O curso do desenvolvimento social humano muitas vezes muda com a realização de algumas invenções e avanços científicos imensamente significativos. Cada avanço na tecnologia traz diretamente uma era nova mais eficiente e próspera.
A Revolução Industrial, a Revolução Elétrica e a Revolução da Informação destacam-se como avanços tecnológicos monumentais na história da humanidade. Alteraram fundamentalmente a face da sociedade humana, trazendo mudanças sem precedentes na produtividade e no estilo de vida. Agora, não podemos voltar à era das lâmpadas a óleo para iluminação ou das carruagens puxadas por cavalos para a entrega de mensagens. Com o nascimento dos LLMs, a humanidade entra em uma nova grande era.
LLMs estão progressivamente libertando a inteligência humana, permitindo que indivíduos aloquem sua energia e inteligência limitadas para um pensamento e prática mais criativos, levando a um mundo mais eficiente.
Consideramos o GPT como mais uma inovação tecnológica transformadora, não apenas por causa de seus avanços significativos na compreensão e geração de linguagem natural, mas também porque os humanos perceberam o padrão de crescimento da capacidade de LLM através da evolução do GPT. Ou seja, ao expandir continuamente os parâmetros do modelo e os dados de treinamento, os modelos de LLM podem experimentar melhorias exponenciais na capacidade. Com poder de computação suficiente, esse processo atualmente não mostra gargalos visíveis.
fonte:https://arxiv.org/pdf/2202.05924.pdf,https://developers.io.net/docs/how-we-started
A utilidade dos grandes modelos de linguagem (LLMs) não se limita à compreensão da linguagem humana e da conversação; pelo contrário, isto é apenas o começo. Uma vez que as máquinas possuam capacidades de compreensão da linguagem, é como abrir uma caixa de Pandora, desencadeando possibilidades infinitas. As pessoas podem aproveitar as capacidades da IA para desenvolver várias funcionalidades disruptivas.
Atualmente, os modelos LLM estão a dar passos em várias áreas interdisciplinares da tecnologia. Desde humanidades como produção de vídeo e criação artística até ciências exatas como desenvolvimento de medicamentos e biotecnologia, estão a surgir mudanças monumentais no horizonte.
Nesta era, o poder de computação é considerado um recurso escasso. As grandes gigantes da tecnologia detêm recursos abundantes, enquanto os desenvolvedores emergentes enfrentam barreiras à entrada devido à falta de recursos de computação suficientes. Na era da IA, o poder de computação equivale a força, e aqueles que o controlam têm o poder de mudar o mundo. As GPUs, como a pedra angular do aprendizado profundo e computação científica, desempenham um papel crucial.
No campo em rápida evolução da inteligência artificial (IA), devemos reconhecer os dois aspectos do desenvolvimento: treino de modelos e inferência. A inferência envolve a funcionalidade e saídas dos modelos de IA, enquanto o treino abrange o complexo processo de construção de modelos inteligentes, incluindo algoritmos de aprendizagem automática, conjuntos de dados e potência de computação.
Tomemos o GPT-4, por exemplo. Para alcançar inferências de alta qualidade, os desenvolvedores precisam de conjuntos de dados fundamentais abrangentes e de enorme potência de computação para treinar modelos de IA eficazes. Esses recursos estão principalmente concentrados nas mãos de gigantes da indústria como NVIDIA, Google, Microsoft e AWS.
O elevado custo da computação e as barreiras à entrada impedem que mais desenvolvedores entrem no campo, perpetuando a dominação dos principais intervenientes. Eles possuem conjuntos de dados fundamentais em grande escala e uma potência computacional abundante, com a capacidade de escalar continuamente e reduzir custos, tornando as barreiras da indústria ainda mais formidáveis.
No entanto, devemos considerar se existem soluções para reduzir os custos de computação e as barreiras de entrada na indústria através da tecnologia blockchain. A resposta é afirmativa. A computação em nuvem distribuída descentralizada oferece precisamente tal solução nesta era.
Apesar do atual poder de computação caro e escasso, as GPUs não são totalmente utilizadas. Isto deve-se principalmente ao facto de não existir uma forma pronta de integrar esses poderes de computação dispersos e fazê-los operar comercialmente. Aqui estão as figuras típicas de utilização de GPUs para diferentes cargas de trabalho:
A maioria dos dispositivos de consumo com GPUs encaixa-se nas primeiras três categorias, ou seja, inativo (apenas iniciado no sistema operativo Windows):
Utilização da GPU: 0-2%;
Tarefas gerais de produtividade (escrita, navegação simples): 0-15%;
Reprodução de vídeo: 15 - 35%.
Os dados acima indicam uma utilização extremamente baixa de recursos computacionais, e no mundo do Web2, não existem medidas eficazes para recolher e integrar esses recursos. No entanto, a economia Crypto e blockchain podem ser o remédio perfeito para este desafio. A economia crypto constrói um mercado global extremamente eficiente e, devido à economia de tokens única e às características dos sistemas descentralizados, a precificação, circulação e correspondência da oferta e procura de recursos de mercado são altamente eficientes.
O desenvolvimento da IA molda o futuro da humanidade, e o progresso da potência de computação determina o desenvolvimento da IA. Desde a invenção do primeiro computador na década de 1940, o paradigma da computação sofreu várias transformações. Dos volumosos computadores mainframe aos leves laptops, das compras de servidores centralizados ao arrendamento de potência de computação, as barreiras de acesso à potência de computação estão a diminuir gradualmente. Antes do surgimento da computação em nuvem, as empresas tinham de adquirir os seus próprios servidores e atualizá-los continuamente com inovações tecnológicas. No entanto, o surgimento da computação em nuvem mudou completamente este modelo.
O conceito básico da computação em nuvem é que os consumidores alugam servidores, acedem a eles remotamente e pagam com base na utilização. Agora, as empresas tradicionais estão a ser perturbadas pela computação em nuvem. No campo da computação em nuvem, a tecnologia de virtualização está no seu cerne. Os servidores virtualizados podem dividir um servidor potente em servidores mais pequenos para alugar e podem alocar dinamicamente vários recursos.
Este modelo mudou fundamentalmente o panorama empresarial da indústria de potência computacional. Anteriormente, as pessoas precisavam comprar instalações de computação para satisfazer as suas necessidades de computação. Agora, só precisam de pagar aluguer em websites para desfrutar de serviços de computação de alta qualidade. A direção futura da computação em nuvem é a computação de borda. Os sistemas centralizados tradicionais estão frequentemente demasiado longe dos utilizadores, resultando num certo grau de latência. Embora a latência possa ser otimizada, nunca pode ser completamente superada devido à limitação da velocidade da luz.
