Nenhum outro protocolo de privacidade conseguiu envolver Vitalik Buterin em transações mensais de Ethereum como o Railgun. Nos últimos seis meses, Vitalik tem interagido regularmente com o Railgun usando ETH, um fato que ele confirmou no Twitter, dando até um destaque ao Railgun. O mercado respondeu rapidamente, com o preço de seu token RAIL disparando brevemente de $0.8 para cerca de $1.8, mais do que dobrando de valor.
Na longa história dos protocolos de privacidade, muitos surgiram e desapareceram, mas poucos permaneceram. Existem vários fatores complexos envolvidos, como políticas, custos e taxas de adoção. Em janeiro de 2022, o Digital Currency Group (DCG) e o Railgun DAO formaram uma parceria estratégica com o objetivo de trazer privacidade para o DeFi. Como parte dessa parceria, o DCG adquiriu e apostou mais de $10 milhões em tokens nativos da Railgun, RAIL, e doou mais de $7 milhões em stablecoins para o tesouro do DAO do projeto. Apenas nos primeiros três meses deste ano, o volume de transações da Railgun ultrapassou $200 milhões, destacando as características significativas que atraem inúmeros usuários.
Railgun é um sistema de privacidade construído diretamente para blockchains, suportando atualmente Ethereum, BNB Chain, Polygon e Arbitrum. Ele utiliza principalmente provas de conhecimento zero para anonimizar o uso de contratos inteligentes e DeFi. Railgun envolve apenas a lógica nos contratos inteligentes da blockchain, eliminando assim a necessidade de validadores L2 e pontes vulneráveis entre cadeias para alcançar privacidade. Isso melhora sua segurança e descentralização. Além disso, Railgun não é um ecossistema isolado em uma cadeia de privacidade autônoma, mas pode acessar todas as atividades econômicas no Ethereum, evitando a criação de uma fortaleza de “cadeia fantasma”.
Railgun consiste principalmente em dois componentes: em primeiro lugar, uma carteira integrada desenvolvida pela comunidade independente, que é uma carteira compatível com EVM. Em segundo lugar, uma ferramenta de desenvolvimento TypeScript SDK, usada para integrar os recursos de privacidade do Railgun em carteiras existentes/novas ou DAPPs habilitados para privacidade.
Nas transações e transferências de blockchain que são publicamente visíveis, geralmente existem quatro elementos-chave: remetente, destinatário, o nome do ativo sendo enviado e a quantidade do ativo. Para alcançar privacidade, é necessário anonimizar essas quatro informações. Railgun realiza isso usando saldos privados para proteger as informações da transação dentro do sistema. Esses saldos privados consistem em fundos e usuários anônimos, que permanecem anônimos para observadores externos.
Dado esse contexto, o grau de anonimato dos saldos privados no Railgun é crucial para a segurança da privacidade. O nível geral de privacidade dos saldos privados no Railgun depende de três aspectos:
O volume de transações privadas individuais e o número total de usuários;
O TVL total (Total Value Locked) no contrato inteligente;
O volume de transações DeFi e transferências privadas.
Geralmente, quanto mais fundos houver em um pool de privacidade, maior será o grau de anonimização do protocolo, pois a probabilidade de vincular depositantes a ativos é relativamente pequena.
Além disso, o Railgun também emprega relayers e UTXO para aprimorar a privacidade. As transações enviadas pelos usuários têm origem nos relayers e não podem ser rastreadas até os endereços públicos. UTXO significa Unspent Transaction Output, semelhante aos sistemas de gastos de BTC e Zcash. Representa o direito de usar a moeda e é implementado no Railgun como uma árvore de Merkle (um tipo de árvore de dados organizada e criptografada que permite que os contratos inteligentes do Railgun acompanhem a propriedade e os saldos por meio de provas criptográficas). A diferença chave aqui é que a árvore de Merkle do Railgun é completamente anônima e armazenada dentro do contrato inteligente.
