Qual é o Protocolo Mento?

Intermediário12/3/2024, 8:58:28 AM
O Protocolo Mento é uma plataforma descentralizada na blockchain Celo que permite a criação, gestão e troca de stablecoins de várias moedas.

Desenvolvido pela Mento Labs, o Protocolo Mento aproveita a tecnologia Web3 para criar uma alternativa mais transparente e descentralizada às stablecoins convencionais como USDT, DAI e USDC, que muitas vezes são atreladas ao dólar americano. Ao oferecer ativos estáveis multimoedas não limitados ao USD, o Protocolo Mento visa construir um cenário financeiro mais equitativo e justo, especialmente para mercados emergentes que precisam de acesso a moedas digitais estáveis sem depender do USD para que cidadãos não americanos possam proteger suas economias contra a depreciação da moeda local.

Qual é o Protocolo Mento?

Mento é um protocolo EVM transparente e descentralizado na blockchain Celo que permite aos utilizadores construir, operar e lançar moedas estáveis que seguem o valor da moeda fiduciária, como stablecoins. Mento tem como objetivo impulsionar a adoção de moeda digital em ativos do mundo real. Mento está atualmente ativo na blockchain Celo, suportando várias stablecoins, incluindo o Celo Dollar (cUSD), Euro (cEUR), Real Brasileiro (cReal), Franco CFA (eXOF), Celo Kenyan Shilling (cKES) e Puso (PUSO). Todos os ativos Mento são totalmente colateralizados com uma carteira diversificada de ativos cripto exógenos.

Antecedentes do Protocolo Mento

O Protocolo Mento é um produto da Mento Lab, fundada em 2022 na Alemanha. O protocolo aborda a necessidade de ferramentas financeiras estáveis e acessíveis. Como serviço privado, a Mento Lab levanta $10 milhões em financiamento de investidores e empreendimentos notáveis, como Hashkey Capital, Richard Parsons, Verda Ventures, w3.fund e Flori Ventures. Esses líderes trazem experiência em blockchain, finanças e tecnologia. Aqui está a estrutura de liderança na Mento Labs:

  • Markus Franke: Co-Fundador, Diretor Executivo e Diretor Gerente.
  • Bogdan Dumitru: Co-Fundador, Diretor Executivo & Diretor de Tecnologia.
  • Roman Croessmann: Co-Fundador, Diretor de Pesquisa Chefe & Diretor Executivo.
  • Max Jahn e Luuk Weber: Consultor.

Conceitos Principais do Protocolo Mento

O Protocolo Mento gira em torno de vários conceitos centrais que suportam a sua funcionalidade como uma plataforma descentralizada para ativos estáveis. Estes conceitos são:

Estabilidade

Mento permite aos usuários criar stablecoins ancoradas em moeda fiduciária, mercadorias ou outros preços de referência. Para tornar as stablecoins estáveis, o Mento fornece um mecanismo de estabilidade para que os usuários possam ajustar o fornecimento de ativos estáveis em resposta às mudanças na demanda, permitindo que os usuários usem ou troquem ativos criptográficos de reserva. Esse mecanismo permite que os usuários aumentem o fornecimento enviando uma unidade de referência no valor de um ativo de reserva para a reserva e recebendo um ativo estável em troca.


Mecanismo de troca para manter os ativos estáveis

Reserva

A Mento Reserve é uma carteira de ativos criptográficos que suportam o protocolo Mento. Esta reserva de mento ajuda os utilizadores a manterem os ativos digitais estáveis ao utilizá-la. A seleção de ativos de reserva é feita pela governança do Celo. Os ativos de reserva devem ser livremente negociados e liquidados 24/7 em mercados líquidos e devem ser baseados num protocolo de código aberto. Se os ativos forem nativos do Celo, então eles serão mantidos em contratos inteligentes de reserva, mas os não-Celo serão mantidos em custodiantes licenciados num país que não está na lista negra.