No entanto, indústrias emergentes como o metaverso, a condução autónoma e a saúde remota têm requisitos de latência extremamente baixos. Portanto, os servidores de computação em nuvem precisam de ser movidos mais perto dos utilizadores, e cada vez mais pequenos centros de dados estão a ser implementados em torno dos utilizadores. Isto é computação de borda.
Comparados aos fornecedores centralizados de computação em nuvem, as vantagens da computação em nuvem descentralizada residem principalmente em:
Com o desenvolvimento adicional da IA e o desequilíbrio persistente entre oferta e procura de GPUs, mais desenvolvedores serão impulsionados em direção às plataformas descentralizadas de computação em nuvem. Simultaneamente, durante períodos de mercado otimista, devido ao aumento nos preços das criptomoedas, os fornecedores de GPUs obterão lucros mais altos, estimulando mais fornecedores de GPUs a entrar neste mercado, criando um ciclo de feedback positivo.
Desafio técnico
1. Desafios de paralelização
As plataformas de computação distribuída geralmente agregam suprimentos de chips de cauda longa, o que significa que um único fornecedor de chips quase não consegue concluir de forma independente tarefas complexas de treinamento ou inferência de modelos de IA em um curto período de tempo. Se a plataforma de computação em nuvem deseja ser competitiva, deve utilizar a paralelização para desmontar e distribuir tarefas a fim de encurtar o tempo total de conclusão e melhorar a potência de computação da plataforma.
No entanto, existem uma série de problemas enfrentados durante a paralelização, incluindo como as tarefas são decompostas (especialmente para tarefas complexas de aprendizagem profunda), dependências de dados e custos adicionais de comunicação entre dispositivos.
2. Risco de substituição por nova tecnologia
Com significativo investimento de capital em pesquisa de ASIC (Circuito Integrado Específico de Aplicação) e novas invenções como Unidades de Processamento Tensorial (TPUs), pode haver um impacto nos clusters de GPU de plataformas de computação descentralizadas.
Se estes ASICs puderem oferecer bom desempenho e um custo equilibrado, o mercado de GPUs atualmente monopolizado por grandes organizações de IA pode voltar ao mercado. Isso levaria a um aumento no fornecimento de GPUs, afetando assim o ecossistema das plataformas de computação em nuvem descentralizadas.
3. Riscos regulamentares
Devido aos sistemas descentralizados de computação em nuvem operando em várias jurisdições e potencialmente sujeitos a diferentes regulamentações legais, podem surgir desafios legais e regulatórios únicos. Os requisitos de conformidade, como leis de proteção de dados e privacidade, também podem ser complexos e desafiadores.
Atualmente, os utilizadores de plataformas de computação em nuvem são principalmente desenvolvedores profissionais e instituições que preferem usar uma plataforma a longo prazo e não são propensos a mudar arbitrariamente. Quer estejam a utilizar uma plataforma descentralizada ou centralizada, o preço é apenas uma consideração; estes utilizadores dão maior ênfase à estabilidade do serviço. Portanto, as plataformas descentralizadas que possuem fortes capacidades de integração e poder de computação estável são mais propensas a ganhar a preferência desses clientes, levando a parcerias de longo prazo e a uma receita estável de fluxo de caixa.
Abaixo, irei apresentar Aethir, um novo projeto de computação distribuída focado na renderização de jogos e IA neste ciclo, e estimar sua avaliação potencial com base em projetos de IA semelhantes e projetos de computação distribuída no mercado atual.
Aethir Cloud é uma plataforma de renderização em tempo real descentralizada construída na rede Arbitrum. Agrega e realoca inteligentemente novas e inativas GPUs de empresas, centros de dados, operações de mineração de criptomoedas e consumidores para ajudar empresas de jogos e inteligência artificial a entregarem seus produtos diretamente aos consumidores.
Uma das principais inovações do projeto é o pool de recursos, que reúne contribuintes de potência de computação dispersa sob uma interface unificada para servir clientes globais. Uma característica notável do pool de recursos é que os fornecedores de GPU podem conectar ou desconectar livremente da rede, permitindo que empresas ou centros de dados com equipamentos inativos participem da rede durante os períodos de inatividade, aumentando assim a flexibilidade do fornecedor e a utilização do dispositivo.
O ecossistema Aethir opera em três infraestruturas principais:
A operação do ecossistema Aethir baseia-se em três componentes de infraestrutura principais:
Aethir possui uma equipe poderosa e recursos substanciais, como evidenciado por suas conquistas:
No primeiro trimestre de 2024, a Aethir gerou uma receita de vendas de $80 milhões com a venda de nós, estabelecendo um recorde que ultrapassou as vendas de projetos Depin e de IA. A Aethir validou a demanda de mercado dos clientes de GPUaaS de nível empresarial no treinamento de modelos de IA, computação virtual e domínios de jogos. Três contratos existentes devem gerar uma receita recorrente anual (ARR) superior a $20 milhões no primeiro trimestre de 2024. Desde o seu lançamento, a receita proveniente de taxas de serviço atingiu $1.8 milhões.
Em contraste, toda a indústria DePin gerou apenas $24 milhões em ARR no ano passado. Estas receitas de vendas não apenas excedem significativamente as de outros principais acordos na indústria, mas também demonstram a posição excepcional da Aethir no setor, proporcionando oportunidades substanciais de valoração. Além disso, seus recursos robustos e fortes capacidades contribuem para expandir sua escala, aprimorar seu domínio tecnológico e estabelecer uma competitividade formidável, criando assim um ciclo de crescimento sustentável e auto-reforçador.
Aethir Edge é o dispositivo de hardware lançado pela rede Aethir para alimentar a próxima geração de computação em nuvem GPU. O dispositivo utiliza tecnologia de ponta, incluindo o chipset Qualcomm® Snapdragon 865 e 12GB de memória LPDDR5, para lidar com cargas de trabalho intensivas em dados na borda.
Com uma capacidade de armazenamento de 256GB UFS 3.1, o Aethir Edge oferece acesso a dados de alta velocidade, juntamente com uma porta de rede LAN 1000M GE e conectividade WIFI6 2T2R + BT5.2. Isso dota o Aethir Edge com capacidade de computação ao nível empresarial.
Pode agregar vários recursos de GPU inativos através da rede Aethir pela Internet e entregá-los diretamente aos utilizadores finais. Este modelo de indústria de agregação de recursos melhora significativamente o fornecimento e a acessibilidade de energia computacional, tendo implicações significativas para as indústrias de inteligência artificial e jogos.
Aethir Edge permite que todos os utilizadores participem como fornecedores de potência de computação na rede Aethir e ganhem recompensas em tokens sem a necessidade de placas gráficas especializadas. Os utilizadores podem conectá-lo à rede via conexões sem fio ou com fio. Uma vez conectado, o Aethir Edge pode ser gerido através de uma aplicação móvel dedicada, permitindo aos utilizadores otimizar o desempenho do dispositivo e configurá-lo para tarefas específicas, como computação GPU.
