Os efeitos da tecnologia blockchain no setor financeiro não podem ser ignorados. A indústria cresceu consideravelmente, com o ConsenSys Quorum desempenhando um papel fundamental. Este artigo examinará o ConsenSys Quorum, sua história, características, como funciona e seus inúmeros casos de uso.
Consensys é uma empresa de software Blockchain e Web3 fundada pelo ex-cofundador da Ethereum Joseph Lubin em 2014. Especializa-se no avanço tecnológico e inovação em todo o ecossistema Web3. Utilizando suas características únicas, a Consensys facilita o desenvolvimento de projetos Web3 e permite aos desenvolvedores lançar infraestrutura baseada em Blockchain e integrações De-Fi.
ConsenSys tem sido uma força significativa no ecossistema Ethereum, pioneira e lançando vários projetos como MetaMask, Infura, Diligência, Quorum, etc. Seus desenvolvedores também foram fundamentais na construção de outros projetos populares, como,Protocolo Atlendis, um protocolo de empréstimo projetado para resolver o problema de fundos supergarantidos.
Fonte: site oficial
O ConsenSys Quorum é um Blockchain que fornece serviços para empresas e blockchains permissionados. Através de seus laços com a rede Ethereum, o blockchain tem como objetivo impulsionar a adoção da tecnologia blockchain e alavancar seus inúmeros benefícios para todo o ecossistema.
Além disso, o blockchain ConsenSys Quorum funciona como a rede Ethereum, mas difere em áreas como privacidade aprimorada, permissões entre pares e um mecanismo de consenso baseado em votação. A rede prioriza a privacidade do usuário e processa transações em uma velocidade aumentada e segurança aprimorada.
Quorum Blockchain, uma rede blockchain permissionada baseada em Ethereum, foi inicialmente desenvolvida porJ.P. Morganem 2014. No entanto, a ConsenSys desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de sua arquitetura, aproveitando o GoQuorum. A colaboração entre J.P. Morgan e ConsenSys sob a Enterprise Ethereum Alliance durou até 2018, após o que a ConsenSys assumiu o controle total do desenvolvimento do projeto.
ConsenSys tornou-se uma plataforma única para soluções Ethereum privadas e públicas, utilizando várias ferramentas do Quorum para garantir blockchains personalizáveis para empresas.
O ConsenSys Quorum Blockchain pode fornecer vários serviços a diferentes empresas financeiras focadas. Os desenvolvedores podem construir redes blockchain e dapps através de uma documentação robusta, exemplos modelados, ferramentas e integração com pilhas de desenvolvimento populares. Algumas características se destacam no projeto ConsenSys Quorum, incluindo,
O blockchain do quórum ConsenSys se desvia da estrutura comum sem permissão de grandes projetos de defi como o Ethereum. Com a cadeia de quórum ConsenSys, apenas redes pré-aprovadas por autoridades designadas podem operar na rede. A justificativa por trás da estrutura com permissão do ConsenSys Quorum é limitar o acesso de outras redes ao blockchain.
O blockchain ConsenSys Quorum funciona como um blockchain de consórcio. Isso significa que os nós são pré-selecionados, ao contrário de um blockchain descentralizado, onde qualquer pessoa na rede pode participar do processo de consenso. Esse mecanismo permite que as empresas se concentrem em lançar seu blockchain sem o risco de falhas.
A privacidade de dados é uma grande preocupação para indivíduos e empresas, e eles tendem a patrocinar plataformas que lhes garantam privacidade em seus afazeres diários. Para melhorar a privacidade, a blockchain ConsenSys Quorum adicionou transações públicas e privadas on-chain.
A blockchain usa Constelação, uma rede descentralizada escalável, para garantir os detalhes de transações privadas on-chain, enquanto as transações públicas estão abertas a todos, assim como na rede Ethereum. O Blockchain ConsenSys Quorum também fornece privacidade para contratos inteligentes, garantindo a segurança e proteção das informações sensíveis de bancos e outras instituições financeiras.
Ao contrário do mecanismo caro de Prova de Trabalho, o ConsenSys QuorumChain oferece diferentes mecanismos de consenso para atender aos requisitos de uma rede de blockchain privada. Esses mecanismos incluem:
O consenso baseado em RAFT é uma forma de mecanismo de consenso controlado por uma autoridade central referida como líder. Os servidores selecionam o líder, que desempenha suas funções até falhar ou se desconectar. O líder eleito é responsável por iniciar o fluxo de dados para os servidores sem buscar feedback ou conselhos desses servidores, realizando replicação de log e escolhendo o ponto de armazenamento para novas entradas. Uma vez que um líder se torna não funcional ou antigo, um novo é selecionado e encarregado das mesmas funções.
