Após experimentar o ciclo de alta e baixa de 2020 a 2023, chegamos à conclusão de que apenas DeFi, como a camada de aplicação no mundo dos negócios da Web3, é a categoria de modelo de negócios realmente estabelecida, enquanto Dex, empréstimos e stablecoins continuam a ser os três pilares do DeFi, com conquistas impressionantes feitas nos últimos anos. Eles permanecem fortes mesmo em um mercado de baixa.
A Mint Ventures escreveu um grande número de relatórios de pesquisa e artigos de análise sobre Dex e stablecoins no passado. Dex inclui muitos projetos ve(3,3) como Curve, Trader Joe, Syncswap, Izumi e Velodrome, enquanto projetos de stablecoin abrangem MakerDao, Frax, Terra, Liquidity, Angle, Celo e outros projetos. Nesta edição dos Clips, vamos nos concentrar na indústria de empréstimos, com um foco particular no Morpho, uma nova força cujos dados comerciais têm crescido rapidamente no último ano.
Neste artigo, o autor irá organizar o negócio existente da Morpho e o serviço de camada base de empréstimo recentemente anunciado, Morpho Blue, e tentar responder às seguintes questões:
O conteúdo do artigo a seguir são opiniões pessoais do autor na época da publicação. Pode haver erros e tendências nas informações e opiniões. Destina-se apenas a discussão. Também aguardamos correções de outros colegas de pesquisa de investimentos.
O empréstimo descentralizado sempre esteve na vanguarda em termos de capacidade de capital, com seu TVL agora superando o do Dex, tornando-se a principal opção para alocação de capital no campo Defi.
Origem: https://defillama.com/categories
O empréstimo descentralizado é também uma categoria comercial rara no campo da Web3 que alcançou o “PMF” (ajuste da procura do produto). Embora na onda de verão DeFi de 2020-2021, muitos projetos também tenham fornecido subsídios de tokens elevados para atividades de empréstimo, tais práticas diminuíram significativamente após vivenciarem o mercado em baixa.
Como mostrado na figura abaixo, a receita do protocolo da Aave, a vanguarda no campo de empréstimos, começou a exceder os saques de incentivo de seus tokens em dezembro de 2022 e, até agora, superou em muito os saques de incentivo dos tokens (em setembro, a receita do protocolo foi de US$1,6 milhões e o saque de incentivo do Token Aave foi de US$230.000). Além disso, os incentivos do token da Aave são principalmente usados para incentivar os detentores de tokens a apostar na Aave para garantir o reembolso quando ocorrem dívidas ruins no protocolo e a compensação do tesouro fica curta, em vez de estimular o comportamento de depósito e empréstimo dos usuários. Portanto, a prática atual de depósito e empréstimo da Aave é completamente “orgânica” e não uma estrutura de Ponzi apoiada pela mineração de liquidez.
Receitas mensais do protocolo da Aave vs. Incentivos mensais reivindicados do token
Origem: https://tokenterminal.com/
Além disso, Vênus, o principal protocolo de empréstimo na BNBchain, também realizou uma operação sólida com receitas de protocolo superiores aos incentivos de token reivindicados após 23 de março, e atualmente basicamente não subsidia mais depósitos e atividades de empréstimo.
Receitas mensais do protocolo Venus vs. Incentivos mensais do token reclamado
Origem: https://tokenterminal.com/
No entanto, a oferta e procura de muitos protocolos de empréstimo ainda são suportados por elevados subsídios em token, e o valor do subsídio do protocolo para o comportamento de empréstimo é muito superior ao rendimento que se pode obter com ele.
Por exemplo, o Compound V3 ainda fornece subsídios de tokens Comp para atividades de depósito e empréstimo.
Quase metade da APR do USDC na rede principal Ethereum do Compound V3 é suportada por subsídios de tokens
Origem: https://app.compound.finance/markets/weth-mainnet
84% do APR para USDC na rede principal Compound V3 Base é suportado por subsídios de tokens
Fonte: https://app.compound.finance/markets/weth-basemainnet
Se o Compound mantiver a sua quota de mercado através de subsídios elevados em tokens, então outro protocolo, Radiant, é uma estrutura pura de Ponzi.
Explorando a página do mercado de empréstimos do Radiant, podemos ver dois fenômenos incomuns:
Origem: https://app.radiant.capital/
Em primeiro lugar, o APY de empréstimo da Radiant é significativamente mais alto do que o APY de mercado. O APY diário da stablecoin no mercado monetário mainstream geralmente ronda os 3-5%, enquanto o da Radiant chega a atingir os 14-15%. A APR para outros ativos é 8-10 vezes mais alta do que no mercado monetário mainstream.
