À medida que a narrativa em torno da Camada 2 do Bitcoin se desenrola, o ecossistema relativamente "estático" do Bitcoin está gradualmente se tornando mais ativo, destacando a crescente importância da liquidez. Para atender à demanda urgente de inúmeros traders por rendimento de Bitcoin e facilitar uma alocação eficiente de liquidez, muitos protocolos de staking de liquidez dentro do ecossistema do Bitcoin surgiram. Liderados pela Camada 2 da Merlin Chain, juntamente com protocolos de staking emergentes como Solv Protocol, Avalon Finance e StakeStone, o conceito de rendimento de Bitcoin foi introduzido. Esses protocolos combinam conceitos tradicionais de staking de liquidez, oferecendo aos investidores no ecossistema do Bitcoin uma experiência de investimento completamente nova. Este artigo irá introduzir os mecanismos centrais e as estratégias de staking do Solv Protocol, StakeStone e Avalon Finance, bem como como eles colaboram dentro do ecossistema Merlin para "saborear vários pratos".
O Protocolo Solv é um protocolo proprietário de rendimento básico de cadeia completa dentro do ecossistema Bitcoin, comparável ao protocolo de re-aplicação de Ethereum Lido. Ao converter ativos base ociosos em ativos geradores de rendimento e facilitar combinações entre protocolos e ecossistemas, cria um método de alocação de liquidez mais eficiente.
SovBTC, emitido pelo Solv Protocol, é o primeiro ativo de renda Bitcoin de cadeia completa, essencialmente um token ERC-20 com liquidez considerável. Permite aos utilizadores apostar ativos inativos em suas carteiras para gerar renda básica segura. Atualmente, o SolvBTC está disponível na Arbitrum, BNB e Merlin Chain.
Atualmente, o Valor Total Bloqueado (TVL) do Protocolo Solv excedeu os $200 milhões, com mais de 55.000 utilizadores a gerar $7.03 milhões em rendimento.
Antecedentes da equipa
A equipa da Solv é composta por profissionais experientes de várias origens, incluindo especialistas de instituições financeiras tradicionais como Goldman Sachs e J.P. Morgan, gestores de produtos da Binance e OKX, bem como outras figuras influentes no espaço das criptomoedas. Além do próprio Protocolo Solv, a equipa também criou o padrão de token SFT (Token Semi-Fungível) ERC-3525, atraindo mais de 100 equipas para construir novos produtos com base neste padrão.
Detalhes de Financiamento:
Os investidores no Protocolo Solv incluem instituições proeminentes como Binance Labs, Grupo NOMURA, Mirana e Blockchain Capital. Na última rodada de financiamento, eles arrecadaram um total de $14 milhões.
O Protocolo Solv aproveita quatro módulos principais: uma estrutura de gestão de ativos distribuída, um mecanismo de seleção de moedas impulsionado por DAO, um processo de operação de ativos não custodial e um quadro de gestão de risco rigorosamente monitorizado. Em conjunto, estes módulos fornecem fluxos de rendimento nativos baseados em estratégia para ativos mainstream como BTC, ETH e stablecoins.
Estrutura de Gestão de Ativos Distribuída: A estrutura da Solv suporta o ciclo de vida completo dos ativos, incluindo criação, emissão, resgate e controlo de risco. O quadro de gestão de ativos consiste em Vaults de estratégia de negociação, Guardião Seguro incorporado, Oráculo de Preços e tokens impulsionados por estratégias de liquidez.
Vaults de Estratégia de Negociação: Estes Vaults armazenam fundos e ativos LP e executam alocação de ativos. Projetados para eliminar o risco da contraparte e garantir a operação eficiente das pools de liquidez, Solv define tipos de transações permitidas nos contratos, excluindo qualquer uso indevido potencial de fundos.
Guardião Seguro Incorporado: A estratégia de negociação de cada cofre é equipada com seu próprio mecanismo operacional, permitindo apenas carteiras designadas de múltiplas assinaturas. Quando os usuários realizam operações de múltiplas assinaturas, a função checkTransaction verifica a conformidade com as regras especificadas.
Oracle de Preços: Servindo como uma ponte entre Solv e outros protocolos DeFi, o Oracle de Preços recupera e calcula os valores líquidos dos ativos e define preços alcançáveis para os protocolos DeFi, facilitando empréstimos, negociações e outras operações.
Tokens impulsionados pela estratégia de liquidez (tokens de LP de cofre): Esses tokens convertem ativos apostados em ativos líquidos e negociáveis, semelhantes ao padrão ERC-20, garantindo máxima componibilidade e utilidade dentro do ecossistema DeFi. Consequentemente, tokens de LP de cofre como SolvUSD e SolvBTC podem integrar e interagir com outros componentes DeFi, como mercados monetários, DEXs e stablecoins impulsionados por LP.
Mecanismo de Seleção de Moedas Centrado na DAO: A SolvBTC, SolvETH e SolvUSD exigem portfólios de base de alta qualidade para perfis de risco-retorno estáveis. Portanto, a Solv utiliza a comunidade autônoma descentralizada Solv DAO para executar o processo de seleção de ativos. Atualmente, a Solv DAO opera sob a supervisão do Conselho Consultivo e fará a transição para um modelo de governação SOLV financiado pelo utilizador após a conclusão da Solv TGE.
Processo de Operação de Ativos Não-Custodial: Solv fornece aos investidores autonomia de ativos on-chain e estabelece padrões sem confiança através de contratos inteligentes, reduzindo o risco de má conduta. As atualizações de contratos inteligentes requerem controle conjunto com os parceiros da Solv através de endereços multi-assinatura e mecanismos TimeLock.
Estrutura de Gestão de Risco Rigorosamente Monitorizada: A Solv define limites de stop-loss predefinidos para cada estratégia. Além disso, a Solv planeia introduzir um sistema de monitorização 24 horas para rastrear deltas de carteira. Ao detetar desvios ou anomalias, o sistema tomará automaticamente medidas.
