A velocidade de iteração da Inteligência Artificial (IA) está além da imaginação. Da IA baseada em percepção inicial que só podia entender imagens e texto, para a IA generativa focada na criação de conteúdo, e agora para agentes inteligentes capazes de tomar decisões independentes, a IA percorreu um longo caminho. No início deste ano, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, introduziu o conceito de IA Física na CES (Consumer Electronics Show), que se refere a IA que pode correr, raciocinar, planejar e agir. Isso também gerou discussões na indústria sobre a DePAI (Inteligência Artificial Física Descentralizada). Agora, outro novo termo, DeSPIN, está gradualmente entrando na visão pública.
DeSPIN, abreviação de Decentralized Spatial Intelligence Network, combina a tecnologia de inteligência espacial com os princípios descentralizados do blockchain e Web3. A relação entre a IA e o mundo físico real é redefinida por meio de métodos como modelagem de ambiente 3D e colaboração espacial em tempo real. Este artigo mergulhará na trajetória do DeSPIN, explorando conceitos, princípios operacionais centrais, desafios potenciais e destacando alguns projetos notáveis.
A Inteligência Espacial é uma capacidade integrada que combina várias tecnologias e métodos para perceber, entender e interagir com o espaço físico 3D, possibilitando que os sistemas tomem decisões e ações em tempo real. Seu objetivo principal não é apenas "ver" o mundo, mas capacitar os sistemas com habilidades cognitivas autônomas para compreender e operar dentro do mundo físico.
Com base nesse conceito, o DeSPIN pode ser visto como um sistema distribuído focado na percepção e colaboração espacial 3D, onde os usuários são recompensados por contribuir com dados espaciais para co-construir um ecossistema compartilhado aberto e justo. Impulsionado por tecnologias nucleares como visão computacional, tecnologia de sensores e aprendizado de máquina, o DeSPIN é amplamente aplicado no planejamento de cidades inteligentes, direção autônoma, jogos, monitoramento ambiental e gestão de recursos naturais, oferecendo benefícios notáveis em redução de custos e otimização de recursos.
DeSPIN tem uma relação de colaboração próxima com AI, DePAI e DePIN (Rede de Infraestrutura Física Descentralizada). Em certa medida, DeSPIN depende do hardware e dados espaciais fornecidos por DePIN, é impulsionado por AI e serve como um componente chave de DePAI.
O cerne da inteligência espacial reside na construção de um “modelo do mundo”—um sistema de simulação do ambiente construído a partir de dados brutos. Através de um processamento e análise complexos, ele possibilita uma compreensão abrangente e previsão do mundo externo, permitindo uma tomada de decisão mais razoável e otimizada em vários contextos.
Em resumo, os princípios operacionais centrais da inteligência espacial incluem:
Dentro do ecossistema DeSPIN, os usuários ganham recompensas em tokens que podem ser monetizadas ao contribuir com dados do mundo real por meio de vários métodos de participação na rede, como Sky-to-Earn (voar), Drive-to-Earn (dirigir) ou Train-to-Earn (treinar).
Embora a trilha DeSPIN ainda esteja em seus estágios iniciais, vários pioneiros visionários já começaram discretamente a lançar as bases, com o objetivo de obter uma vantagem inicial neste espaço emergente. Abaixo estão alguns projetos notáveis que valem a pena prestar atenção.
NATIX é uma rede global de mapeamento de câmeras inteligentes que constrói um mapa mundial descentralizado e dinâmico para apoiar a condução autônoma, IA física e muito mais. Nesta rede, os usuários ganham recompensas usando suas câmeras para mapear seus ambientes circundantes. De acordo com os dados oficiais, a NATIX tem mais de 243 mil motoristas registrados em 171 países e regiões, mapeando coletivamente mais de 153 milhões de quilômetros.
(Fonte: natix.network)
NATIX foi fundada em 2022 e completou uma rodada semente de $3.5 milhões em 2023 e uma rodada estratégica de $4.6 milhões em 2024. Os investidores incluem Blockchange, XYO, Borderless Capital, Tioga Capital, Inception Capital e Laser Digital.