O segundo é que o Radiant promove principalmente "empréstimos em loop" na interface do produto, o que incentiva os utilizadores a utilizar um único ativo como garantia de depósito, participando assim num ciclo contínuo de depósito e empréstimo. Esta estratégia visa principalmente aumentar os seus "depósitos totais e empréstimos" através de empréstimos em loop, maximizando assim os incentivos de mineração gerados pela plataforma Radiant. Em essência, a parte do projeto Radiant está a vender a token do projeto RDNT aos utilizadores disfarçadamente através da cobrança de taxas de empréstimo aos utilizadores.
Mas o problema é que a fonte das taxas de manuseio da Radiante - ou seja, o comportamento de empréstimo dos usuários - não vem de necessidades reais de empréstimo orgânico, mas para obter tokens RNDT, o que constitui uma estrutura econômica Ponzi autoalimentada. Neste processo, não existem verdadeiros "consumidores financeiros" na plataforma de empréstimos. O empréstimo em looping não é um modelo de empréstimo saudável, porque os depositantes e mutuários do mesmo ativo são os próprios usuários, e os dividendos RDNT também vêm economicamente dos próprios usuários. O único gerador de lucro sem risco é o projeto de plataforma que extrai lucros das taxas de manuseio, com uma cobrança de 15% da receita de juros. Embora, ao introduzir o mecanismo de staking dLP da RDNT, o projeto tenha atrasado a pressão espiral de morte de curto prazo causada pelo declínio dos tokens RDNT, a longo prazo, a espiral da morte acabará surgindo, a menos que a Radiant possa gradualmente mudar seus negócios de Ponzi para um modelo de negócios normal no futuro.
Mas, em geral, os principais projetos no mercado de empréstimos descentralizados, exemplificados pela Aave, estão lentamente a livrar-se da sua dependência de subsídios elevados para sustentar o rendimento operacional e a regressar a um modelo de negócio sólido.
A figura abaixo mostra as mudanças no volume de empréstimos ativos no mercado de empréstimos web3 de maio de 2019 a outubro de 2023, desde os primeiros poucos milhares de dólares americanos até o pico de 22,5 bilhões de dólares americanos em novembro de 2021 e, em seguida, para 3,8 bilhões de dólares americanos durante o período mais baixo em novembro de 2022. E agora é de 5 bilhões de dólares americanos. O volume de negócios do mercado de empréstimos está se recuperando lentamente de seu ponto mais baixo, mostrando adaptabilidade nos negócios e notável resiliência no mercado de baixa.
Origem: https://tokenterminal.com/terminal/markets/lending
Origem: https://tokenterminal.com/terminal/markets/lending
Em comparação, a Dex passou por mudanças ainda mais dramáticas na quota de mercado. Após o seu lançamento, o principal projeto Uniswap ocupou rapidamente quase 90% do volume de negociação, e depois a sua quota de mercado caiu para 37% devido ao rápido crescimento do Sushiswap, Curve e Pancakeswap. No entanto, agora sobe para cerca de 55%. Além disso, o número total de projetos na avenida Dex é muito maior do que na avenida de empréstimos.
Fonte: https://tokenterminal.com/terminal/markets/lending
Os pontos competitivos dos principais protocolos de empréstimos podem ser resumidos aproximadamente como o poder da marca em segurança, que especificamente pode ser dividido nos seguintes dois pontos:
Globalmente, caracterizado por uma quota de mercado relativamente concentrada, o mercado de empréstimos demonstrou uma procura orgânica comprovada e um modelo de negócio sólido.
O que foi lançado no Morpho é um protocolo de empréstimo peer-to-peer (ou otimizador de taxa de juros) construído em cima do Aave e do Compound. Ele serve como um meio para resolver o problema de ineficiência em protocolos de empréstimo de pool-para-peer como o Aave, onde frequentemente há uma falta de correspondência entre os fundos totais depositados e os fundos totais emprestados.
Tem uma proposta de valor simples e clara: fornecer taxas de juro melhores tanto para os mutuários como para os credores, o que significa retornos de depósito mais elevados e taxas de empréstimo mais baixas.
A razão pela qual o modelo de pool peer-to-peer da Aave e da Compound tem uma baixa utilização de fundos é porque o seu mecanismo determina o tamanho total dos fundos depositados (pool), que é sempre maior do que o tamanho total dos fundos emprestados (pontos). Na maioria dos casos, o mercado monetário USDT detém 1 bilhão de depósitos totais, mas apenas 600 milhões de USDT são emprestados.