Trocas de ativos

Este mecanismo permite a troca de ativos com a Reserva Mento e desempenha dois papéis no protocolo. O primeiro é em serviço da estabilidade e o segundo é o mecanismo de distribuição. Todo o mecanismo de troca de ativos envolve três componentes: corretores, provedores de câmbio e BiPoolManager. O corretor gerencia as funções do Tesouro, orquestra as trocas e impõe limites de negociação, contando com os provedores de câmbio para preços e swaps. O BiPoolManager, como provedor de câmbio inicial, generaliza as pools virtuais de AMM do Mento v1.

Oráculos

Mento usa Oracle no Celo para o protocolo Mento. Na blockchain, o Oracle adiciona informações off-chain na cadeia em contratos inteligentes. No Protocolo Mento, os Oracles são usados para taxas de câmbio de exchanges centralizadas, permitindo a criação e troca de ativos de valor estável. Essa configuração garante preços estáveis e precisos para as trocas de ativos da Mento, contando com programas de cliente off-chain para obter dados em tempo real de exchanges externas.

Circuit Breaker On-Chain

Um disjuntor é usado pelo TradFi como um mecanismo de proteção que pausa ou limita temporariamente as atividades de troca durante eventos anormais, como flutuações drásticas de preços ou problemas de liquidez. O Mento usa clientes Oracle off-chain para fornecer a taxa de câmbio para diferentes moedas, como USD, BRL e EUR. Então, se algo acontecer com este mecanismo predefinido, o Mento interromperá a troca.

Fábrica de Stablecoins

Lançar stablecoin é necessário, conhecimento de engenharia, mas graças à fábrica de stablecoin Mento, isso torna tudo mais fácil. O Stablecoin Factory funciona como kits de ferramentas sem código que permitem aos usuários lançar novos ativos de forma descentralizada e sem permissão. Apenas executando o mecanismo Satblecoin Factory de um contrato inteligente e os parâmetros necessários, qualquer pessoa pode criar ativos digitais. Após a seleção de parâmetros e implantação, a Fábrica de Stablecoin configura vários componentes-chave para suportar sua função:

  • Contrato de Token ERC-20: Isso estabelece a estrutura fundamental da stablecoin, incluindo o gerenciamento do suprimento e os padrões de token para interoperabilidade.
  • Vault Factory: Este contrato lida com as interações do mutuário, permitindo aos usuários depositar garantias em troca de stablecoins.
  • Stability Pool: A Piscina de Estabilidade serve como uma salvaguarda para a stablecoin, financiando liquidações, se necessário.

Governança no Protocolo Mento

Até junho de 2024, o Protocolo Mento operava sob a governação da Celo, o que significa que quaisquer modificações no protocolo requeriam uma revisão extensiva e aprovação através do processo de governação da Celo. Isso levou a tempos mais longos, mesmo para atualizações menores.

No entanto, a Mento desde então fez a transição para um modelo de governação totalmente autónomo, tornando-se um protocolo independente e descentralizado. Agora, o Protocolo Mento tem o seu próprio quadro de governação, concebido para garantir que as decisões sejam eficientes e representativas das diversas perspetivas da comunidade. Para apoiar isso, a Mento introduziu vários componentes de governação.

  • Contrato de Emissão: Um contrato que emite tokens MENTO da sua alocação inicial de 40% numa programação predefinida.
  • Executor de Governança: Executando propostas em fila que foram aprovadas na votação de governança.
  • Governance Factory: Um contrato que implantou todo o sistema de governança.
  • Governador: Permite que os usuários votem em propostas com um mínimo de 10.000 tokens veMENTO.
  • Token MENTO: O token de governança Mento é o token principal do sistema.
  • veMENTO Locking: Bloqueio de MENTO em troca de veMENTO, que concede poder de governança.

O que é o Ativo Estável Mento?

