O Ethereum tem subido muito fortemente nos últimos tempos. Depois de ultrapassar os $3500 nos últimos dias e estabelecer um novo recorde desde maio de 2022, ultrapassou os $4000 nos últimos dois dias. A julgar pelo aumento nos últimos 30 dias, o Ethereum ultrapassou o Bitcoin com um aumento de 62%, o que foi inesperado por muitas pessoas.
No entanto, ao observar o desenvolvimento do ecossistema do Ethereum, desde os dados deflacionários em constante crescimento e os testes suaves da próxima atualização de Londres até a crescente quantidade de ETH apostado e reposto, e a aprovação esperada do ETF de spot de Ethereum em maio, é de fato uma combinação de múltiplos fatores de alta. O aumento vertiginoso do preço do ETH também está dentro das expectativas.
Então, esses fatores de alta serão realizados um por um? Qual é a situação atual do ecossistema do Ethereum? Vamos dar uma olhada nos dados.
A tendência de inflação/deflação do Bitcoin e Ethereum nos últimos 532 dias (Fonte: ultrasound.money)
Desde 16 de janeiro de 2023, o Ethereum entrou oficialmente na fase deflacionária, onde a quantidade diária recém-gerada de ETH é menor do que a quantidade queimada. Especificamente, a taxa de deflação anual do ETH é de 0,239%.
Comparando com o líder da indústria Bitcoin, cuja taxa de inflação anual é de 1.716%, mesmo que seu fornecimento total seja limitado, novos Bitcoins são continuamente produzidos todos os dias. Portanto, quando dizemos “O fornecimento total de Bitcoin é limitado, então cada Bitcoin é muito valioso,” isso ressalta ainda mais o valor do ETH no atual estado deflacionário.
Com o florescente desenvolvimento do ecossistema do Ethereum, a quantidade total de Ethereum queimado continua a aumentar, aumentando a taxa de deflação do Ethereum, reduzindo assim a quantidade de Ethereum em circulação no mercado.
Não é apenas a taxa de deflação aumentada do Ethereum que está reduzindo o fornecimento circulante de ETH. Com o desenvolvimento de staking de liquidez e trilhas de re-staking no Ethereum, uma grande quantidade de ETH está sendo travada na cadeia, reduzindo drasticamente a quantidade de Ethereum em circulação.
Dados relacionados aos contratos de participação da Ethereum da OKLink mostram que o montante total apostado na Ethereum ultrapassou 40 milhões de tokens, representando mais de 34% do valor de mercado circulante da Ethereum, com o número de validadores ultrapassando 1,26 milhão. Embora a maioria dos validadores seja atraída pela valorização da Ethereum e recompensas de participação, de qualquer forma, é um fator significativo de alta para a segurança geral da rede Ethereum.
Quantidade de Contratos de Staking do Ethereum (Fonte: OKLink)
Além disso, de acordo com dados do Stakingrewards, como a principal cadeia pública em termos de valor apostado, o Ethereum tem consistentemente visto entradas líquidas de apostas ao longo dos últimos 7 dias, contrastando significativamente com cadeias públicas de classificação inferior. Atualmente, a aposta em Ethereum é evidentemente atraente para investidores.
Visão geral das cinco principais cadeias públicas por valor de mercado de staking (Fonte: stakingrewards)
Claro, o recente aumento no Ethereum staking não pode ser separado do desenvolvimento da faixa de re-staking.
O re-staking foi proposto pela primeira vez pelo fundador da Eigenlayer, com seu núcleo permitindo que o ETH já apostado na cadeia principal do Ethereum seja re-apostado em outros protocolos, permitindo que esses protocolos compartilhem a segurança do Ethereum e assim reduzam seus próprios custos de segurança. Os investidores que participam do re-staking não apenas recebem recompensas por apostar Ethereum, mas também por re-apostar.
Portanto, re-staking cria uma situação de tripla vitória:
Para protocolos que utilizam o re-staking, eles reduzem os custos de segurança, enquanto desfrutam de quase o mesmo nível de segurança como o Ethereum, atraindo um grande número de detentores de ETH para entrar no ecossistema e participar do seu desenvolvimento.
Para os apostadores de ETH, não apenas desfrutam de recompensas de aposta e reaposta, mas também têm grandes expectativas para airdrops.
Além disso, para a cadeia principal do Ethereum, o mecanismo de restaking permite que seus ativos tenham cenários mais capacitadores, estimulando os detentores a bloquear o ETH e trazendo um maior potencial de valorização.