Para os depositantes, uma vez que os 400 milhões de fundos não emprestados também fazem parte dos juros gerados pelos 600 milhões emprestado, os juros atribuídos a cada utilizador tornam-se inferiores; Para os mutuários, embora apenas uma parte da reserva de capital tenha sido contraída por empréstimo, devem ser pagos juros à totalidade da reserva de capital. Posteriormente, cada pessoa tem mais interesse. Este é o problema causado pelo desfasamento entre depósitos e fundos emprestados.
Vamos pegar o módulo otimizador de taxa de juros no Aave V2, que atualmente tem o maior volume de negócios de depósitos da Morpho, como exemplo para ver como o serviço de otimização de taxa de juros da Morpho resolve este problema.
*Nota: É determinado pelos parâmetros da Morpho, que são controlados pela governança da comunidade, se a APY P2P de 4,46% no exemplo está mais próxima do limite inferior (APY de depósito) ou do limite superior (APY de empréstimo) do protocolo subjacente.
Origem: https://aavev2.morpho.org/?network=mainnet
A explicação acima diz-nos que a essência do negócio da Morpho é usar Aave e Compound como um pool de reserva de capital para fornecer serviços de otimização de taxa de juros para usuários de depósito e empréstimo, através de correspondência.
A originalidade deste design está no facto de, através da composição do mundo DeFi, o Morpho atrair os fundos dos utilizadores de forma descomplicada. Para os utilizadores, a atração é:
TA pode obter a mesma taxa de juros financeiros que Aave e Compound no Morpho no pior caso, e quando ocorre a correspondência, seus benefícios/custos serão muito otimizados.
Os produtos da Morpho são principalmente construídos com base no Aave e no Compound, e seguem completamente os mesmos parâmetros de risco. Com seus fundos também sendo alocados no Aave e no Compound, herda em grande medida a reputação da marca dos dois protocolos antigos.
Com este design engenhoso e clara proposta de valor, a Morpho atingiu quase US$1 bilhão em depósitos pouco mais de um ano após o seu lançamento, ocupando o segundo lugar apenas atrás da Aave e da Compound nos dados.
O gráfico abaixo mostra as tendências de negócios dos depósitos totais da Morpho (linha azul), empréstimos totais (linha castanha clara) e montantes correspondentes (linha castanha escura).
Fonte: https://analytics.morpho.org/
Globalmente, a escala de negócios da Morfina continua a crescer, com a taxa de correspondência de depósitos a atingir 33,4% e a taxa de correspondência de empréstimos a atingir 63,9%. O número é bastante impressionante.
Origem: documentação oficial
O número total de tokens de Morpho é de 1 bilhão, dos quais 51% vão para a comunidade, 19% são vendidos para investidores, o fundador e a empresa de desenvolvimento por trás dele, Morpho Labs, e a agência operadora Morpho Association possuem 24%, e o restante vai para consultores e contribuidores.
Curiosamente, embora os tokens Morpho tenham sido emitidos e utilizados em decisões de voto e incentivos a projetos, encontram-se num estado não transferível. Portanto, não têm um preço de mercado secundário. Os utilizadores e investidores que recebem tokens podem participar na governança por voto, mas não os podem vender.
Ao contrário de projetos como Curve, cuja produção futura e incentivos de tokens são determinados por código rígido, os incentivos de tokens da Morpho são mais dinâmicos e flexíveis, determinados em lotes, trimestralmente ou mensalmente, permitindo que a equipe de governança ajuste o nível de incentivo e estratégias em resposta às mudanças de mercado.
O autor acredita que esta é uma abordagem mais pragmática e pode tornar-se o modelo predominante de distribuição de incentivos de tokens nos negócios Web3 no futuro.
Em relação aos objetos comportamentais de incentivos, o Morpho incentiva simultaneamente os comportamentos de depósito e empréstimo. No entanto, os tokens Morpho atualmente alocados para incentivos não são grandes. No último ano ou algo assim, apenas 30,8 milhões de tokens foram distribuídos, representando 3,08% do total. Além disso, julgando pelo período de incentivo e pela distribuição de tokens correspondente na figura abaixo, os gastos oficiais com tokens em incentivos estão diminuindo rapidamente, e a redução nos gastos não impediu o crescimento dos negócios do Morpho.
Este é um sinal positivo de que o PMF da Morpho é relativamente suficiente e as necessidades dos utilizadores estão a tornar-se cada vez mais orgânicas. A quota da comunidade de tokens é de 51%, e atualmente resta quase 48%, o que deixa um espaço orçamental amplo para incentivos comerciais em novas secções no futuro.
No entanto, a Morpho ainda não cobra pelo serviço.
