Hackers sequestraram contas de investidores japoneses, manipulando o mercado de ações e fazendo com que o valor do golpe ultrapassasse 10 bilhões de ienes!

De acordo com a Bloomberg, os criminosos estão sequestrando contas de corretagem online no Japão e usando-as para aumentar o preço de ações baratas em todo o mundo. Desde o início de fevereiro, o montante de transações fraudulentas atingiu 100 bilhões de ienes (cerca de US$ 710 milhões). Esses golpes geralmente usam contas hackeadas para comprar ações negociadas levemente no país e no exterior, permitindo que qualquer pessoa que tenha aberto uma posição anteriormente possa sacar a um preço inflacionado.

Como os hackers invadem a sua conta de negociação de valores mobiliários?

O especialista em segurança cibernética da SB Technology, Nobuhiro Tsuji, afirmou que os criminosos por trás dessas fraudes provavelmente utilizaram técnicas de ataque intermediário e roubo de informações para obter acesso à conta. O primeiro método utiliza sites falsos e legítimos para roubar cookies, que são pequenos arquivos de texto armazenados no navegador usados para preservar dados de sessão.

Os ataques geralmente começam por enganar os usuários para um site falso através de e-mails de phishing ou anúncios maliciosos. Em seguida, o site falso redireciona os usuários para um site legítimo, onde interceptam suas credenciais de login. Em alguns casos, os atacantes criam interfaces extremamente complexas (, onde um lado do navegador exibe o site verdadeiro e o outro lado exibe o site falso ) para enganar os usuários.

Em comparação, os programas de roubo de informações são um tipo de malware projetado especificamente para roubar informações sensíveis, como IDs e senhas. Esses programas estão escondidos em e-mails, anúncios maliciosos ou sites fraudulentos, podendo infectar os dispositivos dos usuários e roubar silenciosamente todos os dados pessoais armazenados — geralmente os usuários nem sequer percebem que foram comprometidos. De acordo com um estudo do Centro de Pesquisa de Segurança da Macnica, ocorreram pelo menos 105.000 incidentes de vazamento de credenciais no Japão.

Como os hackers manipulam o mercado para obter lucros exorbitantes?

Um investidor que preferiu não revelar a sua identidade afirmou que a sua conta foi invadida por hackers e utilizada para comprar ações japonesas e chinesas, resultando numa perda de cerca de 50 milhões de ienes. Este residente de Tóquio, na casa dos 50 anos, relatou que na manhã de 16 de abril, uma notificação de conta apareceu subitamente no seu iPhone. Ele ficou em pânico e imediatamente ligou para a corretora, mas a corretora disse que não conseguiam congelar a conta.

O investidor afirmou que, embora tenha apenas comprado fundos de índice que acompanham o índice S&P 500 e nunca tenha comprado ações individuais, sua conta foi usada para comprar ações com margem. Diante da queda acentuada nos preços, ele optou por vender a ação para evitar mais perdas. Como as ações foram compradas com alavancagem, a corretora afirmou que liquidará suas participações em ações do S&P para compensar as perdas.

O investidor afirmou que uma das ações compradas com a sua conta é a DesignOne Japan Inc. Em 16 de abril, o volume de negociação dessa ação foi de 5,8 milhões de ações, enquanto o volume médio diário nos últimos seis meses era de apenas 194 mil ações.

E a técnica de lucro dos hackers é primeiro comprar ações da empresa-alvo, pois essas ações têm um volume de negociação muito baixo, tornando fácil elevar o preço. Os hackers usam a conta da vítima para comprar em grande quantidade com alavancagem, elevam o preço e, em seguida, realizam o lucro, deixando as vítimas inocentes enfrentando o trágico destino de serem liquidadas.

Em resposta, algumas empresas de valores mobiliários japonesas pararam de processar ordens de compra para certas ações chinesas, americanas e japonesas. As oito maiores corretoras do Japão, como a Rakuten Securities Corporation e a SBI Securities Corporation, relataram negociações não autorizadas em suas plataformas. Estas intrusões expuseram as potenciais fraquezas do Japão na proteção do mercado contra hackers. Eles também podem minar os esforços do governo para pressionar mais pessoas a investir na aposentadoria, especialmente porque algumas vítimas dizem não entender como suas contas foram comprometidas e as empresas de valores mobiliários até agora não conseguiram compensar as perdas das vítimas.

Por que os hackers estão mirando o Japão para manipulação de mercado?

O governo japonês tem promovido ativamente planos de isenção fiscal para pequenos investimentos (NISA) nos últimos anos, incentivando o público a realizar investimentos de longo prazo, o que resultou em um grande influxo de capital para o mercado de ações, além de fomentar a proliferação de tais comportamentos de hackers.

A Autoridade de Serviços Financeiros do Japão afirmou que, no primeiro semestre de abril, os casos de transações fraudulentas aumentaram de 33 em fevereiro para 736, mas não revelou o valor das perdas dos vítimas. Isso coloca em risco a estratégia do governo para atrair mais pessoas a investir.

O Ministro das Finanças do Japão, Kato Katsunobu, afirmou a 22 de abril que o governo japonês pediu às corretoras que realizem negociações "de boa-fé" com os clientes sobre questões de compensação por perdas.

A Associação de Valores Mobiliários do Japão é uma organização guarda-chuva para as empresas de valores mobiliários do Japão, e a associação também incentiva seus membros a atualizar os sistemas, implementando obrigatoriamente a autenticação de múltiplas identificações.

O vice-chefe do Centro de Pesquisa em Segurança da Macnica, Yutaka Sejiyama, afirmou que uma fraqueza no Japão é a tendência das pessoas em usar navegadores para fazer pedidos, em vez de aplicativos móveis que oferecem melhor proteção. Até agora, outros países não apresentaram um aumento semelhante de casos.

Este artigo relata que hackers sequestraram contas de investidores japoneses, manipulando o mercado de ações e fazendo com que o valor do golpe ultrapassasse os 100 bilhões de ienes! Apareceu pela primeira vez na Chain News ABMedia.

Ver original
O conteúdo serve apenas de referência e não constitui uma solicitação ou oferta. Não é prestado qualquer aconselhamento em matéria de investimento, fiscal ou jurídica. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações sobre os riscos.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Pino
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate.io
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • ไทย
  • Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)