A NATIX tem dois produtos principais: o aplicativo Drive& para assistência ao motorista e o dispositivo plug-in VX360, ambos oferecendo recompensas aos usuários. O Drive& oferece suporte tanto para iOS quanto para Android. Os usuários podem ganhar através de atividades Drive-to-Earn, com recompensas em tokens $NATIX, produtos e descontos. Atualmente, o Drive& fornece funcionalidade de câmera no painel, com recursos como alertas de velocidade, assistência de navegação e disponibilidade de estacionamento a serem adicionados posteriormente. O VX360 é um dispositivo de condução atualmente disponível para pré-encomenda por $279.99. Os usuários podem conectá-lo em um Tesla e usar o aplicativo companheiro para ganhar recompensas baseadas em quilometragem.
$NATIX é o token principal do ecossistema NATIX e foi lançado em julho de 2024. Com um fornecimento total de 10 bilhões de tokens, ele circula na rede Solana. $NATIX atende a múltiplos propósitos dentro do ecossistema, como acessar recursos da plataforma, fazer staking para recompensas e participar na governança.
DIMO é uma rede descentralizada de insights de dados de veículos focada em desbloquear o valor dos dados do carro, permitindo que os usuários ganhem recompensas através do Drive-to-Earn. Segundo o site oficial, a DIMO atualmente suporta mais de 50 modelos de carros únicos e mais de 173.000 veículos.
(Fonte: dimo.co)
Nesta fase, os usuários gerenciam seus veículos através do aplicativo DIMO, ganhando recompensas enquanto acessam facilmente dados como a saúde do veículo, quilometragem e localização GPS. Para aprimorar a experiência do usuário, a DIMO desenvolveu dois dispositivos plug-in proprietários, com preços de $782 e $1,335 respectivamente, que ajudam os usuários a acelerar seus ganhos. Olhando para o futuro, a equipe planeja expandir os casos de uso para dados de carros, incluindo reparo automático alimentado por IA e soluções inteligentes de estacionamento. A DIMO também pretende se estender além dos veículos para incluir aplicações de IoT não móveis.
DIMO arrecadou $9 milhões em 2022 e $11.5 milhões em 2024, com investidores incluindo CoinFund, Variant Fund, Slow Ventures e Borderless Capital. $DIMO é o token nativo da rede, lançado em dezembro de 2022 com um fornecimento total de 1 bilhão. Deste total, 45% é alocado para incentivos aos usuários, distribuídos ao longo de um período de 40 anos. No primeiro ano, 1.105 milhões de tokens $DIMO são distribuídos semanalmente, com uma redução anual de 15%. $DIMO desempenha um papel central no ecossistema, incluindo acesso a serviços, recompensas de staking e participação na governança.
(Fonte: docs.dimo.org)
Hivemapper tem como objetivo construir um novo mapa para a humanidade, permitindo aos usuários coletar imagens de alta qualidade em nível de rua usando dashcams, ganhando tokens $HONEY em troca. De acordo com os dados oficiais, o mapa do Hivemapper agora cobre 31% da área global, com mais de 476 milhões de quilômetros de estradas mapeadas.
(Fonte: beemaps.com)
Em abril de 2022, a Hivemapper levantou $18 milhões em uma rodada liderada pela Multicoin Capital, com a participação dos co-fundadores da Solana Anatoly Yakovenko e Raj Gokal, o fundador da Helium Amir Haleem e outros líderes do setor.
Para apoiar a coleta de dados de alta qualidade, a Hivemapper desenvolveu vários dashcams proprietários, com a Bee como produto principal, atualmente com o preço de $589. A Hivemapper também oferece uma solução de gerenciamento de frota com inteligência artificial chamada Beekeeper, que suporta monitoramento de veículos em tempo real, rastreamento de viagens e detecção automática de eventos. Os próximos recursos incluem o planejamento de rotas inteligentes baseado em IA. Além de dirigir, os usuários podem participar como Treinadores de IA, ganhando tokens ao completar tarefas como rotulagem e edição de dados para melhorar a IA do mapa.
$HONEY é o token principal da rede Hivemapper, emitido na Solana e lançado em dezembro de 2022. Tem um fornecimento limitado de 10 bilhões e usa um mecanismo deflacionário, queimando tokens quando os serviços da rede são acessados. 40% do fornecimento total é alocado para recompensas de usuários, com quantidades de distribuição baseadas no progresso da criação de mapas.