Auditorias de código: As auditorias de código da Solv foram realizadas por renomadas empresas de segurança como Quantstamp, Certik, Slowmist, Salus e SecBit, com relatório de auditorias publicamente disponível.
O SolvBTC funcionará como o token de estratégia de liquidez (LST) na Merlin Chain, permitindo aos utilizadores criá-lo numa proporção de 1:1 ao apostar M-BTC, sem possibilidade de resgate até junho. Após o término do período de bloqueio, pode ser trocado de volta por M-BTC numa proporção de 1:1. Como o M-BTC pode ser resgatado por BTC a qualquer momento após o término do staking Merlin Seal, trocar SolvBTC essencialmente permite retornos sem risco vinculados ao ativo subjacente.
Os ganhos de SolvBTC provêm de múltiplas combinações de estratégias de negociação neutras, incluindo lucros de market-making Perp DEX e estratégias de escape neutras das Taxas de Financiamento, com o objetivo de estabilizar retornos enquanto minimiza o impacto das flutuações de preços de mercado.
Como o ecossistema Merlin ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, o BTC apostado será bloqueado na Vault para mitigar o risco do âncora até que a redenção esteja aberta em junho. Durante o período de bloqueio, os usuários podem ganhar tokens Solv e também obter várias recompensas de aposta por meio de várias combinações DeFi dentro do Eco Merlin. Aqui está um processo simples de troca SolvBTC:
SolvBTC:M-BTC = 1:1
Passo 0: Cross-chain Layer1 BTC para a Cadeia Merlin e depois trocá-lo por M-BTC na MerlinSwap, com um pequeno desconto.
Passo 1: Depositar M-BTC na Solv para ganhar recompensas estáveis de staking Merlin POS.
Passo 2: Além disso, o staking da Solv também receberá airdrops de tokens, embora as regras específicas e as proporções de airdrop de tokens ainda não tenham sido fornecidas pela equipe da Solv.
Módulo LEGO para Protocolos DeFi:
Como o SolvBTC é essencialmente um token ERC-20, pode ser combinado com outros protocolos DeFi como um módulo vital de “peça de Lego”.
Passo 3: O sistema de token Solv está apenas relacionado com staking e minting, o que significa que a propriedade do SolvBTC não afeta as recompensas de staking. Assim, os utilizadores podem ganhar recompensas adicionais ao interagir com vários protocolos DeFi compatíveis com Solv.
De acordo com a visão abrangente divulgada pelo Protocolo Solv para as aplicações da Cadeia Merlin, a Solv estabeleceu parceria com os principais produtos DeFi na Cadeia Merlin, incluindo MerlinSwap, bitSmiley, Surf Protocol, Mage Finance e Avalon Finance, permitindo que os utilizadores beneficiem de várias plataformas DeFi simultaneamente. Aqui está um guia para a estratégia 'um peixe, várias comidas':
・MerlinSwap (DEX): A MerlinSwap irá listar o par de negociação SolvBTC-M-BTC, facilitando a negociação sem problemas para os utilizadores. A MerlinSwap, impulsionada pela equipa da iZUMi Finance em colaboração com a MerlinChain, tem como objetivo proporcionar uma experiência de interação DeFi conveniente para o ecossistema Bitcoin, tirando partido da estabilidade do ecossistema Bitcoin e da interoperabilidade com o Merlin EVM. No final de março, o TVL da MerlinSwap ultrapassou os $100 milhões, com um volume diário de negociação de $70 milhões, tornando-se na maior DEX nos ecossistemas Merlin e Bitcoin.
・bitSmiley (StableCoin): Aposte SolvBTC para emitir bitUSD (stablecoin). bitSmiley é um protocolo nativo de stablecoin Bitcoin que permite aos usuários supergarantir BTC nativo na rede Bitcoin para emitir a stablecoin bitUSD. Além disso, bitSmiley oferece protocolos de empréstimo e derivativos, com o objetivo de remodelar o ecossistema BTCFi. bitSmiley foi selecionado como um projeto de alta qualidade no hackathon do Bitcoin organizado pela ABCDE e OKX Ventures em novembro do ano passado e recebeu investimentos da ABCDE e OKX Ventures no final do ano.
・Protocolo Surf (Perp DEX): Abrir posições ao apostar SolvBTC. O Protocolo Surf é uma DEX de contrato perpétuo na camada Bitcoin Layer2, que foi selecionado para a sétima temporada do programa acelerador MVB da Binance Labs. A testnet do Protocolo Surf terminou em 26 de março, com um total de 30.000 endereços de carteira participantes e um volume total de negociação de $250 milhões. A mainnet será lançada em breve.
・Mage Finance & Avalon Finance (Protocolo de Empréstimo): Colateralize SolvBTC para empréstimos. Mage Finance é a primeira infraestrutura de empréstimo de Bitcoin construída na Cadeia de Merlin. Avalon é uma plataforma DeFi na Camada2 do Bitcoin, que foi lançada na Cadeia de Merlin.
・MerlinStarter & UniCross (LaunchPad): SolvBTC pode ser usado como um certificado de participação para futuros IDOs.
・Merlin Starter é a primeira plataforma de lançamento na Merlin Eco, com o objetivo de incubar projetos nativos e fornecer suporte de ativos para projetos promissores.
UniCross é uma plataforma de inscrição cruzada de BTC em redes de Layer2, permitindo aos utilizadores criar tokens BRC-20 de Layer1 em Layer2 e pagar com ativos multi-cadeia como BRC-20, BTC e ETH. Os stTokens obtidos pelos utilizadores podem ser negociados no mercado UniCross ou trocados por tokens ERC-20 em Layer2.