Com este dispositivo, os utilizadores podem tirar o máximo partido da largura de banda, endereço IP ou recursos de computação da GPU do seu dispositivo. Ao contrário das elevadas barreiras à entrada das plataformas de mineração especializadas, o Aethir Edge reduz o limiar para que os indivíduos forneçam recursos de computação, permitindo a todos comprar um e lucrar com a sua potência de computação subutilizada.
Além disso, a portabilidade e flexibilidade do Aethir Edge permitem que seja implantado em vastas regiões geográficas, expandindo a cobertura da nuvem GPU da Aethir em comparação com as nuvens tradicionais. Isso reduz significativamente a latência de rede, permitindo que os usuários em áreas remotas desfrutem da conveniência da computação em nuvem.
A equipa principal da Aethir apresenta uma formação diversificada. Os fundadores da Aethir são executivos experientes com um histórico de sucesso em inteligência artificial, computação em nuvem, Web3 e na indústria dos jogos. A equipa é composta por profissionais antigos do Web3, praticantes tradicionais de investimento financeiro e pessoal técnico de empresas de tecnologia tradicionais, indicando fortes capacidades de networking e integração de recursos nos domínios Web2 e Web3.
A segunda rodada de investimentos foi liderada pela Hashkey Capital, com outros investidores participantes, incluindo Mirana Ventures, Animoca Brands, Maelstrom Capital, Sanctor Capital, Merit Circle, Big Brain Holdings, Builder Capital, Momentum 6, Tess Ventures, CitizenX Crypto Ventures e Lapin Digital.
Na rede Aethir, existem cinco grupos principais de utilizadores: mineiros, desenvolvedores, utilizadores, detentores de tokens e Aethir DAO.
Entre eles, os mineiros são divididos em três categorias:
Contentores: Eles fornecem serviços de renderização remota.
Damas: Avaliam o desempenho e a qualidade de serviço dos contentores.
Indexadores: Eles combinam recipientes adequados para os utilizadores.
Os utilizadores utilizam Aethir Edge para oferecer potência de computação de GPU inativa.
O token do ecossistema do sistema é $ATH, com um fornecimento total de 42 mil milhões de tokens.
50% do fornecimento total de tokens é alocado para mineiros, ou seja, os fornecedores de energia computacional e nós verificadores.
Desta alocação, 35% é alocado para os provedores de potência de computação:
Edge/Enterprise/IDC: Isto inclui fornecedores de energia de computação GPU ociosa e instituições profissionais que oferecem energia de computação GPU de alto desempenho. Entre estes, 23% dos tokens são alocados para Edge, enquanto os restantes 12% são alocados para Enterprise e IDC.
15% dos tokens são alocados para nós verificadores, com 10% deles sendo distribuídos ao longo de um período de quatro anos e os restantes 5% sendo usados como incentivos de desempenho para nós verificadores. As vendas privadas e os tokens dos membros da equipe estão sujeitos a um período de bloqueio de um ano ou mais.
Três tipos de usos para $ATH:
Finalidade transacional: $ATH é usado para comprar poder de computação e compensar mineradores por seus serviços. À medida que o ecossistema Aethir continua a evoluir, com a introdução da mineração mesclada e mercados integrados na rede Aethir, $ATH continuará a servir como um meio de troca em várias aplicações.
Propósito de Governança: Os detentores de tokens ATH têm o direito de propor sugestões de governança na plataforma dentro do DAO e participar em discussões e votações.
Staking: Os operadores de nó têm de apostar tokens $ATH para garantir a segurança e fiabilidade dos seus nós. Se um nó se comportar mal, os tokens podem ser parcial ou totalmente reduzidos. Além disso, os contentores podem apostar tokens para obter mais recompensas, sendo que a quantidade de tokens apostados está relacionada com um melhor desempenho do contentor e recompensas de tokens mais elevadas.
Além disso, as recompensas são distribuídas em fases com base na carga de trabalho e desempenho dos contêineres. Para cálculos inválidos desses nós, o sistema deduzirá uma parte das recompensas e as lidará de três maneiras: 10% serão queimadas, 25% serão realocadas para nós elegíveis para recompensas e os restantes 75% serão alocados para o DAO para redistribuição futura.
Compra de licenças Aethir Checker
Os mineiros precisam de comprar licenças de Aethir Checker para se tornarem nós de Checker. As vendas de nós adotam uma estrutura de preços em pirâmide, com um preço inicial de 0.1259 wETH e uma quantidade total de 100.000. As vendas de nós são realizadas através de lista branca e venda pública, com nós de níveis mais altos a preços mais baixos e quantidades correspondentes menores. À medida que os nós a preços mais baixos se esgotam, os compradores só podem adquirir nós a preços mais altos. Atualmente, as vendas de nós ultrapassaram os 80 milhões de dólares.
Para incentivar os compradores de nós a promover as vendas de nós, o projeto Aethir implementou um sistema de comissões. Os compradores que utilizam um código de referência para as vendas de nós receberão um reembolso de compra de 10% ou 5%, e o fornecedor do código de referência receberá um retorno de 10% ou 5%. Com base nos resultados das compras, os fornecedores de códigos de referência recebem retornos substanciais. Este design de sistema incentivará os compradores de nós a promover o projeto a mais pessoas, alcançando tanto a expansão da comunidade quanto o aumento da receita de vendas.
origem:https://www.aethir.com/checkersaleinfo
Após a compra bem-sucedida, os compradores receberão um NFT representando uma licença perpétua para o Nó do Checker. Os proprietários do NFT podem operar o nó por conta própria ou hospedá-lo para ganhar recompensas de mineração. O valor do NFT do nó pode ser estimado usando um modelo semelhante ao de obrigações perpétuas. O valor total teórico dos NFTs no mercado atual equivale a 15% da capitalização total do mercado de ATH, simplificando o processo de desconto de capital. Ou seja:
Se o preço do token for muito alto e o preço do NFT for muito baixo, significando que o lado esquerdo é menor que o lado direito da equação, aumentará a demanda por NFTs. Por outro lado, se o preço do token for muito baixo, levando o lado esquerdo a ser maior que o lado direito, aumentará a oferta de NFTs até que o preço retorne a um nível de equilíbrio. Além disso, os NFTs não são transferíveis no primeiro ano da venda do nó, garantindo a estabilidade contínua dos nós Checker na rede. No entanto, o preço dos NFTs afetará, até certo ponto, o preço dos tokens $ATH.
