. A compressão ZK aplica este princípio, onde ‘ZK’ significa que a privacidade dos dados comprimidos permanece intacta.
Em essência, a compressão ZK armazena apenas a “impressão digital” (hash) dos dados comprimidos na cadeia. Esta abordagem reduz os custos de armazenamento, preservando a privacidade dos dados.
Ao contrário do que os concorrentes dizem, a ZK Compression não é uma cadeia de camada 2 na Solana; é uma atualização para melhorar o armazenamento de dados da Solana e reduzir drasticamente os custos para os desenvolvedores.
A compressão ZK enfrenta esse desafio de frente, permitindo que os desenvolvedores comprimam vários estados de conta em uma única conta on-chain.
Origem: 0xSumanth’s 𝕏
Aqui está como funciona:
A inovação-chave reside no uso de provas de conhecimento-zero, especificamente SNARKs (Argumentos Interativos Não-Sucintos de Conhecimento), para comprimir as provas de Merkle usadas neste processo.
Origem: 0xMert’s 𝕏
Esta compressão reduz o tamanho da prova de potencialmente centenas de bytes para um constante de 128 bytes, independentemente do número de contas a serem comprimidas.
Esta redução dramática no tamanho dos dados permite aos desenvolvedores trabalhar dentro dos limites de tamanho de transação da Solana, enquanto ainda interagem com várias contas comprimidas em uma única transação.
Estes são os pontos positivos da Compressão ZK para o ecossistema Solana:
Estes são os inconvenientes da Compressão ZK para a Solana:
Aqui estão alguns possíveis casos de uso de compressão zk:
Casos de Uso Atuais para ZK Rollups
Potencial Caso de Uso de Compressão ZK
Se está a sofrer de Maximysis de Éter, ou é um crente firme da Solana como eu, o mais importante é usar a blockchain que se adapte às suas necessidades no momento.
Acho que os ZK Rollups são mais adequados para projetos que necessitam de alta segurança e beneficiam do ecossistema estabelecido do Ethereum, uma vez que fornecem um método confiável para escalar o Ethereum, preservando a sua estrutura descentralizada.
Por outro lado, com a Compressão ZK, Solana pode lidar com mais transações sem ficar sobrecarregado, mesmo quando o preço do SOL aumenta. Portanto, acredito que a Compressão ZK na Solana é perfeita para aplicações que valorizam velocidade, desempenho e eficiência de custos.
A capacidade da Solana de suportar aplicações descentralizadas (dApps) de alto desempenho e baixo custo tem um apelo futurista, pois a velocidade e o custo são cruciais para a adoção generalizada da tecnologia blockchain.
No final, tanto ZK Rollups como a Compressão ZK poderiam ajudar a tornar as transações mais rápidas, mais baratas e, por conseguinte, mais escaláveis.
S. Goldwasser, S. Micali, e C. Rackoff, 1985. “A complexidade do conhecimento dos sistemas de prova interativa”