・Protocolo Map & Protocolo Camelot (Camada3): Servem como ativos de ponte para a Camada3.
O Protocolo Map é uma camada Bitcoin peer-to-peer focada na interoperabilidade entre blockchains, construída em ZK e clientes leves. O Protocolo Camelot é um protocolo de camada Bitcoin Layer3 projetado para DePIN na Cadeia Merlin, com o objetivo de alcançar treinamento de IA descentralizado usando tecnologia blockchain. Camelot tem como objetivo construir uma plataforma L3 DePIN escalável na Cadeia Merlin, permitindo que organizações e indivíduos em todo o mundo contribuam com recursos computacionais para um pool compartilhado.
Além disso, a Solv lançou seu sistema de pontos em 5 de abril, permitindo aos usuários ganhar pontos ao cunhar SolvBTC. Quanto mais SolvBTC for apostado, mais pontos serão ganhos (operação de carteira única recomendada). Os pontos Solv podem ser usados para resgatar airdrops de tokens SOLV. O sistema de pontos durará três meses até que o período de bloqueio termine em junho.
StakeStone é uma infraestrutura de liquidez abrangente dedicada a fornecer recompensas de stake nativas e liquidez para redes de Camada 2. Orgulha-se de uma alta escalabilidade, suportando vários tipos de pools de stake em múltiplas cadeias, sendo também compatível com Restaking. Além disso, a StakeStone estabeleceu um mercado de liquidez multi-cadeia com base no seu token nativo LST $STONE, oferecendo aos detentores de tokens uma gama mais ampla de aplicações e oportunidades de receita.
De acordo com informações oficiais, a StakeStone envolveu-se em colaborações profundas com redes Layer2 como Merlin Chain, BNB, Manta e Scroll.
Em março deste ano, a Binance Labs e a OKX Ventures anunciaram investimentos na StakeStone, com montantes específicos não divulgados, em conformidade com outros esforços de angariação de fundos.
O mecanismo central da StakeStone é composto por quatro componentes: o Cofre StakeStone, Minter, Pools de Estratégia e OPAP (Proposta de Portfólio e Alocação Otimização).
・StakeStone Vault: Este serve como um pool de reserva de fundos responsável por gerir depósitos, levantamentos e funções de liquidação. O ETH comprometido no pool é armazenado no contrato até que ocorram novas liquidações, após o que é implementado nos pools de estratégia subjacentes.
・Minter: O Minter é responsável pela cunhagem e queima de tokens STONE. A sua presença permite a operação independente da circulação de tokens STONE a partir dos ativos subjacentes, possibilitando ajustes na circulação de tokens STONE para melhorar a estabilidade do token.
- Pools de Estratégia: Os pools de estratégia da StakeStone adotam um mecanismo de lista branca orientado pelo OPAP que é altamente compatível com vários ativos. Os riscos dos ativos são isolados dentro de canais de estratégia individuais para evitar riscos de alta correlação.
・OPAP: Esta é a primeira solução descentralizada projetada para otimizar as taxas de rendimento de liquidez, permitindo a otimização da carteira e a alocação dos ativos subjacentes da STONE. Otimiza a alocação de ativos geradores de rendimento e monitoriza os retornos. Quaisquer alterações nos fundos da StakeStone requerem uma proposta apresentada através do mecanismo OPAP, com os detentores de STONE decidindo se executar via votação on-chain.
STONE é o token LSD emitido pela StakeStone, projetado para integrar pools de stake mainstream, pools de restake e rendimentos de estratégia DeFi blue-chip LSD. Seu valor está diretamente correlacionado com os retornos de stake dos ativos subjacentes e pode servir como liquidez em várias blockchains.
Por outro lado, mSTONEBTC é o primeiro token derivado de BTC com rendimento baseado no mecanismo PoS da camada 2 do BTC. O BTC pode entrar na rede de distribuição de liquidez da StakeStone através do mSTONEBTC, aumentando ainda mais a eficiência da alocação de capital dentro do ecossistema BTC. Quando a StakeStone completar sua integração com a Merlin Chain, espera-se que uma certa proporção de mBTC e STONE sejam trocáveis.
Plano de Aceleração do Ecossistema BTC:
Embora a StakeStone atualmente dependa do staking de ETH para obter STONE, em 21 de fevereiro deste ano, a StakeStone anunciou o lançamento do Plano de Aceleração do Ecossistema BTC, com o objetivo de expandir o escopo de staking para o ecossistema BTC. Este plano permite que os usuários depositem novo ETH no Merlin Seal e B^2 Buzz para cunhar STONE e ganhar pontos StakeStone. O plano continuará até o final do período de staking para Merlin Seal e B^2 Buzz.
Nota: Os participantes no Merlin Seal antes de 21 de fevereiro e os membros da comunidade de longo prazo elegíveis podem receber uma recompensa de 0,5% do total do fornecimento de StakeStone até essa data.
A Avalon Finance é uma plataforma DeFi na rede Bitcoin Layer2, oferecendo aos usuários serviços como depósitos, empréstimos, mineração alavancada e empréstimos RWA (Real World Asset). Já foi lançada na Merlin Chain. Seus principais projetos incluem empréstimos supercolateralizados, stablecoins algorítmicas com base em empréstimos e empréstimos RWA, todos focados em melhorar a eficiência de capital e otimizar o mecanismo de rendimento de ativos com liquidez inferior por meio de empréstimos com garantia.
- Empréstimo supergarantido: Um protocolo de empréstimo básico com um mecanismo de pool isolado que suporta vários ativos como garantia (tanto ativos principais quanto ativos com menor liquidez).
・Stablecoins algorítmicas baseadas em empréstimos: Uma stablecoin algorítmica supercolateralizada que otimiza a eficiência de alocação de capital através de protocolos de empréstimo.