Devido ao modelo de preços em forma de pirâmide dos NFTs de nó, determina-se que os jogadores que detêm NFTs de baixo custo no início obterão fichas de menor custo. Em outras palavras, o período de equilíbrio é mais curto e o incentivo para manter tokens é mais fraco em comparação com os jogadores com períodos de equilíbrio mais longos, levando a uma pressão de venda mais forte.
Para resolver esse problema, Aethir projetou o programa $vATH para aliviar a pressão de venda. Em primeiro lugar, os nós de verificação ganham renda através de recompensas de mineração, com 10% do fornecimento total de tokens distribuído aos nós de verificação ao longo de um período de 4 anos, e mais 5% dos tokens usados para fornecer bônus aos nós elegíveis. Em segundo lugar, essas recompensas são distribuídas na forma de $vATH. Quando os Verificadores reivindicam suas recompensas em tokens, esses tokens terão um período de bloqueio de 30 ou 120 dias, dependendo de várias condições. Após o término do período de bloqueio, $vATH será convertido em $ATH e poderá ser vendido.
Se os detentores de $vATH desejarem retirar tokens antecipadamente e contornar o período de bloqueio, 75% dos tokens convertidos serão multados, e perderão a elegibilidade para receber bônus. Após 120 dias, o período de bloqueio padrão será estendido para 180 dias, o que significa que o tempo para os Checkers reivindicarem recompensas de tokens será prolongado, aliviando efetivamente a pressão de venda.
Compra do Aethir Edge
A Aethir Edge é um componente de hardware da pilha Aethir Depin. Através da Aethir Edge, os utilizadores comuns podem disponibilizar a sua potência de computação subutilizada, largura de banda e outros recursos para a rede Aethir e receber recompensas em tokens, que representam 23% do total de fornecimento $ATH. Atualmente, o preço de venda oficial da Aethir Edge não foi divulgado.
Pode-se especular que as recompensas de tokens obtidas através da mineração da Edge podem ter um período de bloqueio semelhante aos nós do Checker. Como transferir Edge é mais difícil e os usuários incorrem em custos de saída mais altos, o período de bloqueio para suas recompensas de tokens pode ser mais curto, incentivando assim mais usuários a participar.
Em conclusão, vender nós do Checker e máquinas de mineração Edge é um dos meios importantes para o projeto lucrar. No contexto dos nós do Checker estarem esgotados, vender mais máquinas de mineração tornou-se um objetivo importante da operação atual do projeto. Aumentar os retornos esperados da mineração é um meio importante para alcançar este objetivo. No momento da emissão do token $ATH, apenas cerca de 5% dos chips em circulação estavam disponíveis no mercado. A equipe do projeto está motivada a impulsionar ativamente o preço do token, aumentando assim a popularidade do projeto e os retornos anualizados, e atraindo mais utilizadores para participar na construção do ecossistema Aethir.
Vamos resumir as avaliações e montantes de financiamento de outros projetos no mesmo campo:
Aqui, selecionaremos quatro projetos de computação em nuvem, io.net, Render, Akash e Gensyn, que são comparáveis ao Aethir em termos de alinhamento de investimento e força de valoração, para uma comparação e introdução detalhadas.
io.net
As aplicações descentralizadas da io.net são construídas em cima da Solana, com foco principalmente em IA/ML para consumidores e empresas. Até a conclusão deste artigo, a io.net tem um total de 648.043 GPUs e 94.750 CPUs. Entre eles, existem 44.398 GPUs H100 e A100, 21.777 GPUs A100-SXM4-80GB, 18.409 GPUs A100 80GB PCIe e 320 GPUs A100 PCIe 80GB K8S, sendo que estes últimos têm a taxa de utilização mais alta. Na data da pesquisa do autor (24/04/2024), a taxa de utilização atingiu 94%.
Render
A Render Network concentra-se principalmente em serviços de renderização. Atualmente, a rede tem 23.651 GPUs e 1.006 CPUs. Entre eles, existem 141 GPUs H100 PCIe e 2 GPUs H100 80GB HBM3.
Akash
Akash tem um total de 21.500 CPUs e 374 GPUs, com 149 GPUs de vários modelos, incluindo H100 e A100.
Gensyn
O Gensyn tem como objetivo agregar recursos de computação inativos em todo o mundo para alcançar treino de aprendizado de máquina programático em larga escala e baixo custo. A sua rede encontra-se atualmente em modo Devnet e não existem estatísticas publicamente disponíveis sobre a escala da sua rede.
io.net tem uma vantagem líder no número de GPUs conectadas. Em comparação, Aethir tem 41,756 GPUs, com 3,000 GPUs H100 e 440 GPUs H100 online. A sua quantidade de GPUs de alto desempenho de nível empresarial é mais vantajosa em comparação com RNDR, Akash e Gensyn.
Além disso, Aethir pode oferecer as taxas de aluguer mais favoráveis para os dispositivos A100 a $0.33 por hora. Este preço apresenta uma significativa vantagem competitiva em comparação com os gigantes Web2 e os concorrentes Web3.
Fonte: Messari, io.net, Akash Network, Rede Aethir
"Quem controla o poder computacional, controla o mundo." Na era da IA, não queremos que o poder computacional seja monopolizado por alguns, como diamantes raros. Por isso, as pessoas escolheram a computação em nuvem descentralizada para remodelar a produtividade e as relações de produção nesta revolução, utilizando a tecnologia blockchain.
Aethir, como um jogador poderoso com uma narrativa central tripla de AI+DEPIN+GAMEFI, alcançou muitos resultados excepcionais mesmo antes do lançamento do token. As fortes capacidades da sua equipa e o background de recursos garantem que este projeto está apenas a começar e acabará por alcançar resultados surpreendentes.
O lançamento da Aethir Edge quebra o gargalo da computação de borda de alta latência, permitindo que todos contribuam com a potência de computação e todos obtenham potência de computação. A Aethir Cloud pode agora ser implantada em todos os cantos do mundo, graças à conveniência proporcionada pela Edge.
Atualmente, esta revolução da potência de computação está apenas a começar. Aethir irá destacar-se entre muitos projetos ao colmatar a lacuna entre a demanda de computação de alto desempenho e a tecnologia Web3 AI. Acredito que, após o lançamento do seu token, o seu desempenho se tornará uma nova estrela deslumbrante no mercado!
Este artigo é reproduzido a partir de Academia Gryphsis,Título original “Aethir: Um jogador poderoso na computação em nuvem descentralizada com três vertentes”, os direitos de autor pertencem ao autor original [@dadayu34], se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Equipe Gate Learn, a equipa tratará disso o mais rapidamente possível de acordo com os procedimentos relevantes.
Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
Outras versões linguísticas do artigo são traduzidas pela equipa Gate Learn e não são mencionadas emGate.ioO artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.