O componente final é o SDK, usado para a integração de transações privadas de contratos inteligentes e protocolos de carteira. Os usuários têm endereços de cadeia pública, um endereço 0x e um endereço Railgun ofuscado começando com 0zk. As transações enviadas a partir do endereço 0zk são completamente anônimas e aparecem nos exploradores de blockchain (como Etherscan) como originadas do endereço Relayer. Os detalhes de identificação são criptografados e ocultos durante todo o processo usando provas zk-SNARK.
Para tornar isso mais claro para os leitores, vamos usar uma analogia vívida. Imagine os usuários do Railgun como os autores das cartas, enquanto as provas ZK atuam como verificadores de fatos para o conteúdo dessas cartas. O contrato inteligente Railgun é como um envelope lacrado, e os relayers são os carteiros. Observadores externos só podem ver que uma carta foi enviada, mas não podem ver o conteúdo da carta ou quem a enviou.
RAIL é o token de governança da Railgun, utilizável na rede Ethereum. A liquidez do RAIL está disponível na SushiSwap e Uniswap, com roteamento otimizado fornecido pela Matcha. O staking de RAIL permite votar em propostas de governança relacionadas a atualizações de protocolo e taxas de proteção/desproteção. Qualquer carteira que faça staking de RAIL se torna membro do Railgun DAO.
Os participantes ativos na governança recebem uma parte das taxas de proteção/desproteção. Para se qualificar como ativo, os participantes devem atender a quatro condições básicas:
Totalmente apostar e bloquear tokens (com pelo menos alguns tokens não excedendo o período de desbloqueio);
Verifique o portal de governança pelo menos uma vez para verificar as propostas em andamento;
Pagar taxas de gás para reivindicar interações;
Não delegue seu voto para outro endereço, pois as recompensas iriam para o endereço delegado em vez disso.
A cada duas semanas, 2% do tesouro é alocado para o mecanismo de reivindicação, o que significa que aproximadamente 52% dos fundos são direcionados para os detentores anualmente. Os participantes ativos da governança no Railgun recebem uma parte dessa alocação proporcional à quantidade de RAIL que eles apostaram. Por exemplo, se você apostou 1% de todo o RAIL apostado, você receberia 1% da distribuição bi-semanal de 2%.
Uma vez que os tokens são apostados, retirá-los inicia um período de desbloqueio de 30 dias durante o qual o usuário perde os direitos de voto e não recebe recompensas.
Na Ethereum, o fornecimento total é definido em 100 milhões, na BNB Chain é de 44.546.789 e na Polygon, é de 55 milhões. Tanto a Railgun da Polygon quanto a da BNB Chain têm seus próprios DAOs de governança independentes, portanto, possuem seus próprios tokens específicos da cadeia. RAIL (na Ethereum), RAILPOLY e RAILBSC são diferentes, pois gerenciam e recebem recompensas das implantações do Railgun em suas respectivas cadeias.
Esta estrutura de governança, com um DAO separado em cada cadeia, maximiza a segurança e a descentralização. Elimina a dependência de pontes entre cadeias e permite que cada DAO vote em questões específicas de sua cadeia.
Vale ressaltar que Railgun está prestes a passar por uma atualização V3 para aprimorar o desempenho de privacidade por meio de mudanças arquiteturais. Especificamente, a atualização será otimizada em cinco áreas. A primeira é a adoção de um design modular para reduzir significativamente as taxas de gás, permitindo atualizações individuais e personalização do protocolo (reduzindo os custos de transação DeFi em 50%-60%).
Em segundo lugar, novas opções para Relayers serão introduzidas, onde as transações podem ter sua própria mempool alternativa para transações mais baratas, mais estáveis e confiáveis.
Em terceiro lugar, será fornecido suporte para o design de “intenção”, onde os usuários especificam o resultado desejado, e o resolvedor pode executar o melhor caminho de transação através de vários protocolos. Isso melhora a experiência do usuário ao oferecer melhores preços e proteção contra MEV, ao mesmo tempo que reduz a complexidade.