- Empréstimos RWA: Este pool suporta tokens RWA com permissão e sem permissão.
Atualmente, o Total de Valor Bloqueado (TVL) da Avalon atingiu $51.31 milhões, com o número total de usuários ultrapassando 4.200.
A equipa central da Avalon é composta por profissionais experientes com 10 anos de experiência na indústria da criptomoeda. O fundador anteriormente trabalhou como Trader de Fundo de Cobertura na ExodusPoint, um fundo de $15 biliões, gerindo carteiras no valor de mais de $300 milhões.
Em 15 de março deste ano, a Avalon anunciou a conclusão de uma rodada de financiamento semente de $1.5 milhões, com a participação de instituições como SNZ Capital, Summer Capital e Matrixport Ventures.
Os mecanismos centrais da Avalon Finance incluem a Isolation Collateral Pool projetada para segurança de ativos e o mecanismo de bloqueio AVAF adaptado para o crescimento.
Mecanismo de Pool de Garantia de Isolamento:
Devido às variações na liquidez de diferentes ativos de garantia, a Avalon opta por alocá-los em pools de garantia separadas:
・Piscina Principal: Usada para garantir ativos de preço estável que são resistentes à manipulação. Atualmente, os ativos disponíveis para garantia na piscina principal na cadeia Merlin incluem BTC, M-BTC, M-USDT, M-USDC e M-ORDI.
・Piscina de Inovação: Utilizada para garantir ativos com preços instáveis que possam ser suscetíveis à manipulação potencial. À medida que esses ativos de token amadurecem, podem ser migrados para a piscina principal após aprovação pela Avalon DAO. Atualmente, os ativos disponíveis para garantia na piscina de inovação na Cadeia de Merlin incluem M-BTC, VOYA e HUHU.
・Piscina de Empréstimos RWA: Esta piscina suporta tokens RWA licenciados e não licenciados, incluindo fundos de mercado monetário, índices de ações e obrigações corporativas.
Atualmente, a Avalon iniciou a primeira fase de staking sem abrir funções de empréstimo. Tanto o pool principal quanto o pool de inovação permitem staking independente, e os ativos podem ser resgatados a qualquer momento sujeito a restrições de liquidez. A segunda fase introduzirá funções de empréstimo para o pool principal, incluindo ativos como BTC, ETH, USDT e USDC, com a equipe monitorando a dinâmica de segurança 24/7. A terceira fase envolverá a introdução de empréstimos para o pool de inovação, operando de forma independente do pool principal, e iniciando a votação do Avalon DAO durante esta fase. Além disso, a equipe tem como objetivo fornecer inovação fracionada para NFTs, oferecendo canais de renda para "pequenas imagens" com baixa liquidez.
Mecanismo de Bloqueio AVAF:
AVAF é o token de governança da Avalon Finance, incentivando os usuários do protocolo e os provedores de liquidez. O fornecimento circulante de AVAF dependerá do número total de tokens usados para pools de staking e daqueles alocados para marketing e manutenção de relacionamento, com um fornecimento máximo esperado de 1 bilhão de tokens. Tokens que excedam o limite estarão sujeitos a um controle de bloqueio temporal de 28 dias, acionado apenas quando novos lançamentos de produtos requerem liquidez adicional, e desbloquear o bloqueio temporal requer votação de governança da comunidade.
Além disso, os provedores de liquidez receberão esAVAF como prova de participação, que, além de ser não transferível, partilha a mesma utilidade que AVAF.
Auditoria de código
Avalon audit de segurança realizada pela Salus agora públicaRelatório de AuditoriaeEndereço do contrato.
Atualmente, a Avalon colaborou com outros principais projetos DeFi dentro do Merlin Eco, como a parceria mencionada com Solv. Nesta colaboração, a Avalon apoia o staking e empréstimo para SolvBTC. Os utilizadores podem inicialmente fazer staking de M-BTC na plataforma Solv para trocar por pontos no pool de staking da Solv. Depois, podem trocar esses pontos por SolvBTC numa proporção equivalente e stakar-los na Avalon para ganhar recompensas em pontos.
Tutorial de Staking
Link de Depósito: https://app.avalonfinance.xyz/dashboard/
Passo 1: Conecte a sua carteira (recomenda-se a MetaMask). A interface predefinida mostra o pool principal. Para mudar para o pool de inovação, clique no botão de dropdown ao lado do Merlin Market.
Tanto na pool principal como na pool de inovação, o M-BTC pode ser staked, mas a pool principal oferece recompensas mais altas em termos de pontos. O uso principal do M-BTC na pool de inovação é como garantia para obter outros tokens após o desenvolvimento de empréstimos na terceira fase.
Passo 2: Escolha a moeda que deseja depositar, clique em 'Fornecer,' insira a quantidade que deseja depositar, ajuste o gás para 0,05 gwei e confirme.
Após o depósito estar concluído, um token de certificado de depósito irá aparecer automaticamente, e a página irá exibir a moeda depositada e o montante.
Passo 3: Clique em "Pontos" para ver os seus pontos de staking atuais. (Após o staking, o sistema de pontos Avalon atualiza a cada 8 horas).
Além disso, pode clicar em "Levantar" ao lado de "Fornecer" para resgatar o seu depósito a qualquer momento, desde que a liquidez o permita.
Referência: https://merlinchain.notion.site/2f4ec0f88d584cb5bab4030ad56c0b60?pvs=74
Este artigo é reproduzido a partir de [BlockBeats] , a autoria pertence ao autor original[Amber, Merlin Chain], se tiver alguma objeção à reedição, por favor entre em contato Equipe de Aprendizagem Gate, a equipa tratará disso o mais rapidamente possível de acordo com os procedimentos relevantes.
Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
Outras versões do artigo em outras línguas são traduzidas pela equipe Gate Learn e não são mencionadas em Gate, o artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.