O curso do desenvolvimento social humano muitas vezes muda com a realização de algumas invenções e avanços científicos imensamente significativos. Cada avanço na tecnologia traz diretamente uma era nova mais eficiente e próspera.
A Revolução Industrial, a Revolução Elétrica e a Revolução da Informação destacam-se como avanços tecnológicos monumentais na história da humanidade. Alteraram fundamentalmente a face da sociedade humana, trazendo mudanças sem precedentes na produtividade e no estilo de vida. Agora, não podemos voltar à era das lâmpadas a óleo para iluminação ou das carruagens puxadas por cavalos para a entrega de mensagens. Com o nascimento dos LLMs, a humanidade entra em uma nova grande era.
LLMs estão progressivamente libertando a inteligência humana, permitindo que indivíduos aloquem sua energia e inteligência limitadas para um pensamento e prática mais criativos, levando a um mundo mais eficiente.
Consideramos o GPT como mais uma inovação tecnológica transformadora, não apenas por causa de seus avanços significativos na compreensão e geração de linguagem natural, mas também porque os humanos perceberam o padrão de crescimento da capacidade de LLM através da evolução do GPT. Ou seja, ao expandir continuamente os parâmetros do modelo e os dados de treinamento, os modelos de LLM podem experimentar melhorias exponenciais na capacidade. Com poder de computação suficiente, esse processo atualmente não mostra gargalos visíveis.
fonte:https://arxiv.org/pdf/2202.05924.pdf,https://developers.io.net/docs/how-we-started
A utilidade dos grandes modelos de linguagem (LLMs) não se limita à compreensão da linguagem humana e da conversação; pelo contrário, isto é apenas o começo. Uma vez que as máquinas possuam capacidades de compreensão da linguagem, é como abrir uma caixa de Pandora, desencadeando possibilidades infinitas. As pessoas podem aproveitar as capacidades da IA para desenvolver várias funcionalidades disruptivas.
Atualmente, os modelos LLM estão a dar passos em várias áreas interdisciplinares da tecnologia. Desde humanidades como produção de vídeo e criação artística até ciências exatas como desenvolvimento de medicamentos e biotecnologia, estão a surgir mudanças monumentais no horizonte.
Nesta era, o poder de computação é considerado um recurso escasso. As grandes gigantes da tecnologia detêm recursos abundantes, enquanto os desenvolvedores emergentes enfrentam barreiras à entrada devido à falta de recursos de computação suficientes. Na era da IA, o poder de computação equivale a força, e aqueles que o controlam têm o poder de mudar o mundo. As GPUs, como a pedra angular do aprendizado profundo e computação científica, desempenham um papel crucial.
No campo em rápida evolução da inteligência artificial (IA), devemos reconhecer os dois aspectos do desenvolvimento: treino de modelos e inferência. A inferência envolve a funcionalidade e saídas dos modelos de IA, enquanto o treino abrange o complexo processo de construção de modelos inteligentes, incluindo algoritmos de aprendizagem automática, conjuntos de dados e potência de computação.
Tomemos o GPT-4, por exemplo. Para alcançar inferências de alta qualidade, os desenvolvedores precisam de conjuntos de dados fundamentais abrangentes e de enorme potência de computação para treinar modelos de IA eficazes. Esses recursos estão principalmente concentrados nas mãos de gigantes da indústria como NVIDIA, Google, Microsoft e AWS.
O elevado custo da computação e as barreiras à entrada impedem que mais desenvolvedores entrem no campo, perpetuando a dominação dos principais intervenientes. Eles possuem conjuntos de dados fundamentais em grande escala e uma potência computacional abundante, com a capacidade de escalar continuamente e reduzir custos, tornando as barreiras da indústria ainda mais formidáveis.
No entanto, devemos considerar se existem soluções para reduzir os custos de computação e as barreiras de entrada na indústria através da tecnologia blockchain. A resposta é afirmativa. A computação em nuvem distribuída descentralizada oferece precisamente tal solução nesta era.
Apesar do atual poder de computação caro e escasso, as GPUs não são totalmente utilizadas. Isto deve-se principalmente ao facto de não existir uma forma pronta de integrar esses poderes de computação dispersos e fazê-los operar comercialmente. Aqui estão as figuras típicas de utilização de GPUs para diferentes cargas de trabalho:
A maioria dos dispositivos de consumo com GPUs encaixa-se nas primeiras três categorias, ou seja, inativo (apenas iniciado no sistema operativo Windows):
Utilização da GPU: 0-2%;
Tarefas gerais de produtividade (escrita, navegação simples): 0-15%;
Reprodução de vídeo: 15 - 35%.
Os dados acima indicam uma utilização extremamente baixa de recursos computacionais, e no mundo do Web2, não existem medidas eficazes para recolher e integrar esses recursos. No entanto, a economia Crypto e blockchain podem ser o remédio perfeito para este desafio. A economia crypto constrói um mercado global extremamente eficiente e, devido à economia de tokens única e às características dos sistemas descentralizados, a precificação, circulação e correspondência da oferta e procura de recursos de mercado são altamente eficientes.
O desenvolvimento da IA molda o futuro da humanidade, e o progresso da potência de computação determina o desenvolvimento da IA. Desde a invenção do primeiro computador na década de 1940, o paradigma da computação sofreu várias transformações. Dos volumosos computadores mainframe aos leves laptops, das compras de servidores centralizados ao arrendamento de potência de computação, as barreiras de acesso à potência de computação estão a diminuir gradualmente. Antes do surgimento da computação em nuvem, as empresas tinham de adquirir os seus próprios servidores e atualizá-los continuamente com inovações tecnológicas. No entanto, o surgimento da computação em nuvem mudou completamente este modelo.
O conceito básico da computação em nuvem é que os consumidores alugam servidores, acedem a eles remotamente e pagam com base na utilização. Agora, as empresas tradicionais estão a ser perturbadas pela computação em nuvem. No campo da computação em nuvem, a tecnologia de virtualização está no seu cerne. Os servidores virtualizados podem dividir um servidor potente em servidores mais pequenos para alugar e podem alocar dinamicamente vários recursos.
Este modelo mudou fundamentalmente o panorama empresarial da indústria de potência computacional. Anteriormente, as pessoas precisavam comprar instalações de computação para satisfazer as suas necessidades de computação. Agora, só precisam de pagar aluguer em websites para desfrutar de serviços de computação de alta qualidade. A direção futura da computação em nuvem é a computação de borda. Os sistemas centralizados tradicionais estão frequentemente demasiado longe dos utilizadores, resultando num certo grau de latência. Embora a latência possa ser otimizada, nunca pode ser completamente superada devido à limitação da velocidade da luz.