Como resultado, a faixa de re-staking liderada pela Eigenlayer viu um rápido desenvolvimento nos últimos meses e atraiu cada vez mais capital institucional. Tomando a Eigenlayer como exemplo, em menos de dois anos, de maio de 2022 até o presente, ela completou quatro rodadas de financiamento, com a última rodada liderada pela a16z injetando $100 milhões. O financiamento cumulativo total para as quatro rodadas ultrapassou $160 milhões. Como uma faixa emergente, o re-staking de fato entrou em um período de crescimento rápido.
Atualmente, o TVL total da Eigenlayer ultrapassou $11 bilhões, classificando-se em terceiro lugar entre todos os projetos DeFi, atrás apenas do Lido e AAVE. O TVL de projetos relacionados na categoria de restaking de liquidez cresceu significativamente, com uma taxa de crescimento de mais de 10% nos últimos 7 dias.
Crescimento do TVL para projetos relacionados ao rastreamento de restaking de liquidez (Fonte: defillama)
O rápido desenvolvimento de protocolos de re-staking e a antecipação de airdrops no ecossistema estimularam mais detentores de ETH a participar do staking e re-staking de ETH. Isso pode ser visto pelo rápido crescimento da taxa de staking de ETH e do TVL dos protocolos de re-staking. Esses fatores reduzem ainda mais a quantidade de ETH em circulação, proporcionando novo potencial de alta para ETH.
Claro, a atualização Dencun é naturalmente um fator positivo para o Ethereum.
Muitos artigos foram escritos sobre a atualização Dencun antes. Amigos que têm interesse em explorar isso em detalhes podem ler nosso artigo “Que benefícios substanciais trará a lendária atualização Ethereum Dencun?Para a mainnet do Ethereum, a atualização Dencun é uma importante atualização de hardware, que melhora principalmente a escalabilidade, segurança e disponibilidade da mainnet do Ethereum.
É claro, a maior percepção dos usuários é que após o upgrade Dencun do Ethereum, suas taxas de Camada 2 serão reduzidas significativamente. Com base atual, a redução pode chegar a mais de 14 vezes, o que é aproximadamente equivalente ao nível de taxas de gás de cadeias públicas como Solana, e também aumentará significativamente a capacidade de processamento da Camada 2. Isso se deve principalmente ao EIP-4844 no upgrade Dencun, que reduziu significativamente o custo de dados na cadeia principal ETH no protocolo da Camada 2, e promoveu o progresso do plano de fragmentação do Ethereum.
Uma visão geral do crescimento do TVL de cada projeto de Camada 2 na cadeia Ethereum, (Fonte: L2BEAT)
Além disso, outra atualização importante nesta atualização do Dencun é o EIP-4788, que otimiza o problema de troca de informações entre a camada de consenso do Ethereum e a camada de execução. Esta melhoria é boa para a aposta de liquidez e rastreamento de re-aposta, e projetos relacionados com pontes entre cadeias, melhorando sua segurança e eficiência operacional.
Portanto, no geral, a atualização Dencun não apenas reduz significativamente as taxas da Camada 2 e aumenta a capacidade, beneficiando o desenvolvimento da Camada 2 no Ethereum e facilitando a absorção de uma grande quantidade de novo capital na Camada 2 para a construção do ecossistema, mas também fornece um impulso significativo para as trilhas de staking e re-staking de liquidez. O sucesso da atualização Dencun trará outro avanço no ecossistema Ethereum.
Atualmente, a atualização de Londres foi implantada com sucesso em todas as redes de teste do Ethereum (incluindo Georli, Sepolia e Holesky) e está programada para entrar em operação na mainnet em 13 de março deste ano. Com a data de lançamento se aproximando, os preços do Ethereum e projetos relacionados ao ecossistema também refletem em parte as expectativas para a atualização de Dencun.
Desde que a SEC aprovou 10 ETFs de Bitcoin spot em 10 de janeiro deste ano, as pessoas começaram a mudar seu foco para os ETFs de Ethereum spot.
Afinal, a aprovação dos ETFs de Bitcoin spot é um fator altista significativo para o Bitcoin e o ecossistema do Bitcoin, já que a alta a curto prazo no preço do Bitcoin é a melhor prova.
No entanto, o ETF do Ethereum será aprovado conforme o planejado?