مشاركة
À medida que a narrativa em torno da Camada 2 do Bitcoin se desenrola, o ecossistema relativamente "estático" do Bitcoin está gradualmente se tornando mais ativo, destacando a crescente importância da liquidez. Para atender à demanda urgente de inúmeros traders por rendimento de Bitcoin e facilitar uma alocação eficiente de liquidez, muitos protocolos de staking de liquidez dentro do ecossistema do Bitcoin surgiram. Liderados pela Camada 2 da Merlin Chain, juntamente com protocolos de staking emergentes como Solv Protocol, Avalon Finance e StakeStone, o conceito de rendimento de Bitcoin foi introduzido. Esses protocolos combinam conceitos tradicionais de staking de liquidez, oferecendo aos investidores no ecossistema do Bitcoin uma experiência de investimento completamente nova. Este artigo irá introduzir os mecanismos centrais e as estratégias de staking do Solv Protocol, StakeStone e Avalon Finance, bem como como eles colaboram dentro do ecossistema Merlin para "saborear vários pratos".
O Protocolo Solv é um protocolo proprietário de rendimento básico de cadeia completa dentro do ecossistema Bitcoin, comparável ao protocolo de re-aplicação de Ethereum Lido. Ao converter ativos base ociosos em ativos geradores de rendimento e facilitar combinações entre protocolos e ecossistemas, cria um método de alocação de liquidez mais eficiente.
SovBTC, emitido pelo Solv Protocol, é o primeiro ativo de renda Bitcoin de cadeia completa, essencialmente um token ERC-20 com liquidez considerável. Permite aos utilizadores apostar ativos inativos em suas carteiras para gerar renda básica segura. Atualmente, o SolvBTC está disponível na Arbitrum, BNB e Merlin Chain.
Atualmente, o Valor Total Bloqueado (TVL) do Protocolo Solv excedeu os $200 milhões, com mais de 55.000 utilizadores a gerar $7.03 milhões em rendimento.
Antecedentes da equipa
A equipa da Solv é composta por profissionais experientes de várias origens, incluindo especialistas de instituições financeiras tradicionais como Goldman Sachs e J.P. Morgan, gestores de produtos da Binance e OKX, bem como outras figuras influentes no espaço das criptomoedas. Além do próprio Protocolo Solv, a equipa também criou o padrão de token SFT (Token Semi-Fungível) ERC-3525, atraindo mais de 100 equipas para construir novos produtos com base neste padrão.
Detalhes de Financiamento:
Os investidores no Protocolo Solv incluem instituições proeminentes como Binance Labs, Grupo NOMURA, Mirana e Blockchain Capital. Na última rodada de financiamento, eles arrecadaram um total de $14 milhões.
O Protocolo Solv aproveita quatro módulos principais: uma estrutura de gestão de ativos distribuída, um mecanismo de seleção de moedas impulsionado por DAO, um processo de operação de ativos não custodial e um quadro de gestão de risco rigorosamente monitorizado. Em conjunto, estes módulos fornecem fluxos de rendimento nativos baseados em estratégia para ativos mainstream como BTC, ETH e stablecoins.
Estrutura de Gestão de Ativos Distribuída: A estrutura da Solv suporta o ciclo de vida completo dos ativos, incluindo criação, emissão, resgate e controlo de risco. O quadro de gestão de ativos consiste em Vaults de estratégia de negociação, Guardião Seguro incorporado, Oráculo de Preços e tokens impulsionados por estratégias de liquidez.
Vaults de Estratégia de Negociação: Estes Vaults armazenam fundos e ativos LP e executam alocação de ativos. Projetados para eliminar o risco da contraparte e garantir a operação eficiente das pools de liquidez, Solv define tipos de transações permitidas nos contratos, excluindo qualquer uso indevido potencial de fundos.
Guardião Seguro Incorporado: A estratégia de negociação de cada cofre é equipada com seu próprio mecanismo operacional, permitindo apenas carteiras designadas de múltiplas assinaturas. Quando os usuários realizam operações de múltiplas assinaturas, a função checkTransaction verifica a conformidade com as regras especificadas.
Oracle de Preços: Servindo como uma ponte entre Solv e outros protocolos DeFi, o Oracle de Preços recupera e calcula os valores líquidos dos ativos e define preços alcançáveis para os protocolos DeFi, facilitando empréstimos, negociações e outras operações.
Tokens impulsionados pela estratégia de liquidez (tokens de LP de cofre): Esses tokens convertem ativos apostados em ativos líquidos e negociáveis, semelhantes ao padrão ERC-20, garantindo máxima componibilidade e utilidade dentro do ecossistema DeFi. Consequentemente, tokens de LP de cofre como SolvUSD e SolvBTC podem integrar e interagir com outros componentes DeFi, como mercados monetários, DEXs e stablecoins impulsionados por LP.
Mecanismo de Seleção de Moedas Centrado na DAO: A SolvBTC, SolvETH e SolvUSD exigem portfólios de base de alta qualidade para perfis de risco-retorno estáveis. Portanto, a Solv utiliza a comunidade autônoma descentralizada Solv DAO para executar o processo de seleção de ativos. Atualmente, a Solv DAO opera sob a supervisão do Conselho Consultivo e fará a transição para um modelo de governação SOLV financiado pelo utilizador após a conclusão da Solv TGE.
Processo de Operação de Ativos Não-Custodial: Solv fornece aos investidores autonomia de ativos on-chain e estabelece padrões sem confiança através de contratos inteligentes, reduzindo o risco de má conduta. As atualizações de contratos inteligentes requerem controle conjunto com os parceiros da Solv através de endereços multi-assinatura e mecanismos TimeLock.