O algoritmo de Tolerância a Falhas Bizantinas de Istambul foi construído com base no protocolo de Tolerância a Falhas Práticas (PBFT). Desde que o limite programado de falhas bizantinas permaneça intacto, o PBFT garante acordo eventual sobre a sequência de transações e garante que apenas transações legítimas sejam processadas.
Este é um algoritmo de consenso de Prova de Autoridade (PoA). Ele funciona com GETH, o cliente Go Ethereum que permite aos usuários executar nós Ethereum, minerar o token e executar contratos inteligentes.
O blockchain ConsenSys Quorum utiliza segmentação de banco de dados de estado. O banco de dados é dividido em dois estados de banco de dados distintos. Os nós de estado público são mantidos em um consenso de estado perfeito, enquanto variações são feitas abertas no caso de bancos de dados de estado privado.
O Quorum tem uma vantagem sobre outras redes com sua estrutura arquitetônica inovadora. O blockchain do Quorum pode replicar transações através da rede, garantindo que uma cópia completa exista em todos os nodos. Isso pode ser útil quando os nodos individuais não possuem o estado global completo da rede. A replicação completa é criptograficamente segura e, como resultado, torna-se imutável.
O Blockchain ConsenSys Quorum tem vários casos de uso que lidam com empresas, que vão desde o setor de saúde até o setor de mercado de capitais. Alguns desses setores incluem:
Quorum é focado em empresas, o que significa que a maioria dos serviços está relacionada ao setor financeiro. As características da tecnologia blockchain têm sido uma força significativa no setor financeiro, e o quorum pode ajudar a impulsionar o crescimento através:
O ConsenSys Quorum Blockchain pode melhorar significativamente o setor de seguros ao atuar como um arquivo seguro e compartilhado para ambas as empresas. Ao aplicar a tecnologia blockchain, a velocidade com que as informações são enviadas e recebidas pode ser muito aumentada em comparação com os processos manuais de documentos e arquivos em papel.
Com blockchain, as companhias de seguros podem automatizar pagamentos e economizar muito tempo, garantindo a segurança e privacidade das transações. Elas também podem processar reivindicações e contatar os clientes muito mais rapidamente, já que não precisam usar cheques e outros documentos em papel para validar transações.
O Quorum também é útil no setor de saúde. Um dos principais usos do blockchain do Quorum é gerenciar dados de provedores de saúde. Jornal HIPAAmencionou que violações de dados no setor de saúde ultrapassaram um milhão em fevereiro de 2020. Com a tecnologia blockchain, a segurança dos dados pode ser muito melhorada
A saúde já está se fundindo com blockchain por meio de alguns projetos, como a Synaptic Healthcare Alliance. O projeto, em particular, utiliza o blockchain Quorum para melhorar a qualidade dos dados e reduzir o custo administrativo de coleta, armazenamento e transferência de dados. Ele alcança isso distribuindo entradas de dados e correções de provedores ao longo do blockchain.
Identidades digitais são uma coleção de certos atributos e propriedades que identificam adequadamente um indivíduo no mundo virtual. Essas identidades geralmente são mantidas com firmeza e, com o blockchain Quorum, os usuários têm acesso a camadas extras de segurança e a serviços como verificação de idade e detalhes disponíveis de KYC usados para abrir contas bancárias.
Uqudo é uma plataforma de gerenciamento de identidade digital especializada na conversão de registros de identidade física para versões digitais e transferência desses registros para telefones celulares. O Quorum auxilia na verificação da integridade de IDs digitais e no embarque de novos documentos.
Uqudo auxilia os usuários na criação de uma versão digital de IDs físicos em seus telefones celulares com uma carteira de identidade digital construída na blockchain Quorum.
Os royalties de videogame da Xbox são um excelente exemplo da utilidade do blockchain ConsenSys Quorum na indústria de mídia e entretenimento. Ao adotar a tecnologia blockchain, eles reduziram o tempo necessário para processar e rastrear royalties em videogames. Essa vantagem adicional melhora a confiança e transparência entre os acionistas da indústria.
Em 13 de março de 2024, a rede ConsenSys anunciou o sucesso do Fork Dencun e o que isso significa para a escalabilidade do Ethereum. A atualização introduz blobs, um novo tipo de dados projetado para redes Layer2. Ele também incorpora o sharding proto-dank na rede Ethereum, aproximando-a do sharding completo.
A atualização Dencun permite taxas de transação mais baixas nas redes Ethereum L2. Estima-se que isso reduza os custos em dez vezes o preço habitual, beneficiando grandemente os operadores L2, usuários finais e desenvolvedores.
Os casos de uso do ConsenSys Quorum são numerosos, e as vantagens que ele traz para o setor financeiro podem potencialmente transformar o setor como um todo. Em um mundo que está rapidamente adotando a tecnologia blockchain, o ConsenSys Quorum se colocou em uma posição favorável para liderar a carga.
