Relatório Anual Abrangente da a16z: O Estado Atual da Web3, Limites Empresariais e Inovação Regulatória

Intermediário1/2/2024, 3:03:40 PM
Este artigo compila insights para os formuladores de políticas dos EUA e outros interessados no estado atual da política cripto do relatório anual "State of Crypto" da Andreessen Horowitz.

Resumo de Eventos no Mundo Crypto e Web3

O relatório anual "Estado do Crypto" da Andreessen Horowitz partilha dados sobre as atividades e inovações da Web3. O "Foco Político" de novembro de 2023 no relatório reúne informações para os legisladores dos EUA e outros interessados no estado atual da política criptográfica. O relatório inclui:

  • Parte 1: Porque o Web3 é tão importante
    Web3 é uma forma de internet mais benéfica para os consumidores, com vantagens e aplicações muito além dos serviços financeiros.

  • Parte 2: O Estado Atual da Indústria de Criptomoedas
    As criptomoedas tornaram-se indispensáveis devido à sua capacidade de transcender fronteiras partidárias e identitárias. No entanto, os EUA podem estar a perder a sua posição de liderança.

  • Parte 3: Princípios e Estruturas de Política
    Como manter a competitividade em inovações tecnológicas emergentes, protegendo ao mesmo tempo os consumidores?

Parte Um: Por Que o Web3 é Tão Importante

A internet é uma das inovações tecnológicas mais significativas da história humana. No entanto, frequentemente deixa os consumidores, criadores e desenvolvedores que dela dependem sentindo-se desapontados.

A adoção da tecnologia Web3 está a evoluir de uma forma que beneficia os consumidores

* Web1 (1990 - 2005)

Gerido de forma pouco estrita por várias instituições, envolvia tecnologias abertas (protocolos) nas quais qualquer pessoa podia construir, como o email (baseado em SMTP) e a web (baseada em HTTP). O valor não se acumulava na rede.

* Web2 (2005 - 2020)

Gerido por empresas, consistia em plataformas centralizadas e isoladas onde as decisões podiam ser tomadas por entidades individuais (por exemplo, redes sociais). O valor acumulava-se com algumas grandes empresas de tecnologia, em vez dos criadores de valor.

* Web3 (2020 até presente)

Gerido pelas comunidades, apresenta serviços descentralizados e interoperáveis de propriedade e mantidos pela rede (por exemplo, Bitcoin, Ethereum e outras blockchains). O valor acumula-se entre os utilizadores, construtores e a comunidade que contribui para a rede: programadores, empreendedores, criadores, fãs e outros consumidores.

Gigantes tecnológicos da Web2 visam o monopólio, enquanto a Web3 enfatiza a "descentralização"

  • Apenas três empresas, Facebook, Google e Twitter, contribuem com um terço do tráfego global da internet.

  • Apenas a Amazon, a Apple, o Facebook, o Google e a Microsoft representam sozinhos 50% do valor total de mercado do índice NASDAQ 100, um aumento significativo em comparação com apenas 25% há uma década.

  • Web3 transfere o valor da internet para mais indivíduos através da propriedade.

Tokens: A Pedra Angular do Web3

  • Os tokens servem como uma “unidade” de medição de propriedade: Os tokens podem representar a propriedade de qualquer coisa, desde itens digitais (como obras de arte, bilhetes ou itens de jogos) até bens tangíveis (como roupas, experiências ou até imóveis).
  • Os tokens são blocos de construção fundamentais: Essencialmente, os tokens não são instrumentos financeiros. Semelhante aos websites na Web1 e aos posts na Web2, os tokens são componentes básicos na construção das redes Web3.
  • Os tokens capacitam indivíduos: Os tokens oferecem uma nova forma para as pessoas controlarem a sua identidade digital em várias plataformas e serviços, semelhante aos direitos de propriedade discutidos no contexto da internet.

Os usos dos tokens vão muito além da especulação...

Blockchain deve ser um computador poderoso, não um antro de jogos de azar para especulação. Há uma diferença fundamental entre um mundo impulsionado pela especulação e um onde o produto é um computador global.

Computadores

  • Como inovação tecnológica, impulsionam o desenvolvimento da ciência da computação.
  • Com base na confiança digital, eles codificam rigidamente a regra da "incapacidade do mal" em suas operações.
  • Funcionalidade de alta transparência operacional e forte resiliência.

Casinos:

  • O jogo é especulação financeira, não inovação.
  • Com base na confiança impulsionada pelo lucro, tratam a 'não fazer o mal' como uma escolha variável.
  • Operam com falta de transparência e são extremamente frágeis.

Geridas pelas comunidades, as redes tornar-se-ão na próxima geração da internet.

Vantagem: Como um novo tipo de computador, que capacidades sem precedentes possui a blockchain?