Spexi é a primeira solução projetada para captura de imagens aéreas padronizadas e colaborativas, focando em Voar-para-Ganhar. Ele possibilita que drones ganhem recompensas voando e capturando imagens aéreas em grande escala, apoiando casos de uso como cidades inteligentes e monitoramento de recursos naturais. De acordo com a equipe, a Spexi completou imagens completas em mais de 160 cidades globalmente, registrou mais de 58.000 transações on-chain e coletou 3,7 milhões de imagens aéreas de ultra alta resolução, com quase 30 clientes corporativos.
(Fonte: docs.spexi.com)
Spexi suporta drones como DJI Mini 2, Mini 3 e Mini 3 PRO. Os usuários devem baixar um aplicativo dedicado e cumprir as regulamentações locais para capturar imagens. Para padronizar o processo de captura, Spexi usa unidades de grade hexagonal chamadas Spexigons. Diferentes tipos de Spexigons têm requisitos de recompensa diferentes para os pilotos. Spexi recompensa os usuários com base em um mecanismo de Prova de Captura (POC).
Atualmente, Spexi ainda não lançou um token. Os usuários são recompensados no aplicativo com dinheiro e pontos. De acordo com o roteiro, a mainnet está programada para entrar no ar no segundo trimestre deste ano. Spexi arrecadou um total de $17 milhões em financiamento entre 2022 e 2024, com investidores incluindo Blockchange, Protocol Labs, Alliance DAO, Dapper Labs, FJ Labs e Moonshots Capital.
GEODNET é uma rede de posicionamento de precisão descentralizada que utiliza navegação cinemática em tempo real (RTK) para aprimorar dados de satélite (de sistemas como GPS, GLONASS, Galileo ou BeiDou) para precisão de nível centimétrico, alimentando aplicativos como robótica, drones e veículos autônomos. Até 31 de março, a rede atraiu mais de 14.000 mineradores em 142 países, com uso de RTK superior a 149.000 GB.
A GEODNET suporta várias estações base, como a estação GNSS tripla MobileCM da Hyfix. Os usuários podem ganhar recompensas $GEOD contribuindo com dados por meio da hospedagem dessas estações. A rede também lançou um dispositivo de navegação veicular chamado GEO-PULSE, que oferece 10x a precisão do GPS e tem o preço de $149. Os usuários podem ganhar $GEOD ao completar tarefas de navegação específicas.
$GEOD é o token principal do ecossistema GEODNET, lançado em agosto de 2022 e disponível na Solana, Polygon e IoTex. Com um fornecimento máximo de 1 bilhão, 35% é alocado para recompensas de mineradores, e a recompensa base é reduzida pela metade anualmente. $GEOD desempenha papéis de utilidade e governança, incluindo pagamento por serviços de dados RTK e participação em decisões do ecossistema.
Notavelmente, $GEOD segue um modelo deflacionário, com 80% da receita de dados usada para comprar de volta e queimar tokens. De acordo com dados da Dune, até 31 de março, 137 milhões de $GEOD foram distribuídos como recompensas de mineração e 12 milhões de $GEOD (no valor de cerca de $1.89 milhões) foram queimados.
(Source: Dune@geodnet_console)
Nos últimos anos, a GEODNET levantou mais de $15 milhões em financiamento de investidores notáveis, incluindo Borderless Capital, IoTeX, North Island Ventures, Pantera Capital, Animoca Brands e Multicoin Capital.
Auki está construindo uma rede de percepção de máquina descentralizada e um protocolo de computação espacial colaborativa. Ao integrar-se com dispositivos, Auki forma clusters sem confiança que permitem a troca de dados e recursos computacionais. Os usuários que contribuem com serviços e recursos para a rede são recompensados. De acordo com o site oficial, Auki opera atualmente 727 servidores de retransmissão e 631 servidores de domínio globalmente.
(Fonte: dashboard.auki.network)
$AUKI é o token nativo da Rede Auki, lançado em agosto de 2024 e circulando na Base. O fornecimento total é limitado a 10 bilhões de tokens, com aproximadamente 1,625 bilhão atualmente em circulação. $AUKI apresenta um mecanismo de queima até que o fornecimento de tokens seja reduzido pela metade. Como o token principal do ecossistema, $AUKI serve para múltiplos propósitos: acessar serviços por meio da queima de tokens, apostar para se tornar um nó e ganhar recompensas adicionais.