Пригласить больше голосов
Os efeitos da tecnologia blockchain no setor financeiro não podem ser ignorados. A indústria cresceu consideravelmente, com o ConsenSys Quorum desempenhando um papel fundamental. Este artigo examinará o ConsenSys Quorum, sua história, características, como funciona e seus inúmeros casos de uso.
Consensys é uma empresa de software Blockchain e Web3 fundada pelo ex-cofundador da Ethereum Joseph Lubin em 2014. Especializa-se no avanço tecnológico e inovação em todo o ecossistema Web3. Utilizando suas características únicas, a Consensys facilita o desenvolvimento de projetos Web3 e permite aos desenvolvedores lançar infraestrutura baseada em Blockchain e integrações De-Fi.
ConsenSys tem sido uma força significativa no ecossistema Ethereum, pioneira e lançando vários projetos como MetaMask, Infura, Diligência, Quorum, etc. Seus desenvolvedores também foram fundamentais na construção de outros projetos populares, como,Protocolo Atlendis, um protocolo de empréstimo projetado para resolver o problema de fundos supergarantidos.
Fonte: site oficial
O ConsenSys Quorum é um Blockchain que fornece serviços para empresas e blockchains permissionados. Através de seus laços com a rede Ethereum, o blockchain tem como objetivo impulsionar a adoção da tecnologia blockchain e alavancar seus inúmeros benefícios para todo o ecossistema.
Além disso, o blockchain ConsenSys Quorum funciona como a rede Ethereum, mas difere em áreas como privacidade aprimorada, permissões entre pares e um mecanismo de consenso baseado em votação. A rede prioriza a privacidade do usuário e processa transações em uma velocidade aumentada e segurança aprimorada.
Quorum Blockchain, uma rede blockchain permissionada baseada em Ethereum, foi inicialmente desenvolvida porJ.P. Morganem 2014. No entanto, a ConsenSys desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de sua arquitetura, aproveitando o GoQuorum. A colaboração entre J.P. Morgan e ConsenSys sob a Enterprise Ethereum Alliance durou até 2018, após o que a ConsenSys assumiu o controle total do desenvolvimento do projeto.
ConsenSys tornou-se uma plataforma única para soluções Ethereum privadas e públicas, utilizando várias ferramentas do Quorum para garantir blockchains personalizáveis para empresas.
O ConsenSys Quorum Blockchain pode fornecer vários serviços a diferentes empresas financeiras focadas. Os desenvolvedores podem construir redes blockchain e dapps através de uma documentação robusta, exemplos modelados, ferramentas e integração com pilhas de desenvolvimento populares. Algumas características se destacam no projeto ConsenSys Quorum, incluindo,
O blockchain do quórum ConsenSys se desvia da estrutura comum sem permissão de grandes projetos de defi como o Ethereum. Com a cadeia de quórum ConsenSys, apenas redes pré-aprovadas por autoridades designadas podem operar na rede. A justificativa por trás da estrutura com permissão do ConsenSys Quorum é limitar o acesso de outras redes ao blockchain.
O blockchain ConsenSys Quorum funciona como um blockchain de consórcio. Isso significa que os nós são pré-selecionados, ao contrário de um blockchain descentralizado, onde qualquer pessoa na rede pode participar do processo de consenso. Esse mecanismo permite que as empresas se concentrem em lançar seu blockchain sem o risco de falhas.
A privacidade de dados é uma grande preocupação para indivíduos e empresas, e eles tendem a patrocinar plataformas que lhes garantam privacidade em seus afazeres diários. Para melhorar a privacidade, a blockchain ConsenSys Quorum adicionou transações públicas e privadas on-chain.
A blockchain usa Constelação, uma rede descentralizada escalável, para garantir os detalhes de transações privadas on-chain, enquanto as transações públicas estão abertas a todos, assim como na rede Ethereum. O Blockchain ConsenSys Quorum também fornece privacidade para contratos inteligentes, garantindo a segurança e proteção das informações sensíveis de bancos e outras instituições financeiras.
Ao contrário do mecanismo caro de Prova de Trabalho, o ConsenSys QuorumChain oferece diferentes mecanismos de consenso para atender aos requisitos de uma rede de blockchain privada. Esses mecanismos incluem:
O consenso baseado em RAFT é uma forma de mecanismo de consenso controlado por uma autoridade central referida como líder. Os servidores selecionam o líder, que desempenha suas funções até falhar ou se desconectar. O líder eleito é responsável por iniciar o fluxo de dados para os servidores sem buscar feedback ou conselhos desses servidores, realizando replicação de log e escolhendo o ponto de armazenamento para novas entradas. Uma vez que um líder se torna não funcional ou antigo, um novo é selecionado e encarregado das mesmas funções.