Atualmente, sete instituições, incluindo BlackRock, Hashdex, ARK 21Shares e VanEck, solicitaram ETFs spot de Ethereum. Após vários atrasos na aprovação pela SEC, a decisão sobre se aprovar as inscrições para ETFs spot de Ethereum das instituições relevantes será tomada até no máximo maio deste ano (consulte o gráfico abaixo).
Solicitações de ETF de Ethereum spot/futures (Fonte: blockworks)
Claro, a chave para a aprovação dos ETFs de Ethereum spot está na classificação da Ethereum pela SEC como commodity ou como security. A discordância atual decorre do fato de que o mecanismo da Ethereum é significativamente diferente do do Bitcoin. A Ethereum não possui um fornecimento total fixo, e os detentores de Ethereum podem apostá-la para ganhar recompensas.
Isso levou muitos a acreditar que o Ethereum corre o risco de ser classificado como um valor mobiliário.
No entanto, na ação judicial da SEC contra a Ripple em junho do ano passado, a SEC listou 67 tokens como valores mobiliários, mas o ETH não estava entre eles. Além disso, a SEC processou várias exchanges centralizadas (CEXs) por listar tokens classificados como valores mobiliários pela SEC, e o ETH foi excluído. Isso indica que a SEC não designou publicamente e explicitamente o ETH como um valor mobiliário.
Mais importante ainda, no ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA aprovou os futuros de ETFs do Ethereum, o que implica que o ETH é uma mercadoria e não um valor mobiliário. Portanto, a aprovação dos ETFs do Ethereum é provavelmente uma questão de tempo.
A aprovação de futuros ETFs de Ethereum provavelmente trará uma quantidade significativa de capital e recursos para o Ethereum e seu ecossistema, abrindo o cenário de desenvolvimento e o potencial para todo o ecossistema.
Se o ano passado foi um ano com Bitcoin e o ecossistema Bitcoin como foco de toda a indústria de criptomoedas, então o ecossistema Ethereum em 2024, com as expectativas para a atualização Dencun, ETFs spot, deflação contínua e números crescentes de staking, com certeza também terá um impacto significativo.
Se o protagonista desta carga de mercado de touros será a inscrição e infraestrutura do ecossistema Bitcoin ou as trilhas de aposta e re-aposta do ecossistema Ethereum em 2024, ansiamos para ver.
O Ethereum tem subido muito fortemente nos últimos tempos. Depois de ultrapassar os $3500 nos últimos dias e estabelecer um novo recorde desde maio de 2022, ultrapassou os $4000 nos últimos dois dias. A julgar pelo aumento nos últimos 30 dias, o Ethereum ultrapassou o Bitcoin com um aumento de 62%, o que foi inesperado por muitas pessoas.
No entanto, ao observar o desenvolvimento do ecossistema do Ethereum, desde os dados deflacionários em constante crescimento e os testes suaves da próxima atualização de Londres até a crescente quantidade de ETH apostado e reposto, e a aprovação esperada do ETF de spot de Ethereum em maio, é de fato uma combinação de múltiplos fatores de alta. O aumento vertiginoso do preço do ETH também está dentro das expectativas.
Então, esses fatores de alta serão realizados um por um? Qual é a situação atual do ecossistema do Ethereum? Vamos dar uma olhada nos dados.
A tendência de inflação/deflação do Bitcoin e Ethereum nos últimos 532 dias (Fonte: ultrasound.money)
Desde 16 de janeiro de 2023, o Ethereum entrou oficialmente na fase deflacionária, onde a quantidade diária recém-gerada de ETH é menor do que a quantidade queimada. Especificamente, a taxa de deflação anual do ETH é de 0,239%.
Comparando com o líder da indústria Bitcoin, cuja taxa de inflação anual é de 1.716%, mesmo que seu fornecimento total seja limitado, novos Bitcoins são continuamente produzidos todos os dias. Portanto, quando dizemos “O fornecimento total de Bitcoin é limitado, então cada Bitcoin é muito valioso,” isso ressalta ainda mais o valor do ETH no atual estado deflacionário.
Com o florescente desenvolvimento do ecossistema do Ethereum, a quantidade total de Ethereum queimado continua a aumentar, aumentando a taxa de deflação do Ethereum, reduzindo assim a quantidade de Ethereum em circulação no mercado.
Não é apenas a taxa de deflação aumentada do Ethereum que está reduzindo o fornecimento circulante de ETH. Com o desenvolvimento de staking de liquidez e trilhas de re-staking no Ethereum, uma grande quantidade de ETH está sendo travada na cadeia, reduzindo drasticamente a quantidade de Ethereum em circulação.