O objetivo principal do Mento Stable Asset é funcionar como uma moeda vinculada para stablecoin para se proteger da volatilidade do mercado que é comum no mercado de criptomoedas. Algumas de suas propriedades incluem:

  • Ao usá-lo, os usuários podem pagar uma taxa de gás em stablecoin, eliminando a necessidade de um token nativo para transferir criptomoedas. Além disso, as taxas de transação no Celo são extremamente baixas, reduzindo significativamente a barreira de custo para os usuários.
  • A stablecoin Mento fornece uma estrutura descentralizada que é diferente das stablecoins centralizadas, como USDC e USDT.
  • Como a stablecoin pode representar qualquer moeda fiduciária, ela oferece um mecanismo de negociação forex eficaz.
  • Se alguma stablecoins não atender aos requisitos do usuário, então eles podem criar seus próprios como requisitos.
  • A integração da API FiatConnect no Protocolo Mento impulsiona a interoperabilidade, permitindo a integração perfeita de ativos estáveis Mento para entrada e saída de moeda fiduciária.
  • A integração com roteadores de transações pode aumentar a liquidez, acessibilidade e usabilidade, tornando as stablecoins da Mento mais amigáveis e versáteis para transações entre cadeias.
  • As stablecoins Mento estão integradas em carteiras populares voltadas para o utilizador final, incluindo o MiniPay da Opera e o Valora.

O que é o Token MENTO?

MENTO é um token nativo na cadeia Ethereum do Protocolo Mento que capacita a governança na plataforma. O token MENTO permite que as partes interessadas participem ativamente no desenvolvimento e nos processos de tomada de decisão da plataforma. Além do token MENTO, a plataforma possui o token veMENTO (MENTO com bloqueio de voto), uma versão bloqueada do token focada na governança, inspirada no Curve Finance. O detentor do token veMENTO demonstra confiança de longo prazo no protocolo ao bloquear seu token por uma semana a quatro anos, e em reconhecimento, o protocolo recompensa os detentores.

O fornecimento total de tokens MENTO é de um bilhão; uma notável parcela de 45% da alocação inicial de fornecimento de tokens é designada ao Tesouro da Comunidade Mento.

Roteiro Mento

O roteiro do Protocolo Mento inclui importantes atualizações futuras e planos concebidos para tornar a gestão de ativos estáveis mais eficiente, acessível e escalável. Aqui estão as áreas-chave que a Mento recentemente concluiu ou está a trabalhar ativamente para melhorar o seu protocolo:

  • Implementação da Fábrica de Stablecoin: Criando Mento para facilitar a criação e lançamento fácil de novas stablecoins. Concluído no 2º trimestre de 2024.
  • Lançamento do token MENTO: Aprimorando o modelo de governança da plataforma, permitindo que os detentores de tokens votem em propostas-chave. Concluído no segundo trimestre de 2024.
  • Iniciação do Governo Mento: Concluída com o lançamento do token MENTO. A plataforma irá transitar para uma estrutura de governo descentralizada.
  • Melhorias na Integração e Parcerias: Planejar associar-se a outros Tradefi ou protocolos para proporcionar mais acesso aos utilizadores.
  • Funcionalidades de Negociação e Cobertura FX: Planejando apoiar indivíduos e empresas na gestão da exposição à volatilidade cambial.

Conclusão

A Mento oferece um conjunto completo de ferramentas que permite aos criadores lançar stablecoins escaláveis e de baixo custo. Seu objetivo é apoiar não apenas o dólar americano, mas também outros ativos estáveis vinculados a moedas fiduciárias. Ao estabilizar o valor dos ativos digitais, essas stablecoins suportam serviços financeiros críticos como remessas, pagamentos móveis, pagamentos transfronteiriços e aplicativos de finanças descentralizadas (poupança, empréstimos e empréstimos) que requerem valores previsíveis.

المؤلف: Abhishek Rajbhar
المترجم: Sonia
المراجع (المراجعين): Mark、Edward
مراجع (مراجعو) الترجمة: Ashely
* لا يُقصد من المعلومات أن تكون أو أن تشكل نصيحة مالية أو أي توصية أخرى من أي نوع تقدمها منصة Gate.io أو تصادق عليها .
* لا يجوز إعادة إنتاج هذه المقالة أو نقلها أو نسخها دون الرجوع إلى منصة Gate.io. المخالفة هي انتهاك لقانون حقوق الطبع والنشر وقد تخضع لإجراءات قانونية.

Qual é o Protocolo Mento?