Alaya AI é uma infraestrutura AI aberta e componível de amostragem de dados Web3 e rotulagem automática que permite a qualquer pessoa contribuir com dados AI e concluir tarefas de treinamento AI de forma gamificada para ganhar recompensas. De acordo com o site oficial, Alaya AI tem mais de 3,62 milhões de usuários registrados e mais de 300.000 transações diárias on-chain.
(Fonte: @Alaya_AI)
Alaya AI está pronta para lançar seu conjunto de ferramentas de anotação de dados, Alaya AI Pro, que fornece anotação de imagem em nível de pixel e segmentação. Ele suporta processamento em tempo real de dados visuais estáticos e dinâmicos, tornando-o adequado para aplicações em direção autônoma, robótica e Internet das Coisas (IoT).
No ecossistema Alaya AI, $AGT é o ativo principal, com um fornecimento máximo de 5 bilhões de tokens, e o Evento de Geração de Tokens (TGE) está próximo. $AGT desempenha funções de utilidade e governança, incluindo consumo no jogo, acesso a serviços do ecossistema, recompensas avançadas por tarefas e votação de governança. Além do $AGT, os NFTs são ativos importantes dentro da plataforma Alaya AI, com diferentes variedades e raridades que afetam o acesso do usuário à plataforma e os valores das recompensas. Para fortalecer os incentivos da comunidade, a equipe planeja usar a receita da plataforma para recomprar $AGT e redistribuí-lo como recompensas para os usuários.
DeSPIN ainda está na fase de validação de conceito, mas já mostrou um potencial imenso na construção da infraestrutura de 'democratização de dados' do mundo físico. Como um sistema inteligente orientado por dados espaciais, com alta autonomia e adaptabilidade ambiental, DeSPIN está inaugurando uma nova era cheia de oportunidades e desafios.
No entanto, o DeSPIN enfrenta múltiplos desafios no caminho para o futuro:
Com a integração contínua das tecnologias Web3 e AI, DeSPIN pode se tornar a super interface que conecta os mundos digitais e físicos, impulsionando uma colaboração, tomada de decisão e interação mais eficientes em diversos campos. No entanto, o caminho do conceito à aplicação prática costuma estar cheio de reviravoltas, incertezas e desafios. Os investidores devem sempre manter uma perspectiva racional.-
A velocidade de iteração da Inteligência Artificial (IA) está além da imaginação. Da IA baseada em percepção inicial que só podia entender imagens e texto, para a IA generativa focada na criação de conteúdo, e agora para agentes inteligentes capazes de tomar decisões independentes, a IA percorreu um longo caminho. No início deste ano, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, introduziu o conceito de IA Física na CES (Consumer Electronics Show), que se refere a IA que pode correr, raciocinar, planejar e agir. Isso também gerou discussões na indústria sobre a DePAI (Inteligência Artificial Física Descentralizada). Agora, outro novo termo, DeSPIN, está gradualmente entrando na visão pública.
DeSPIN, abreviação de Decentralized Spatial Intelligence Network, combina a tecnologia de inteligência espacial com os princípios descentralizados do blockchain e Web3. A relação entre a IA e o mundo físico real é redefinida por meio de métodos como modelagem de ambiente 3D e colaboração espacial em tempo real. Este artigo mergulhará na trajetória do DeSPIN, explorando conceitos, princípios operacionais centrais, desafios potenciais e destacando alguns projetos notáveis.
A Inteligência Espacial é uma capacidade integrada que combina várias tecnologias e métodos para perceber, entender e interagir com o espaço físico 3D, possibilitando que os sistemas tomem decisões e ações em tempo real. Seu objetivo principal não é apenas "ver" o mundo, mas capacitar os sistemas com habilidades cognitivas autônomas para compreender e operar dentro do mundo físico.
Com base nesse conceito, o DeSPIN pode ser visto como um sistema distribuído focado na percepção e colaboração espacial 3D, onde os usuários são recompensados por contribuir com dados espaciais para co-construir um ecossistema compartilhado aberto e justo. Impulsionado por tecnologias nucleares como visão computacional, tecnologia de sensores e aprendizado de máquina, o DeSPIN é amplamente aplicado no planejamento de cidades inteligentes, direção autônoma, jogos, monitoramento ambiental e gestão de recursos naturais, oferecendo benefícios notáveis em redução de custos e otimização de recursos.