Proteger os consumidores na era do avanço da inteligência artificial (IA):

  • Combate a Falsificações de IA de Alta Qualidade: Num mundo inundado de falsificações geradas por IA de alta qualidade, as tecnologias criptográficas podem ajudar a rastrear a autenticidade e a origem do que encontramos.
  • Democratizar a Inovação em IA: Ao contrário de depender de grandes empresas de tecnologia com vastos recursos de dados e computacionais, as tecnologias criptográficas democratizam o acesso a esses recursos, beneficiando uma gama mais ampla de construtores.
  • Revelando a "Caixa Preta" da IA: A IA não precisa ser uma caixa preta desconhecida para todos sobre o que acontece e de onde os dados se originam. As tecnologias criptográficas podem tornar os dados usados pela IA mais transparentes e auditáveis, ao mesmo tempo que protegem a privacidade dos dados.
  • A propriedade dos dados pertence ao indivíduo: As tecnologias criptográficas podem implementar a privacidade dos dados nos modelos de IA e também ajudar as empresas a fornecer incentivos aos consumidores e criadores pelas suas contribuições para os dados.

Sistemas de Privacidade Tradicionais Atualizados:

    • A Apple cobra aos consumidores móveis até 30% de taxas sobre compras. Com um significativo poder de fixação de preços e tomada de decisão na distribuição móvel, a Apple domina este espaço. A tecnologia criptográfica pode reduzir as taxas que os proprietários de plataformas extraem dos utilizadores (como percentagem da receita da plataforma), fomentando uma maior concorrência e oferecendo mais opções para os consumidores.
    • Anualmente, as pessoas gastam $647 bilhões em remessas, com um custo médio de 6.25%. A tecnologia criptográfica pode eliminar intermediários desnecessários e cortar até $40 bilhões em taxas de transação internacionais.
    • Apenas 18% dos utilizadores de redes sociais confiam nos serviços de proteção de dados oferecidos pelo Facebook. No Web3, os indivíduos são proprietários dos seus dados - desde as publicações que criam, até à música que produzem, às redes que constroem. Mais importante ainda, podem transferir a sua rede e dados de uma plataforma para outra.

Tecnologia Criptográfica a Resolver Pontos Problemáticos Atuais:

    • Problemas de Identidade: Ao contrário de depender de grandes plataformas para gerir identidades de utilizadores, a Spruce capacita as pessoas com controlo e propriedade das suas identidades. As organizações também podem gerir o ciclo de vida de credenciais digitais, tal como o DMV da Califórnia está a lidar com cartas de condução móveis.
    • Monetização para Criadores: Nos serviços de streaming, apenas 18.000 músicos (menos de 0,2%) ganham mais de $50.000 anualmente. A Sound elimina intermediários, permitindo aos artistas monetizar diretamente com seus fãs.
    • Neutralização de Carbono: O sistema voluntário do mercado de créditos de carbono é opaco e ineficiente. A Flowcarbon direciona mais fundos diretamente para projetos ambientais essenciais.
    • Censura e Desplataformização: Os líderes da plataforma com viés podem decidir as regras e a cobertura das redes sociais. No entanto, o protocolo descentralizado da rede social Farcaster permite aos usuários escolher entre aplicativos enquanto movem facilmente (e possuem) seus dados.
    • Questões de Infraestrutura: A falta de concorrência na indústria das telecomunicações leva a preços elevados e cobertura desigual. O Helium está a trabalhar para disponibilizar 5G em todos os lugares através de uma infraestrutura sem fios descentralizada, a uma fração dos custos tradicionais.
    • Oportunidades de Colaboração Online: As narrativas, produção e partilha de responsabilidades da propriedade intelectual. O Protocolo Story e o Adim oferecem infraestrutura aberta para ajudar as pessoas a coescrever, remisturar, colaborar e criar papéis, protegendo a propriedade intelectual e compensando os criadores.

Segunda Parte: Estado Atual da Indústria de Criptomoedas

A era Web3 chegou: Milhões de americanos agora têm criptomoedas, e seu uso continua a crescer.

Mais de 40 milhões de americanos possuem criptomoedas, com a propriedade transcendendo linhas partidárias e de identidade claras:

  • Entre 16% e 20% dos adultos nos EUA (aproximadamente 40 a 50 milhões de pessoas) compraram criptomoedas.

  • O uso de criptomoedas está em alta. Apesar das flutuações de preços, o número de utilizadores ativos tem mantido um crescimento de pelo menos dois dígitos anualmente durante quatro anos consecutivos.

  • Os dados acompanham o número de endereços ativos únicos (emissão) em todas as blockchains monitoradas, incluindo Ethereum, Polygon, Solana, Avalanche, Fantom, Celo, Optimism, Base e Arbitrum. Nota: Um endereço não corresponde necessariamente a um indivíduo. Fontes: Consulta da Nansen, CoinMarketCap.