O algoritmo de Tolerância a Falhas Bizantinas de Istambul foi construído com base no protocolo de Tolerância a Falhas Práticas (PBFT). Desde que o limite programado de falhas bizantinas permaneça intacto, o PBFT garante acordo eventual sobre a sequência de transações e garante que apenas transações legítimas sejam processadas.
Este é um algoritmo de consenso de Prova de Autoridade (PoA). Ele funciona com GETH, o cliente Go Ethereum que permite aos usuários executar nós Ethereum, minerar o token e executar contratos inteligentes.
O blockchain ConsenSys Quorum utiliza segmentação de banco de dados de estado. O banco de dados é dividido em dois estados de banco de dados distintos. Os nós de estado público são mantidos em um consenso de estado perfeito, enquanto variações são feitas abertas no caso de bancos de dados de estado privado.
O Quorum tem uma vantagem sobre outras redes com sua estrutura arquitetônica inovadora. O blockchain do Quorum pode replicar transações através da rede, garantindo que uma cópia completa exista em todos os nodos. Isso pode ser útil quando os nodos individuais não possuem o estado global completo da rede. A replicação completa é criptograficamente segura e, como resultado, torna-se imutável.
O Blockchain ConsenSys Quorum tem vários casos de uso que lidam com empresas, que vão desde o setor de saúde até o setor de mercado de capitais. Alguns desses setores incluem:
Quorum é focado em empresas, o que significa que a maioria dos serviços está relacionada ao setor financeiro. As características da tecnologia blockchain têm sido uma força significativa no setor financeiro, e o quorum pode ajudar a impulsionar o crescimento através:
O ConsenSys Quorum Blockchain pode melhorar significativamente o setor de seguros ao atuar como um arquivo seguro e compartilhado para ambas as empresas. Ao aplicar a tecnologia blockchain, a velocidade com que as informações são enviadas e recebidas pode ser muito aumentada em comparação com os processos manuais de documentos e arquivos em papel.
Com blockchain, as companhias de seguros podem automatizar pagamentos e economizar muito tempo, garantindo a segurança e privacidade das transações. Elas também podem processar reivindicações e contatar os clientes muito mais rapidamente, já que não precisam usar cheques e outros documentos em papel para validar transações.
O Quorum também é útil no setor de saúde. Um dos principais usos do blockchain do Quorum é gerenciar dados de provedores de saúde. Jornal HIPAAmencionou que violações de dados no setor de saúde ultrapassaram um milhão em fevereiro de 2020. Com a tecnologia blockchain, a segurança dos dados pode ser muito melhorada
A saúde já está se fundindo com blockchain por meio de alguns projetos, como a Synaptic Healthcare Alliance. O projeto, em particular, utiliza o blockchain Quorum para melhorar a qualidade dos dados e reduzir o custo administrativo de coleta, armazenamento e transferência de dados. Ele alcança isso distribuindo entradas de dados e correções de provedores ao longo do blockchain.
Identidades digitais são uma coleção de certos atributos e propriedades que identificam adequadamente um indivíduo no mundo virtual. Essas identidades geralmente são mantidas com firmeza e, com o blockchain Quorum, os usuários têm acesso a camadas extras de segurança e a serviços como verificação de idade e detalhes disponíveis de KYC usados para abrir contas bancárias.
Uqudo é uma plataforma de gerenciamento de identidade digital especializada na conversão de registros de identidade física para versões digitais e transferência desses registros para telefones celulares. O Quorum auxilia na verificação da integridade de IDs digitais e no embarque de novos documentos.
Uqudo auxilia os usuários na criação de uma versão digital de IDs físicos em seus telefones celulares com uma carteira de identidade digital construída na blockchain Quorum.
Os royalties de videogame da Xbox são um excelente exemplo da utilidade do blockchain ConsenSys Quorum na indústria de mídia e entretenimento. Ao adotar a tecnologia blockchain, eles reduziram o tempo necessário para processar e rastrear royalties em videogames. Essa vantagem adicional melhora a confiança e transparência entre os acionistas da indústria.
Em 13 de março de 2024, a rede ConsenSys anunciou o sucesso do Fork Dencun e o que isso significa para a escalabilidade do Ethereum. A atualização introduz blobs, um novo tipo de dados projetado para redes Layer2. Ele também incorpora o sharding proto-dank na rede Ethereum, aproximando-a do sharding completo.
A atualização Dencun permite taxas de transação mais baixas nas redes Ethereum L2. Estima-se que isso reduza os custos em dez vezes o preço habitual, beneficiando grandemente os operadores L2, usuários finais e desenvolvedores.
Os casos de uso do ConsenSys Quorum são numerosos, e as vantagens que ele traz para o setor financeiro podem potencialmente transformar o setor como um todo. Em um mundo que está rapidamente adotando a tecnologia blockchain, o ConsenSys Quorum se colocou em uma posição favorável para liderar a carga.