DeSPIN tem uma relação de colaboração próxima com AI, DePAI e DePIN (Rede de Infraestrutura Física Descentralizada). Em certa medida, DeSPIN depende do hardware e dados espaciais fornecidos por DePIN, é impulsionado por AI e serve como um componente chave de DePAI.
O cerne da inteligência espacial reside na construção de um “modelo do mundo”—um sistema de simulação do ambiente construído a partir de dados brutos. Através de um processamento e análise complexos, ele possibilita uma compreensão abrangente e previsão do mundo externo, permitindo uma tomada de decisão mais razoável e otimizada em vários contextos.
Em resumo, os princípios operacionais centrais da inteligência espacial incluem:
Dentro do ecossistema DeSPIN, os usuários ganham recompensas em tokens que podem ser monetizadas ao contribuir com dados do mundo real por meio de vários métodos de participação na rede, como Sky-to-Earn (voar), Drive-to-Earn (dirigir) ou Train-to-Earn (treinar).
Embora a trilha DeSPIN ainda esteja em seus estágios iniciais, vários pioneiros visionários já começaram discretamente a lançar as bases, com o objetivo de obter uma vantagem inicial neste espaço emergente. Abaixo estão alguns projetos notáveis que valem a pena prestar atenção.
NATIX é uma rede global de mapeamento de câmeras inteligentes que constrói um mapa mundial descentralizado e dinâmico para apoiar a condução autônoma, IA física e muito mais. Nesta rede, os usuários ganham recompensas usando suas câmeras para mapear seus ambientes circundantes. De acordo com os dados oficiais, a NATIX tem mais de 243 mil motoristas registrados em 171 países e regiões, mapeando coletivamente mais de 153 milhões de quilômetros.
(Fonte: natix.network)
NATIX foi fundada em 2022 e completou uma rodada semente de $3.5 milhões em 2023 e uma rodada estratégica de $4.6 milhões em 2024. Os investidores incluem Blockchange, XYO, Borderless Capital, Tioga Capital, Inception Capital e Laser Digital.
A NATIX tem dois produtos principais: o aplicativo Drive& para assistência ao motorista e o dispositivo plug-in VX360, ambos oferecendo recompensas aos usuários. O Drive& oferece suporte tanto para iOS quanto para Android. Os usuários podem ganhar através de atividades Drive-to-Earn, com recompensas em tokens $NATIX, produtos e descontos. Atualmente, o Drive& fornece funcionalidade de câmera no painel, com recursos como alertas de velocidade, assistência de navegação e disponibilidade de estacionamento a serem adicionados posteriormente. O VX360 é um dispositivo de condução atualmente disponível para pré-encomenda por $279.99. Os usuários podem conectá-lo em um Tesla e usar o aplicativo companheiro para ganhar recompensas baseadas em quilometragem.
$NATIX é o token principal do ecossistema NATIX e foi lançado em julho de 2024. Com um fornecimento total de 10 bilhões de tokens, ele circula na rede Solana. $NATIX atende a múltiplos propósitos dentro do ecossistema, como acessar recursos da plataforma, fazer staking para recompensas e participar na governança.
DIMO é uma rede descentralizada de insights de dados de veículos focada em desbloquear o valor dos dados do carro, permitindo que os usuários ganhem recompensas através do Drive-to-Earn. Segundo o site oficial, a DIMO atualmente suporta mais de 50 modelos de carros únicos e mais de 173.000 veículos.
(Fonte: dimo.co)
Nesta fase, os usuários gerenciam seus veículos através do aplicativo DIMO, ganhando recompensas enquanto acessam facilmente dados como a saúde do veículo, quilometragem e localização GPS. Para aprimorar a experiência do usuário, a DIMO desenvolveu dois dispositivos plug-in proprietários, com preços de $782 e $1,335 respectivamente, que ajudam os usuários a acelerar seus ganhos. Olhando para o futuro, a equipe planeja expandir os casos de uso para dados de carros, incluindo reparo automático alimentado por IA e soluções inteligentes de estacionamento. A DIMO também pretende se estender além dos veículos para incluir aplicações de IoT não móveis.
DIMO arrecadou $9 milhões em 2022 e $11.5 milhões em 2024, com investidores incluindo CoinFund, Variant Fund, Slow Ventures e Borderless Capital. $DIMO é o token nativo da rede, lançado em dezembro de 2022 com um fornecimento total de 1 bilhão. Deste total, 45% é alocado para incentivos aos usuários, distribuídos ao longo de um período de 40 anos. No primeiro ano, 1.105 milhões de tokens $DIMO são distribuídos semanalmente, com uma redução anual de 15%. $DIMO desempenha um papel central no ecossistema, incluindo acesso a serviços, recompensas de staking e participação na governança.