O número de instituições que investigam criptomoedas está a aumentar, e o seu trabalho está a avançar em outras áreas. Mais de 21.000 publicações sobre criptomoedas são dedicadas a abordar questões primárias:

  • Conformidade financeira com Proteção de Privacidade: Empregar provas de conhecimento zero, que estão a evoluir rapidamente da teoria para a prática.
  • Combate à Desinformação: Utilizando métodos criptográficos para verificar autenticidade.
  • Equilibrar a Inteligência Artificial: Utilizar redes de blockchain e descentralização.
  • Desempenho e Segurança da Blockchain: Explorando a teoria dos jogos econômicos criptográficos, a segurança de rede e muito mais.

A Importância da Liderança Americana:

Liderar na inovação Web3 é crucial para manter a competitividade dos Estados Unidos, o que também tem implicações para a segurança nacional.

Os EUA sempre foram um farol de inovação tecnológica, mas corre o risco de perder a sua posição de liderança na arena Web3.

O gráfico ilustra a proporção de desenvolvedores de criptomoedas nos EUA (esquerda) e a percentagem de tráfego global para sites de criptomoedas baseados nos EUA (direita).

Mais desenvolvedores estão dedicando seus esforços ao desenvolvimento de projetos de criptomoedas fora dos fusos horários dos EUA. A tendência no momento da codificação por desenvolvedores de criptomoedas independentes é a seguinte:

  • A maioria dos commits do Github ocorrem durante o horário de trabalho nos EUA (Horário do Leste, das 9h às 21h).

  • A maioria dos commits do Github também ocorrem durante o horário de trabalho no Reino Unido e suas regiões (Horário de Verão Britânico, das 9h às 21h).

O Reino Unido está a mostrar uma inclinação ativa para as criptomoedas, com as startups de criptomoeda da a16z a entrarem no ecossistema do Reino Unido. Nota: Esta análise indica apenas uma tendência direcional; os fusos horários sobrepostos ou outros fatores de horário de trabalho devem ser considerados.

Como a indústria de semicondutores, o setor de criptomoedas poderá em breve migrar para longe dos Estados Unidos. Uma lição histórica em inovação industrial mostra-nos que, tomando como exemplo os semicondutores, a produção atual nos Estados Unidos não deve depender de fornecedores estrangeiros para tecnologias críticas. Uma dependência excessiva na infraestrutura pode ter impactos significativos nas nossas vidas diárias. Da mesma forma, os Estados Unidos devem desempenhar um papel de liderança na moldagem do futuro da infraestrutura de computação distribuída, abrangendo a internet, organizações e trabalho.

O Estado do Dólar Americano em Meio a Ameaças de Moedas Digitais Soberanas:

  • O estado atual das Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs) globais: O desenvolvimento da Moeda Digital de Banco Central (CBDC) da China tem representado uma ameaça ao status do dólar dos EUA como moeda de reserva mundial. Até junho de 2023, as transações envolvendo o yuan digital atingiram um total de 250 bilhões de dólares americanos.

A inovação da stablecoin pode fortalecer a dominância do dólar dos EUA

  • O que é um stablecoin? Um stablecoin é um tipo de criptomoeda que está nominalmente ligada a um ativo estável, como o dólar dos EUA. [Para obter mais informações sobre os tipos de garantia, consulte umartigono Financial Times.]

  • As stablecoins poderiam melhorar a eficiência do sistema de pagamentos dos EUA e solidificar o status do dólar dos EUA como moeda digital global.

Este esforço não se trata apenas de proteger as startups do Vale do Silício; trata-se de manter a liderança global dos Estados Unidos. Os EUA podem prevalecer usando uma abordagem de mercado livre, em oposição ao planeamento centralizado. Esta abordagem de baixo para cima é provavelmente resultará numa multiplicidade de novos experimentos e inovações. Esta pode ser a única forma de superar as moedas digitais dos bancos centrais (CBDCs) de países como a China.

Terceira Parte: Princípios e Estrutura de Política

As políticas de estímulo à inovação dos EUA são projetadas para proteger os consumidores e fornecer caminhos conformes para as empresas.

As atividades regulatórias continuam a ser uma prioridade:

a. Pela primeira vez na história, a legislação cripto foi aprovada numa comissão da Câmara:

b. Tribunais estão a tomar várias decisões em casos influentes:

O tribunal decidiu na ação de execução da SEC/Ripple; a SEC rejeitou as acusações contra indivíduos e recorreu das decisões legais preliminares do tribunal.

c. Agências governamentais estão a propor novas regras:

  • O Internal Revenue Service (IRS) dos EUA propôs regras para os requisitos de relatório de corretores de ativos digitais.
  • A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) aviso de regulamentação proposta sobre a auto-certificação de contratos de derivativos.
  • Aviso da FinCEN sobre a proposta de regulamentação relativa a misturadores de moeda virtual conversível.
  • A SEC está a considerar alterações propostas às regras de custódia e à definição de “exchange”.