A equipa principal da Morpho é proveniente de França, com a maioria dos membros sediados em Paris. Os membros principais da equipa têm os seus nomes verdadeiros. Os três fundadores são todos da área das telecomunicações e informática, e têm experiência em empreendedorismo e desenvolvimento blockchain.
A Morpho lançou dois rounds de financiamento no total, nomeadamente uma ronda semente de $1.3 milhões em outubro de 2021 e uma ronda Série A de $18 milhões em julho de 2022 liderada pela A16z, Nascent e Variant.
Origem: site oficial
Se o montante de financiamento acima corresponder à quota de investidores oficialmente divulgada de 19%, então a avaliação abrangente do projeto correspondente é de aproximadamente US$100 milhões.
Em termos simples, o Morpho Blue é uma camada de base de empréstimo sem permissão. Comparado com Aave e Compound, o Morpho Blue abre mais possibilidades de empréstimo para os utilizadores, permitindo que qualquer pessoa construa um mercado de empréstimo com base nele. As dimensões disponíveis para os construtores escolherem incluem:
Que valor trará o Morpho Blue?
De acordo com a documentação oficial, as características do Morpho Blue podem ser resumidas da seguinte forma:
Morpho Blue adota um conceito de produto semelhante ao Uni V4, ou seja, ele apenas constrói a camada básica de um grande tipo de serviços financeiros e abre os módulos acima da camada básica para permitir que pessoas diferentes acessem e forneçam serviços.
Existe uma diferença em relação ao Aave. Embora os depósitos e empréstimos de fundos do Aave sejam sem permissão, são formulados e geridos pela Aave DAO e pelos vários prestadores de serviços por trás da DAO, como Gaunlet e Chaos, que monitorizam e gerem mais de 600 parâmetros de risco diariamente, relativamente a que tipo de ativos podem ser depositados e emprestados no Aave, as regras de controlo de risco conservadoras ou agressivas, que oráculo deve ser usado e quais são as taxas de juro e parâmetros de liquidação.
Morpho Blue é como um sistema operacional de empréstimos aberto. Qualquer pessoa pode construir uma carteira de empréstimos que considera otimizada no Morpho Blue, assim como no Aave. Além disso, instituições profissionais de gestão de riscos como Gaunlet e Chaos também podem ir ao Morpho Blue procurar parceiros no mercado para vender seus serviços de gestão de riscos e obter taxas correspondentes.
Na opinião do autor, a proposta de valor central do Morpho Blue não é ser confiável, eficiente e flexível, mas sim fornecer um mercado livre para empréstimos, que facilita a colaboração dos participantes em todos os aspectos do mercado de empréstimos e oferece aos clientes em todos os aspectos serviços mais ricos para escolher.
talvez.
Tendo acumulado algumas vantagens ao longo do último ano ou mais, o Morpho diferencia-se de muitos desafiantes anteriores do Aave:
Claro, isso não significa necessariamente que o Aave estará definitivamente em desvantagem em competições futuras, porque a maioria dos utilizadores pode não ter a capacidade e a vontade de escolher serviços de muitas soluções de empréstimo. Atualmente, os produtos de empréstimo gerados pela Aave DAO sob o modelo de gestão unificado ainda podem ser os mais populares no final.
Em segundo lugar, o Otimizador de Taxa de Juros da Morpho herda em grande parte as credenciais de segurança da Aave e da Compound, o que tranquiliza mais fundos. Mas o Morpho Blue é um produto completamente novo com um código separado, portanto, as baleias devem ser cautelosas antes de investir com confiança. Afinal, os incidentes de roubo em mercados de empréstimos não licenciados como o Euler ainda estão presentes em nossa mente.
Além disso, o Aave é totalmente capaz de construir um conjunto de funções semelhantes ao otimizador de taxas de juros da Morpho em soluções existentes para atender às necessidades dos usuários, a fim de melhorar a eficiência de correspondência de fundos e potencialmente eliminar a Morpho do mercado de empréstimos P2P. Embora isso pareça improvável no momento, porque a Aave também concedeu subsídios à NillaConnect, um produto de empréstimo P2P semelhante à Morpho, em julho deste ano, em vez de fazê-lo por si próprio.
Finalmente, o modelo de negócio de empréstimos adotado pelo Morpho Blue é fundamentalmente o mesmo que a solução existente da Aave. Aave também é capaz de observar e imitar o excelente modelo de empréstimos do Morpho Blue.
No entanto, em qualquer caso, após o lançamento do Morpho Blue, irá fornecer um campo de testes de empréstimos mais aberto, facilitando a participação inclusiva e a combinação em todo o processo de empréstimo. Estes novos grupos de empréstimos conectados emergirão com soluções que podem desafiar a Aave?
Vamos ver o que acontece.