Intermediário12/3/2024, 8:58:28 AM
O Protocolo Mento é uma plataforma descentralizada na blockchain Celo que permite a criação, gestão e troca de stablecoins de várias moedas.

Desenvolvido pela Mento Labs, o Protocolo Mento aproveita a tecnologia Web3 para criar uma alternativa mais transparente e descentralizada às stablecoins convencionais como USDT, DAI e USDC, que muitas vezes são atreladas ao dólar americano. Ao oferecer ativos estáveis multimoedas não limitados ao USD, o Protocolo Mento visa construir um cenário financeiro mais equitativo e justo, especialmente para mercados emergentes que precisam de acesso a moedas digitais estáveis sem depender do USD para que cidadãos não americanos possam proteger suas economias contra a depreciação da moeda local.

Qual é o Protocolo Mento?

Mento é um protocolo EVM transparente e descentralizado na blockchain Celo que permite aos utilizadores construir, operar e lançar moedas estáveis que seguem o valor da moeda fiduciária, como stablecoins. Mento tem como objetivo impulsionar a adoção de moeda digital em ativos do mundo real. Mento está atualmente ativo na blockchain Celo, suportando várias stablecoins, incluindo o Celo Dollar (cUSD), Euro (cEUR), Real Brasileiro (cReal), Franco CFA (eXOF), Celo Kenyan Shilling (cKES) e Puso (PUSO). Todos os ativos Mento são totalmente colateralizados com uma carteira diversificada de ativos cripto exógenos.

Antecedentes do Protocolo Mento

O Protocolo Mento é um produto da Mento Lab, fundada em 2022 na Alemanha. O protocolo aborda a necessidade de ferramentas financeiras estáveis e acessíveis. Como serviço privado, a Mento Lab levanta $10 milhões em financiamento de investidores e empreendimentos notáveis, como Hashkey Capital, Richard Parsons, Verda Ventures, w3.fund e Flori Ventures. Esses líderes trazem experiência em blockchain, finanças e tecnologia. Aqui está a estrutura de liderança na Mento Labs:

  • Markus Franke: Co-Fundador, Diretor Executivo e Diretor Gerente.
  • Bogdan Dumitru: Co-Fundador, Diretor Executivo & Diretor de Tecnologia.
  • Roman Croessmann: Co-Fundador, Diretor de Pesquisa Chefe & Diretor Executivo.
  • Max Jahn e Luuk Weber: Consultor.

Conceitos Principais do Protocolo Mento

O Protocolo Mento gira em torno de vários conceitos centrais que suportam a sua funcionalidade como uma plataforma descentralizada para ativos estáveis. Estes conceitos são:

Estabilidade

Mento permite aos usuários criar stablecoins ancoradas em moeda fiduciária, mercadorias ou outros preços de referência. Para tornar as stablecoins estáveis, o Mento fornece um mecanismo de estabilidade para que os usuários possam ajustar o fornecimento de ativos estáveis em resposta às mudanças na demanda, permitindo que os usuários usem ou troquem ativos criptográficos de reserva. Esse mecanismo permite que os usuários aumentem o fornecimento enviando uma unidade de referência no valor de um ativo de reserva para a reserva e recebendo um ativo estável em troca.


Mecanismo de troca para manter os ativos estáveis

Reserva

A Mento Reserve é uma carteira de ativos criptográficos que suportam o protocolo Mento. Esta reserva de mento ajuda os utilizadores a manterem os ativos digitais estáveis ao utilizá-la. A seleção de ativos de reserva é feita pela governança do Celo. Os ativos de reserva devem ser livremente negociados e liquidados 24/7 em mercados líquidos e devem ser baseados num protocolo de código aberto. Se os ativos forem nativos do Celo, então eles serão mantidos em contratos inteligentes de reserva, mas os não-Celo serão mantidos em custodiantes licenciados num país que não está na lista negra.

Trocas de ativos

Este mecanismo permite a troca de ativos com a Reserva Mento e desempenha dois papéis no protocolo. O primeiro é em serviço da estabilidade e o segundo é o mecanismo de distribuição. Todo o mecanismo de troca de ativos envolve três componentes: corretores, provedores de câmbio e BiPoolManager. O corretor gerencia as funções do Tesouro, orquestra as trocas e impõe limites de negociação, contando com os provedores de câmbio para preços e swaps. O BiPoolManager, como provedor de câmbio inicial, generaliza as pools virtuais de AMM do Mento v1.