No entanto, indústrias emergentes como o metaverso, a condução autónoma e a saúde remota têm requisitos de latência extremamente baixos. Portanto, os servidores de computação em nuvem precisam de ser movidos mais perto dos utilizadores, e cada vez mais pequenos centros de dados estão a ser implementados em torno dos utilizadores. Isto é computação de borda.
Comparados aos fornecedores centralizados de computação em nuvem, as vantagens da computação em nuvem descentralizada residem principalmente em:
Com o desenvolvimento adicional da IA e o desequilíbrio persistente entre oferta e procura de GPUs, mais desenvolvedores serão impulsionados em direção às plataformas descentralizadas de computação em nuvem. Simultaneamente, durante períodos de mercado otimista, devido ao aumento nos preços das criptomoedas, os fornecedores de GPUs obterão lucros mais altos, estimulando mais fornecedores de GPUs a entrar neste mercado, criando um ciclo de feedback positivo.
Desafio técnico
1. Desafios de paralelização
As plataformas de computação distribuída geralmente agregam suprimentos de chips de cauda longa, o que significa que um único fornecedor de chips quase não consegue concluir de forma independente tarefas complexas de treinamento ou inferência de modelos de IA em um curto período de tempo. Se a plataforma de computação em nuvem deseja ser competitiva, deve utilizar a paralelização para desmontar e distribuir tarefas a fim de encurtar o tempo total de conclusão e melhorar a potência de computação da plataforma.
No entanto, existem uma série de problemas enfrentados durante a paralelização, incluindo como as tarefas são decompostas (especialmente para tarefas complexas de aprendizagem profunda), dependências de dados e custos adicionais de comunicação entre dispositivos.
2. Risco de substituição por nova tecnologia
Com significativo investimento de capital em pesquisa de ASIC (Circuito Integrado Específico de Aplicação) e novas invenções como Unidades de Processamento Tensorial (TPUs), pode haver um impacto nos clusters de GPU de plataformas de computação descentralizadas.
Se estes ASICs puderem oferecer bom desempenho e um custo equilibrado, o mercado de GPUs atualmente monopolizado por grandes organizações de IA pode voltar ao mercado. Isso levaria a um aumento no fornecimento de GPUs, afetando assim o ecossistema das plataformas de computação em nuvem descentralizadas.
3. Riscos regulamentares
Devido aos sistemas descentralizados de computação em nuvem operando em várias jurisdições e potencialmente sujeitos a diferentes regulamentações legais, podem surgir desafios legais e regulatórios únicos. Os requisitos de conformidade, como leis de proteção de dados e privacidade, também podem ser complexos e desafiadores.
Atualmente, os utilizadores de plataformas de computação em nuvem são principalmente desenvolvedores profissionais e instituições que preferem usar uma plataforma a longo prazo e não são propensos a mudar arbitrariamente. Quer estejam a utilizar uma plataforma descentralizada ou centralizada, o preço é apenas uma consideração; estes utilizadores dão maior ênfase à estabilidade do serviço. Portanto, as plataformas descentralizadas que possuem fortes capacidades de integração e poder de computação estável são mais propensas a ganhar a preferência desses clientes, levando a parcerias de longo prazo e a uma receita estável de fluxo de caixa.
Abaixo, irei apresentar Aethir, um novo projeto de computação distribuída focado na renderização de jogos e IA neste ciclo, e estimar sua avaliação potencial com base em projetos de IA semelhantes e projetos de computação distribuída no mercado atual.
Aethir Cloud é uma plataforma de renderização em tempo real descentralizada construída na rede Arbitrum. Agrega e realoca inteligentemente novas e inativas GPUs de empresas, centros de dados, operações de mineração de criptomoedas e consumidores para ajudar empresas de jogos e inteligência artificial a entregarem seus produtos diretamente aos consumidores.
Uma das principais inovações do projeto é o pool de recursos, que reúne contribuintes de potência de computação dispersa sob uma interface unificada para servir clientes globais. Uma característica notável do pool de recursos é que os fornecedores de GPU podem conectar ou desconectar livremente da rede, permitindo que empresas ou centros de dados com equipamentos inativos participem da rede durante os períodos de inatividade, aumentando assim a flexibilidade do fornecedor e a utilização do dispositivo.
O ecossistema Aethir opera em três infraestruturas principais:
A operação do ecossistema Aethir baseia-se em três componentes de infraestrutura principais:
Aethir possui uma equipe poderosa e recursos substanciais, como evidenciado por suas conquistas:
No primeiro trimestre de 2024, a Aethir gerou uma receita de vendas de $80 milhões com a venda de nós, estabelecendo um recorde que ultrapassou as vendas de projetos Depin e de IA. A Aethir validou a demanda de mercado dos clientes de GPUaaS de nível empresarial no treinamento de modelos de IA, computação virtual e domínios de jogos. Três contratos existentes devem gerar uma receita recorrente anual (ARR) superior a $20 milhões no primeiro trimestre de 2024. Desde o seu lançamento, a receita proveniente de taxas de serviço atingiu $1.8 milhões.
Em contraste, toda a indústria DePin gerou apenas $24 milhões em ARR no ano passado. Estas receitas de vendas não apenas excedem significativamente as de outros principais acordos na indústria, mas também demonstram a posição excepcional da Aethir no setor, proporcionando oportunidades substanciais de valoração. Além disso, seus recursos robustos e fortes capacidades contribuem para expandir sua escala, aprimorar seu domínio tecnológico e estabelecer uma competitividade formidável, criando assim um ciclo de crescimento sustentável e auto-reforçador.
Aethir Edge é o dispositivo de hardware lançado pela rede Aethir para alimentar a próxima geração de computação em nuvem GPU. O dispositivo utiliza tecnologia de ponta, incluindo o chipset Qualcomm® Snapdragon 865 e 12GB de memória LPDDR5, para lidar com cargas de trabalho intensivas em dados na borda.
Com uma capacidade de armazenamento de 256GB UFS 3.1, o Aethir Edge oferece acesso a dados de alta velocidade, juntamente com uma porta de rede LAN 1000M GE e conectividade WIFI6 2T2R + BT5.2. Isso dota o Aethir Edge com capacidade de computação ao nível empresarial.
Pode agregar vários recursos de GPU inativos através da rede Aethir pela Internet e entregá-los diretamente aos utilizadores finais. Este modelo de indústria de agregação de recursos melhora significativamente o fornecimento e a acessibilidade de energia computacional, tendo implicações significativas para as indústrias de inteligência artificial e jogos.
Aethir Edge permite que todos os utilizadores participem como fornecedores de potência de computação na rede Aethir e ganhem recompensas em tokens sem a necessidade de placas gráficas especializadas. Os utilizadores podem conectá-lo à rede via conexões sem fio ou com fio. Uma vez conectado, o Aethir Edge pode ser gerido através de uma aplicação móvel dedicada, permitindo aos utilizadores otimizar o desempenho do dispositivo e configurá-lo para tarefas específicas, como computação GPU.