A regulação eficaz pode combater os maus atores e proteger os consumidores.

Ex-legisladores e chefes de agências sugerem três ações para os legisladores dos EUA:

a. Proteger os Consumidores: Exigir que as empresas centralizadas se registem e sejam reguladas. As entidades reguladoras devem investigar os riscos decorrentes das relações de hospedagem, conflitos de interesse e o uso de ativos digitais em finanças ilegais.

b. Fornecer vias de conformidade: A legislação deve oferecer um caminho de conformidade com base na divulgação para empreendedores que têm construído redes descentralizadas e negócios legítimos, apesar de um ambiente incerto.

c. Incentivar a Propriedade Comunitária: As leis e regulamentos devem incentivar adequadamente a descentralização e a propriedade comunitária — a promessa central da tecnologia web3 que beneficia o público e abre caminho para futuras inovações.

Princípios Orientadores e Regulamentos da Política de Criptomoeda dos EUA:

a. Proibir novos modelos de negócios ou tecnologias que possam prejudicar os valores americanos e impulsionar a inovação e o emprego noutros locais.

b. Estabelecer regras apropriadas e claras através de orientação institucional e legislação. Isso não apenas protege os consumidores, mas também promove uma concorrência saudável para todos, incluindo permitir que novos inovadores desafiem participantes centralizados arraigados e o poder regulatório de empresas existentes.

c. As empresas legítimas e os seus clientes devem ter acesso a serviços financeiros e proteções legais, desde as relações bancárias à privacidade dos dados.

d. O foco da regulamentação deve ser nas empresas, não no software amplo, descentralizado e autónomo que sustenta a inovação. (Regular aplicações, não protocolos)

Ideia errada: A criptomoeda é usada principalmente para atividades ilegais

Volume Total vs. Volume de Transações Ilegais:

As empresas de análise de blockchain estimam que as transações ilegais representam menos de 2% de toda a atividade de criptomoedas. Em 2022, tais atividades constituem cerca de 0,10-0,24% de todas as atividades de criptomoedas.

Lavagem de dinheiro em moeda fiduciária: A lavagem de dinheiro através de moedas fiduciárias excede em muito a realizada através de criptomoedas. Até 2021, estima-se que a quantia lavada nos mercados financeiros tradicionais poderá ser 100-250 vezes maior do que a lavada nas criptomoedas, de acordo com o chefe de tecnologia de combate ao crime financeiro na Nasdaq.

Métodos de Lavagem de Dinheiro Fiat (dinheiro em espécie, transferências bancárias, imóveis, etc.) superam significativamente as criptomoedas tanto em volume como em percentagem.

Facto: As Criptomoedas Podem Ajudar na Luta Contra o Crime

Preferência por Produtos e Serviços Financeiros Tradicionais: Os criminosos e terroristas ainda preferem produtos e serviços financeiros tradicionais em relação às criptomoedas. Apesar desses grupos procurarem qualquer meio, incluindo tecnologias emergentes, para financiar suas atividades, a Avaliação de Risco de Financiamento do Terrorismo Nacional de 2022 do Departamento do Tesouro dos EUA constatou que, em comparação com outros métodos, o uso de 'limitados outros produtos e serviços financeiros' - devido à natureza rastreável da blockchain - é menos vantajoso para esses grupos.

Transparência e Rastreabilidade da Blockchain: As blockchains são públicas, rastreáveis e imutáveis. Isso as torna úteis em investigações, processos judiciais e recuperação de ativos. As moedas fiduciárias, especialmente o dinheiro em espécie, são difíceis de rastrear e ainda são mais frequentemente utilizadas em atividades criminosas.

Papel no Combate ao Crime: As criptomoedas desempenham um papel no combate ao crime. As agências de aplicação da lei têm sido altamente eficazes no rastreamento de atividades de criptomoedas usando ferramentas analíticas sofisticadas. Governos ao redor do mundo demonstraram sua capacidade de recuperar fundos por meio desses meios.

Equívoco: Todas as Criptomoedas são Prejudiciais para o Ambiente

Consumo Anual Estimado de Energia por Produto/Indústria

Atualmente, outras indústrias e empresas consomem muito mais energia do que o Ethereum. Porquê? Em setembro de 2022, o Ethereum mudou para um mecanismo de consenso de Prova de Participação (PoS) (sobre o qual muitos programadores optam por construir aplicações), reduzindo assim o consumo de energia em 99,9%. Todas as blockchains necessitam destes mecanismos de consenso porque são descentralizadas; o método PoS para consenso de rede consome significativamente menos energia do que o método de Prova de Trabalho (PoW) usado pelo Bitcoin.

Aviso Legal:

  1. Este artigo foi republicado de [GateChainCatcher]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [a16z crypto]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Learnequipa, e eles vão tratar disso prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. A menos que seja mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.