Dados relacionados aos contratos de participação da Ethereum da OKLink mostram que o montante total apostado na Ethereum ultrapassou 40 milhões de tokens, representando mais de 34% do valor de mercado circulante da Ethereum, com o número de validadores ultrapassando 1,26 milhão. Embora a maioria dos validadores seja atraída pela valorização da Ethereum e recompensas de participação, de qualquer forma, é um fator significativo de alta para a segurança geral da rede Ethereum.
Quantidade de Contratos de Staking do Ethereum (Fonte: OKLink)
Além disso, de acordo com dados do Stakingrewards, como a principal cadeia pública em termos de valor apostado, o Ethereum tem consistentemente visto entradas líquidas de apostas ao longo dos últimos 7 dias, contrastando significativamente com cadeias públicas de classificação inferior. Atualmente, a aposta em Ethereum é evidentemente atraente para investidores.
Visão geral das cinco principais cadeias públicas por valor de mercado de staking (Fonte: stakingrewards)
Claro, o recente aumento no Ethereum staking não pode ser separado do desenvolvimento da faixa de re-staking.
O re-staking foi proposto pela primeira vez pelo fundador da Eigenlayer, com seu núcleo permitindo que o ETH já apostado na cadeia principal do Ethereum seja re-apostado em outros protocolos, permitindo que esses protocolos compartilhem a segurança do Ethereum e assim reduzam seus próprios custos de segurança. Os investidores que participam do re-staking não apenas recebem recompensas por apostar Ethereum, mas também por re-apostar.
Portanto, re-staking cria uma situação de tripla vitória:
Para protocolos que utilizam o re-staking, eles reduzem os custos de segurança, enquanto desfrutam de quase o mesmo nível de segurança como o Ethereum, atraindo um grande número de detentores de ETH para entrar no ecossistema e participar do seu desenvolvimento.
Para os apostadores de ETH, não apenas desfrutam de recompensas de aposta e reaposta, mas também têm grandes expectativas para airdrops.
Além disso, para a cadeia principal do Ethereum, o mecanismo de restaking permite que seus ativos tenham cenários mais capacitadores, estimulando os detentores a bloquear o ETH e trazendo um maior potencial de valorização.
Como resultado, a faixa de re-staking liderada pela Eigenlayer viu um rápido desenvolvimento nos últimos meses e atraiu cada vez mais capital institucional. Tomando a Eigenlayer como exemplo, em menos de dois anos, de maio de 2022 até o presente, ela completou quatro rodadas de financiamento, com a última rodada liderada pela a16z injetando $100 milhões. O financiamento cumulativo total para as quatro rodadas ultrapassou $160 milhões. Como uma faixa emergente, o re-staking de fato entrou em um período de crescimento rápido.
Atualmente, o TVL total da Eigenlayer ultrapassou $11 bilhões, classificando-se em terceiro lugar entre todos os projetos DeFi, atrás apenas do Lido e AAVE. O TVL de projetos relacionados na categoria de restaking de liquidez cresceu significativamente, com uma taxa de crescimento de mais de 10% nos últimos 7 dias.
Crescimento do TVL para projetos relacionados ao rastreamento de restaking de liquidez (Fonte: defillama)
O rápido desenvolvimento de protocolos de re-staking e a antecipação de airdrops no ecossistema estimularam mais detentores de ETH a participar do staking e re-staking de ETH. Isso pode ser visto pelo rápido crescimento da taxa de staking de ETH e do TVL dos protocolos de re-staking. Esses fatores reduzem ainda mais a quantidade de ETH em circulação, proporcionando novo potencial de alta para ETH.
Claro, a atualização Dencun é naturalmente um fator positivo para o Ethereum.
Muitos artigos foram escritos sobre a atualização Dencun antes. Amigos que têm interesse em explorar isso em detalhes podem ler nosso artigo “Que benefícios substanciais trará a lendária atualização Ethereum Dencun?Para a mainnet do Ethereum, a atualização Dencun é uma importante atualização de hardware, que melhora principalmente a escalabilidade, segurança e disponibilidade da mainnet do Ethereum.