Após experimentar o ciclo de alta e baixa de 2020 a 2023, chegamos à conclusão de que apenas DeFi, como a camada de aplicação no mundo dos negócios da Web3, é a categoria de modelo de negócios realmente estabelecida, enquanto Dex, empréstimos e stablecoins continuam a ser os três pilares do DeFi, com conquistas impressionantes feitas nos últimos anos. Eles permanecem fortes mesmo em um mercado de baixa.
A Mint Ventures escreveu um grande número de relatórios de pesquisa e artigos de análise sobre Dex e stablecoins no passado. Dex inclui muitos projetos ve(3,3) como Curve, Trader Joe, Syncswap, Izumi e Velodrome, enquanto projetos de stablecoin abrangem MakerDao, Frax, Terra, Liquidity, Angle, Celo e outros projetos. Nesta edição dos Clips, vamos nos concentrar na indústria de empréstimos, com um foco particular no Morpho, uma nova força cujos dados comerciais têm crescido rapidamente no último ano.
Neste artigo, o autor irá organizar o negócio existente da Morpho e o serviço de camada base de empréstimo recentemente anunciado, Morpho Blue, e tentar responder às seguintes questões:
O conteúdo do artigo a seguir são opiniões pessoais do autor na época da publicação. Pode haver erros e tendências nas informações e opiniões. Destina-se apenas a discussão. Também aguardamos correções de outros colegas de pesquisa de investimentos.
O empréstimo descentralizado sempre esteve na vanguarda em termos de capacidade de capital, com seu TVL agora superando o do Dex, tornando-se a principal opção para alocação de capital no campo Defi.
Origem: https://defillama.com/categories
O empréstimo descentralizado é também uma categoria comercial rara no campo da Web3 que alcançou o “PMF” (ajuste da procura do produto). Embora na onda de verão DeFi de 2020-2021, muitos projetos também tenham fornecido subsídios de tokens elevados para atividades de empréstimo, tais práticas diminuíram significativamente após vivenciarem o mercado em baixa.
Como mostrado na figura abaixo, a receita do protocolo da Aave, a vanguarda no campo de empréstimos, começou a exceder os saques de incentivo de seus tokens em dezembro de 2022 e, até agora, superou em muito os saques de incentivo dos tokens (em setembro, a receita do protocolo foi de US$1,6 milhões e o saque de incentivo do Token Aave foi de US$230.000). Além disso, os incentivos do token da Aave são principalmente usados para incentivar os detentores de tokens a apostar na Aave para garantir o reembolso quando ocorrem dívidas ruins no protocolo e a compensação do tesouro fica curta, em vez de estimular o comportamento de depósito e empréstimo dos usuários. Portanto, a prática atual de depósito e empréstimo da Aave é completamente “orgânica” e não uma estrutura de Ponzi apoiada pela mineração de liquidez.
Receitas mensais do protocolo da Aave vs. Incentivos mensais reivindicados do token
Origem: https://tokenterminal.com/
Além disso, Vênus, o principal protocolo de empréstimo na BNBchain, também realizou uma operação sólida com receitas de protocolo superiores aos incentivos de token reivindicados após 23 de março, e atualmente basicamente não subsidia mais depósitos e atividades de empréstimo.
Receitas mensais do protocolo Venus vs. Incentivos mensais do token reclamado
Origem: https://tokenterminal.com/
No entanto, a oferta e procura de muitos protocolos de empréstimo ainda são suportados por elevados subsídios em token, e o valor do subsídio do protocolo para o comportamento de empréstimo é muito superior ao rendimento que se pode obter com ele.
Por exemplo, o Compound V3 ainda fornece subsídios de tokens Comp para atividades de depósito e empréstimo.
Quase metade da APR do USDC na rede principal Ethereum do Compound V3 é suportada por subsídios de tokens
Origem: https://app.compound.finance/markets/weth-mainnet
84% do APR para USDC na rede principal Compound V3 Base é suportado por subsídios de tokens
Fonte: https://app.compound.finance/markets/weth-basemainnet
Se o Compound mantiver a sua quota de mercado através de subsídios elevados em tokens, então outro protocolo, Radiant, é uma estrutura pura de Ponzi.
Explorando a página do mercado de empréstimos do Radiant, podemos ver dois fenômenos incomuns:
Origem: https://app.radiant.capital/
Em primeiro lugar, o APY de empréstimo da Radiant é significativamente mais alto do que o APY de mercado. O APY diário da stablecoin no mercado monetário mainstream geralmente ronda os 3-5%, enquanto o da Radiant chega a atingir os 14-15%. A APR para outros ativos é 8-10 vezes mais alta do que no mercado monetário mainstream.