Em quarto lugar, o suporte para cartões de acesso NFT será fornecido, permitindo que os usuários interajam com protocolos DeFi alavancados, como contratos perpétuos, empréstimos e cunhagem de stablecoins baseadas em garantias. Esses cartões NFT de acesso permitem a interação e oferecem recursos adicionais, como transações com um clique.
Por último, será introduzido suporte para o recurso Connect, semelhante ao WalletConnect, permitindo que os usuários façam login em dApps sem integração. Este recurso está atualmente em desenvolvimento e espera-se que seja atualizado no segundo trimestre.
Vitalik também tem apoiado incansavelmente outro protocolo de privacidade; em outubro de 2023, ele investiu na Nocturne Labs. Infelizmente, embora o projeto tenha lançado sua mainnet no Ethereum no mês seguinte, até o final de janeiro deste ano, a Nocturne anunciou o encerramento de seu protocolo de privacidade para focar no desenvolvimento de aplicativos. A razão oficial dada foi a transição da indústria cripto para a Camada 2 e Abstração de Conta (AA), com prioridades que superam em muito a privacidade. As preocupações principais dos usuários são custo e experiência do usuário, sendo a privacidade uma questão secundária por enquanto.
Essa situação lembra os primórdios da internet, onde o HTTP não tinha proteção de privacidade por um longo período e não fornecia criptografia até que os problemas de segurança se tornassem mais graves e a tecnologia amadurecesse, levando à adoção generalizada do HTTPS. Inicialmente, devido à sua velocidade lenta e complexidade, o HTTPS era usado apenas em sites de cartão de crédito ou bancários. Ele só se tornou o protocolo padrão para sites quando os custos computacionais diminuíram significativamente, e os sites puderam implementar rapidamente HTTPS.
Os protocolos de privacidade ainda têm um longo caminho a percorrer, e Railgun está fazendo avanços significativos neste caminho.
Пригласить больше голосов
Nenhum outro protocolo de privacidade conseguiu envolver Vitalik Buterin em transações mensais de Ethereum como o Railgun. Nos últimos seis meses, Vitalik tem interagido regularmente com o Railgun usando ETH, um fato que ele confirmou no Twitter, dando até um destaque ao Railgun. O mercado respondeu rapidamente, com o preço de seu token RAIL disparando brevemente de $0.8 para cerca de $1.8, mais do que dobrando de valor.
Na longa história dos protocolos de privacidade, muitos surgiram e desapareceram, mas poucos permaneceram. Existem vários fatores complexos envolvidos, como políticas, custos e taxas de adoção. Em janeiro de 2022, o Digital Currency Group (DCG) e o Railgun DAO formaram uma parceria estratégica com o objetivo de trazer privacidade para o DeFi. Como parte dessa parceria, o DCG adquiriu e apostou mais de $10 milhões em tokens nativos da Railgun, RAIL, e doou mais de $7 milhões em stablecoins para o tesouro do DAO do projeto. Apenas nos primeiros três meses deste ano, o volume de transações da Railgun ultrapassou $200 milhões, destacando as características significativas que atraem inúmeros usuários.
Railgun é um sistema de privacidade construído diretamente para blockchains, suportando atualmente Ethereum, BNB Chain, Polygon e Arbitrum. Ele utiliza principalmente provas de conhecimento zero para anonimizar o uso de contratos inteligentes e DeFi. Railgun envolve apenas a lógica nos contratos inteligentes da blockchain, eliminando assim a necessidade de validadores L2 e pontes vulneráveis entre cadeias para alcançar privacidade. Isso melhora sua segurança e descentralização. Além disso, Railgun não é um ecossistema isolado em uma cadeia de privacidade autônoma, mas pode acessar todas as atividades econômicas no Ethereum, evitando a criação de uma fortaleza de “cadeia fantasma”.