Com este dispositivo, os utilizadores podem tirar o máximo partido da largura de banda, endereço IP ou recursos de computação da GPU do seu dispositivo. Ao contrário das elevadas barreiras à entrada das plataformas de mineração especializadas, o Aethir Edge reduz o limiar para que os indivíduos forneçam recursos de computação, permitindo a todos comprar um e lucrar com a sua potência de computação subutilizada.
Além disso, a portabilidade e flexibilidade do Aethir Edge permitem que seja implantado em vastas regiões geográficas, expandindo a cobertura da nuvem GPU da Aethir em comparação com as nuvens tradicionais. Isso reduz significativamente a latência de rede, permitindo que os usuários em áreas remotas desfrutem da conveniência da computação em nuvem.
A equipa principal da Aethir apresenta uma formação diversificada. Os fundadores da Aethir são executivos experientes com um histórico de sucesso em inteligência artificial, computação em nuvem, Web3 e na indústria dos jogos. A equipa é composta por profissionais antigos do Web3, praticantes tradicionais de investimento financeiro e pessoal técnico de empresas de tecnologia tradicionais, indicando fortes capacidades de networking e integração de recursos nos domínios Web2 e Web3.
A segunda rodada de investimentos foi liderada pela Hashkey Capital, com outros investidores participantes, incluindo Mirana Ventures, Animoca Brands, Maelstrom Capital, Sanctor Capital, Merit Circle, Big Brain Holdings, Builder Capital, Momentum 6, Tess Ventures, CitizenX Crypto Ventures e Lapin Digital.
Na rede Aethir, existem cinco grupos principais de utilizadores: mineiros, desenvolvedores, utilizadores, detentores de tokens e Aethir DAO.
Entre eles, os mineiros são divididos em três categorias:
Contentores: Eles fornecem serviços de renderização remota.
Damas: Avaliam o desempenho e a qualidade de serviço dos contentores.
Indexadores: Eles combinam recipientes adequados para os utilizadores.
Os utilizadores utilizam Aethir Edge para oferecer potência de computação de GPU inativa.
O token do ecossistema do sistema é $ATH, com um fornecimento total de 42 mil milhões de tokens.
50% do fornecimento total de tokens é alocado para mineiros, ou seja, os fornecedores de energia computacional e nós verificadores.
Desta alocação, 35% é alocado para os provedores de potência de computação:
Edge/Enterprise/IDC: Isto inclui fornecedores de energia de computação GPU ociosa e instituições profissionais que oferecem energia de computação GPU de alto desempenho. Entre estes, 23% dos tokens são alocados para Edge, enquanto os restantes 12% são alocados para Enterprise e IDC.
15% dos tokens são alocados para nós verificadores, com 10% deles sendo distribuídos ao longo de um período de quatro anos e os restantes 5% sendo usados como incentivos de desempenho para nós verificadores. As vendas privadas e os tokens dos membros da equipe estão sujeitos a um período de bloqueio de um ano ou mais.
Três tipos de usos para $ATH:
Finalidade transacional: $ATH é usado para comprar poder de computação e compensar mineradores por seus serviços. À medida que o ecossistema Aethir continua a evoluir, com a introdução da mineração mesclada e mercados integrados na rede Aethir, $ATH continuará a servir como um meio de troca em várias aplicações.
Propósito de Governança: Os detentores de tokens ATH têm o direito de propor sugestões de governança na plataforma dentro do DAO e participar em discussões e votações.
Staking: Os operadores de nó têm de apostar tokens $ATH para garantir a segurança e fiabilidade dos seus nós. Se um nó se comportar mal, os tokens podem ser parcial ou totalmente reduzidos. Além disso, os contentores podem apostar tokens para obter mais recompensas, sendo que a quantidade de tokens apostados está relacionada com um melhor desempenho do contentor e recompensas de tokens mais elevadas.
Além disso, as recompensas são distribuídas em fases com base na carga de trabalho e desempenho dos contêineres. Para cálculos inválidos desses nós, o sistema deduzirá uma parte das recompensas e as lidará de três maneiras: 10% serão queimadas, 25% serão realocadas para nós elegíveis para recompensas e os restantes 75% serão alocados para o DAO para redistribuição futura.
Compra de licenças Aethir Checker
Os mineiros precisam de comprar licenças de Aethir Checker para se tornarem nós de Checker. As vendas de nós adotam uma estrutura de preços em pirâmide, com um preço inicial de 0.1259 wETH e uma quantidade total de 100.000. As vendas de nós são realizadas através de lista branca e venda pública, com nós de níveis mais altos a preços mais baixos e quantidades correspondentes menores. À medida que os nós a preços mais baixos se esgotam, os compradores só podem adquirir nós a preços mais altos. Atualmente, as vendas de nós ultrapassaram os 80 milhões de dólares.
Para incentivar os compradores de nós a promover as vendas de nós, o projeto Aethir implementou um sistema de comissões. Os compradores que utilizam um código de referência para as vendas de nós receberão um reembolso de compra de 10% ou 5%, e o fornecedor do código de referência receberá um retorno de 10% ou 5%. Com base nos resultados das compras, os fornecedores de códigos de referência recebem retornos substanciais. Este design de sistema incentivará os compradores de nós a promover o projeto a mais pessoas, alcançando tanto a expansão da comunidade quanto o aumento da receita de vendas.
origem:https://www.aethir.com/checkersaleinfo
Após a compra bem-sucedida, os compradores receberão um NFT representando uma licença perpétua para o Nó do Checker. Os proprietários do NFT podem operar o nó por conta própria ou hospedá-lo para ganhar recompensas de mineração. O valor do NFT do nó pode ser estimado usando um modelo semelhante ao de obrigações perpétuas. O valor total teórico dos NFTs no mercado atual equivale a 15% da capitalização total do mercado de ATH, simplificando o processo de desconto de capital. Ou seja:
Se o preço do token for muito alto e o preço do NFT for muito baixo, significando que o lado esquerdo é menor que o lado direito da equação, aumentará a demanda por NFTs. Por outro lado, se o preço do token for muito baixo, levando o lado esquerdo a ser maior que o lado direito, aumentará a oferta de NFTs até que o preço retorne a um nível de equilíbrio. Além disso, os NFTs não são transferíveis no primeiro ano da venda do nó, garantindo a estabilidade contínua dos nós Checker na rede. No entanto, o preço dos NFTs afetará, até certo ponto, o preço dos tokens $ATH.