Estrutura de Gestão de Risco Rigorosamente Monitorizada: A Solv define limites de stop-loss predefinidos para cada estratégia. Além disso, a Solv planeia introduzir um sistema de monitorização 24 horas para rastrear deltas de carteira. Ao detetar desvios ou anomalias, o sistema tomará automaticamente medidas.
Auditorias de código: As auditorias de código da Solv foram realizadas por renomadas empresas de segurança como Quantstamp, Certik, Slowmist, Salus e SecBit, com relatório de auditorias publicamente disponível.
O SolvBTC funcionará como o token de estratégia de liquidez (LST) na Merlin Chain, permitindo aos utilizadores criá-lo numa proporção de 1:1 ao apostar M-BTC, sem possibilidade de resgate até junho. Após o término do período de bloqueio, pode ser trocado de volta por M-BTC numa proporção de 1:1. Como o M-BTC pode ser resgatado por BTC a qualquer momento após o término do staking Merlin Seal, trocar SolvBTC essencialmente permite retornos sem risco vinculados ao ativo subjacente.
Os ganhos de SolvBTC provêm de múltiplas combinações de estratégias de negociação neutras, incluindo lucros de market-making Perp DEX e estratégias de escape neutras das Taxas de Financiamento, com o objetivo de estabilizar retornos enquanto minimiza o impacto das flutuações de preços de mercado.
Como o ecossistema Merlin ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, o BTC apostado será bloqueado na Vault para mitigar o risco do âncora até que a redenção esteja aberta em junho. Durante o período de bloqueio, os usuários podem ganhar tokens Solv e também obter várias recompensas de aposta por meio de várias combinações DeFi dentro do Eco Merlin. Aqui está um processo simples de troca SolvBTC:
SolvBTC:M-BTC = 1:1
Passo 0: Cross-chain Layer1 BTC para a Cadeia Merlin e depois trocá-lo por M-BTC na MerlinSwap, com um pequeno desconto.
Passo 1: Depositar M-BTC na Solv para ganhar recompensas estáveis de staking Merlin POS.
Passo 2: Além disso, o staking da Solv também receberá airdrops de tokens, embora as regras específicas e as proporções de airdrop de tokens ainda não tenham sido fornecidas pela equipe da Solv.
Módulo LEGO para Protocolos DeFi:
Como o SolvBTC é essencialmente um token ERC-20, pode ser combinado com outros protocolos DeFi como um módulo vital de “peça de Lego”.
Passo 3: O sistema de token Solv está apenas relacionado com staking e minting, o que significa que a propriedade do SolvBTC não afeta as recompensas de staking. Assim, os utilizadores podem ganhar recompensas adicionais ao interagir com vários protocolos DeFi compatíveis com Solv.
De acordo com a visão abrangente divulgada pelo Protocolo Solv para as aplicações da Cadeia Merlin, a Solv estabeleceu parceria com os principais produtos DeFi na Cadeia Merlin, incluindo MerlinSwap, bitSmiley, Surf Protocol, Mage Finance e Avalon Finance, permitindo que os utilizadores beneficiem de várias plataformas DeFi simultaneamente. Aqui está um guia para a estratégia 'um peixe, várias comidas':
・MerlinSwap (DEX): A MerlinSwap irá listar o par de negociação SolvBTC-M-BTC, facilitando a negociação sem problemas para os utilizadores. A MerlinSwap, impulsionada pela equipa da iZUMi Finance em colaboração com a MerlinChain, tem como objetivo proporcionar uma experiência de interação DeFi conveniente para o ecossistema Bitcoin, tirando partido da estabilidade do ecossistema Bitcoin e da interoperabilidade com o Merlin EVM. No final de março, o TVL da MerlinSwap ultrapassou os $100 milhões, com um volume diário de negociação de $70 milhões, tornando-se na maior DEX nos ecossistemas Merlin e Bitcoin.
・bitSmiley (StableCoin): Aposte SolvBTC para emitir bitUSD (stablecoin). bitSmiley é um protocolo nativo de stablecoin Bitcoin que permite aos usuários supergarantir BTC nativo na rede Bitcoin para emitir a stablecoin bitUSD. Além disso, bitSmiley oferece protocolos de empréstimo e derivativos, com o objetivo de remodelar o ecossistema BTCFi. bitSmiley foi selecionado como um projeto de alta qualidade no hackathon do Bitcoin organizado pela ABCDE e OKX Ventures em novembro do ano passado e recebeu investimentos da ABCDE e OKX Ventures no final do ano.
・Protocolo Surf (Perp DEX): Abrir posições ao apostar SolvBTC. O Protocolo Surf é uma DEX de contrato perpétuo na camada Bitcoin Layer2, que foi selecionado para a sétima temporada do programa acelerador MVB da Binance Labs. A testnet do Protocolo Surf terminou em 26 de março, com um total de 30.000 endereços de carteira participantes e um volume total de negociação de $250 milhões. A mainnet será lançada em breve.
・Mage Finance & Avalon Finance (Protocolo de Empréstimo): Colateralize SolvBTC para empréstimos. Mage Finance é a primeira infraestrutura de empréstimo de Bitcoin construída na Cadeia de Merlin. Avalon é uma plataforma DeFi na Camada2 do Bitcoin, que foi lançada na Cadeia de Merlin.
・MerlinStarter & UniCross (LaunchPad): SolvBTC pode ser usado como um certificado de participação para futuros IDOs.
・Merlin Starter é a primeira plataforma de lançamento na Merlin Eco, com o objetivo de incubar projetos nativos e fornecer suporte de ativos para projetos promissores.
UniCross é uma plataforma de inscrição cruzada de BTC em redes de Layer2, permitindo aos utilizadores criar tokens BRC-20 de Layer1 em Layer2 e pagar com ativos multi-cadeia como BRC-20, BTC e ETH. Os stTokens obtidos pelos utilizadores podem ser negociados no mercado UniCross ou trocados por tokens ERC-20 em Layer2.