Oráculos

Mento usa Oracle no Celo para o protocolo Mento. Na blockchain, o Oracle adiciona informações off-chain na cadeia em contratos inteligentes. No Protocolo Mento, os Oracles são usados para taxas de câmbio de exchanges centralizadas, permitindo a criação e troca de ativos de valor estável. Essa configuração garante preços estáveis e precisos para as trocas de ativos da Mento, contando com programas de cliente off-chain para obter dados em tempo real de exchanges externas.

Circuit Breaker On-Chain

Um disjuntor é usado pelo TradFi como um mecanismo de proteção que pausa ou limita temporariamente as atividades de troca durante eventos anormais, como flutuações drásticas de preços ou problemas de liquidez. O Mento usa clientes Oracle off-chain para fornecer a taxa de câmbio para diferentes moedas, como USD, BRL e EUR. Então, se algo acontecer com este mecanismo predefinido, o Mento interromperá a troca.

Fábrica de Stablecoins

Lançar stablecoin é necessário, conhecimento de engenharia, mas graças à fábrica de stablecoin Mento, isso torna tudo mais fácil. O Stablecoin Factory funciona como kits de ferramentas sem código que permitem aos usuários lançar novos ativos de forma descentralizada e sem permissão. Apenas executando o mecanismo Satblecoin Factory de um contrato inteligente e os parâmetros necessários, qualquer pessoa pode criar ativos digitais. Após a seleção de parâmetros e implantação, a Fábrica de Stablecoin configura vários componentes-chave para suportar sua função:

  • Contrato de Token ERC-20: Isso estabelece a estrutura fundamental da stablecoin, incluindo o gerenciamento do suprimento e os padrões de token para interoperabilidade.
  • Vault Factory: Este contrato lida com as interações do mutuário, permitindo aos usuários depositar garantias em troca de stablecoins.
  • Stability Pool: A Piscina de Estabilidade serve como uma salvaguarda para a stablecoin, financiando liquidações, se necessário.

Governança no Protocolo Mento

Até junho de 2024, o Protocolo Mento operava sob a governação da Celo, o que significa que quaisquer modificações no protocolo requeriam uma revisão extensiva e aprovação através do processo de governação da Celo. Isso levou a tempos mais longos, mesmo para atualizações menores.

No entanto, a Mento desde então fez a transição para um modelo de governação totalmente autónomo, tornando-se um protocolo independente e descentralizado. Agora, o Protocolo Mento tem o seu próprio quadro de governação, concebido para garantir que as decisões sejam eficientes e representativas das diversas perspetivas da comunidade. Para apoiar isso, a Mento introduziu vários componentes de governação.

  • Contrato de Emissão: Um contrato que emite tokens MENTO da sua alocação inicial de 40% numa programação predefinida.
  • Executor de Governança: Executando propostas em fila que foram aprovadas na votação de governança.
  • Governance Factory: Um contrato que implantou todo o sistema de governança.
  • Governador: Permite que os usuários votem em propostas com um mínimo de 10.000 tokens veMENTO.
  • Token MENTO: O token de governança Mento é o token principal do sistema.
  • veMENTO Locking: Bloqueio de MENTO em troca de veMENTO, que concede poder de governança.

O que é o Ativo Estável Mento?