Relatório Anual Abrangente da a16z: O Estado Atual da Web3, Limites Empresariais e Inovação Regulatória

Intermediário1/2/2024, 3:03:40 PM
Este artigo compila insights para os formuladores de políticas dos EUA e outros interessados no estado atual da política cripto do relatório anual "State of Crypto" da Andreessen Horowitz.

Resumo de Eventos no Mundo Crypto e Web3

O relatório anual "Estado do Crypto" da Andreessen Horowitz partilha dados sobre as atividades e inovações da Web3. O "Foco Político" de novembro de 2023 no relatório reúne informações para os legisladores dos EUA e outros interessados no estado atual da política criptográfica. O relatório inclui:

  • Parte 1: Porque o Web3 é tão importante
    Web3 é uma forma de internet mais benéfica para os consumidores, com vantagens e aplicações muito além dos serviços financeiros.

  • Parte 2: O Estado Atual da Indústria de Criptomoedas
    As criptomoedas tornaram-se indispensáveis devido à sua capacidade de transcender fronteiras partidárias e identitárias. No entanto, os EUA podem estar a perder a sua posição de liderança.

  • Parte 3: Princípios e Estruturas de Política
    Como manter a competitividade em inovações tecnológicas emergentes, protegendo ao mesmo tempo os consumidores?

Parte Um: Por Que o Web3 é Tão Importante

A internet é uma das inovações tecnológicas mais significativas da história humana. No entanto, frequentemente deixa os consumidores, criadores e desenvolvedores que dela dependem sentindo-se desapontados.

A adoção da tecnologia Web3 está a evoluir de uma forma que beneficia os consumidores

* Web1 (1990 - 2005)

Gerido de forma pouco estrita por várias instituições, envolvia tecnologias abertas (protocolos) nas quais qualquer pessoa podia construir, como o email (baseado em SMTP) e a web (baseada em HTTP). O valor não se acumulava na rede.

* Web2 (2005 - 2020)

Gerido por empresas, consistia em plataformas centralizadas e isoladas onde as decisões podiam ser tomadas por entidades individuais (por exemplo, redes sociais). O valor acumulava-se com algumas grandes empresas de tecnologia, em vez dos criadores de valor.

* Web3 (2020 até presente)

Gerido pelas comunidades, apresenta serviços descentralizados e interoperáveis de propriedade e mantidos pela rede (por exemplo, Bitcoin, Ethereum e outras blockchains). O valor acumula-se entre os utilizadores, construtores e a comunidade que contribui para a rede: programadores, empreendedores, criadores, fãs e outros consumidores.

Gigantes tecnológicos da Web2 visam o monopólio, enquanto a Web3 enfatiza a "descentralização"

  • Apenas três empresas, Facebook, Google e Twitter, contribuem com um terço do tráfego global da internet.

  • Apenas a Amazon, a Apple, o Facebook, o Google e a Microsoft representam sozinhos 50% do valor total de mercado do índice NASDAQ 100, um aumento significativo em comparação com apenas 25% há uma década.

  • Web3 transfere o valor da internet para mais indivíduos através da propriedade.

Tokens: A Pedra Angular do Web3

  • Os tokens servem como uma “unidade” de medição de propriedade: Os tokens podem representar a propriedade de qualquer coisa, desde itens digitais (como obras de arte, bilhetes ou itens de jogos) até bens tangíveis (como roupas, experiências ou até imóveis).
  • Os tokens são blocos de construção fundamentais: Essencialmente, os tokens não são instrumentos financeiros. Semelhante aos websites na Web1 e aos posts na Web2, os tokens são componentes básicos na construção das redes Web3.
  • Os tokens capacitam indivíduos: Os tokens oferecem uma nova forma para as pessoas controlarem a sua identidade digital em várias plataformas e serviços, semelhante aos direitos de propriedade discutidos no contexto da internet.

Os usos dos tokens vão muito além da especulação...

Blockchain deve ser um computador poderoso, não um antro de jogos de azar para especulação. Há uma diferença fundamental entre um mundo impulsionado pela especulação e um onde o produto é um computador global.

Computadores

  • Como inovação tecnológica, impulsionam o desenvolvimento da ciência da computação.
  • Com base na confiança digital, eles codificam rigidamente a regra da "incapacidade do mal" em suas operações.
  • Funcionalidade de alta transparência operacional e forte resiliência.

Casinos:

  • O jogo é especulação financeira, não inovação.
  • Com base na confiança impulsionada pelo lucro, tratam a 'não fazer o mal' como uma escolha variável.
  • Operam com falta de transparência e são extremamente frágeis.

Geridas pelas comunidades, as redes tornar-se-ão na próxima geração da internet.

Vantagem: Como um novo tipo de computador, que capacidades sem precedentes possui a blockchain?