Railgun consiste principalmente em dois componentes: em primeiro lugar, uma carteira integrada desenvolvida pela comunidade independente, que é uma carteira compatível com EVM. Em segundo lugar, uma ferramenta de desenvolvimento TypeScript SDK, usada para integrar os recursos de privacidade do Railgun em carteiras existentes/novas ou DAPPs habilitados para privacidade.
Nas transações e transferências de blockchain que são publicamente visíveis, geralmente existem quatro elementos-chave: remetente, destinatário, o nome do ativo sendo enviado e a quantidade do ativo. Para alcançar privacidade, é necessário anonimizar essas quatro informações. Railgun realiza isso usando saldos privados para proteger as informações da transação dentro do sistema. Esses saldos privados consistem em fundos e usuários anônimos, que permanecem anônimos para observadores externos.
Dado esse contexto, o grau de anonimato dos saldos privados no Railgun é crucial para a segurança da privacidade. O nível geral de privacidade dos saldos privados no Railgun depende de três aspectos:
O volume de transações privadas individuais e o número total de usuários;
O TVL total (Total Value Locked) no contrato inteligente;
O volume de transações DeFi e transferências privadas.
Geralmente, quanto mais fundos houver em um pool de privacidade, maior será o grau de anonimização do protocolo, pois a probabilidade de vincular depositantes a ativos é relativamente pequena.
Além disso, o Railgun também emprega relayers e UTXO para aprimorar a privacidade. As transações enviadas pelos usuários têm origem nos relayers e não podem ser rastreadas até os endereços públicos. UTXO significa Unspent Transaction Output, semelhante aos sistemas de gastos de BTC e Zcash. Representa o direito de usar a moeda e é implementado no Railgun como uma árvore de Merkle (um tipo de árvore de dados organizada e criptografada que permite que os contratos inteligentes do Railgun acompanhem a propriedade e os saldos por meio de provas criptográficas). A diferença chave aqui é que a árvore de Merkle do Railgun é completamente anônima e armazenada dentro do contrato inteligente.
O componente final é o SDK, usado para a integração de transações privadas de contratos inteligentes e protocolos de carteira. Os usuários têm endereços de cadeia pública, um endereço 0x e um endereço Railgun ofuscado começando com 0zk. As transações enviadas a partir do endereço 0zk são completamente anônimas e aparecem nos exploradores de blockchain (como Etherscan) como originadas do endereço Relayer. Os detalhes de identificação são criptografados e ocultos durante todo o processo usando provas zk-SNARK.
Para tornar isso mais claro para os leitores, vamos usar uma analogia vívida. Imagine os usuários do Railgun como os autores das cartas, enquanto as provas ZK atuam como verificadores de fatos para o conteúdo dessas cartas. O contrato inteligente Railgun é como um envelope lacrado, e os relayers são os carteiros. Observadores externos só podem ver que uma carta foi enviada, mas não podem ver o conteúdo da carta ou quem a enviou.
RAIL é o token de governança da Railgun, utilizável na rede Ethereum. A liquidez do RAIL está disponível na SushiSwap e Uniswap, com roteamento otimizado fornecido pela Matcha. O staking de RAIL permite votar em propostas de governança relacionadas a atualizações de protocolo e taxas de proteção/desproteção. Qualquer carteira que faça staking de RAIL se torna membro do Railgun DAO.
Os participantes ativos na governança recebem uma parte das taxas de proteção/desproteção. Para se qualificar como ativo, os participantes devem atender a quatro condições básicas:
Totalmente apostar e bloquear tokens (com pelo menos alguns tokens não excedendo o período de desbloqueio);
Verifique o portal de governança pelo menos uma vez para verificar as propostas em andamento;
Pagar taxas de gás para reivindicar interações;
Não delegue seu voto para outro endereço, pois as recompensas iriam para o endereço delegado em vez disso.