Devido ao modelo de preços em forma de pirâmide dos NFTs de nó, determina-se que os jogadores que detêm NFTs de baixo custo no início obterão fichas de menor custo. Em outras palavras, o período de equilíbrio é mais curto e o incentivo para manter tokens é mais fraco em comparação com os jogadores com períodos de equilíbrio mais longos, levando a uma pressão de venda mais forte.
Para resolver esse problema, Aethir projetou o programa $vATH para aliviar a pressão de venda. Em primeiro lugar, os nós de verificação ganham renda através de recompensas de mineração, com 10% do fornecimento total de tokens distribuído aos nós de verificação ao longo de um período de 4 anos, e mais 5% dos tokens usados para fornecer bônus aos nós elegíveis. Em segundo lugar, essas recompensas são distribuídas na forma de $vATH. Quando os Verificadores reivindicam suas recompensas em tokens, esses tokens terão um período de bloqueio de 30 ou 120 dias, dependendo de várias condições. Após o término do período de bloqueio, $vATH será convertido em $ATH e poderá ser vendido.
Se os detentores de $vATH desejarem retirar tokens antecipadamente e contornar o período de bloqueio, 75% dos tokens convertidos serão multados, e perderão a elegibilidade para receber bônus. Após 120 dias, o período de bloqueio padrão será estendido para 180 dias, o que significa que o tempo para os Checkers reivindicarem recompensas de tokens será prolongado, aliviando efetivamente a pressão de venda.
Compra do Aethir Edge
A Aethir Edge é um componente de hardware da pilha Aethir Depin. Através da Aethir Edge, os utilizadores comuns podem disponibilizar a sua potência de computação subutilizada, largura de banda e outros recursos para a rede Aethir e receber recompensas em tokens, que representam 23% do total de fornecimento $ATH. Atualmente, o preço de venda oficial da Aethir Edge não foi divulgado.
Pode-se especular que as recompensas de tokens obtidas através da mineração da Edge podem ter um período de bloqueio semelhante aos nós do Checker. Como transferir Edge é mais difícil e os usuários incorrem em custos de saída mais altos, o período de bloqueio para suas recompensas de tokens pode ser mais curto, incentivando assim mais usuários a participar.
Em conclusão, vender nós do Checker e máquinas de mineração Edge é um dos meios importantes para o projeto lucrar. No contexto dos nós do Checker estarem esgotados, vender mais máquinas de mineração tornou-se um objetivo importante da operação atual do projeto. Aumentar os retornos esperados da mineração é um meio importante para alcançar este objetivo. No momento da emissão do token $ATH, apenas cerca de 5% dos chips em circulação estavam disponíveis no mercado. A equipe do projeto está motivada a impulsionar ativamente o preço do token, aumentando assim a popularidade do projeto e os retornos anualizados, e atraindo mais utilizadores para participar na construção do ecossistema Aethir.
Vamos resumir as avaliações e montantes de financiamento de outros projetos no mesmo campo:
Aqui, selecionaremos quatro projetos de computação em nuvem, io.net, Render, Akash e Gensyn, que são comparáveis ao Aethir em termos de alinhamento de investimento e força de valoração, para uma comparação e introdução detalhadas.
io.net
As aplicações descentralizadas da io.net são construídas em cima da Solana, com foco principalmente em IA/ML para consumidores e empresas. Até a conclusão deste artigo, a io.net tem um total de 648.043 GPUs e 94.750 CPUs. Entre eles, existem 44.398 GPUs H100 e A100, 21.777 GPUs A100-SXM4-80GB, 18.409 GPUs A100 80GB PCIe e 320 GPUs A100 PCIe 80GB K8S, sendo que estes últimos têm a taxa de utilização mais alta. Na data da pesquisa do autor (24/04/2024), a taxa de utilização atingiu 94%.
Render
A Render Network concentra-se principalmente em serviços de renderização. Atualmente, a rede tem 23.651 GPUs e 1.006 CPUs. Entre eles, existem 141 GPUs H100 PCIe e 2 GPUs H100 80GB HBM3.
Akash
Akash tem um total de 21.500 CPUs e 374 GPUs, com 149 GPUs de vários modelos, incluindo H100 e A100.
Gensyn
O Gensyn tem como objetivo agregar recursos de computação inativos em todo o mundo para alcançar treino de aprendizado de máquina programático em larga escala e baixo custo. A sua rede encontra-se atualmente em modo Devnet e não existem estatísticas publicamente disponíveis sobre a escala da sua rede.
io.net tem uma vantagem líder no número de GPUs conectadas. Em comparação, Aethir tem 41,756 GPUs, com 3,000 GPUs H100 e 440 GPUs H100 online. A sua quantidade de GPUs de alto desempenho de nível empresarial é mais vantajosa em comparação com RNDR, Akash e Gensyn.
Além disso, Aethir pode oferecer as taxas de aluguer mais favoráveis para os dispositivos A100 a $0.33 por hora. Este preço apresenta uma significativa vantagem competitiva em comparação com os gigantes Web2 e os concorrentes Web3.
Fonte: Messari, io.net, Akash Network, Rede Aethir
"Quem controla o poder computacional, controla o mundo." Na era da IA, não queremos que o poder computacional seja monopolizado por alguns, como diamantes raros. Por isso, as pessoas escolheram a computação em nuvem descentralizada para remodelar a produtividade e as relações de produção nesta revolução, utilizando a tecnologia blockchain.
Aethir, como um jogador poderoso com uma narrativa central tripla de AI+DEPIN+GAMEFI, alcançou muitos resultados excepcionais mesmo antes do lançamento do token. As fortes capacidades da sua equipa e o background de recursos garantem que este projeto está apenas a começar e acabará por alcançar resultados surpreendentes.
O lançamento da Aethir Edge quebra o gargalo da computação de borda de alta latência, permitindo que todos contribuam com a potência de computação e todos obtenham potência de computação. A Aethir Cloud pode agora ser implantada em todos os cantos do mundo, graças à conveniência proporcionada pela Edge.
Atualmente, esta revolução da potência de computação está apenas a começar. Aethir irá destacar-se entre muitos projetos ao colmatar a lacuna entre a demanda de computação de alto desempenho e a tecnologia Web3 AI. Acredito que, após o lançamento do seu token, o seu desempenho se tornará uma nova estrela deslumbrante no mercado!
Este artigo é reproduzido a partir de Academia Gryphsis,Título original “Aethir: Um jogador poderoso na computação em nuvem descentralizada com três vertentes”, os direitos de autor pertencem ao autor original [@dadayu34], se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Equipe Gate Learn, a equipa tratará disso o mais rapidamente possível de acordo com os procedimentos relevantes.
Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
Outras versões linguísticas do artigo são traduzidas pela equipa Gate Learn e não são mencionadas emGate.ioO artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.