Proteger os consumidores na era do avanço da inteligência artificial (IA):

  • Combate a Falsificações de IA de Alta Qualidade: Num mundo inundado de falsificações geradas por IA de alta qualidade, as tecnologias criptográficas podem ajudar a rastrear a autenticidade e a origem do que encontramos.
  • Democratizar a Inovação em IA: Ao contrário de depender de grandes empresas de tecnologia com vastos recursos de dados e computacionais, as tecnologias criptográficas democratizam o acesso a esses recursos, beneficiando uma gama mais ampla de construtores.
  • Revelando a "Caixa Preta" da IA: A IA não precisa ser uma caixa preta desconhecida para todos sobre o que acontece e de onde os dados se originam. As tecnologias criptográficas podem tornar os dados usados pela IA mais transparentes e auditáveis, ao mesmo tempo que protegem a privacidade dos dados.
  • A propriedade dos dados pertence ao indivíduo: As tecnologias criptográficas podem implementar a privacidade dos dados nos modelos de IA e também ajudar as empresas a fornecer incentivos aos consumidores e criadores pelas suas contribuições para os dados.

Sistemas de Privacidade Tradicionais Atualizados:

    • A Apple cobra aos consumidores móveis até 30% de taxas sobre compras. Com um significativo poder de fixação de preços e tomada de decisão na distribuição móvel, a Apple domina este espaço. A tecnologia criptográfica pode reduzir as taxas que os proprietários de plataformas extraem dos utilizadores (como percentagem da receita da plataforma), fomentando uma maior concorrência e oferecendo mais opções para os consumidores.
    • Anualmente, as pessoas gastam $647 bilhões em remessas, com um custo médio de 6.25%. A tecnologia criptográfica pode eliminar intermediários desnecessários e cortar até $40 bilhões em taxas de transação internacionais.
    • Apenas 18% dos utilizadores de redes sociais confiam nos serviços de proteção de dados oferecidos pelo Facebook. No Web3, os indivíduos são proprietários dos seus dados - desde as publicações que criam, até à música que produzem, às redes que constroem. Mais importante ainda, podem transferir a sua rede e dados de uma plataforma para outra.

Tecnologia Criptográfica a Resolver Pontos Problemáticos Atuais:

    • Problemas de Identidade: Ao contrário de depender de grandes plataformas para gerir identidades de utilizadores, a Spruce capacita as pessoas com controlo e propriedade das suas identidades. As organizações também podem gerir o ciclo de vida de credenciais digitais, tal como o DMV da Califórnia está a lidar com cartas de condução móveis.
    • Monetização para Criadores: Nos serviços de streaming, apenas 18.000 músicos (menos de 0,2%) ganham mais de $50.000 anualmente. A Sound elimina intermediários, permitindo aos artistas monetizar diretamente com seus fãs.
    • Neutralização de Carbono: O sistema voluntário do mercado de créditos de carbono é opaco e ineficiente. A Flowcarbon direciona mais fundos diretamente para projetos ambientais essenciais.
    • Censura e Desplataformização: Os líderes da plataforma com viés podem decidir as regras e a cobertura das redes sociais. No entanto, o protocolo descentralizado da rede social Farcaster permite aos usuários escolher entre aplicativos enquanto movem facilmente (e possuem) seus dados.
    • Questões de Infraestrutura: A falta de concorrência na indústria das telecomunicações leva a preços elevados e cobertura desigual. O Helium está a trabalhar para disponibilizar 5G em todos os lugares através de uma infraestrutura sem fios descentralizada, a uma fração dos custos tradicionais.
    • Oportunidades de Colaboração Online: As narrativas, produção e partilha de responsabilidades da propriedade intelectual. O Protocolo Story e o Adim oferecem infraestrutura aberta para ajudar as pessoas a coescrever, remisturar, colaborar e criar papéis, protegendo a propriedade intelectual e compensando os criadores.

Segunda Parte: Estado Atual da Indústria de Criptomoedas

A era Web3 chegou: Milhões de americanos agora têm criptomoedas, e seu uso continua a crescer.

Mais de 40 milhões de americanos possuem criptomoedas, com a propriedade transcendendo linhas partidárias e de identidade claras:

  • Entre 16% e 20% dos adultos nos EUA (aproximadamente 40 a 50 milhões de pessoas) compraram criptomoedas.

  • O uso de criptomoedas está em alta. Apesar das flutuações de preços, o número de utilizadores ativos tem mantido um crescimento de pelo menos dois dígitos anualmente durante quatro anos consecutivos.

  • Os dados acompanham o número de endereços ativos únicos (emissão) em todas as blockchains monitoradas, incluindo Ethereum, Polygon, Solana, Avalanche, Fantom, Celo, Optimism, Base e Arbitrum. Nota: Um endereço não corresponde necessariamente a um indivíduo. Fontes: Consulta da Nansen, CoinMarketCap.