(Fonte: docs.dimo.org)
Hivemapper tem como objetivo construir um novo mapa para a humanidade, permitindo aos usuários coletar imagens de alta qualidade em nível de rua usando dashcams, ganhando tokens $HONEY em troca. De acordo com os dados oficiais, o mapa do Hivemapper agora cobre 31% da área global, com mais de 476 milhões de quilômetros de estradas mapeadas.
(Fonte: beemaps.com)
Em abril de 2022, a Hivemapper levantou $18 milhões em uma rodada liderada pela Multicoin Capital, com a participação dos co-fundadores da Solana Anatoly Yakovenko e Raj Gokal, o fundador da Helium Amir Haleem e outros líderes do setor.
Para apoiar a coleta de dados de alta qualidade, a Hivemapper desenvolveu vários dashcams proprietários, com a Bee como produto principal, atualmente com o preço de $589. A Hivemapper também oferece uma solução de gerenciamento de frota com inteligência artificial chamada Beekeeper, que suporta monitoramento de veículos em tempo real, rastreamento de viagens e detecção automática de eventos. Os próximos recursos incluem o planejamento de rotas inteligentes baseado em IA. Além de dirigir, os usuários podem participar como Treinadores de IA, ganhando tokens ao completar tarefas como rotulagem e edição de dados para melhorar a IA do mapa.
$HONEY é o token principal da rede Hivemapper, emitido na Solana e lançado em dezembro de 2022. Tem um fornecimento limitado de 10 bilhões e usa um mecanismo deflacionário, queimando tokens quando os serviços da rede são acessados. 40% do fornecimento total é alocado para recompensas de usuários, com quantidades de distribuição baseadas no progresso da criação de mapas.
Spexi é a primeira solução projetada para captura de imagens aéreas padronizadas e colaborativas, focando em Voar-para-Ganhar. Ele possibilita que drones ganhem recompensas voando e capturando imagens aéreas em grande escala, apoiando casos de uso como cidades inteligentes e monitoramento de recursos naturais. De acordo com a equipe, a Spexi completou imagens completas em mais de 160 cidades globalmente, registrou mais de 58.000 transações on-chain e coletou 3,7 milhões de imagens aéreas de ultra alta resolução, com quase 30 clientes corporativos.
(Fonte: docs.spexi.com)
Spexi suporta drones como DJI Mini 2, Mini 3 e Mini 3 PRO. Os usuários devem baixar um aplicativo dedicado e cumprir as regulamentações locais para capturar imagens. Para padronizar o processo de captura, Spexi usa unidades de grade hexagonal chamadas Spexigons. Diferentes tipos de Spexigons têm requisitos de recompensa diferentes para os pilotos. Spexi recompensa os usuários com base em um mecanismo de Prova de Captura (POC).
Atualmente, Spexi ainda não lançou um token. Os usuários são recompensados no aplicativo com dinheiro e pontos. De acordo com o roteiro, a mainnet está programada para entrar no ar no segundo trimestre deste ano. Spexi arrecadou um total de $17 milhões em financiamento entre 2022 e 2024, com investidores incluindo Blockchange, Protocol Labs, Alliance DAO, Dapper Labs, FJ Labs e Moonshots Capital.
GEODNET é uma rede de posicionamento de precisão descentralizada que utiliza navegação cinemática em tempo real (RTK) para aprimorar dados de satélite (de sistemas como GPS, GLONASS, Galileo ou BeiDou) para precisão de nível centimétrico, alimentando aplicativos como robótica, drones e veículos autônomos. Até 31 de março, a rede atraiu mais de 14.000 mineradores em 142 países, com uso de RTK superior a 149.000 GB.
A GEODNET suporta várias estações base, como a estação GNSS tripla MobileCM da Hyfix. Os usuários podem ganhar recompensas $GEOD contribuindo com dados por meio da hospedagem dessas estações. A rede também lançou um dispositivo de navegação veicular chamado GEO-PULSE, que oferece 10x a precisão do GPS e tem o preço de $149. Os usuários podem ganhar $GEOD ao completar tarefas de navegação específicas.