O objetivo principal do Mento Stable Asset é funcionar como uma moeda vinculada para stablecoin para se proteger da volatilidade do mercado que é comum no mercado de criptomoedas. Algumas de suas propriedades incluem:

  • Ao usá-lo, os usuários podem pagar uma taxa de gás em stablecoin, eliminando a necessidade de um token nativo para transferir criptomoedas. Além disso, as taxas de transação no Celo são extremamente baixas, reduzindo significativamente a barreira de custo para os usuários.
  • A stablecoin Mento fornece uma estrutura descentralizada que é diferente das stablecoins centralizadas, como USDC e USDT.
  • Como a stablecoin pode representar qualquer moeda fiduciária, ela oferece um mecanismo de negociação forex eficaz.
  • Se alguma stablecoins não atender aos requisitos do usuário, então eles podem criar seus próprios como requisitos.
  • A integração da API FiatConnect no Protocolo Mento impulsiona a interoperabilidade, permitindo a integração perfeita de ativos estáveis Mento para entrada e saída de moeda fiduciária.
  • A integração com roteadores de transações pode aumentar a liquidez, acessibilidade e usabilidade, tornando as stablecoins da Mento mais amigáveis e versáteis para transações entre cadeias.
  • As stablecoins Mento estão integradas em carteiras populares voltadas para o utilizador final, incluindo o MiniPay da Opera e o Valora.

O que é o Token MENTO?

MENTO é um token nativo na cadeia Ethereum do Protocolo Mento que capacita a governança na plataforma. O token MENTO permite que as partes interessadas participem ativamente no desenvolvimento e nos processos de tomada de decisão da plataforma. Além do token MENTO, a plataforma possui o token veMENTO (MENTO com bloqueio de voto), uma versão bloqueada do token focada na governança, inspirada no Curve Finance. O detentor do token veMENTO demonstra confiança de longo prazo no protocolo ao bloquear seu token por uma semana a quatro anos, e em reconhecimento, o protocolo recompensa os detentores.

O fornecimento total de tokens MENTO é de um bilhão; uma notável parcela de 45% da alocação inicial de fornecimento de tokens é designada ao Tesouro da Comunidade Mento.

Roteiro Mento

O roteiro do Protocolo Mento inclui importantes atualizações futuras e planos concebidos para tornar a gestão de ativos estáveis mais eficiente, acessível e escalável. Aqui estão as áreas-chave que a Mento recentemente concluiu ou está a trabalhar ativamente para melhorar o seu protocolo:

  • Implementação da Fábrica de Stablecoin: Criando Mento para facilitar a criação e lançamento fácil de novas stablecoins. Concluído no 2º trimestre de 2024.
  • Lançamento do token MENTO: Aprimorando o modelo de governança da plataforma, permitindo que os detentores de tokens votem em propostas-chave. Concluído no segundo trimestre de 2024.
  • Iniciação do Governo Mento: Concluída com o lançamento do token MENTO. A plataforma irá transitar para uma estrutura de governo descentralizada.
  • Melhorias na Integração e Parcerias: Planejar associar-se a outros Tradefi ou protocolos para proporcionar mais acesso aos utilizadores.
  • Funcionalidades de Negociação e Cobertura FX: Planejando apoiar indivíduos e empresas na gestão da exposição à volatilidade cambial.

Conclusão

A Mento oferece um conjunto completo de ferramentas que permite aos criadores lançar stablecoins escaláveis e de baixo custo. Seu objetivo é apoiar não apenas o dólar americano, mas também outros ativos estáveis vinculados a moedas fiduciárias. Ao estabilizar o valor dos ativos digitais, essas stablecoins suportam serviços financeiros críticos como remessas, pagamentos móveis, pagamentos transfronteiriços e aplicativos de finanças descentralizadas (poupança, empréstimos e empréstimos) que requerem valores previsíveis.

المؤلف: Abhishek Rajbhar
المترجم: Sonia
المراجع (المراجعين): Mark、Edward
مراجع (مراجعو) الترجمة: Ashely
* لا يُقصد من المعلومات أن تكون أو أن تشكل نصيحة مالية أو أي توصية أخرى من أي نوع تقدمها منصة Gate.io أو تصادق عليها .
* لا يجوز إعادة إنتاج هذه المقالة أو نقلها أو نسخها دون الرجوع إلى منصة Gate.io. المخالفة هي انتهاك لقانون حقوق الطبع والنشر وقد تخضع لإجراءات قانونية.
ابدأ التداول الآن
اشترك وتداول لتحصل على جوائز ذهبية بقيمة
100 دولار أمريكي
و
5500 دولارًا أمريكيًا
لتجربة الإدارة المالية الذهبية!