A cada duas semanas, 2% do tesouro é alocado para o mecanismo de reivindicação, o que significa que aproximadamente 52% dos fundos são direcionados para os detentores anualmente. Os participantes ativos da governança no Railgun recebem uma parte dessa alocação proporcional à quantidade de RAIL que eles apostaram. Por exemplo, se você apostou 1% de todo o RAIL apostado, você receberia 1% da distribuição bi-semanal de 2%.
Uma vez que os tokens são apostados, retirá-los inicia um período de desbloqueio de 30 dias durante o qual o usuário perde os direitos de voto e não recebe recompensas.
Na Ethereum, o fornecimento total é definido em 100 milhões, na BNB Chain é de 44.546.789 e na Polygon, é de 55 milhões. Tanto a Railgun da Polygon quanto a da BNB Chain têm seus próprios DAOs de governança independentes, portanto, possuem seus próprios tokens específicos da cadeia. RAIL (na Ethereum), RAILPOLY e RAILBSC são diferentes, pois gerenciam e recebem recompensas das implantações do Railgun em suas respectivas cadeias.
Esta estrutura de governança, com um DAO separado em cada cadeia, maximiza a segurança e a descentralização. Elimina a dependência de pontes entre cadeias e permite que cada DAO vote em questões específicas de sua cadeia.
Vale ressaltar que Railgun está prestes a passar por uma atualização V3 para aprimorar o desempenho de privacidade por meio de mudanças arquiteturais. Especificamente, a atualização será otimizada em cinco áreas. A primeira é a adoção de um design modular para reduzir significativamente as taxas de gás, permitindo atualizações individuais e personalização do protocolo (reduzindo os custos de transação DeFi em 50%-60%).
Em segundo lugar, novas opções para Relayers serão introduzidas, onde as transações podem ter sua própria mempool alternativa para transações mais baratas, mais estáveis e confiáveis.
Em terceiro lugar, será fornecido suporte para o design de “intenção”, onde os usuários especificam o resultado desejado, e o resolvedor pode executar o melhor caminho de transação através de vários protocolos. Isso melhora a experiência do usuário ao oferecer melhores preços e proteção contra MEV, ao mesmo tempo que reduz a complexidade.
Em quarto lugar, o suporte para cartões de acesso NFT será fornecido, permitindo que os usuários interajam com protocolos DeFi alavancados, como contratos perpétuos, empréstimos e cunhagem de stablecoins baseadas em garantias. Esses cartões NFT de acesso permitem a interação e oferecem recursos adicionais, como transações com um clique.
Por último, será introduzido suporte para o recurso Connect, semelhante ao WalletConnect, permitindo que os usuários façam login em dApps sem integração. Este recurso está atualmente em desenvolvimento e espera-se que seja atualizado no segundo trimestre.
Vitalik também tem apoiado incansavelmente outro protocolo de privacidade; em outubro de 2023, ele investiu na Nocturne Labs. Infelizmente, embora o projeto tenha lançado sua mainnet no Ethereum no mês seguinte, até o final de janeiro deste ano, a Nocturne anunciou o encerramento de seu protocolo de privacidade para focar no desenvolvimento de aplicativos. A razão oficial dada foi a transição da indústria cripto para a Camada 2 e Abstração de Conta (AA), com prioridades que superam em muito a privacidade. As preocupações principais dos usuários são custo e experiência do usuário, sendo a privacidade uma questão secundária por enquanto.
Essa situação lembra os primórdios da internet, onde o HTTP não tinha proteção de privacidade por um longo período e não fornecia criptografia até que os problemas de segurança se tornassem mais graves e a tecnologia amadurecesse, levando à adoção generalizada do HTTPS. Inicialmente, devido à sua velocidade lenta e complexidade, o HTTPS era usado apenas em sites de cartão de crédito ou bancários. Ele só se tornou o protocolo padrão para sites quando os custos computacionais diminuíram significativamente, e os sites puderam implementar rapidamente HTTPS.
Os protocolos de privacidade ainda têm um longo caminho a percorrer, e Railgun está fazendo avanços significativos neste caminho.