$GEOD é o token principal do ecossistema GEODNET, lançado em agosto de 2022 e disponível na Solana, Polygon e IoTex. Com um fornecimento máximo de 1 bilhão, 35% é alocado para recompensas de mineradores, e a recompensa base é reduzida pela metade anualmente. $GEOD desempenha papéis de utilidade e governança, incluindo pagamento por serviços de dados RTK e participação em decisões do ecossistema.
Notavelmente, $GEOD segue um modelo deflacionário, com 80% da receita de dados usada para comprar de volta e queimar tokens. De acordo com dados da Dune, até 31 de março, 137 milhões de $GEOD foram distribuídos como recompensas de mineração e 12 milhões de $GEOD (no valor de cerca de $1.89 milhões) foram queimados.
(Source: Dune@geodnet_console)
Nos últimos anos, a GEODNET levantou mais de $15 milhões em financiamento de investidores notáveis, incluindo Borderless Capital, IoTeX, North Island Ventures, Pantera Capital, Animoca Brands e Multicoin Capital.
Auki está construindo uma rede de percepção de máquina descentralizada e um protocolo de computação espacial colaborativa. Ao integrar-se com dispositivos, Auki forma clusters sem confiança que permitem a troca de dados e recursos computacionais. Os usuários que contribuem com serviços e recursos para a rede são recompensados. De acordo com o site oficial, Auki opera atualmente 727 servidores de retransmissão e 631 servidores de domínio globalmente.
(Fonte: dashboard.auki.network)
$AUKI é o token nativo da Rede Auki, lançado em agosto de 2024 e circulando na Base. O fornecimento total é limitado a 10 bilhões de tokens, com aproximadamente 1,625 bilhão atualmente em circulação. $AUKI apresenta um mecanismo de queima até que o fornecimento de tokens seja reduzido pela metade. Como o token principal do ecossistema, $AUKI serve para múltiplos propósitos: acessar serviços por meio da queima de tokens, apostar para se tornar um nó e ganhar recompensas adicionais.
Alaya AI é uma infraestrutura AI aberta e componível de amostragem de dados Web3 e rotulagem automática que permite a qualquer pessoa contribuir com dados AI e concluir tarefas de treinamento AI de forma gamificada para ganhar recompensas. De acordo com o site oficial, Alaya AI tem mais de 3,62 milhões de usuários registrados e mais de 300.000 transações diárias on-chain.
(Fonte: @Alaya_AI)
Alaya AI está pronta para lançar seu conjunto de ferramentas de anotação de dados, Alaya AI Pro, que fornece anotação de imagem em nível de pixel e segmentação. Ele suporta processamento em tempo real de dados visuais estáticos e dinâmicos, tornando-o adequado para aplicações em direção autônoma, robótica e Internet das Coisas (IoT).
No ecossistema Alaya AI, $AGT é o ativo principal, com um fornecimento máximo de 5 bilhões de tokens, e o Evento de Geração de Tokens (TGE) está próximo. $AGT desempenha funções de utilidade e governança, incluindo consumo no jogo, acesso a serviços do ecossistema, recompensas avançadas por tarefas e votação de governança. Além do $AGT, os NFTs são ativos importantes dentro da plataforma Alaya AI, com diferentes variedades e raridades que afetam o acesso do usuário à plataforma e os valores das recompensas. Para fortalecer os incentivos da comunidade, a equipe planeja usar a receita da plataforma para recomprar $AGT e redistribuí-lo como recompensas para os usuários.
DeSPIN ainda está na fase de validação de conceito, mas já mostrou um potencial imenso na construção da infraestrutura de 'democratização de dados' do mundo físico. Como um sistema inteligente orientado por dados espaciais, com alta autonomia e adaptabilidade ambiental, DeSPIN está inaugurando uma nova era cheia de oportunidades e desafios.
No entanto, o DeSPIN enfrenta múltiplos desafios no caminho para o futuro:
Com a integração contínua das tecnologias Web3 e AI, DeSPIN pode se tornar a super interface que conecta os mundos digitais e físicos, impulsionando uma colaboração, tomada de decisão e interação mais eficientes em diversos campos. No entanto, o caminho do conceito à aplicação prática costuma estar cheio de reviravoltas, incertezas e desafios. Os investidores devem sempre manter uma perspectiva racional.-