O segundo é que o Radiant promove principalmente "empréstimos em loop" na interface do produto, o que incentiva os utilizadores a utilizar um único ativo como garantia de depósito, participando assim num ciclo contínuo de depósito e empréstimo. Esta estratégia visa principalmente aumentar os seus "depósitos totais e empréstimos" através de empréstimos em loop, maximizando assim os incentivos de mineração gerados pela plataforma Radiant. Em essência, a parte do projeto Radiant está a vender a token do projeto RDNT aos utilizadores disfarçadamente através da cobrança de taxas de empréstimo aos utilizadores.
Mas o problema é que a fonte das taxas de manuseio da Radiante - ou seja, o comportamento de empréstimo dos usuários - não vem de necessidades reais de empréstimo orgânico, mas para obter tokens RNDT, o que constitui uma estrutura econômica Ponzi autoalimentada. Neste processo, não existem verdadeiros "consumidores financeiros" na plataforma de empréstimos. O empréstimo em looping não é um modelo de empréstimo saudável, porque os depositantes e mutuários do mesmo ativo são os próprios usuários, e os dividendos RDNT também vêm economicamente dos próprios usuários. O único gerador de lucro sem risco é o projeto de plataforma que extrai lucros das taxas de manuseio, com uma cobrança de 15% da receita de juros. Embora, ao introduzir o mecanismo de staking dLP da RDNT, o projeto tenha atrasado a pressão espiral de morte de curto prazo causada pelo declínio dos tokens RDNT, a longo prazo, a espiral da morte acabará surgindo, a menos que a Radiant possa gradualmente mudar seus negócios de Ponzi para um modelo de negócios normal no futuro.
Mas, em geral, os principais projetos no mercado de empréstimos descentralizados, exemplificados pela Aave, estão lentamente a livrar-se da sua dependência de subsídios elevados para sustentar o rendimento operacional e a regressar a um modelo de negócio sólido.
A figura abaixo mostra as mudanças no volume de empréstimos ativos no mercado de empréstimos web3 de maio de 2019 a outubro de 2023, desde os primeiros poucos milhares de dólares americanos até o pico de 22,5 bilhões de dólares americanos em novembro de 2021 e, em seguida, para 3,8 bilhões de dólares americanos durante o período mais baixo em novembro de 2022. E agora é de 5 bilhões de dólares americanos. O volume de negócios do mercado de empréstimos está se recuperando lentamente de seu ponto mais baixo, mostrando adaptabilidade nos negócios e notável resiliência no mercado de baixa.
Origem: https://tokenterminal.com/terminal/markets/lending
Origem: https://tokenterminal.com/terminal/markets/lending
Em comparação, a Dex passou por mudanças ainda mais dramáticas na quota de mercado. Após o seu lançamento, o principal projeto Uniswap ocupou rapidamente quase 90% do volume de negociação, e depois a sua quota de mercado caiu para 37% devido ao rápido crescimento do Sushiswap, Curve e Pancakeswap. No entanto, agora sobe para cerca de 55%. Além disso, o número total de projetos na avenida Dex é muito maior do que na avenida de empréstimos.
Fonte: https://tokenterminal.com/terminal/markets/lending
Os pontos competitivos dos principais protocolos de empréstimos podem ser resumidos aproximadamente como o poder da marca em segurança, que especificamente pode ser dividido nos seguintes dois pontos:
Globalmente, caracterizado por uma quota de mercado relativamente concentrada, o mercado de empréstimos demonstrou uma procura orgânica comprovada e um modelo de negócio sólido.
O que foi lançado no Morpho é um protocolo de empréstimo peer-to-peer (ou otimizador de taxa de juros) construído em cima do Aave e do Compound. Ele serve como um meio para resolver o problema de ineficiência em protocolos de empréstimo de pool-para-peer como o Aave, onde frequentemente há uma falta de correspondência entre os fundos totais depositados e os fundos totais emprestados.
Tem uma proposta de valor simples e clara: fornecer taxas de juro melhores tanto para os mutuários como para os credores, o que significa retornos de depósito mais elevados e taxas de empréstimo mais baixas.
A razão pela qual o modelo de pool peer-to-peer da Aave e da Compound tem uma baixa utilização de fundos é porque o seu mecanismo determina o tamanho total dos fundos depositados (pool), que é sempre maior do que o tamanho total dos fundos emprestados (pontos). Na maioria dos casos, o mercado monetário USDT detém 1 bilhão de depósitos totais, mas apenas 600 milhões de USDT são emprestados.