O número de instituições que investigam criptomoedas está a aumentar, e o seu trabalho está a avançar em outras áreas. Mais de 21.000 publicações sobre criptomoedas são dedicadas a abordar questões primárias:

  • Conformidade financeira com Proteção de Privacidade: Empregar provas de conhecimento zero, que estão a evoluir rapidamente da teoria para a prática.
  • Combate à Desinformação: Utilizando métodos criptográficos para verificar autenticidade.
  • Equilibrar a Inteligência Artificial: Utilizar redes de blockchain e descentralização.
  • Desempenho e Segurança da Blockchain: Explorando a teoria dos jogos econômicos criptográficos, a segurança de rede e muito mais.

A Importância da Liderança Americana:

Liderar na inovação Web3 é crucial para manter a competitividade dos Estados Unidos, o que também tem implicações para a segurança nacional.

Os EUA sempre foram um farol de inovação tecnológica, mas corre o risco de perder a sua posição de liderança na arena Web3.

O gráfico ilustra a proporção de desenvolvedores de criptomoedas nos EUA (esquerda) e a percentagem de tráfego global para sites de criptomoedas baseados nos EUA (direita).

Mais desenvolvedores estão dedicando seus esforços ao desenvolvimento de projetos de criptomoedas fora dos fusos horários dos EUA. A tendência no momento da codificação por desenvolvedores de criptomoedas independentes é a seguinte:

  • A maioria dos commits do Github ocorrem durante o horário de trabalho nos EUA (Horário do Leste, das 9h às 21h).

  • A maioria dos commits do Github também ocorrem durante o horário de trabalho no Reino Unido e suas regiões (Horário de Verão Britânico, das 9h às 21h).

O Reino Unido está a mostrar uma inclinação ativa para as criptomoedas, com as startups de criptomoeda da a16z a entrarem no ecossistema do Reino Unido. Nota: Esta análise indica apenas uma tendência direcional; os fusos horários sobrepostos ou outros fatores de horário de trabalho devem ser considerados.

Como a indústria de semicondutores, o setor de criptomoedas poderá em breve migrar para longe dos Estados Unidos. Uma lição histórica em inovação industrial mostra-nos que, tomando como exemplo os semicondutores, a produção atual nos Estados Unidos não deve depender de fornecedores estrangeiros para tecnologias críticas. Uma dependência excessiva na infraestrutura pode ter impactos significativos nas nossas vidas diárias. Da mesma forma, os Estados Unidos devem desempenhar um papel de liderança na moldagem do futuro da infraestrutura de computação distribuída, abrangendo a internet, organizações e trabalho.

O Estado do Dólar Americano em Meio a Ameaças de Moedas Digitais Soberanas:

  • O estado atual das Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs) globais: O desenvolvimento da Moeda Digital de Banco Central (CBDC) da China tem representado uma ameaça ao status do dólar dos EUA como moeda de reserva mundial. Até junho de 2023, as transações envolvendo o yuan digital atingiram um total de 250 bilhões de dólares americanos.

A inovação da stablecoin pode fortalecer a dominância do dólar dos EUA

  • O que é um stablecoin? Um stablecoin é um tipo de criptomoeda que está nominalmente ligada a um ativo estável, como o dólar dos EUA. [Para obter mais informações sobre os tipos de garantia, consulte umartigono Financial Times.]

  • As stablecoins poderiam melhorar a eficiência do sistema de pagamentos dos EUA e solidificar o status do dólar dos EUA como moeda digital global.

Este esforço não se trata apenas de proteger as startups do Vale do Silício; trata-se de manter a liderança global dos Estados Unidos. Os EUA podem prevalecer usando uma abordagem de mercado livre, em oposição ao planeamento centralizado. Esta abordagem de baixo para cima é provavelmente resultará numa multiplicidade de novos experimentos e inovações. Esta pode ser a única forma de superar as moedas digitais dos bancos centrais (CBDCs) de países como a China.

Terceira Parte: Princípios e Estrutura de Política

As políticas de estímulo à inovação dos EUA são projetadas para proteger os consumidores e fornecer caminhos conformes para as empresas.

As atividades regulatórias continuam a ser uma prioridade:

a. Pela primeira vez na história, a legislação cripto foi aprovada numa comissão da Câmara:

b. Tribunais estão a tomar várias decisões em casos influentes:

O tribunal decidiu na ação de execução da SEC/Ripple; a SEC rejeitou as acusações contra indivíduos e recorreu das decisões legais preliminares do tribunal.

c. Agências governamentais estão a propor novas regras:

  • O Internal Revenue Service (IRS) dos EUA propôs regras para os requisitos de relatório de corretores de ativos digitais.
  • A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) aviso de regulamentação proposta sobre a auto-certificação de contratos de derivativos.
  • Aviso da FinCEN sobre a proposta de regulamentação relativa a misturadores de moeda virtual conversível.
  • A SEC está a considerar alterações propostas às regras de custódia e à definição de “exchange”.