・Protocolo Map & Protocolo Camelot (Camada3): Servem como ativos de ponte para a Camada3.
O Protocolo Map é uma camada Bitcoin peer-to-peer focada na interoperabilidade entre blockchains, construída em ZK e clientes leves. O Protocolo Camelot é um protocolo de camada Bitcoin Layer3 projetado para DePIN na Cadeia Merlin, com o objetivo de alcançar treinamento de IA descentralizado usando tecnologia blockchain. Camelot tem como objetivo construir uma plataforma L3 DePIN escalável na Cadeia Merlin, permitindo que organizações e indivíduos em todo o mundo contribuam com recursos computacionais para um pool compartilhado.
Além disso, a Solv lançou seu sistema de pontos em 5 de abril, permitindo aos usuários ganhar pontos ao cunhar SolvBTC. Quanto mais SolvBTC for apostado, mais pontos serão ganhos (operação de carteira única recomendada). Os pontos Solv podem ser usados para resgatar airdrops de tokens SOLV. O sistema de pontos durará três meses até que o período de bloqueio termine em junho.
StakeStone é uma infraestrutura de liquidez abrangente dedicada a fornecer recompensas de stake nativas e liquidez para redes de Camada 2. Orgulha-se de uma alta escalabilidade, suportando vários tipos de pools de stake em múltiplas cadeias, sendo também compatível com Restaking. Além disso, a StakeStone estabeleceu um mercado de liquidez multi-cadeia com base no seu token nativo LST $STONE, oferecendo aos detentores de tokens uma gama mais ampla de aplicações e oportunidades de receita.
De acordo com informações oficiais, a StakeStone envolveu-se em colaborações profundas com redes Layer2 como Merlin Chain, BNB, Manta e Scroll.
Em março deste ano, a Binance Labs e a OKX Ventures anunciaram investimentos na StakeStone, com montantes específicos não divulgados, em conformidade com outros esforços de angariação de fundos.
O mecanismo central da StakeStone é composto por quatro componentes: o Cofre StakeStone, Minter, Pools de Estratégia e OPAP (Proposta de Portfólio e Alocação Otimização).
・StakeStone Vault: Este serve como um pool de reserva de fundos responsável por gerir depósitos, levantamentos e funções de liquidação. O ETH comprometido no pool é armazenado no contrato até que ocorram novas liquidações, após o que é implementado nos pools de estratégia subjacentes.
・Minter: O Minter é responsável pela cunhagem e queima de tokens STONE. A sua presença permite a operação independente da circulação de tokens STONE a partir dos ativos subjacentes, possibilitando ajustes na circulação de tokens STONE para melhorar a estabilidade do token.
- Pools de Estratégia: Os pools de estratégia da StakeStone adotam um mecanismo de lista branca orientado pelo OPAP que é altamente compatível com vários ativos. Os riscos dos ativos são isolados dentro de canais de estratégia individuais para evitar riscos de alta correlação.
・OPAP: Esta é a primeira solução descentralizada projetada para otimizar as taxas de rendimento de liquidez, permitindo a otimização da carteira e a alocação dos ativos subjacentes da STONE. Otimiza a alocação de ativos geradores de rendimento e monitoriza os retornos. Quaisquer alterações nos fundos da StakeStone requerem uma proposta apresentada através do mecanismo OPAP, com os detentores de STONE decidindo se executar via votação on-chain.
STONE é o token LSD emitido pela StakeStone, projetado para integrar pools de stake mainstream, pools de restake e rendimentos de estratégia DeFi blue-chip LSD. Seu valor está diretamente correlacionado com os retornos de stake dos ativos subjacentes e pode servir como liquidez em várias blockchains.
Por outro lado, mSTONEBTC é o primeiro token derivado de BTC com rendimento baseado no mecanismo PoS da camada 2 do BTC. O BTC pode entrar na rede de distribuição de liquidez da StakeStone através do mSTONEBTC, aumentando ainda mais a eficiência da alocação de capital dentro do ecossistema BTC. Quando a StakeStone completar sua integração com a Merlin Chain, espera-se que uma certa proporção de mBTC e STONE sejam trocáveis.
Plano de Aceleração do Ecossistema BTC:
Embora a StakeStone atualmente dependa do staking de ETH para obter STONE, em 21 de fevereiro deste ano, a StakeStone anunciou o lançamento do Plano de Aceleração do Ecossistema BTC, com o objetivo de expandir o escopo de staking para o ecossistema BTC. Este plano permite que os usuários depositem novo ETH no Merlin Seal e B^2 Buzz para cunhar STONE e ganhar pontos StakeStone. O plano continuará até o final do período de staking para Merlin Seal e B^2 Buzz.
Nota: Os participantes no Merlin Seal antes de 21 de fevereiro e os membros da comunidade de longo prazo elegíveis podem receber uma recompensa de 0,5% do total do fornecimento de StakeStone até essa data.
A Avalon Finance é uma plataforma DeFi na rede Bitcoin Layer2, oferecendo aos usuários serviços como depósitos, empréstimos, mineração alavancada e empréstimos RWA (Real World Asset). Já foi lançada na Merlin Chain. Seus principais projetos incluem empréstimos supercolateralizados, stablecoins algorítmicas com base em empréstimos e empréstimos RWA, todos focados em melhorar a eficiência de capital e otimizar o mecanismo de rendimento de ativos com liquidez inferior por meio de empréstimos com garantia.
- Empréstimo supergarantido: Um protocolo de empréstimo básico com um mecanismo de pool isolado que suporta vários ativos como garantia (tanto ativos principais quanto ativos com menor liquidez).
・Stablecoins algorítmicas baseadas em empréstimos: Uma stablecoin algorítmica supercolateralizada que otimiza a eficiência de alocação de capital através de protocolos de empréstimo.