Para os depositantes, uma vez que os 400 milhões de fundos não emprestados também fazem parte dos juros gerados pelos 600 milhões emprestado, os juros atribuídos a cada utilizador tornam-se inferiores; Para os mutuários, embora apenas uma parte da reserva de capital tenha sido contraída por empréstimo, devem ser pagos juros à totalidade da reserva de capital. Posteriormente, cada pessoa tem mais interesse. Este é o problema causado pelo desfasamento entre depósitos e fundos emprestados.
Vamos pegar o módulo otimizador de taxa de juros no Aave V2, que atualmente tem o maior volume de negócios de depósitos da Morpho, como exemplo para ver como o serviço de otimização de taxa de juros da Morpho resolve este problema.
*Nota: É determinado pelos parâmetros da Morpho, que são controlados pela governança da comunidade, se a APY P2P de 4,46% no exemplo está mais próxima do limite inferior (APY de depósito) ou do limite superior (APY de empréstimo) do protocolo subjacente.
Origem: https://aavev2.morpho.org/?network=mainnet
A explicação acima diz-nos que a essência do negócio da Morpho é usar Aave e Compound como um pool de reserva de capital para fornecer serviços de otimização de taxa de juros para usuários de depósito e empréstimo, através de correspondência.
A originalidade deste design está no facto de, através da composição do mundo DeFi, o Morpho atrair os fundos dos utilizadores de forma descomplicada. Para os utilizadores, a atração é:
TA pode obter a mesma taxa de juros financeiros que Aave e Compound no Morpho no pior caso, e quando ocorre a correspondência, seus benefícios/custos serão muito otimizados.
Os produtos da Morpho são principalmente construídos com base no Aave e no Compound, e seguem completamente os mesmos parâmetros de risco. Com seus fundos também sendo alocados no Aave e no Compound, herda em grande medida a reputação da marca dos dois protocolos antigos.
Com este design engenhoso e clara proposta de valor, a Morpho atingiu quase US$1 bilhão em depósitos pouco mais de um ano após o seu lançamento, ocupando o segundo lugar apenas atrás da Aave e da Compound nos dados.
O gráfico abaixo mostra as tendências de negócios dos depósitos totais da Morpho (linha azul), empréstimos totais (linha castanha clara) e montantes correspondentes (linha castanha escura).
Fonte: https://analytics.morpho.org/
Globalmente, a escala de negócios da Morfina continua a crescer, com a taxa de correspondência de depósitos a atingir 33,4% e a taxa de correspondência de empréstimos a atingir 63,9%. O número é bastante impressionante.
Origem: documentação oficial
O número total de tokens de Morpho é de 1 bilhão, dos quais 51% vão para a comunidade, 19% são vendidos para investidores, o fundador e a empresa de desenvolvimento por trás dele, Morpho Labs, e a agência operadora Morpho Association possuem 24%, e o restante vai para consultores e contribuidores.
Curiosamente, embora os tokens Morpho tenham sido emitidos e utilizados em decisões de voto e incentivos a projetos, encontram-se num estado não transferível. Portanto, não têm um preço de mercado secundário. Os utilizadores e investidores que recebem tokens podem participar na governança por voto, mas não os podem vender.
Ao contrário de projetos como Curve, cuja produção futura e incentivos de tokens são determinados por código rígido, os incentivos de tokens da Morpho são mais dinâmicos e flexíveis, determinados em lotes, trimestralmente ou mensalmente, permitindo que a equipe de governança ajuste o nível de incentivo e estratégias em resposta às mudanças de mercado.
O autor acredita que esta é uma abordagem mais pragmática e pode tornar-se o modelo predominante de distribuição de incentivos de tokens nos negócios Web3 no futuro.
Em relação aos objetos comportamentais de incentivos, o Morpho incentiva simultaneamente os comportamentos de depósito e empréstimo. No entanto, os tokens Morpho atualmente alocados para incentivos não são grandes. No último ano ou algo assim, apenas 30,8 milhões de tokens foram distribuídos, representando 3,08% do total. Além disso, julgando pelo período de incentivo e pela distribuição de tokens correspondente na figura abaixo, os gastos oficiais com tokens em incentivos estão diminuindo rapidamente, e a redução nos gastos não impediu o crescimento dos negócios do Morpho.
Este é um sinal positivo de que o PMF da Morpho é relativamente suficiente e as necessidades dos utilizadores estão a tornar-se cada vez mais orgânicas. A quota da comunidade de tokens é de 51%, e atualmente resta quase 48%, o que deixa um espaço orçamental amplo para incentivos comerciais em novas secções no futuro.
No entanto, a Morpho ainda não cobra pelo serviço.