A regulação eficaz pode combater os maus atores e proteger os consumidores.

Ex-legisladores e chefes de agências sugerem três ações para os legisladores dos EUA:

a. Proteger os Consumidores: Exigir que as empresas centralizadas se registem e sejam reguladas. As entidades reguladoras devem investigar os riscos decorrentes das relações de hospedagem, conflitos de interesse e o uso de ativos digitais em finanças ilegais.

b. Fornecer vias de conformidade: A legislação deve oferecer um caminho de conformidade com base na divulgação para empreendedores que têm construído redes descentralizadas e negócios legítimos, apesar de um ambiente incerto.

c. Incentivar a Propriedade Comunitária: As leis e regulamentos devem incentivar adequadamente a descentralização e a propriedade comunitária — a promessa central da tecnologia web3 que beneficia o público e abre caminho para futuras inovações.

Princípios Orientadores e Regulamentos da Política de Criptomoeda dos EUA:

a. Proibir novos modelos de negócios ou tecnologias que possam prejudicar os valores americanos e impulsionar a inovação e o emprego noutros locais.

b. Estabelecer regras apropriadas e claras através de orientação institucional e legislação. Isso não apenas protege os consumidores, mas também promove uma concorrência saudável para todos, incluindo permitir que novos inovadores desafiem participantes centralizados arraigados e o poder regulatório de empresas existentes.

c. As empresas legítimas e os seus clientes devem ter acesso a serviços financeiros e proteções legais, desde as relações bancárias à privacidade dos dados.

d. O foco da regulamentação deve ser nas empresas, não no software amplo, descentralizado e autónomo que sustenta a inovação. (Regular aplicações, não protocolos)

Ideia errada: A criptomoeda é usada principalmente para atividades ilegais

Volume Total vs. Volume de Transações Ilegais:

As empresas de análise de blockchain estimam que as transações ilegais representam menos de 2% de toda a atividade de criptomoedas. Em 2022, tais atividades constituem cerca de 0,10-0,24% de todas as atividades de criptomoedas.

Lavagem de dinheiro em moeda fiduciária: A lavagem de dinheiro através de moedas fiduciárias excede em muito a realizada através de criptomoedas. Até 2021, estima-se que a quantia lavada nos mercados financeiros tradicionais poderá ser 100-250 vezes maior do que a lavada nas criptomoedas, de acordo com o chefe de tecnologia de combate ao crime financeiro na Nasdaq.

Métodos de Lavagem de Dinheiro Fiat (dinheiro em espécie, transferências bancárias, imóveis, etc.) superam significativamente as criptomoedas tanto em volume como em percentagem.

Facto: As Criptomoedas Podem Ajudar na Luta Contra o Crime

Preferência por Produtos e Serviços Financeiros Tradicionais: Os criminosos e terroristas ainda preferem produtos e serviços financeiros tradicionais em relação às criptomoedas. Apesar desses grupos procurarem qualquer meio, incluindo tecnologias emergentes, para financiar suas atividades, a Avaliação de Risco de Financiamento do Terrorismo Nacional de 2022 do Departamento do Tesouro dos EUA constatou que, em comparação com outros métodos, o uso de 'limitados outros produtos e serviços financeiros' - devido à natureza rastreável da blockchain - é menos vantajoso para esses grupos.

Transparência e Rastreabilidade da Blockchain: As blockchains são públicas, rastreáveis e imutáveis. Isso as torna úteis em investigações, processos judiciais e recuperação de ativos. As moedas fiduciárias, especialmente o dinheiro em espécie, são difíceis de rastrear e ainda são mais frequentemente utilizadas em atividades criminosas.

Papel no Combate ao Crime: As criptomoedas desempenham um papel no combate ao crime. As agências de aplicação da lei têm sido altamente eficazes no rastreamento de atividades de criptomoedas usando ferramentas analíticas sofisticadas. Governos ao redor do mundo demonstraram sua capacidade de recuperar fundos por meio desses meios.

Equívoco: Todas as Criptomoedas são Prejudiciais para o Ambiente

Consumo Anual Estimado de Energia por Produto/Indústria

Atualmente, outras indústrias e empresas consomem muito mais energia do que o Ethereum. Porquê? Em setembro de 2022, o Ethereum mudou para um mecanismo de consenso de Prova de Participação (PoS) (sobre o qual muitos programadores optam por construir aplicações), reduzindo assim o consumo de energia em 99,9%. Todas as blockchains necessitam destes mecanismos de consenso porque são descentralizadas; o método PoS para consenso de rede consome significativamente menos energia do que o método de Prova de Trabalho (PoW) usado pelo Bitcoin.

Aviso Legal:

  1. Este artigo foi republicado de [GateChainCatcher]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [a16z crypto]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Learnequipa, e eles vão tratar disso prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. A menos que seja mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
Start Now
Sign up and get a
$100
Voucher!