- Empréstimos RWA: Este pool suporta tokens RWA com permissão e sem permissão.
Atualmente, o Total de Valor Bloqueado (TVL) da Avalon atingiu $51.31 milhões, com o número total de usuários ultrapassando 4.200.
A equipa central da Avalon é composta por profissionais experientes com 10 anos de experiência na indústria da criptomoeda. O fundador anteriormente trabalhou como Trader de Fundo de Cobertura na ExodusPoint, um fundo de $15 biliões, gerindo carteiras no valor de mais de $300 milhões.
Em 15 de março deste ano, a Avalon anunciou a conclusão de uma rodada de financiamento semente de $1.5 milhões, com a participação de instituições como SNZ Capital, Summer Capital e Matrixport Ventures.
Os mecanismos centrais da Avalon Finance incluem a Isolation Collateral Pool projetada para segurança de ativos e o mecanismo de bloqueio AVAF adaptado para o crescimento.
Mecanismo de Pool de Garantia de Isolamento:
Devido às variações na liquidez de diferentes ativos de garantia, a Avalon opta por alocá-los em pools de garantia separadas:
・Piscina Principal: Usada para garantir ativos de preço estável que são resistentes à manipulação. Atualmente, os ativos disponíveis para garantia na piscina principal na cadeia Merlin incluem BTC, M-BTC, M-USDT, M-USDC e M-ORDI.
・Piscina de Inovação: Utilizada para garantir ativos com preços instáveis que possam ser suscetíveis à manipulação potencial. À medida que esses ativos de token amadurecem, podem ser migrados para a piscina principal após aprovação pela Avalon DAO. Atualmente, os ativos disponíveis para garantia na piscina de inovação na Cadeia de Merlin incluem M-BTC, VOYA e HUHU.
・Piscina de Empréstimos RWA: Esta piscina suporta tokens RWA licenciados e não licenciados, incluindo fundos de mercado monetário, índices de ações e obrigações corporativas.
Atualmente, a Avalon iniciou a primeira fase de staking sem abrir funções de empréstimo. Tanto o pool principal quanto o pool de inovação permitem staking independente, e os ativos podem ser resgatados a qualquer momento sujeito a restrições de liquidez. A segunda fase introduzirá funções de empréstimo para o pool principal, incluindo ativos como BTC, ETH, USDT e USDC, com a equipe monitorando a dinâmica de segurança 24/7. A terceira fase envolverá a introdução de empréstimos para o pool de inovação, operando de forma independente do pool principal, e iniciando a votação do Avalon DAO durante esta fase. Além disso, a equipe tem como objetivo fornecer inovação fracionada para NFTs, oferecendo canais de renda para "pequenas imagens" com baixa liquidez.
Mecanismo de Bloqueio AVAF:
AVAF é o token de governança da Avalon Finance, incentivando os usuários do protocolo e os provedores de liquidez. O fornecimento circulante de AVAF dependerá do número total de tokens usados para pools de staking e daqueles alocados para marketing e manutenção de relacionamento, com um fornecimento máximo esperado de 1 bilhão de tokens. Tokens que excedam o limite estarão sujeitos a um controle de bloqueio temporal de 28 dias, acionado apenas quando novos lançamentos de produtos requerem liquidez adicional, e desbloquear o bloqueio temporal requer votação de governança da comunidade.
Além disso, os provedores de liquidez receberão esAVAF como prova de participação, que, além de ser não transferível, partilha a mesma utilidade que AVAF.
Auditoria de código
Avalon audit de segurança realizada pela Salus agora públicaRelatório de AuditoriaeEndereço do contrato.
Atualmente, a Avalon colaborou com outros principais projetos DeFi dentro do Merlin Eco, como a parceria mencionada com Solv. Nesta colaboração, a Avalon apoia o staking e empréstimo para SolvBTC. Os utilizadores podem inicialmente fazer staking de M-BTC na plataforma Solv para trocar por pontos no pool de staking da Solv. Depois, podem trocar esses pontos por SolvBTC numa proporção equivalente e stakar-los na Avalon para ganhar recompensas em pontos.
Tutorial de Staking
Link de Depósito: https://app.avalonfinance.xyz/dashboard/
Passo 1: Conecte a sua carteira (recomenda-se a MetaMask). A interface predefinida mostra o pool principal. Para mudar para o pool de inovação, clique no botão de dropdown ao lado do Merlin Market.
Tanto na pool principal como na pool de inovação, o M-BTC pode ser staked, mas a pool principal oferece recompensas mais altas em termos de pontos. O uso principal do M-BTC na pool de inovação é como garantia para obter outros tokens após o desenvolvimento de empréstimos na terceira fase.
Passo 2: Escolha a moeda que deseja depositar, clique em 'Fornecer,' insira a quantidade que deseja depositar, ajuste o gás para 0,05 gwei e confirme.
Após o depósito estar concluído, um token de certificado de depósito irá aparecer automaticamente, e a página irá exibir a moeda depositada e o montante.
Passo 3: Clique em "Pontos" para ver os seus pontos de staking atuais. (Após o staking, o sistema de pontos Avalon atualiza a cada 8 horas).
Além disso, pode clicar em "Levantar" ao lado de "Fornecer" para resgatar o seu depósito a qualquer momento, desde que a liquidez o permita.
Referência: https://merlinchain.notion.site/2f4ec0f88d584cb5bab4030ad56c0b60?pvs=74
Este artigo é reproduzido a partir de [BlockBeats] , a autoria pertence ao autor original[Amber, Merlin Chain], se tiver alguma objeção à reedição, por favor entre em contato Equipe de Aprendizagem Gate, a equipa tratará disso o mais rapidamente possível de acordo com os procedimentos relevantes.
Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
Outras versões do artigo em outras línguas são traduzidas pela equipe Gate Learn e não são mencionadas em Gate, o artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.