A equipa principal da Morpho é proveniente de França, com a maioria dos membros sediados em Paris. Os membros principais da equipa têm os seus nomes verdadeiros. Os três fundadores são todos da área das telecomunicações e informática, e têm experiência em empreendedorismo e desenvolvimento blockchain.
A Morpho lançou dois rounds de financiamento no total, nomeadamente uma ronda semente de $1.3 milhões em outubro de 2021 e uma ronda Série A de $18 milhões em julho de 2022 liderada pela A16z, Nascent e Variant.
Origem: site oficial
Se o montante de financiamento acima corresponder à quota de investidores oficialmente divulgada de 19%, então a avaliação abrangente do projeto correspondente é de aproximadamente US$100 milhões.
Em termos simples, o Morpho Blue é uma camada de base de empréstimo sem permissão. Comparado com Aave e Compound, o Morpho Blue abre mais possibilidades de empréstimo para os utilizadores, permitindo que qualquer pessoa construa um mercado de empréstimo com base nele. As dimensões disponíveis para os construtores escolherem incluem:
Que valor trará o Morpho Blue?
De acordo com a documentação oficial, as características do Morpho Blue podem ser resumidas da seguinte forma:
Morpho Blue adota um conceito de produto semelhante ao Uni V4, ou seja, ele apenas constrói a camada básica de um grande tipo de serviços financeiros e abre os módulos acima da camada básica para permitir que pessoas diferentes acessem e forneçam serviços.
Existe uma diferença em relação ao Aave. Embora os depósitos e empréstimos de fundos do Aave sejam sem permissão, são formulados e geridos pela Aave DAO e pelos vários prestadores de serviços por trás da DAO, como Gaunlet e Chaos, que monitorizam e gerem mais de 600 parâmetros de risco diariamente, relativamente a que tipo de ativos podem ser depositados e emprestados no Aave, as regras de controlo de risco conservadoras ou agressivas, que oráculo deve ser usado e quais são as taxas de juro e parâmetros de liquidação.
Morpho Blue é como um sistema operacional de empréstimos aberto. Qualquer pessoa pode construir uma carteira de empréstimos que considera otimizada no Morpho Blue, assim como no Aave. Além disso, instituições profissionais de gestão de riscos como Gaunlet e Chaos também podem ir ao Morpho Blue procurar parceiros no mercado para vender seus serviços de gestão de riscos e obter taxas correspondentes.
Na opinião do autor, a proposta de valor central do Morpho Blue não é ser confiável, eficiente e flexível, mas sim fornecer um mercado livre para empréstimos, que facilita a colaboração dos participantes em todos os aspectos do mercado de empréstimos e oferece aos clientes em todos os aspectos serviços mais ricos para escolher.
talvez.
Tendo acumulado algumas vantagens ao longo do último ano ou mais, o Morpho diferencia-se de muitos desafiantes anteriores do Aave:
Claro, isso não significa necessariamente que o Aave estará definitivamente em desvantagem em competições futuras, porque a maioria dos utilizadores pode não ter a capacidade e a vontade de escolher serviços de muitas soluções de empréstimo. Atualmente, os produtos de empréstimo gerados pela Aave DAO sob o modelo de gestão unificado ainda podem ser os mais populares no final.
Em segundo lugar, o Otimizador de Taxa de Juros da Morpho herda em grande parte as credenciais de segurança da Aave e da Compound, o que tranquiliza mais fundos. Mas o Morpho Blue é um produto completamente novo com um código separado, portanto, as baleias devem ser cautelosas antes de investir com confiança. Afinal, os incidentes de roubo em mercados de empréstimos não licenciados como o Euler ainda estão presentes em nossa mente.
Além disso, o Aave é totalmente capaz de construir um conjunto de funções semelhantes ao otimizador de taxas de juros da Morpho em soluções existentes para atender às necessidades dos usuários, a fim de melhorar a eficiência de correspondência de fundos e potencialmente eliminar a Morpho do mercado de empréstimos P2P. Embora isso pareça improvável no momento, porque a Aave também concedeu subsídios à NillaConnect, um produto de empréstimo P2P semelhante à Morpho, em julho deste ano, em vez de fazê-lo por si próprio.
Finalmente, o modelo de negócio de empréstimos adotado pelo Morpho Blue é fundamentalmente o mesmo que a solução existente da Aave. Aave também é capaz de observar e imitar o excelente modelo de empréstimos do Morpho Blue.
No entanto, em qualquer caso, após o lançamento do Morpho Blue, irá fornecer um campo de testes de empréstimos mais aberto, facilitando a participação inclusiva e a combinação em todo o processo de empréstimo. Estes novos grupos de empréstimos conectados emergirão com soluções que podem desafiar a Aave?
Vamos ver o que acontece.