É claro, a maior percepção dos usuários é que após o upgrade Dencun do Ethereum, suas taxas de Camada 2 serão reduzidas significativamente. Com base atual, a redução pode chegar a mais de 14 vezes, o que é aproximadamente equivalente ao nível de taxas de gás de cadeias públicas como Solana, e também aumentará significativamente a capacidade de processamento da Camada 2. Isso se deve principalmente ao EIP-4844 no upgrade Dencun, que reduziu significativamente o custo de dados na cadeia principal ETH no protocolo da Camada 2, e promoveu o progresso do plano de fragmentação do Ethereum.
Uma visão geral do crescimento do TVL de cada projeto de Camada 2 na cadeia Ethereum, (Fonte: L2BEAT)
Além disso, outra atualização importante nesta atualização do Dencun é o EIP-4788, que otimiza o problema de troca de informações entre a camada de consenso do Ethereum e a camada de execução. Esta melhoria é boa para a aposta de liquidez e rastreamento de re-aposta, e projetos relacionados com pontes entre cadeias, melhorando sua segurança e eficiência operacional.
Portanto, no geral, a atualização Dencun não apenas reduz significativamente as taxas da Camada 2 e aumenta a capacidade, beneficiando o desenvolvimento da Camada 2 no Ethereum e facilitando a absorção de uma grande quantidade de novo capital na Camada 2 para a construção do ecossistema, mas também fornece um impulso significativo para as trilhas de staking e re-staking de liquidez. O sucesso da atualização Dencun trará outro avanço no ecossistema Ethereum.
Atualmente, a atualização de Londres foi implantada com sucesso em todas as redes de teste do Ethereum (incluindo Georli, Sepolia e Holesky) e está programada para entrar em operação na mainnet em 13 de março deste ano. Com a data de lançamento se aproximando, os preços do Ethereum e projetos relacionados ao ecossistema também refletem em parte as expectativas para a atualização de Dencun.
Desde que a SEC aprovou 10 ETFs de Bitcoin spot em 10 de janeiro deste ano, as pessoas começaram a mudar seu foco para os ETFs de Ethereum spot.
Afinal, a aprovação dos ETFs de Bitcoin spot é um fator altista significativo para o Bitcoin e o ecossistema do Bitcoin, já que a alta a curto prazo no preço do Bitcoin é a melhor prova.
No entanto, o ETF do Ethereum será aprovado conforme o planejado?
Atualmente, sete instituições, incluindo BlackRock, Hashdex, ARK 21Shares e VanEck, solicitaram ETFs spot de Ethereum. Após vários atrasos na aprovação pela SEC, a decisão sobre se aprovar as inscrições para ETFs spot de Ethereum das instituições relevantes será tomada até no máximo maio deste ano (consulte o gráfico abaixo).
Solicitações de ETF de Ethereum spot/futures (Fonte: blockworks)
Claro, a chave para a aprovação dos ETFs de Ethereum spot está na classificação da Ethereum pela SEC como commodity ou como security. A discordância atual decorre do fato de que o mecanismo da Ethereum é significativamente diferente do do Bitcoin. A Ethereum não possui um fornecimento total fixo, e os detentores de Ethereum podem apostá-la para ganhar recompensas.
Isso levou muitos a acreditar que o Ethereum corre o risco de ser classificado como um valor mobiliário.
No entanto, na ação judicial da SEC contra a Ripple em junho do ano passado, a SEC listou 67 tokens como valores mobiliários, mas o ETH não estava entre eles. Além disso, a SEC processou várias exchanges centralizadas (CEXs) por listar tokens classificados como valores mobiliários pela SEC, e o ETH foi excluído. Isso indica que a SEC não designou publicamente e explicitamente o ETH como um valor mobiliário.
Mais importante ainda, no ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA aprovou os futuros de ETFs do Ethereum, o que implica que o ETH é uma mercadoria e não um valor mobiliário. Portanto, a aprovação dos ETFs do Ethereum é provavelmente uma questão de tempo.
A aprovação de futuros ETFs de Ethereum provavelmente trará uma quantidade significativa de capital e recursos para o Ethereum e seu ecossistema, abrindo o cenário de desenvolvimento e o potencial para todo o ecossistema.
Se o ano passado foi um ano com Bitcoin e o ecossistema Bitcoin como foco de toda a indústria de criptomoedas, então o ecossistema Ethereum em 2024, com as expectativas para a atualização Dencun, ETFs spot, deflação contínua e números crescentes de staking, com certeza também terá um impacto significativo.
Se o protagonista desta carga de mercado de touros será a inscrição e infraestrutura do ecossistema Bitcoin ou as trilhas de aposta e re-aposta do ecossistema Ethereum em 2024, ansiamos para ver.